Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Como escolher box para banheiro pequeno?

Casa e Decoração

28/11/19

Box para banheiro pequeno é uma necessidade em lares em que a limpeza e a praticidade são importantes, principalmente se o imóvel tiver um único banheiro. Saiba mais!

Quando se está montando um apartamento, certos itens não devem ser considerados como gastos, mas sim investimentos. Móveis planejados, por otimizarem os espaços, e redes de proteção nas janelas, por evitarem acidentes, são exemplos bastante conhecidos. Mas a lista não para por aí. O box para banheiro pequeno é outra necessidade. Acredite: ainda que, por conta da metragem reduzida, possa parecer exagero, instalá-lo facilita, e muito, a rotina de limpeza!

Ainda está em dúvida? Então, confira este post e entenda por que esse tipo de estrutura está há tanto tempo nos lares e continua sendo tão recomendado por arquitetos e decoradores!

Quais são as vantagens de ter um box no banheiro?

O box delimita a área do chuveiro, evitando que o piso de todo o ambiente fique molhado. E caso seja fechado até o teto, impede que o vapor se espalhe, acabando com inconvenientes como papéis higiênicos umedecidos, maquiagens mofadas, espelho embaçado etc.

Além disso, o box otimiza o uso do ambiente, o que é particularmente interessante em apartamentos com um só banheiro. Isso porque, enquanto alguém está tomando banho, outra pessoa pode usar a pia normalmente.

O que deve ser avaliado para escolher um bom box?

Para acertar na escolha do box, considere os fatores listados abaixo.

Materiais

O material mais indicado é o vidro temperado, por ser até 5 vezes mais resistente que o comum. Ainda que o custo seja maior, a segurança da família compensa a diferença.

Outro material bastante procurado, por ser mais acessível, é o acrílico. Porém, a sua resistência é menor e ele apresenta maior tendência a acumular mofo.

Segurança

Em relação ao box de vidro, o modelo mais seguro é com porta de correr, pois não há o risco de, ao abrir, bater em algum objeto, estilhaçando-a. Outro ponto importante: caso idosos morem na residência, o trilho colocado no piso cria um obstáculo perigoso. Por isso, é preciso que cada família avalie as suas necessidades antes de decidir qual modelo instalar.

Formato

O tamanho mínimo recomendado para boxes é de 80 cm x 80 cm. Isso garante que pessoas de diferentes biotipos consigam usá-lo confortavelmente.

Já quem dita o formato é o próprio banheiro. Entender a arquitetura do ambiente é a melhor maneira de escolher um modelo funcional e esteticamente bonito.

Decoração do banheiro

O box deve ser proporcional à área do banheiro e harmonizar com o estilo das louças sanitárias, das torneiras e dos demais acessórios. Uma estrutura clean, com vidro transparente, combina com diferentes tipos de décor.

Já se o intuito for aumentar a privacidade, considere os vidros incolores com texturas (jateado, antílope, astral, pontilhado e o quadrado). O vidro fumê saiu de moda, principalmente em espaços reduzidos, pois dá a impressão de serem ainda menores.

Para deixar o ambiente ainda mais bonito, pode-se colocar pastilhas coloridas na parede interna do box. Se precisar de ajuda, confira algumas dicas para decorar banheiro pequeno. Você verá que é bem mais simples do que parece!

Quais são os melhores modelos de box para banheiro pequeno?

O mercado oferece vários tipos de box para banheiro pequeno. Há modelos prontos, à venda em home centers (cuja instalação, geralmente, precisa ser feita em paredes em L), e sob medida, encomendados em vidraçarias.

Como a escolha impacta na estética e na funcionalidade do ambiente, avalie as opções com atenção. Depois, compare o custo-benefício das suas preferidas e eleja a ideal.

Box com porta de correr

Esse modelo é muito procurado, exatamente por otimizar o espaço do banheiro. A porta pode ser bifásica (mais comum) ou trifásica (quando há necessidade de ampliar o vão da passagem).

Na hora da instalação, uma lâmina de vidro fica fixa na parede. E para a porta correr, é preciso colocar um trilho no piso e uma barra com roldanas na parte superior.

Box com porta de abrir

Esse modelo é contraindicado para banheiros pequenos, por limitar ainda mais a área. A porta pode abrir para dentro ou para fora do box, conforme a instalação das dobradiças. O bom desse formato é que ele dispensa o trilho no piso.

Box de quina

Trata-se do formato mais fabricado pelas empresas que comercializam boxes prontos. O box de quina (ou de canto) pode ter tanto portas de correr quanto de abrir. Mas em cômodos pequenos, as de correr são mais indicadas.

Esse modelo é encontrado em versões quadradas, geralmente com duas portas, e arredondadas, com facetas que se encaixam e permitem uma abertura em curva. Se a ideia for ter praticidade na limpeza, prefira menos facetas.

Cortina de vidro

Esse tipo de box semiaberto ajuda a conter os respingos do banho. Sem porta, a estrutura precisa apenas de uma lâmina de vidro fixa na parede, perto do chuveiro. Para quem quer economia e praticidade, trata-se de uma ótima opção.

Box sanfonado

Modelo indicado para banheiros extremamente pequenos, por permitir uma maior abertura da porta. Como a maioria dos boxes, a estrutura também precisa de trilhos superiores e inferiores. Porém, a manutenção deve ser realizada com maior frequência, por conta do sistema de funcionamento mais delicado.

Cortina plástica

Quem está com o orçamento apertado para investir em um box, pode solucionar o problema dos respingos (e da privacidade, caso não seja transparente) instalando uma cortina plástica na área do banho. O acessório necessita apenas de um varão e pode ser instalado pelo próprio morador, em paredes paralelas, com ferramentas simples.

Assim, quando for escolher um box para banheiro pequeno, não esqueça das orientações mostradas neste post. Lembre-se de que a melhor opção é um modelo resistente, que colabore para a amplitude do ambiente e tenha design atemporal, para que não precise ser trocado por ficar ultrapassado.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para curtir o nosso Facebook. A fanpage é atualizada, constantemente, com o que há de mais bacana em matéria de decoração para apartamentos pequenos!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.