Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Decoração de natal: 7 dicas fáceis para enfeitar sua casa

Casa e Decoração

04/12/18

Chegou a época preferida de muita gente: com o final do ano, as festas se aproximam e já é hora de começar a preparar a decoração de Natal. A vontade é de instalar vários pisca-piscas, montar uma árvore repleta de enfeites, colocar uma guirlanda enorme na porta e encher o ambiente de detalhes temáticos para entrar no clima natalino.

Mas comprar isso tudo pode pesar no bolso a não ser que você procure alternativas para enfeitar sem gastar demais. Nesse caso, vai precisar de inspirações! Por isso, preparamos este post com dicas fáceis para decorar a casa e poupar dinheiro.

Quer saber quais são elas? Confira 7 ideias inspiradoras a seguir!

1. encha a árvore com enfeites de feltro

Comprar enfeites para árvore geralmente pesa no bolso. Você vai escolhendo kits de itens, fitas, bolas e, quando vê, o valor total ficou bem salgado! Mesmo com os gastos típicos das festividades, não é preciso se endividar, pois é possível encontrar diferentes maneiras para economizar.

Uma alternativa inteligente é usar o feltro para fazer enfeites para a árvore. Esse é um tipo de tecido barato, fácil de encontrar e muito charmoso. Se você comprar três recortes nas cores vermelha, verde e branca, por exemplo, pode fazer bonequinhos de neve, Papais Noéis, flocos de neve e o que mais sua imaginação permitir.

Para finalizar os enfeites, qualquer material ajuda: papel colorido, desenhos com canetinhas, fitas e até botões de roupas são úteis. E, no arremate, basta unir as bordas com cola branca comum ou mesmo com linha de costura. Você terá uma árvore cheia de personalidade!

2. solte a imaginação com a reciclagem e o reúso

Se existe uma época em que vale a pena soltar a imaginação e reciclar tudo o que for possível, é nas festas e datas comemorativas. No Natal, então, dá para fazer muita coisa diferente! Luminárias de barbante e de garrafa PET são possibilidades bem conhecidas, mas você pode tentar outras alternativas, como:

  • bonecos de neve feitos tampa de garrafa;
  • árvores de macarrão com o tipo penne na cor verde;
  • anjinhos de clips de papel presos com fitilho;
  • árvores com colheres descartáveis vermelhas, verdes e douradas;
  • boneco de neve de lâmpada com gorro de feltro;
  • guirlandas feitas com rolos de papel higiênico.

Dê uma geral em casa e veja o que pode ser utilizado. Se precisar pintar os itens, compre uma tinta spray dourada. É algo baratinho e que oferece muitas possibilidades!

3. prepare a mesa cuidadosamente

A mesa é o coração da casa, especialmente na ceia e no almoço de Natal. Uma toalha branca pode servir de pano de fundo para uma mesa cheia de personalidade.

Se você não tiver pratos e copos temáticos, prefira opções brancas ou transparentes. Mas tente colocar pequenos enfeites nas cores próprias do Natal. Até frutas verdes e vermelhas podem servir de decoração para sua mesa!

4. aproveite o charme das velas

Por falar em velas, você já viu a variedade delas? O melhor é que o preço geralmente é bastante acessível. Se os modelos diferentes forem caros, use aquelas brancas, bem comuns. Envolva-as com fitas adesivas coloridas (tipo durex) para entrar no tema de Natal.

Se quiser um clima mais aconchegante, experimente esta dica incrível: coloque a vela acesa dentro de potinhos de vidro transparente. Se ela for pequena, cabe até em potes de papinha de bebê. Caso seja maior, use potes de conserva.

Você pode até envolver o vidro com recortes de papel sulfite comum, cortados à imitação de renda, flocos de neve ou arabescos. Obtenha o resultado final que deseja, usando diferentes materiais e cores!

5. use barbante para dar o tom rústico

Por falar em materiais, já viu como um barbante é suficiente para transformar qualquer coisa? Um pote de vidro (com a vela acesa dentro!), um saquinho de estopa, garrafas com flores — tudo isso deixa de ser comum e fica especial com apenas algumas voltas e um laço de barbante.

Como o Natal remete a simplicidade e aconchego, amarrações com barbante caem muito bem. Até os presentes que ficarão embaixo da árvore podem ser embalados de forma encantadora usando apenas materiais simples. Quer saber como? Veja:

  • envolva a caixa do presente com papel pardo (tipo sacos de pão);
  • corte papel sulfite em forma de um floco de neve, de um tamanho que ocupe uma das laterais da caixa;
  • sobreponha o floco de papel à embalagem parda, amarrando os dois juntos com barbante, na horizontal e vertical.

Experimente fazer isso e você vai ver como os presentes ficam muito mais encantadores!

6. faça enfeites de cartolina para as portas

Para ajudar você a embalar os presentes, a gente misturou dois tipos de papel, e isso não é à toa. Ele é um item tão versátil, em suas diferentes cores e texturas, que é possível enfeitar a casa inteira para o Natal apenas como recortes de papel.

Por exemplo, você pode comprar cartolinas em diferentes cores e recortá-las em forma de árvore de Natal, flocos de neve, pinhas etc. Se usar um fitilho simples (ou mesmo o barbante da quinta dica), pode pendurá-los no caixilho das portas internas e dar aquele clima natalino a todos os ambientes da casa!

7. coloque bandeirolas nas janelas

Para as janelas, que tal fazer bandeirolas? Basta pegar um pedaço de barbante e prender itens natalinos recortados (em papel, tecido ou feltro), colando-os com cola branca. Experimente fazer isso e, em uma das pontas, pendurar um Papai Noel de feltro ou papel, e você terá janelas cheias de espírito natalino!

Sabe o que é melhor? Esses enfeites ficam tão bonitos que você pode até dispensar o pisca-pisca na janela e economizar na conta de luz. Mas, por outro lado, se fizer questão das luzes tradicionais, elas podem ser envoltas no barbante e dar ainda mais beleza à decoração — simples e sofisticado ao mesmo tempo!

Viu só? São 7 dicas fáceis de aplicar e que vão trazer bastante economia para o seu bolso. O melhor é que você pode ter uma decoração só sua, totalmente customizada. Não tenha receio de enfeitar a casa inteira: não existe nenhuma regra para a decoração de Natal, portanto, deixe a imaginação fluir e permita que o espírito natalino dê o tom no seu lar!

Quer receber mais dicas como essas? Siga as nossas redes sociais e acompanhe todas as publicações: estamos no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.