Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Que tal se inspirar para tornar seu quarto mais aconchegante?

Casa e Decoração

05/08/19

Nesse cômodo, você pode se expressar da maneira que preferir, trazer muito estilo e aproveitar as suas coisas favoritas. No entanto, também é preciso ter equilíbrio e pensar que ali é um local de descanso — é onde você vai recarregar as energias e desfrutar de momentos tranquilos. Assim, a decoração precisa ser acolhedora e pessoal ao mesmo tempo.

Existem alguns truques e escolhas simples, que deixam o ambiente muito aconchegante e dão personalidade ao quarto. Vamos comentar alguns deles a seguir, lembrando que você sempre pode adaptá-los. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

Escolha a sua cama

Se você não sabe por onde começar, aí vai nossa primeira dica: comece pela cama. Ela é o ponto de partida para um quarto aconchegante, além de ser o elemento central do espaço. Assim, essa mobília é responsável por garantir boas noites de sono e ainda pode contribuir muito para o visual do ambiente.

Escolha um modelo que seja proporcional ao tamanho do seu cômodo, aproveitando o espaço da melhor maneira possível e não atrapalhando a circulação. Os modelos box que vêm com baú são ótimas ideias para quem tem um ambiente mais limitado: além de muito confortáveis, elas vêm com um compartimento que pode ser usado para guardar a roupa de cama, os cobertores e as toalhas.

Pense no colchão e na cabeceira

O colchão faz toda a diferença para tornar o seu quarto mais aconchegante. Por isso, é preciso escolher um de boa qualidade, que garanta o seu conforto e o seu bem-estar. A influência na estética do quarto vai depender da altura do colchão: ele pode ser mais alto ou mais baixo. Seja como for, é importante que ele se encaixe bem na cama.

Quanto às cabeceiras, existem diversos modelos para você escolher. Se optar pela cama box, você pode adquirir a cabeceira à parte, escolhendo uma que combine com o estilo do seu cômodo. A variedade de peças é grande: de madeira, acolchoada, de alumínio ou de outros materiais.

Você pode, também, usar a própria parede como cabeceira ou adaptar um móvel, como uma mesinha, atrás da cama. Considere o tamanho do espaço e veja qual é a melhor opção!

Pinte as paredes com cores leves

Tons leves nas paredes dão a sensação de amplitude, aconchego e são grandes aliados na hora de dormir. Sim, as cores podem interferir até no seu sono, além de influenciar nos seus sentimentos quando você estiver no ambiente. Por isso, o indicado é escolher as cores neutras ou claras.

Se você gosta de cores quentes ou vibrantes, deixe-as para as nuances e os detalhes, como almofadas, quadros e enfeites. Assim, seu quarto ganha muito mais conforto, equilíbrio e tranquilidade.

Pense nos detalhes da decoração

Os itens de decoração e outros detalhes do quarto, como arranjos de flores e lençóis macios, fazem toda a diferença para o seu aconchego. Escolha objetos que refletem o seu estilo, mantenha o ambiente limpo e valorize questões como a maciez das roupas de cama.

Mantas e cobertores também trazem aquela sensação boa de acolhimento, além de serem muito úteis durante a noite.

Não se esqueça que menos pode ser mais. Em vez de sair decorando o quarto com tudo o que você gosta, escolha apenas alguns itens que mostrem sua personalidade. Assim, seu cômodo fica mais leve e visualmente confortável.

Aposte em almofadas na cama

As almofadas são grandes aliadas da decoração, além de oferecerem muito conforto para os seus momentos no quarto. Você pode usar e abusar desses objetos, distribuindo-os pela sua cama e deixando-a muito aconchegante.

Além de dar um ar mais convidativo ao ambiente, esses elementos são ótimos para expressar o seu estilo. Aposte em diferentes tamanhos, estampas, cores e formatos, de acordo com a personalidade que você quer transmitir. É uma excelente maneira de quebrar a monotonia, não acha?

Pendure quadros

Por falar em personalidade, os quadros são uma ótima alternativa para se expressar no seu quarto. Você pode distribuí-los harmonicamente pelo espaço ou dedicar uma parede só para eles, dando todo um toque à sua decoração de maneira simples e bonita.

Escolha modelos de diferentes tamanhos e formatos. Eles podem conter frases, figuras, paisagens, ilustrações e até fotos de família, deixando o ambiente com um ar mais pessoal, intimista e acolhedor.

Aposte nos espelhos

Essa dica é incrível para ambientes pequenos, mas vale para qualquer tipo de espaço. Os espelhos dão a impressão de que o cômodo é maior, ajudando na sensação de quem está lá dentro — além de dar um charme ao local.

Você pode espalhar esses objetos em diferentes modelos pelo seu quarto, colocar um grande espelho em uma das paredes ou trazê-los nas portas do guarda-roupa. Essa é uma ideia bastante funcional e já vai dar outra cara para o seu espaço.

Escolha os armários e as prateleiras

Dica de ouro para ambientes pequenos: armários com porta de correr. As prateleiras também podem ser uma ótima opção para acomodar suas coisas sem comprometer o espaço. Quando você escolhe essas peças de acordo com o tamanho do seu quarto, evita que ele fique sobrecarregado com muitas informações e objetos.

Peças bem distribuídas em prateleiras e armários, sem guarda-roupas excessivamente grandes, por exemplo, deixam o ambiente mais leve e, consequentemente, mais aconchegante. Você ainda pode considerar outras opções, como gaveteiros, estantes ou um criado-mudo, mas é preciso lembrar que esses móveis ocupam espaço no chão e podem interferir no espaço de circulação.

Escolha a iluminação certa

Para deixar o seu quarto aconchegante, escolha lâmpadas de cores quentes, que deixam a atmosfera mais relaxada e vão “avisando” o seu corpo de que é hora de dormir. Existem lâmpadas com dois ou mais tons, que permitem alternar entre cores frias e quentes. Essa pode ser uma boa pedida para quem também usa o quarto para trabalhar ou estudar, pois você pode mudar a cor da luz de acordo com a sua necessidade.

Além disso, luminárias são ótimas para dar um toque de conforto. Você pode deixá-las próximas à cama, proporcionando uma meia-luz na hora de relaxar.

Coloque um papel de parede

Esse é outro detalhe que pode fazer muita diferença. Dependendo do estilo, da cor e da estampa do papel de parede que você escolher, o seu ambiente ficará ainda mais agradável e aconchegante.

Outras técnicas também servem para dar esse ar pessoal e acolhedor ao cômodo, como concreto aparente ou uma parede de tijolinhos. Escolha a que mais combina com você e com a sua personalidade!

Considere peças de madeira

Além de muito bonitas, as peças de madeira são ótimas para oferecer conforto e aconchego a um ambiente. Você pode apostar nesse elemento na cama, no criado-mudo, nas estantes e na mesinha, por exemplo.

Essa é uma ideia que pode complementar tanto uma decoração rústica quanto uma clássica ou mais natural. A madeira combina com todas as cores e é muito fácil de ser adaptada a um local.

Como deu para perceber, mesmo quartos pequenos podem ser bem decorados. Você pode escolher qualquer estilo para esse cômodo, afinal, ele deve trazer só boas sensações! Leve em conta sua personalidade, o espaço que você tem e o que você quer transmitir. Fique à vontade e se solte! Vale a pena pesquisar tendências de decoração, pesquisar dicas, mas acima de tudo, se expressar!

Gostou das nossas sugestões sobre design de interiores e como decorar o seu quarto? Então, que tal ter mais estilo no restante da sua casa e conferir ideias para decorar o hall de entrada?

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.