Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





Ao realizar o sonho de adquirir o imóvel próprio, é natural que algumas pessoas optem por realizar algumas adequações. Ajustar o teto para melhorar a iluminação ou instalar um armário embutido são algumas das implementações mais comuns.

Entretanto, você sabe exatamente o que é permitido e o que não é? Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a reforma de apartamentos Tenda e facilitar seu planejamento, criamos este post com tudo o que você deve saber sobre o assunto. Confira!

Qual é a importância de acompanhar as reformas?

Em primeiro lugar, é preciso compreender que o controle sobre a reforma — e, consequentemente, a responsabilidade por ela — é do proprietário. O síndico e a administradora do condomínio, por sua vez, devem garantir que todas as normas estabelecidas sejam cumpridas desde o momento da mudança. E que normas são essas?

Um edifício construído pela Tenda segue um projeto elaborado por empresas especializadas e obedece a legislação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Uma das normas estabelece, por exemplo, que toda e qualquer alteração executada no condomínio — inclusive dentro dos imóveis — deve ser comunicada ao síndico com antecedência.

Por isso, é importante conhecer em detalhes o que é e o que não é permitido no contexto de uma reforma. Mas, afinal, por que a Tenda adota essas regras da ABNT?

O principal objetivo é proteger a integridade física e estrutural do edifício. Trata-se de uma estratégia assumida pelas construtoras e incorporadoras brasileiras para evitar que a contratação de um serviço externo coloque em risco a estrutura como um todo.

No Brasil, boa parte das reformas de imóveis é realizada por pedreiros. Mesmo que o serviço seja de qualidade, há sempre o risco de algo ser feito de forma a prejudicar a estrutura como um todo — e esse risco é ainda maior quando o profissional não conhece o projeto original da construção.

Por isso, a Tenda segue as normas indicadas pela ABNT para preservação da estrutura, garantindo a segurança dos moradores e do prédio como um todo. Para entender o que isso significa na prática, vamos agora aos itens que podem e os que não podem ser modificados.

O que é autorizado?

Piso

A instalação de piso na sala e nos dormitórios pode ser feita tranquilamente, mas a Tenda indica um cuidado especial com a limpeza do piso cimentado e a execução da impermeabilização necessária. O objetivo é evitar que ele receba uma quantidade excessiva de água e cause uma eventual infiltração no imóvel do andar inferior.

A Tenda já entrega as áreas molhadas — cozinha e banheiro — com piso (que já é impermeabilizado), e se houver modificação nesses ambientes a garantia do item será perdida.

Armários embutidos

É permitida a instalação de armários embutidos sob as pias do banheiro e da cozinha. Nesse sentido, a Tenda sugere que os marceneiros contratados sejam instruídos a ter cuidado com os sifões e demais ligações flexíveis, evitando danificá-los ou retirá-los, pois isso pode causar vazamento.

Além disso, no caso de armários próximos a tomadas e interruptores, alguns profissionais optam por remover esses artigos e instalá-los na própria madeira. É uma alteração possível, porém gera a perda da garantia sobre esses itens específicos.

Acessórios em paredes e pisos

Furar paredes e pisos para inserção de acessórios (como quadros, armários e cortinas) é autorizado pela Tenda. Porém, isso exige alguns cuidados, pois há grandes riscos, afinal, as paredes contêm tubulações de água, gás e ar-condicionado (quando for o caso), além de conduítes com a fiação elétrica.

Já na entrega do apartamento, a construtora entrega um "kit de plantas" — que também pode ser encontrado na área restrita do Portal Tenda. Nas imagens, o profissional contratado encontrará os eixos de cada tubulação. As perfurações devem ser feitas com uma margem de, ao menos, 10cm de distância.

Outros itens

A reforma de itens específicos, como portas e janelas, é descrita em mais detalhes no Manual do Proprietário. Já o uso de gesso para rebaixar o teto, modificando sua iluminação, também é permitido, assim como a instalação de móveis planejados.

O que não é autorizado?

Derrubar ou rasgar uma parede é estritamente proibido. Ao contrário dos prédios antigos, que contavam com vigas de sustentação, os edifícios do modelo construído pela Tenda são planejados de forma a distribuir a sustentação da estrutura entre todas as paredes.

Isso significa que qualquer abertura ou remoção de parede pode comprometer a segurança do prédio como um todo. Por isso, fique atento ao planejamento e, principalmente, à execução de qualquer reforma. Por mais experiente e qualificado que seja seu pedreiro contratado, é fundamental garantir que essa norma seja respeitada.

Por fim, vale destacar que alterações em itens originais resultam na perda da garantia. Esse é um fator a ser considerado antes de modificar, por exemplo, a bancada da cozinha ou o vaso sanitário. Além disso, toda e qualquer estrutura fora do imóvel — ou seja, nas áreas de convívio com outros moradores — é proibida.

Como proceder para iniciar a reforma?

O primeiro passo é apresentar ao síndico um plano de reforma e uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou um Registro de Responsabilidade Técnicas (RRT). O documento deve ser assinado por um engenheiro ou arquiteto que deverá acompanhar a obra desde o seu início.

O recebimento e armazenamento desses documentos fica a cargo do próprio síndico, que também deverá se certificar de que o que está sendo executado é aquilo definido no acordo. Dessa forma, tanto o proprietário quanto a administradora terão garantias acerca dos seus direitos e deveres em relação à reforma.

Por fim, é importante ressaltar a importância de adotar uma cultura de preservação e manutenção do imóvel. Assim como um automóvel, um apartamento exige certa atenção para não se deteriorar excessivamente.

A manutenção deve ser constante para que não custe caro. Afinal, boa parte dos gastos com consertos estruturais poderia ser reduzida drasticamente se os proprietários investissem continuamente na preservação do imóvel. Por isso, crie o hábito de cuidar com frequência do seu lar e evite despesas inesperadas em longo prazo!

Como você pôde ver, a reforma de apartamentos Tenda não é nenhum bicho de sete cabeças. Siga as dicas deste post e desfrute desse momento tão importante com a tranquilidade que você merece!

E caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em esclarecer todas as questões!

Horta na cozinha é excelente opção para quem mora em apartamento

Horta na cozinha é excelente opção para quem mora em apartamento

Dicas Decor Tenda

O verde está em alta na decoração, e não é só pelo aspecto estético. Confira como uma horta na cozinha pode transformar a sua casa e o seu estilo de vida!

como organizar um jantar para amigos em casa

como organizar um jantar para amigos em casa

Dicas Decor Tenda

Planejar um jantar para amigos pode ser uma ótima oportunidade de colocar o papo em dia, tornar sua casa aconchegante para uma boa conversa, além de criar um momento de descontração. Mas como organizar esse evento?

Como escolher as cores das paredes de um apartamento pequeno?

Como escolher as cores das paredes de um apartamento pequeno?

Dicas Decor Tenda

Definir as cores das paredes do seu imóvel pode ser uma tarefa mais fácil do você que imagina. Confira as nossas dicas e saiba como acertar nas escolhas!

Quadros decorativos: como eles podem dar um toque especial na decoração?

Quadros decorativos: como eles podem dar um toque especial na decoração?

Dicas Decor Tenda

A arte é uma forma que o ser humano descobriu para expressar os seus sentimentos. Assim, o uso de quadros decorativos nos projetos de decoração contribui com o visual do ambiente, além de ajudar a evidenciar a identidade dos moradores da casa.

Envelopamento de geladeira: o que é e por que usar na decoração?

Envelopamento de geladeira: o que é e por que usar na decoração?

Dicas Decor Tenda

Quer inovar na decoração do seu apartamento novo? Já pensou em aderir ao envelopamento de geladeira? Essa é uma técnica que está sendo muito usada e pode ser uma ótima opção para deixar a sua cozinha ainda mais estilosa. Continue lendo nosso texto e confira o passo a passo!

Decoracao de natal: 7 dicas fáceis para enfeitar sua casa

Decoracao de natal: 7 dicas fáceis para enfeitar sua casa

Dicas Decor Tenda

Chegou a época preferida de muita gente: com o final do ano, as festas se aproximam e já é hora de começar a preparar a decoração de Natal. A vontade é de instalar vários pisca-piscas, montar uma árvore repleta de enfeites, colocar uma guirlanda enorme na porta e encher o ambiente de detalhes temáticos para entrar no clima natalino.
Todos os direitos reservados Tenda
CPNJ: 09.625.762/0001-58