12 dicas valiosas para decoração de banheiro pequeno – Tenda



Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





Descubra como decorar um banheiro pequeno com bom gosto e dê mais charme ao ambiente! Com algumas dicas de decoração infalíveis, um banheiro pequeno pode ser mais bem aproveitado, oferecendo espaço extra para suprir as necessidades dos moradores sem abrir mão do estilo. Continue lendo e confira! Sabe aquela história de que tamanho não é … Continued

Descubra como decorar um banheiro pequeno com bom gosto e dê mais charme ao ambiente!

Com algumas dicas de decoração infalíveis, um banheiro pequeno pode ser mais bem aproveitado, oferecendo espaço extra para suprir as necessidades dos moradores sem abrir mão do estilo. Continue lendo e confira!

Sabe aquela história de que tamanho não é documento? Trata-se da mais pura verdade, ainda mais quando diz respeito ao universo da decoração. Prova disso é o sucesso que apartamentos com metragens cada vez menores fazem no mercado imobiliário. Mas para aumentar a área dos ambientes sociais, as construtoras acabam reduzindo o tamanho dos cômodos íntimos. Para driblar a tão incômoda falta de espaço, aprenda a decorar um banheiro pequeno valorizando cada cantinho!

Como decorar um banheiro pequeno?

Para começar, foque na instalação dos itens essenciais, deixando acessórios complementares para uma etapa posterior. Para otimizar o espaço, foque nos tópicos abaixo.

Louças

Peças com linhas simples são mais baratas e, ao mesmo tempo, elegantes. Por isso, aparecem como uma boa alternativa para economizar.

Em relação à cor, o branco é um verdadeiro coringa, pois permite uma infinidade de combinações — o que é importante para quem aprecia toalhas e tapetes coloridos.

Além disso, o tom não deixa nenhuma sujeira passar despercebida, facilitando na hora de manter a limpeza em dia.

Metais

O mercado oferece torneiras e registros com os mais variados preços. Para ter um bom custo-benefício, escolha modelos com design atemporal e, se possível, instale redutores de vazão (para economizar água).

Para manter a beleza das peças de inox ao longo do tempo, evite produtos de limpeza agressivos (use apenas água, sabão neutro e uma esponja macia) e recupere o brilho dando polimento com algumas gotas de óleo de bebê e uma flanela.

Box

Ter um box com portas deslizantes, em vez dos tradicionais modelos de abrir, ajuda a ganhar espaço no banheiro.

Além disso, a transparência (do vidro ou acrílico) aumenta a sensação de amplitude — o que torna as portas de correr mais indicadas do que as antigas cortinas plásticas.

Nichos

Um recurso cada vez mais usado nos projetos modernos é o nicho embutido dentro do box, o qual substitui as antigas prateleiras e suportes (geralmente, pendurados nos registros dos chuveiros) para colocar shampoos, condicionadores e companhia.

Além dele, vale a pena investir em nichos de sobrepor sobre o vaso sanitário, os quais não atrapalham a circulação. Versões feitas em caixotes são uma solução barata e estilosa para armazenar itens volumosos, como pacotes de papel higiênico e toalhas.

Prateleiras

Tire proveito do espaço vertical do seu banheiro pequeno: se posicionadas próximas à pia, as prateleiras podem servir de suporte para uma série de itens de higiene pessoal, assim como perfumes e cosméticos, dispensando a necessidade de um gabinete amplo.

Gabinete

Por menor que seja, invista em um modelo funcional, com diversos compartimentos (tipo gaveteiro). Se tiver rodízios melhor ainda, pois as rodinhas facilitam na hora da limpeza e evitam arrastar o móvel — os vizinhos de baixo agradecem.

Outra dica é colocar diversos organizadores nas gavetas, para guardar itens pequenos e esconder tudo que não deve ser deixado à mostra.

Marcenaria planejada

Assim como no restante da casa, a marcenaria planejada também pode ser usada em um banheiro pequeno. Nesse caso, o gabinete dá lugar ao armário embutido na parede e suspenso do chão.

Espelho

Um espelho amplo, com uma bela moldura de pastilhas de vidro coloridas, fica lindo quando posicionado alguns centímetros acima da pia.

Outra sugestão é deixar que o espelho ocupe toda a parede da pia, o que ajuda a aumentar a sensação de espaço no ambiente.

Cores

Inspire-se no estilo minimalista e eleja uma única cor e material para todos os suportes (prateleiras e porta-toalhas, papel higiênico, sabonete, entre outros) do banheiro, bem como para a lixeira.

Para aumentar a sensação de espaço, prefira um tom semelhante ao dos azulejos — os quais devem ser, preferencialmente, claros e neutros (branco, cimento queimado, nude, fendi, entre outros).

Iluminação

Os pontos de iluminação devem ser bem distribuídos. Para economizar, coloque spots de sobrepor, em vez de modelos de embutir no teto. Se o ambiente tiver sancas de gesso, vale a pena destacá-las com fitas de LED.

Como garantir um espaço exclusivo para cada morador?

Um banheiro pequeno pode ser suficientemente espaçoso, inclusive, para famílias maiores, e não apenas para quem mora sozinho. O segredo é manter todos os itens em seu devido lugar.

Também é importante que cada morador tenha um cesto individual, para guardar itens de uso pessoal (como secador, chapinha, maquiagem, creme de barbear etc.).

A decisão de onde colocar os cestos, ou seja, em prateleiras ao alcance das mãos ou naquelas menos acessíveis, varia de acordo com sua frequência de uso no dia a dia.

Como conferir ainda mais estilo ao ambiente?

Depois de instalar os itens essenciais, usar alguns acessórios complementares ajuda a mudar a cara do banheiro ao longo do tempo. Só não exagere para não abarrotar o ambiente.

Tapetes e toalhas, por exemplo, servem para colorir o visual. Já um vasinho com cactos ou suculentas, disposto sobre a bancada da pia ou em uma prateleira, consegue trazer a natureza para dentro do ambiente, assim como um terrário pendente.

Se o espaço permitir, aproveite uma faixa de parede para fazer um pequeno jardim vertical. Espécies como orquídeas e bromélias, entre outras, têm boa tolerância à umidade e luz artificial, sendo indicadas para o cômodo.

Até a parede atrás da porta merece um destaque especial. Para decorá-la, aposte em quadros com profundidade rasa, ideais para o local.

Viu só como ter um banheiro pequeno não é desculpa para a falta de organização ou, tampouco, para deixar a decoração a desejar? Como mostrado neste post, basta investir em recursos eficientes, como porta de correr, iluminação caprichada, espelho amplo, nichos e prateleiras, entre outros, além de alguns complementos estilosos, para deixar o cômodo bonito, prático, funcional!

Para quem deseja promover mudanças ainda mais significativas no visual do banheiro, vale a pena trocar os revestimentos. Se você tem interesse no assunto, continue a leitura e descubra como escolher o piso certo para cada ambiente da casa!




Todos os direitos reservados Tenda 2019
CPNJ: 09.625.762/0001-58