Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Piso para apartamento: você sabe como escolher o ideal?

Casa e Decoração

16/10/18

“A escolha do piso para apartamento vai além de combiná-lo com a decoração de cada cômodo”. É preciso escolher o tipo adequado para cada ambiente e levar em conta fatores como conforto, segurança e atenuação de ruídos.

Você sabe como escolher piso para apartamento? Conhece os diversos tipos de pisos disponíveis no mercado e sabe qual é o mais adequado para cada ambiente? É importante que o piso harmonize com a decoração — ele pode até mesmo ser o protagonista da composição. Mas esse não é o único ponto a considerar.
Por isso, criamos este post para explicar qual é a importância de fazer a escolha correta, o que deve ser levado em consideração nesse processo e como utilizar os principais tipos de pisos. Confira!”

Qual é a importância de escolher o piso certo?

Além de influenciar a elegância dos ambientes, a escolha correta do piso para apartamento é fundamental para garantir a segurança e o conforto da sua família. Colocar na cozinha ou no banheiro um piso que absorve umidade pode acarretar problemas como infiltração e mofo, por exemplo.

O que levar em consideração na hora de escolher?

Além da harmonização com a decoração, é preciso considerar o ambiente em que o piso será aplicado, seu modo de instalação, o tipo de limpeza exigido e fatores como temperatura e isolamento acústico.

Ambiente

Ao escolher o piso para um ambiente específico é importante refletir sobre como o espaço é utilizado. Por exemplo: alguns modelos são indicados para cômodos com baixa circulação de pessoas, como o quarto; outros são mais adequados para ambientes mais úmidos, como áreas externas e banheiros.

Instalação

O tipo de instalação exigido por cada piso influencia diretamente o preço final e o tempo para a execução do projeto. Há modelos que você mesmo pode aplicar, como o vinílico autoadesivo, mas outros necessitam de mão de obra especializada e levam mais tempo para serem instalados.

Limpeza e manutenção

Antes de escolher o piso para apartamento, pense no tipo de limpeza exigido por cada um. Pisos cerâmicos e porcelanatos podem ser lavados com água em abundância; já o vinílico e o laminado demandam cuidados específicos.

Temperatura do piso

A temperatura desse revestimento está relacionada com a sensação ao toque. Os pisos frios transmitem a percepção de diminuição da temperatura do ambiente e mais frescor. Entre eles estão a cerâmica, o porcelanato, cimento queimado, mármore, granito, ladrilho hidráulico e as superfícies resinadas. Devido à durabilidade e praticidade, eles costumam ser usados em ambientes mais úmidos e que têm contato mais frequente com a água, como áreas externas, banheiros e cozinhas.

Já os pisos quentes, como os assoalhos de madeira, bambu, laminados ou vinílicos, geram o efeito de aconchego e bem-estar. Isso ocorre porque o calor fica retido em suas superfícies, o que possibilita uma temperatura mais constante e pouca passagem de calor, mantendo um maior equilíbrio entre a temperatura do material e a da pele.

Isolamento acústico

Quanto menor for o contato do piso com o contrapiso, menor será o ruído. Dessa forma, pisos suspensos são mais silenciosos. Pisos laminados têm mantas acústicas que isolam o contrapiso e o barulho, e os pisos vinílicos apresentam melhor isolamento acústico por serem macios.

Quais são os tipos de piso e como utilizar cada um deles?

Agora que você sabe o que levar em consideração ao escolher os pisos para o apartamento, conheça as características específicas de cada tipo.

Madeira cumaru

A madeira é uma ótima opção de piso para apartamento devido à praticidade de limpeza e à sensação de aconchego que transmite. A madeira cumaru é brasileira e muito recomendada pelo preço acessível, grande disponibilidade no mercado e versatilidade — pode ser encontrada em forma de piso pronto, laminado, vinílico ou assoalho.

Taco

O piso de taco é um dos mais tradicionais devido à sua resistência, que garante maior tempo de vida útil ao material, ao visual de uniformidade e ao charme que proporciona ao ambiente.

Piso vinílico

O vinílico é um dos tipos mais requisitados de pisos para aparamento devido à sua resistência, alta durabilidade, fácil manutenção, instalação rápida e prática, e por ser uma das opções mais acessíveis em madeira. Para os que querem pisos de madeira, mas estão preocupados com a sustentabilidade, a boa notícia é que esse piso é feito a partir de materiais recicláveis.

Piso laminado

Por ser feito com base em HDF (micropartículas de madeira prensadas), o piso laminado é uma alternativa mais acessível em comparação a pisos de madeira convencional. Não são recomendados para quem tem animais de estimação nem devem ser muito expostos ao sol ou à água, pois podem danificar o material.

Piso de cerâmica

São duráveis, fáceis de limpar e podem ser aplicados em ambientes internos e externos. É preciso estar atento, porém, ao grau de resistência da cerâmica, que vai do 0 ao 5 — quanto maior for o número, maior será a resistência.

Cimento queimado

Ideal para obras rápidas, essa é uma opção mais moderna e que combina com ambientes de estilo industrial. A aplicação de uma resina específica sobre o cimento ainda fresco aumenta a resistência do material.

Porcelanato

Trata-se de uma variedade da família de azulejos, geralmente chamados de cerâmica, mas que apresenta menor taxa de absorção de água, visto que o material é menos poroso. Também é mais durável e pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos.

Granito

O granito pode ser utilizado em ambientes frios ou aconchegantes, mas seu uso mais comum é em banheiros e cozinhas. Apesar do preço elevado, tem ótimo custo-benefício devido à alta durabilidade, resistência e facilidade para limpar, necessitando apenas de água e produtos para higienização.

Mármore

De todos os materiais de piso para apartamento, esse é provavelmente o mais caro devido à sofisticação, elegância e requinte que confere ao ambiente. Pode ser usado em qualquer ambiente, mas em áreas molhadas é melhor optar pelo mármore em sua forma bruta, para que o piso não fique escorregadio.

Pastilhas

As pastilhas podem ser de vidro ou de cerâmica e são uma ótima maneira de agregar cor ao espaço. Podem ser utilizadas em qualquer ambiente, mas é mais comum em piscinas e em revestimento de cozinhas e banheiros. Para quem prefere fazer a instalação por conta própria, existem pastilhas adesivas.

Como você pôde notar, não existe apenas um tipo ideal de piso para apartamento. Para escolher o mais adequado, leve em consideração o uso de cada ambiente e opte por cores e texturas que harmonizem com a decoração do espaço. Desse modo, o piso escolhido garantirá conforto, segurança, elegância e sofisticação ao seu apartamento.

Agora que você já conhece os diversos tipos disponíveis no mercado, descubra qual é o piso mais adequado para cada ambiente da sua residência!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.