Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Como utilizar espelhos na decoração de ambientes pequenos?

Casa e Decoração

16/10/18

“O uso de espelhos na decoração de ambientes pequenos é uma ótima estratégia para ampliar e sofisticar o ambiente, aliando elementos funcionais a características que trazem muita personalidade ao apartamento.

Não é novidade que os espelhos criam a ilusão de que os ambientes são mais amplos. Mas a técnica pode ser ainda mais bem aproveitada se você entender que ela vai além do que simplesmente colocar qualquer espelho em um lugar aleatório do cômodo. É conveniente planejar e decidir quais características do ambiente serão ressaltadas.
Para ajudar você nesse processo, vamos explicar como esses objetos criam a impressão de amplitude, quais são as técnicas que geram esse efeito e como usar espelhos na decoração dos diversos cômodos da casa. Acompanhe!”

Como espelhos criam a sensação de espaços mais amplos?

O uso do espelho na decoração cria a sensação de que o cômodo é mais amplo porque ele multiplica e reflete a luz. Quanto mais iluminado for um cômodo, mais amplo ele vai aparentar.

Além disso, o posicionamento correto dos espelhos cria um jogo de reflexo que chega até a duplicar o tamanho de um cômodo ou chamar a atenção para elementos específicos, localizados em pontos importantes do ambiente.

Quais são as técnicas para usar espelhos na decoração?

Revestir uma parede com espelhos para ampliar o ambiente não é a única técnica que você pode aplicar na decoração do seu apartamento. Reunimos outros exemplos para que você conheça mais opções.

Espelho iluminado

Instalar luzes embutidas atrás do espelho cria o efeito de que o objeto está flutuando, aumenta ainda mais a profundidade e valoriza o ambiente. É uma ótima técnica para utilizar em banheiros ou bancadas de maquiagem.

Divisórias

Ao usar espelhos para separar um ambiente do outro, você cria uma perfeita permeabilidade espacial entre os dois. Pode ser utilizado dos dois lados da divisória e é uma maneira moderna de integrar os ambientes de uma suíte, por exemplo.

Espelhos de bronze

O espelho de bronze é mais resistente a riscos e tem uma reflexão um pouco menor do que a de prata, podendo ser utilizado para revestir móveis, bancadas e painéis ou em molduras. Usar esse tipo de espelho na decoração transmite elegância e personalidade.

Espelhos emoldurados

As molduras são o elemento ideal para adaptar os espelhos à decoração dos ambientes nos quais serão inseridos ou para dar um toque de decoração especial a ambientes que ainda não foram personalizados.

É importante que a moldura harmonize com o ambiente, já que o espelho tende a ser o principal ponto de atenção de vários cômodos. Não há regras exatas, mas há algumas dicas básicas de como conseguir essa harmonia:

  •  para ambientes mais coloridos ou carregados, opte por molduras com formas e cores mais discretas;
  • em ambientes aconchegantes e sem um ar tão moderno, prefira molduras de madeira;
  • em ambientes sóbrios e limpos, escolha molduras em tons mais chamativos;
  • para decorar lugares e objetos que não costumam receber tanta atenção, como aparadores, escolha molduras rebuscadas, como as de ferro ou de madeira.

Como usar espelhos na decoração?

Se usados corretamente, os espelhos podem ampliar e decorar de maneira sofisticada os ambientes. Para que a técnica funcione, é preciso planejar e levar em consideração as especificidades de cada cômodo e os objetos ou áreas que você quer destacar.

Salas de estar e jantar

Se você revestir uma parede inteira com espelho, instalando-o em um ângulo de 90 graus em relação ao piso, você praticamente ganhará um segundo ambiente. Você também pode revestir móveis ou posicionar espelhos atrás da TV ou do aparador.

Outra opção é utilizar estantes com uma lâmina de vidro ou de cristal ao fundo, que ampliam o ambiente e equilibram o peso do móvel, ou colocar espelhos na decoração acima da mobília, na parte superior da parede, para aumentar o campo de visão da sala e destacar objetos que estiverem sobre o móvel.

Espelhos emoldurados também são uma ótima alternativa porque, além de servirem como elementos decorativos, podem destacar outros objetos (como vasos e lustres, por exemplo) quando posicionados corretamente.

Quarto

A melhor opção para ampliar quartos pequenos é utilizar lâmina de vidro ou de cristal em grandes espaços, como a parede atrás da cama e as portas do guarda-roupas.

Se for usar espelhos na decoração do quarto do casal, opte por formatos e estilos distintos para agregar beleza e sofisticação ao cômodo. O uso desses objetos na parede em frente à cama não é recomendado porque pode causar desconforto para quem dorme ali.

No quarto das crianças, os armários com espelhos podem ser utilizados para ampliar o espaço e conferir mais alegria ao ambiente por refletir o colorido e a iluminação do cômodo. Essa também uma solução para quem não tem como colocar uma lâmina de corpo inteiro no quarto.

Banheiro

Os espelhos são importantes para deixar os banheiros mais bonitos e funcionais. A aplicação pode ser feita de várias maneiras: em um dos lados do banheiro, revestindo a porta com um espelho de corpo inteiro ou expandido a peça da bancada até o teto. Se a pia estiver em um espaço com forma de “U”, o espelho pode ser aplicado nas três paredes para ampliar ainda mais o ambiente.

O uso de espelhos na decoração do banheiro também é importante para personalizar o cômodo. Para isso, opte por molduras e formatos diferentes, como os tipos veneziano, com iluminação e bisotê.

Usar espelhos na decoração é uma opção perfeita para todos os tipos de ambientes. Sejam eles básicos, chiques, inovadores ou com modelos diferenciados, podem até mesmo duplicar áreas pequenas.

Agora que você já sabe como utilizar espelhos na decoração para ampliar os ambientes da sua casa ou apartamento, conheça dicas incríveis sobre como decorar uma cozinha pequena!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.