Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





Providenciar os móveis e a decoração para um apartamento pode ser uma tarefa exaustiva, especialmente quando não há planejamento prévio. Saiba como fazer um checklist para mobiliar os ambientes do seu lar.


Depois da compra do apartamento, tem início a fase de pensar em como equipá-lo e decorá-lo. Mas quais móveis para apartamento são essenciais no momento da mudança e quais podem ser comprados posteriormente, aos poucos?

A resposta depende, obviamente, das suas necessidades, do seu estilo de vida e, claro, do seu orçamento. Qualquer que seja a sua situação quanto a esses três fatores, talvez a grande quantidade de opções faça com que você não saiba por onde começar.

Para ajudar você a escolher os móveis para o seu apartamento, fizemos um checklist de tudo que você precisa ter em cada cômodo e organizamos os itens em duas categorias: essenciais e secundários. Desse modo, você saberá o que priorizar no momento da compra. Acompanhe!

Como mobiliar a sala?

É na sala que é recebida a maior parte das visitas e onde os membros da família costumam passar mais tempo juntos. Por isso, é importante assegurar conforto com um toque de beleza e harmonia para tornar esse ambiente mais acolhedor.

As salas de estar e jantar quase sempre estão ligadas. Ao comprar os móveis, portanto, é importante planejar a decoração da sala pensando nos dois ambientes.

Elementos essenciais: sofá, televisão, estante ou rack para TV, mesa de jantar (o tamanho da mesa depende do tamanho da sua família e de quantas pessoas você costuma receber para jantar ou almoçar).

Elementos secundários: aparador para a sala de jantar, poltronas, almofadas, mesa de centro, tapetes, artigos de decoração (quadros, vasos, luminárias etc.).

Como mobiliar a cozinha?

Esse é um dos cômodos mais importantes do apartamento. O modo de mobiliar e organizar a cozinha varia segundo o perfil de cada morador: há os que buscam uma cozinha completa, enquanto outros preferem uma cozinha pequena e com itens básicos para ter praticidade no dia a dia.

A grande questão na hora de equipar a cozinha é que existe uma infinidade de eletrodomésticos, eletroportáteis e utensílios disponíveis, dos quais poucos são realmente essenciais. Portanto, é fundamental pensar quais você realmente usará para não terminar com vários deles encostados ou amontoados no armário, com pouco ou nenhum uso.

Elementos essenciais: fogão, geladeira, micro-ondas, liquidificador, armários, jogo de panelas, faqueiro, louças (pratos, copos e xícaras), escorredor de pratos.

Elementos secundários: forno elétrico, batedeira, processador de alimentos, mixer, máquina de lavar louça, sanduicheira, depurador.

Se o orçamento permitir, coloque o depurador na lista de essenciais; caso contrário, tenha em mente que é importante comprá-lo assim que possível, para que o cheiro gerado pelo preparo dos alimentos, especialmente dos grelhados e das frituras, não se espalhe por toda a casa.

Como mobiliar o quarto?

De todos os cômodos da casa, esse é o mais importante para pessoas que trabalham fora o dia todo e descansam na maior parte do tempo em que ficam em casa.

Ao comprar móveis para apartamento, foque especialmente na qualidade e no conforto proporcionado pelos que serão utilizados no quarto, para que esse seja um cômodo aconchegante e o mais confortável possível para você relaxar e ter um sono de qualidade.

Elementos essenciais: colchão de qualidade, cama, guarda-roupa, travesseiros, jogos de cama e cobertores, espelho, cortinas blackout.

Elementos secundários: luminárias especiais, abajur, almofadas, cortinas decorativas, cômoda, poltrona, criado-mudo, elementos decorativos (quadros, enfeites, porta-retratos, módulos para a parede), televisão.

Como mobiliar o banheiro?

O banheiro é um cômodo fácil de decorar porque não exige muito para proporcionar o mínimo de conforto aos moradores. Os principais itens de um banheiro (vaso sanitário, pia e chuveiro) já são instalados no momento da construção do imóvel, assim, não entram na sua lista de móveis para apartamento. Mas há outros itens essenciais que precisam ser adquiridos.

Elementos essenciais: box, armários, espelho, porta-toalhas, porta-papel, porta-sabonete, porta-shampoos (para deixar todos os produtos organizados na área do chuveiro), porta-escovas de dentes, toalhas.

Elementos secundários: cestos para roupas sujas, nichos de organização, itens para a decoração do banheiro (cortina, quadros, vasos com plantas etc.), tapetes.

Como mobiliar a área de serviço?

Como a área de serviço não costuma ser vista pelas visitas, muitas pessoas negligenciam esse espaço, mas é importante organizá-la para que seja funcional e atenda às suas necessidades. Invista em equipamentos de qualidade e com um bom custo-benefício, para que durem mais e não causem dor de cabeça.

Elementos essenciais: máquina de lavar, tábua de passar, armário para guardar produtos de limpeza e acessórios, varal, vassoura, rodo, balde, panos para limpeza, cesto para roupa para passar (também pode ser um armário ou uma bancada de apoio).

Elemento secundário: secadora de roupas. Se você vive em uma região que faz muito frio ou com pouco vento, talvez esse item seja mais importante. Você também pode optar por uma máquina que faça as duas funções (lavar e secar)

Depois de criar o checklist, é preciso planejar e organizar seu orçamento para fazer as compras. Pesquise bem os preços e invista em produtos de qualidade e com um bom custo-benefício, para não precisar substituí-los em pouco tempo. É melhor comprar móveis de qualidade em etapas do que comprar todos de uma vez e precisar trocar alguns deles logo em seguida.

Lembre-se de que ter um apartamento pequeno não significa que você precisa comprar apenas móveis planejados. E se você quiser que os móveis de cada cômodo tenham a mesma cor ou padrão, compre-os, na medida do possível, ao mesmo tempo, da mesma marca e na mesma loja.

Gostou das nossas dicas de como comprar móveis para apartamento? Tem algum item que você acrescentaria ou tiraria da nossa lista? Compartilhe sua opinião com a gente, deixando um comentário abaixo!

Bricolagem: arte de personalizar a decoração da sua casa

Bricolagem: arte de personalizar a decoração da sua casa

Dicas Decor Tenda

Você já ouviu falar em bricolagem? A verdade é que provavelmente sim, mas talvez não tenha sido com esse nome. Isso porque, atualmente, essa prática é mais conhecida como “Faça Você Mesmo”. Sim, o texto de hoje é sobre a famosa arte do "Do It Yourself", ou DIY, que encontramos tanto pelas redes sociais!

Urban jungle: descubra como fazer uma floresta em seu apartamento

Urban jungle: descubra como fazer uma floresta em seu apartamento

Dicas Decor Tenda

Você já ouviu falar em urban jungle? Na tentativa de trazer mais verde para a vida da cidade grande, essa tem sido uma forte tendência entre decoradores, paisagistas e designers de interiores.

Decoração 2019: quais são as tendências para este ano?

Decoração 2019: quais são as tendências para este ano?

Dicas Decor Tenda

Quer ficar por dentro das tendências de decoração para 2019? Então, este post é para você. Continue lendo e confira!

Como proteger a casa: 10 cuidados que você deve ter antes de viajar

Como proteger a casa: 10 cuidados que você deve ter antes de viajar

Dicas Decor Tenda

Depois de meses de planejamento, o esperado período de férias está chegando. Pronto para aproveitar ao máximo e recarregar as energias? Antes de fechar as malas, porém, trate de proteger sua casa!

Decoração de carnaval: 12 dicas para preparar a casa para a festa

Decoração de carnaval: 12 dicas para preparar a casa para a festa

Dicas Decor Tenda

Você já tem planos para o Carnaval? Seja qual for seu jeito de comemorar, deixar a casa preparada para a folia é sempre uma ótima ideia. Confira nossas dicas para criar uma linda decoração de Carnaval!

Como escolher cortina para casa

Como escolher cortina para casa

Dicas Decor Tenda

Escolher a cortina ideal para a sua casa pode parecer fácil, mas é uma tarefa que merece atenção. Quer saber como fazer uma boa escolha? Leia o nosso post! A cortina é um adorno importante para a decoração e pode dar um ar completamente diferente ao seu cômodo. Mas como escolher uma cortina para casa?
Todos os direitos reservados Tenda
CPNJ: 09.625.762/0001-58