Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

como organizar um jantar para amigos em casa

Casa e Decoração

07/01/19

Planejar um jantar para amigos pode ser uma ótima oportunidade de colocar o papo em dia, tornar sua casa aconchegante para uma boa conversa, além de criar um momento de descontração. Mas como organizar esse evento?

Seja para comemorar alguma conquista, festejar em datas comemorativas ou apenas encontrá-los, organizar um jantar para amigos na sua casa é sempre uma forma de ter momentos agradáveis de lazer e descanso com pessoas de que gosta. Sem falar que essa pode ser uma forma simples de ter uma noite memorável!

Para fazer bonito ao receber amigos ou parentes no seu lar doce lar, basta pensar com antecedência e se programar para o preparo dos comes e bebes, além de pensar na organização e na decoração do apartamento. Pode acreditar: o sucesso do seu evento depende quase que exclusivamente de um bom planejamento!

Quer saber como é fácil (e prazeroso) preparar um jantar para amigos na sua casa? Então acompanhe este post e fique por dentro de todos os detalhes!

Pense nos convidados

Em primeiro lugar, você deve pensar nos convidados do jantar. Considere o tamanho da sua casa e calcule o número máximo de pessoas que você pode chamar para haver lugar para todos, garantindo o conforto geral.

Outro aspecto importante nessa fase inicial do planejamento diz respeito à lista: quem convidar? Tente não chamar amigos ou parentes de contextos muito diferentes, pois assim fica mais difícil manter uma conversa fluida durante a noite. Nesse cenário, é bem provável que você tenha que intervir, mediando a conversa.

Claro que não há nenhum problema em reunir pessoas que se desconhecem, mas costuma ser mais agradável chamar quem tem interesses parecidos. Ao tomar esse cuidado, você consegue prevenir possíveis incômodos, garantindo uma noite mais agradável para todos.

Chame com antecedência

Depois de decidir quais serão seus convidados, é hora de definir o dia do jantar e fazer os convites. Leve em conta o trabalho, a rotina e a dinâmica familiar de seus amigos para escolher a melhor data. Geralmente, sábados e feriados são boas opções para a maioria das pessoas. Talvez seja interessante evitar feriados prolongados, uma vez que muita gente espera por esses momentos para dar uma escapadinha da cidade.

Se possível, convide seus amigos pessoalmente, com no mínimo uma semana de antecedência. E não se esqueça de confirmar a presença deles por meio de conversas no WhatsApp, em redes sociais ou cara a cara. Dessa forma, você saberá o número exato de pessoas que estarão presentes no seu jantar, facilitando o planejamento.

Prepare o cardápio

Considerando número de pessoas que comparecerão, passe para o cardápio do jantar. É interessante ter em mente um prato principal, como um strogonoff ou uma lasanha, e uma sobremesa, como um pavê de chocolate ou sorvete. No início do encontro, enquanto os convidados chegam, deixe bebidas e petiscos acessíveis.

Outra dica importante é pensar com antecedência em eventuais restrições alimentares dos seus convidados. Podem haver pessoas vegetarianas, veganas, com alergia ou intolerância a algum alimento. Se você não souber de antemão, não custa nada perguntar na hora de fazer o convite, viu?

Além disso, é importante considerar o clima e a época do ano. Assim, você pode oferecer pratos específicos para o frio ou o calor. E ainda existe a opção de investir em um jantar temático! Que tal comida mexicana? Prefere massas? Então a atmosfera italiana vai ser um prato cheio!

Por fim, tome cuidado com a quantidade de tempero. Se você quer agradar a maior parte dos seus convidados, é mais indicado segurar um pouco a mão, temperando com moderação. Evite, portanto, colocar muito sal ou pimenta demais. De toda forma, deixe os temperos à disposição dos convidados na hora de servir.

Depois de pensar sobre todos esses fatores, você está pronto para fazer a lista das compras do supermercado. Anote todos os ingredientes necessários, incluindo as respectivas quantidades, para não ter que fazer várias viagens!

Escolha o tipo de bebida

O ideal é dar preferência a bebidas que combinem com a comida que será servida no jantar. Com o cardápio definido, escolha vinhos ou cervejas artesanais que harmonizem com o prato principal, por exemplo. Além disso, lembre-se de ter algumas opções de bebidas não alcoólicas, pensando em quem não deseja beber e, se for o caso, nas crianças que estiverem presentes.

Outro ponto importante é manter as bebidas geladas durante o jantar. Coloque-as na geladeira com a devida antecedência e providencie algumas bandejinhas de gelo caso algum convidado peça.

Organize o espaço

Se você não tem cadeiras suficientes, tente alugar ou aposte no improviso mesmo, pegando banquinhos e assentos de outros cômodos da casa para acomodar todo mundo. Se o espaço ficar acolhedor, com lugar à mesa para todos na hora do jantar, tudo vale!

Está aí quebrando a cabeça porque mora em um apartamento pequeno? Nada de desespero! Sabia que uma simples reorganização dos móveis pode deixar o ambiente bem mais espaçoso? Tente mudar alguns itens de lugar, além de remanejar alguns objetos e acessórios para outros cômodos. Parecendo mais amplo, o ambiente automaticamente se torna mais confortável.

Monte uma playlist

Não deixe que o ambiente fique em silencio, sem música alguma para embalar a noite. Pense em uma playlist que combine com seu jantar. Está sem ideia ou não quer impor suas preferências? Pergunte a seus amigos sobre seu gosto musical e monte uma lista com um pouco de cada! Aí é só deixar a música tocar durante o jantar.

Se está sem tempo para ficar selecionando músicas uma a uma, fique à vontade para procurar trilhas já montadas no computador ou em aplicativos especializados. Aliás, essa pode ser uma ótima ideia para apresentar novos artistas para todo mundo! Ao longo do encontro, só controle o volume para que a música não fique mais alta que a voz dos convidados.

Entre no clima

Agora vem a melhor parte. Se você optou por um jantar de comidas temáticas, pode decorar sem medo! Reserve suas louças mais bonitas, pense na iluminação, providencie algumas flores naturais e quadros decorativos. Se possível, providencie alguns acessórios para complementar o clima do jantar. O segredo está em usar a criatividade e investir em uma decoração harmoniosa.

limpe e organize a casa

Por último, mas não menos importante, temos a limpeza da casa. Esse é outro aspecto capaz de garantir conforto aos convidados. Sem contar que passa uma boa impressão, não é? Mesmo que sua decoração seja simples e seu jantar também, é muito importante que a casa esteja limpa e convidativa.

A cozinha deve estar organizada e sem excessos de vasilha por lavar. É bom que o banheiro esteja limpo e perfumado, com toalhas novas, papel higiênico extra, sabonete líquido e álcool em gel para as mãos. A sala também merece cuidado especial, com a mesa posta e almofadas cheirosas no sofá.

O ideal é começar a organizar a casa no início da semana, dividindo as tarefas ao longo dos dias. Dessa forma, na data do jantar você pode ficar por conta da comida, sem se preocupar com outros detalhes. Bem melhor, não acha?

Agora é só colocar tudo em prática! E você já sabe: para organizar um jantar para amigos ou familiares na sua casa, basta cuidar dos detalhes. Assim, a noite será memorável.

Para saber mais sobre como organizar um jantar para amigos na sua casa, siga nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.