Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Horta na cozinha é excelente opção para quem mora em apartamento

Casa e Decoração

13/12/18

O verde está em alta na decoração, e não é só pelo aspecto estético. Confira como uma horta na cozinha pode transformar a sua casa e o seu estilo de vida!

Certamente, você já reparou que a presença da natureza na decoração dos imóveis está mais forte do que nunca. E se engana quem acha que é somente por meio de plantas e flores ornamentais!

A grande aposta do design de interiores é ir além: é ter contato direto com a terra e produzir parte do que você consome no dia a dia. Como fazer isso? Por meio de uma horta na cozinha, que pode ser montada em um cantinho, sem comprometer muito o espaço desse ambiente.

Preparamos este post justamente para falar mais a respeito dessa proposta que está conquistando cada vez mais adeptos Brasil afora. De quebra, ainda reunimos algumas opções criativas para você conhecer e escolher de que forma vai criar sua horta. Acompanhe!

Quais são os benefícios de ter uma horta no lar?

Quem tem uma horta no lar conta com a possibilidade de plantar e colher ervas (alecrim, orégano, tomilho etc.), frutos (amora, morango, cereja etc.) e hortaliças (alho, salsa, coentro, rúcula etc.) ao longo do ano e com praticidade, custo baixo e o melhor: de forma 100% orgânica.

Ou seja, você terá fácil acesso a alimentos livres de agrotóxicos e aditivos químicos, que não só alteram o formato e o sabor deles, como também são capazes de provocar uma série de problemas de saúde em humanos, como alergias, intoxicações e doenças gastrointestinais e hepáticas.

Dessa forma, é possível investir em uma mudança de hábitos alimentares e melhorar (e muito) o seu bem-estar físico e mental.

Quais são as formas de criar uma horta na cozinha?

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter uma cozinha com grande metragem para cultivar uma horta, viu? Afinal, existem diversas estratégias para você otimizar o espaço disponível sem sobrecarregá-lo ou torná-lo visualmente menor do que já. Confira algumas delas nos próximos tópicos!

Invista em um painel vertical

Uma opção é investir em um painel vertical com vãos destinados a serem preenchidos com húmus, adubo orgânico, além, é claro, de pequenas mudas. Essa é uma solução simples e eficiente para quem tem uma cozinha compacta — como aquelas no estilo corredor — e não quer desperdiçar nenhum centímetro do ambiente.

Está com dúvidas sobre onde instalá-lo? Ele pode ser pendurado entre móveis, ao lado do balcão para refeições, próximo à geladeira ou como uma extensão da bancada da pia, por exemplo.

Mantenha pequenos potes em nichos e/ou prateleiras

Uma segunda opção para quem quer verticalizar a horta na cozinha, porém, de forma mais discreta e sutil, é aproveitar os nichos e as prateleiras do cômodo para colocar pequenos potes ou recipientes personalizados (de cerâmica, porcelanato e vidro) com espécies de porte inferior a 15 centímetros, que é o caso das ervas.

Aliás, essa sugestão é uma boa ideia para quem gosta de personalizar o décor e deixá-lo sempre com uma cara diferente, já que você pode trocá-los de lugar e mudar o visual do espaço sempre que receber a visita de um amigo ou familiar, por exemplo. Que tal?

Adote caixotes de madeira

‘E quem tem mais espaço disponível e quer se dedicar, principalmente, ao cultivo de frutos?’, você pode estar se questionando. Se esse é o seu caso, saiba que uma boa alternativa é adotar caixotes de madeira, como os de pallets — que são descartados em feiras e supermercados, mas podem ser reutilizados sem dificuldade.

Dessa forma, é possível plantar espécies de porte médio, como a figueira, a romãzeira e o limoeiro, e deixá-las crescer em um cantinho reservado do ambiente. Vale ressaltar que se a decoração da cozinha for rústica ou tropical, a horta será um grande diferencial!

Tenha uma jardineira na janela

Se a sua cozinha conta com uma janela posicionada para o lado em que o sol nasce — o que indica que a exposição ao sol só acontece durante o período da manhã, quando a radiação solar é mais moderada —, não tenha dúvidas: invista em uma jardineira customizada. Não com flores, mas sim com hortaliças, frutos e ervas!

E sabe o que é melhor? Existem diferentes modelos no mercado para você escolher, desde os tradicionais, de ferro e madeira, até os mais modernos, com cimento e palha.

Aposte em hangers no teto

Nossa última dica de como ter uma horta na cozinha é uma solução arrojada e bem contemporânea: estamos falando do uso de hangers. Eles nada mais são do que vasos de diferentes formatos e tamanhos que ficam suspensos no teto ou no alto da parede por meio de uma alça circundante, feita dos mais diferentes materiais (macramê, ferro, alumínio, couro etc.).

Para completar, ela pode, inclusive, ser ajustável por meio de ganchos que permitem que você desça o vaso até o chão e, em seguida, coloque-o nas alturas novamente.

Quais são os cuidados necessários no cultivo de uma horta?

Antes de encerrarmos nosso post, não podemos deixar de falar sobre os cuidados que você deve ter com uma horta no apartamento. Afinal, eles são fundamentais para garantir que as espécies cultivadas se desenvolvam corretamente, cresçam e, é claro, possam ser colhidas e utilizadas no preparo de lanches e refeições. Entre os principais estão:

  • mantenha as plantas sob luz indireta durante o dia, pois a baixa ou a excessiva exposição aos raios solares é capaz de danificá-las;
  • não faça regas diárias; irrigue as plantas dia sim, dia não e em pouca quantidade, já que o excesso de água pode fazer murchar ou até mesmo matar a sua horta;
  • troque o adubo orgânico de vasos/potes a cada quatro meses, para que a terra não fique pobre em nutrientes e as espécies não fiquem sem o que necessitam para continuar crescendo.

Como você viu, ter uma horta na cozinha é absolutamente viável, inclusive em apartamentos pequenos. Além de personalizar a decoração do ambiente, ela traz benefícios para a sua alimentação e a sua saúde. Por isso, siga nossas sugestões de como ter a sua e não se esqueça dos cuidados que mencionamos no cultivo de frutos, hortaliças e ervas, certo?

Aproveite a visita e assine a nossa newsletter para conferir dicas e truques para deixar sua residência cada vez mais aconchegante, bonita e funcional!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.