Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Nada de pânico: 8 dicas para ajudar você a mudar para o apartamento

Casa e Decoração

24/09/18

“Antes de começar a encaixotar os pertences, saiba que mudar para apartamento exige alguns preparativos para que o novo lar se torne prático e confortável — mesmo quando sua metragem, comparada ao anterior, for consideravelmente reduzida.
Quando chega a hora de organizar a ida para a casa própria, a alegria de se livrar do aluguel, ou da casa de algum parente, só não é maior por conta da ansiedade. Além da preocupação se o novo lar será suficientemente espaçoso para a família, há dilemas como saber o que levar, como embalar objetos, quais são as normas do condomínio para receber a mudança etc.
Para facilitar o processo e acabar com as dúvidas, confira oito dicas sobre como se mudar para apartamento sem estresse nem aperto!”

1. faça uma lista de tarefas

Defina prazos e delegue funções, por ordem de execução, para cada membro da família. Para começar:

  • alguém pode ficar encarregado de pedir caixas de papelão em estabelecimentos comerciais próximos e comprar os materiais (rolo de plástico bolha, fitas adesivas, etiquetas etc.) necessários;
  • outro pode cotar diferentes fretes ou convocar amigos com veículos apropriados, bem como informar as operadoras de serviços sobre a troca de endereço, providenciar os reparos para a vistoria, conforme descrito em contrato (em caso de imóveis de aluguel) etc.;
  • já os filhos mais velhos podem preparar “kits de sobrevivência”, com, pelo menos, uma troca de roupa para cada pessoa, itens de higiene pessoal e algumas guloseimas para passarem a primeira noite no novo lar.

Feito isso, comecem a reunir os itens menores e menos utilizados e, só então, passem para os móveis e eletrodomésticos. Para evitar bagunça, finalizem um cômodo por vez.

2. confira o tamanho dos ambientes

Não basta saber a área total do imóvel. Antes de escolher os itens que serão levados, é preciso checar as medidas (comprimento e altura) de cada parede.

Também é necessário conferir o tamanho e o posicionamento de portas e janelas, considerando, respectivamente, os tipos de aberturas e as alturas do solo.

Para visualizar, vá além da planta baixa e faça um tour virtual (no site da construtora) pela unidade decorada.

3. decida o que levar, doar ou vender

Com as metragens em mãos, meça seus móveis e eletrodomésticos para saber quais cabem e, portanto, podem ser levados.

Independentemente do destino que será dado aos itens descartados (doação ou venda), não caia no erro de levar o que não se adapta ao novo lar.

Uma boa saída é fotografá-los, divulgar em suas redes sociais e/ou em grupos do WhatsApp e estabelecer um dia e horário para os interessados os retirarem.

A etapa seguinte é negociar o que restar em brechós. Se achar necessário, garimpe o local até encontrar substitutos — de tamanhos apropriados — para os objetos dispensados.

O valor arrecadado na venda das antigas peças pode, inclusive, ser usado para abater o pagamento dos itens adquiridos.

4. proteja os móveis adequadamente

Seja em veículos de conhecidos ou em um caminhão fretado, todos os móveis devem ser embalados em plástico bolha para evitar riscos e amassos.

Como as peças maiores precisarão ser desmontadas, coloque parafusos e buchas removidos em sacolinhas plásticas, amarrando-as nas próprias partes. As etapas das desmontagens dos móveis mais complexos podem ser fotografadas para facilitar na hora de remontá-los.

Já móveis pequenos podem ir montados, mas é preciso fixar as portas e gavetas com fita adesiva para que não abram no trajeto.

Aliás, se a carroceria do automóvel usado no trajeto for descoberta, cubra os pertences com uma lona plástica. Amarrá-los de maneira firme é outra medida indispensável.

5. prepare os eletrodomésticos

O mais seguro é seguir as recomendações dos fabricantes. Se não encontrar os respectivos manuais de instruções, procure-os nos sites das empresas, inserindo os modelos de fabricação.

Ainda que alguns eletrodomésticos exijam preparos prévios (geladeiras necessitam de degelo, máquinas de lavar precisam receber travas de transporte etc.), de maneira geral basta enrolar os fios (para não arrastarem) e embalá-los com plástico bolha.

Itens menores devem ser colocados em caixas de papelão — devidamente etiquetadas para facilitar a organização posterior — preenchidas com isopor em pedaços e fechadas com fita adesiva.

6. cuide dos pequenos objetos

Louças, como pratos e copos, devem ser separadas com papel ondulado, revestidas com plástico bolha e dispostas em caixas de papelão lacradas com fita adesiva.

Além de etiquetar as caixas, escreva — preferencialmente com letras garrafais e em vermelho — sempre que conterem itens frágeis.

Antes de embalar roupas e calçados, veja quais peças estão em uso e desapegue das que não utiliza mais. Se não tiver malas suficientes, coloque-as em sacos de lixo. Faça o mesmo com as roupas de cama, mesa e banho.

Já objetos de valor (celulares, computadores etc.) e documentos devem ser transportados pelos próprios donos.

7. aprenda o quanto antes a otimizar os espaços

Graças aos ambientes integrados e ao emprego de um mobiliário funcional — que permita explorar o pé direito e os cantos antes inaproveitados ou que assuma diversas funções (sofá-cama, por exemplo) — imóveis pequenos se tornaram tendência.

Para aproveitar a área útil, todos devem aprender a otimizar os espaços antes de se mudar. Um bom começo é pesquisar dicas para decorar apartamentos pequenos. Há sugestões como:

8. confira as normas do condomínio

Em meio à correria dos preparativos, algumas pessoas esquecem de verificar as normas do novo condomínio relativas aos dias e horários para chegar com os pertences.

Também é preciso perguntar ao síndico o tamanho do elevador — fator determinante na seleção dos objetos levados na mudança.

Além disso, veja qual é o período permitido para fazer as instalações. Como será necessário usar martelos, furadeiras e outras ferramentas barulhentas, respeitá-lo evita incomodar os vizinhos e gera uma boa impressão.

Por fim, quem tem filhos pequenos e/ou animais de estimação deve pedir para alguém de confiança cuidar deles no “dia D”, evitando que se machuquem ou atrasem o processo.

Assim, ao mudar para apartamento é importante aderir a um estilo de vida mais simples e prático. Mas em vez de se preocupar, encare o desafio como uma medida positiva. Isso porque, enquanto a otimização dos espaços garante o conforto da família, os ambientes mais livres facilitam a limpeza e a organização no dia a dia, bem como evitam a tentação de fazer compras por impulso.

Para continuar por dentro de outras medidas que tornem a rotina de quem vive em apartamentos pequenos cada vez melhor, assine, gratuitamente, nossa newsletter!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.