Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





Você pode aproveitar os espaços de seu apartamento de diversas formas e não precisa ocupá-lo com vários móveis. Veja como os nichos e prateleiras ajudam a tornar seu lar um ambiente acolhedor, versátil e com muito espaço para circular! Um apartamento pequeno pode ter problemas de espaço quando suas áreas não são bem aproveitadas. Os apês pequenos geralmente exigem que seus donos sejam bastante versáteis para os ambientes não ficarem sobrecarregados. Até mesmo os imóveis maiores podem ficar cheios de objetos e atrapalhar a vida dos moradores. Mas você já pensou em como usar nichos e prateleiras a favor da decoração, liberando espaço no seu apartamento? Confira algumas dicas importantes a respeito desse tema neste post!

Como usar nichos e prateleiras para ganhar espaço?

Por serem aéreos, essas peças liberam espaço de circulação. Se você coloca livros em prateleiras, por exemplo, não tem que ocupar o ambiente com um livreiro que poderia, inclusive, ficar subutilizado.

Mesmo quando são utilizados para abrigar somente itens de decoração, eles evitam que um rack ou estante deixe a sala de estar, por exemplo, mais sobrecarregada. Em um apartamento pequeno, é fundamental ter espaço de circulação livre de acidentes, afinal, nada é pior que ficar batendo nas quinas dos móveis, não é?

Um conjunto bonito de nichos e prateleiras na parede substituem com plena funcionalidade uma mesa de centro na sala, deixando o ambiente totalmente clean. Isso ajuda, inclusive, a aumentar a sensação de amplitude, fazendo com que o apartamento pareça maior.

E o melhor é que eles têm diferentes modelos e podem ser feitos de vários materiais, assim combinam com a decoração que você escolher para seu imóvel, seja ela qual for.

Em quais cômodos os nichos e as prateleiras podem ser usados?

Os nichos e as prateleiras são tão versáteis que podem ser usados praticamente em qualquer ambiente. Duvida? Veja abaixo algumas ideias de locais e utilização para esses versáteis artigos de decoração!

Na cozinha

Na cozinha, as prateleiras podem dar aquele ar aconchegante de casa da vó, se forem combinadas com ganchos para pendurar xícaras e uma bela decoração floral. Mas caso essa não seja exatamente sua ideia favorita de estilo para a cozinha, prefira combiná-las com materiais mais sóbrios, colocando-as próximas da bancada ou sobre papel de parede geométrico de cores frias.

Em vez de colocar armários aéreos sobre a rodabanca, que tal fazer uma combinação de nichos com portas e prateleiras? Assim, você guarda itens menores ali — pratos e copos podem, inclusive, compor a decoração — e deixa panelas e itens maiores para os armários sob o balcão da pia. O espaço da sua cozinha vai parecer muito maior!

Nos quartos

Nos quartos, os nichos e as prateleiras são muito úteis para diferenciar a decoração. Você pode, inclusive, embutir fitas de led neles, para dar um efeitos de meia-luz, substituindo luminárias. Além disso, é possível dispensar os criados-mudos, liberando mais espaço em quartos pequenos.

Coloque-os sobre a cama ou em paredes laterais para acessar itens que você precisa antes de dormir, como os livros de cabeceira.

Próximo da TV, os nichos e as prateleiras podem substituir ou completar a funcionalidade do painel.

Na sala de estar

Na sala de estar, as prateleiras caem muito bem, tornando o ambiente acolhedor. Apoie quadros, incensários ou vasos de planta pequenos, com suculentas, por exemplo.

Como dissemos, com eles você consegue dispensar a mesinha de centro e até as mesas laterais. Se precisar de apoio para os pés, use pufes que podem ficar guardados quando não utilizados. Caso goste de colocar a bebida sobre a mesa de centro, um suporte para o braço do sofá funciona perfeitamente como substituto.

Os nichos e as prateleiras cumprem plenamente as demais funções, como guardar o controle remoto, dar suporte a vasos etc.

Na área de serviço

Nesse ambiente, os nichos com porta podem guardar toalhas e panos ou produtos de limpeza, impedindo que eles fiquem à vista e deixando o espaço mais organizado. As prateleiras são muito úteis também para comportar cestinhos com material de uso frequente, como prendedores de roupa.

No banheiro

Sabia que você pode usar nichos também no banheiro? Eles ficam bonitos nesse cômodo e garantem um ótimo espaço para guardar rolos de papel higiênico e toalhas extras. Nas prateleiras, coloque itens de decoração, como vasos de planta ou velas aromáticas coloridas.

Quais são os materiais mais apropriados para nichos e prateleiras?

Os nichos precisam ser feitos de material resistente e que suporte o peso dos objetos que vão ser colocados dentro ou sobre eles, e o mesmo vale para as prateleiras. Veja algumas opções:

  • madeira: muitas carpintarias aproveitam sobras de material para fazer nichos e prateleiras em madeira, sendo o pinus uma das mais comuns. Quando tem aspecto natural, ela ajuda a compor ambientes mais rústicos;
  • MDF: também é usado com frequência e tem ótima resistência. A versatilidade da pintura o torna apropriado a qualquer tipo de decoração;
  • MDP (ou compensado): não é mais tão popular atualmente, mas você ainda encontra nichos e prateleiras desse material, que costuma ser mais barato que o MDF. Evite colocar as peças de MDP em ambientes úmidos, certo? Eles podem inchar;
  • acrílico: há nichos de acrílico, mas que têm efeito majoritariamente estético, porque esse material não tem tanta resistência para suportar peso. No entanto, podem ser extremamente úteis para suportar objetos leves e dão suavidade a ambientes como banheiros, varandas e lavabos.

Que cuidados devem ser tomados na instalação?

Como os nichos e as prateleiras ficam pendurados, é preciso dar atenção especial a alguns pontos.

Primeiramente, tenha muito cuidado na fixação. Se um nicho ou prateleira cair em alguém pode trazer riscos sérios, especialmente quando há crianças e animais na casa. Portanto, garanta que o nicho está fixo e seguro, seguindo as instruções de instalação do fabricante ou chamando um profissional.

Além disso, cuidado com o que vai deixar sobre eles. Itens muito pesados podem até ser sustentados por algum tempo, mas vão desgastando o suporte aos poucos até caírem. Nada de sobrecarregá-los, OK?

Como usar nichos e prateleiras em diferentes espaços?

Ainda que você use nichos e prateleiras em vários cômodos, eles não precisam ter todos o mesmo aspecto! Veja como utilizá-los de forma diferenciada em cada lugar.

Use papéis de parede ou adesivos

Você pode aplicar papéis de parede no local em que as peças estão instaladas, que parecerão fundos nos nichos e prateleiras. Isso torna o lugar especial, concentrando a atenção da decoração.

Quartos adultos podem receber padrões geométricos ou em 3D. Já os quartos infantis pedem mais cor e singeleza, enquanto os femininos podem ter adesivos florais.

Disponha os nichos de diferentes formas

Não é preciso deixar todos os nichos e prateleiras na mesma altura, um do lado do ouro. Experimente diferentes combinações! No quarto das crianças, podem ser dispostos em alturas diferentes, como os degraus de uma escada. Ou você pode colocá-los de forma triangular: um mais acima e dois abaixo e vice-versa.

Quer receber mais dicas de decoração para seu apartamento? Siga as nossas redes sociais: temos sempre conteúdo novinho para você no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram!

Envelopamento de geladeira: o que é e por que usar na decoração?

Envelopamento de geladeira: o que é e por que usar na decoração?

Dicas Decor Tenda

Quer inovar na decoração do seu apartamento novo? Já pensou em aderir ao envelopamento de geladeira? Essa é uma técnica que está sendo muito usada e pode ser uma ótima opção para deixar a sua cozinha ainda mais estilosa. Continue lendo nosso texto e confira o passo a passo!

Como utilizar espelhos na decoração de ambientes pequenos?

Como utilizar espelhos na decoração de ambientes pequenos?

Dicas Decor Tenda

O uso de espelhos na decoração de ambientes pequenos é uma ótima estratégia para ampliar e sofisticar o ambiente, aliando elementos funcionais a características que trazem muita personalidade ao apartamento. Não é novidade que os espelhos criam a ilusão de que os ambientes são mais amplos. Mas a técnica pode ser ainda mais bem aproveitada se você entender que ela vai além do que simplesmente colocar qualquer espelho em um lugar aleatório do cômodo. É conveniente planejar e decidir quais características do ambiente serão ressaltadas. Para ajudar você nesse processo, vamos explicar como esses objetos criam a impressão de amplitude, quais são as técnicas que geram esse efeito e como usar espelhos na decoração dos diversos cômodos da casa. Acompanhe!

Confira este checklist antes de comprar os móveis para apartamento

Confira este checklist antes de comprar os móveis para apartamento

Dicas Decor Tenda

Providenciar os móveis e a decoração para um apartamento pode ser uma tarefa exaustiva, especialmente quando não há planejamento prévio. Saiba como fazer um checklist para mobiliar os ambientes do seu lar.

Piso para apartamento: você sabe como escolher o ideal?

Piso para apartamento: você sabe como escolher o ideal?

Dicas Decor Tenda

A escolha do piso para apartamento vai além de combiná-lo com a decoração de cada cômodo. É preciso escolher o tipo adequado para cada ambiente e levar em conta fatores como conforto, segurança e atenuação de ruídos. Você sabe como escolher piso para apartamento? Conhece os diversos tipos de pisos disponíveis no mercado e sabe qual é o mais adequado para cada ambiente? É importante que o piso harmonize com a decoração — ele pode até mesmo ser o protagonista da composição. Mas esse não é o único ponto a considerar. Por isso, criamos este post para explicar qual é a importância de fazer a escolha correta, o que deve ser levado em consideração nesse processo e como utilizar os principais tipos de pisos. Confira!

Nada de pânico: 8 dicas para ajudar você a mudar para o apartamento

Nada de pânico: 8 dicas para ajudar você a mudar para o apartamento

Dicas Decor Tenda

Antes de começar a encaixotar os pertences, saiba que mudar para apartamento exige alguns preparativos para que o novo lar se torne prático e confortável — mesmo quando sua metragem, comparada ao anterior, for consideravelmente reduzida. Quando chega a hora de organizar a ida para a casa própria, a alegria de se livrar do aluguel, ou da casa de algum parente, só não é maior por conta da ansiedade. Além da preocupação se o novo lar será suficientemente espaçoso para a família, há dilemas como saber o que levar, como embalar objetos, quais são as normas do condomínio para receber a mudança etc. Para facilitar o processo e acabar com as dúvidas, confira oito dicas sobre como se mudar para apartamento sem estresse nem aperto!

Tamanho não é documento! Aprenda a decorar um banheiro pequeno com estilo!

Tamanho não é documento! Aprenda a decorar um banheiro pequeno com estilo!

Dicas Decor Tenda

Descubra como decorar um banheiro pequeno com bom gosto e dê mais charme ao ambiente!
Todos os direitos reservados Tenda
CPNJ: 09.625.762/0001-58