Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

O que você precisa saber sobre reforma de apartamentos tenda?

Casa e Decoração

13/12/18

Ao realizar o sonho de adquirir o imóvel próprio, é natural que algumas pessoas optem por realizar algumas adequações. Ajustar o teto para melhorar a iluminação ou instalar um armário embutido são algumas das implementações mais comuns.

Entretanto, você sabe exatamente o que é permitido e o que não é? Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a reforma de apartamentos Tenda e facilitar seu planejamento, criamos este post com tudo o que você deve saber sobre o assunto. Confira!

Qual é a importância de acompanhar as reformas?

Em primeiro lugar, é preciso compreender que o controle sobre a reforma — e, consequentemente, a responsabilidade por ela — é do proprietário. O síndico e a administradora do condomínio, por sua vez, devem garantir que todas as normas estabelecidas sejam cumpridas desde o momento da mudança. E que normas são essas?

Um edifício construído pela Tenda segue um projeto elaborado por empresas especializadas e obedece a legislação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Uma das normas estabelece, por exemplo, que toda e qualquer alteração executada no condomínio — inclusive dentro dos imóveis — deve ser comunicada ao síndico com antecedência.

Por isso, é importante conhecer em detalhes o que é e o que não é permitido no contexto de uma reforma. Mas, afinal, por que a Tenda adota essas regras da ABNT?

O principal objetivo é proteger a integridade física e estrutural do edifício. Trata-se de uma estratégia assumida pelas construtoras e incorporadoras brasileiras para evitar que a contratação de um serviço externo coloque em risco a estrutura como um todo.

No Brasil, boa parte das reformas de imóveis é realizada por pedreiros. Mesmo que o serviço seja de qualidade, há sempre o risco de algo ser feito de forma a prejudicar a estrutura como um todo — e esse risco é ainda maior quando o profissional não conhece o projeto original da construção.

Por isso, a Tenda segue as normas indicadas pela ABNT para preservação da estrutura, garantindo a segurança dos moradores e do prédio como um todo. Para entender o que isso significa na prática, vamos agora aos itens que podem e os que não podem ser modificados.

O que é autorizado?

Piso

A instalação de piso na sala e nos dormitórios pode ser feita tranquilamente, mas a Tenda indica um cuidado especial com a limpeza do piso cimentado e a execução da impermeabilização necessária. O objetivo é evitar que ele receba uma quantidade excessiva de água e cause uma eventual infiltração no imóvel do andar inferior.

A Tenda já entrega as áreas molhadas — cozinha e banheiro — com piso (que já é impermeabilizado), e se houver modificação nesses ambientes a garantia do item será perdida.

Armários embutidos

É permitida a instalação de armários embutidos sob as pias do banheiro e da cozinha. Nesse sentido, a Tenda sugere que os marceneiros contratados sejam instruídos a ter cuidado com os sifões e demais ligações flexíveis, evitando danificá-los ou retirá-los, pois isso pode causar vazamento.

Além disso, no caso de armários próximos a tomadas e interruptores, alguns profissionais optam por remover esses artigos e instalá-los na própria madeira. É uma alteração possível, porém gera a perda da garantia sobre esses itens específicos.

Acessórios em paredes e pisos

Furar paredes e pisos para inserção de acessórios (como quadros, armários e cortinas) é autorizado pela Tenda. Porém, isso exige alguns cuidados, pois há grandes riscos, afinal, as paredes contêm tubulações de água, gás e ar-condicionado (quando for o caso), além de conduítes com a fiação elétrica.

Já na entrega do apartamento, a construtora entrega um ‘kit de plantas’ — que também pode ser encontrado na área restrita do Portal Tenda. Nas imagens, o profissional contratado encontrará os eixos de cada tubulação. As perfurações devem ser feitas com uma margem de, ao menos, 10cm de distância.

Outros itens

A reforma de itens específicos, como portas e janelas, é descrita em mais detalhes no Manual do Proprietário. Já o uso de gesso para rebaixar o teto, modificando sua iluminação, também é permitido, assim como a instalação de móveis planejados.

O que não é autorizado?

Derrubar ou rasgar uma parede é estritamente proibido. Ao contrário dos prédios antigos, que contavam com vigas de sustentação, os edifícios do modelo construído pela Tenda são planejados de forma a distribuir a sustentação da estrutura entre todas as paredes.

Isso significa que qualquer abertura ou remoção de parede pode comprometer a segurança do prédio como um todo. Por isso, fique atento ao planejamento e, principalmente, à execução de qualquer reforma. Por mais experiente e qualificado que seja seu pedreiro contratado, é fundamental garantir que essa norma seja respeitada.

Por fim, vale destacar que alterações em itens originais resultam na perda da garantia. Esse é um fator a ser considerado antes de modificar, por exemplo, a bancada da cozinha ou o vaso sanitário. Além disso, toda e qualquer estrutura fora do imóvel — ou seja, nas áreas de convívio com outros moradores — é proibida.

Como proceder para iniciar a reforma?

O primeiro passo é apresentar ao síndico um plano de reforma e uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou um Registro de Responsabilidade Técnicas (RRT). O documento deve ser assinado por um engenheiro ou arquiteto que deverá acompanhar a obra desde o seu início.

O recebimento e armazenamento desses documentos fica a cargo do próprio síndico, que também deverá se certificar de que o que está sendo executado é aquilo definido no acordo. Dessa forma, tanto o proprietário quanto a administradora terão garantias acerca dos seus direitos e deveres em relação à reforma.

Por fim, é importante ressaltar a importância de adotar uma cultura de preservação e manutenção do imóvel. Assim como um automóvel, um apartamento exige certa atenção para não se deteriorar excessivamente.

A manutenção deve ser constante para que não custe caro. Afinal, boa parte dos gastos com consertos estruturais poderia ser reduzida drasticamente se os proprietários investissem continuamente na preservação do imóvel. Por isso, crie o hábito de cuidar com frequência do seu lar e evite despesas inesperadas em longo prazo!

Como você pôde ver, a reforma de apartamentos Tenda não é nenhum bicho de sete cabeças. Siga as dicas deste post e desfrute desse momento tão importante com a tranquilidade que você merece!

E caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em esclarecer todas as questões!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.