Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





Acertar na decoração de cozinhas pequenas é uma habilidade indispensável em apartamentos com medidas reduzidas e ambientes integrados — nos quais a existência de menos paredes exige uma atenção extra à limpeza e organização. Continue lendo para conferir 10 dicas incríveis!

Que a cozinha é o cômodo mais gostoso da casa, todos concordam. Seja para fazer as refeições corridas no dia a dia, seja para preparar almoços caprichados para receber a visita de amigos e parentes aos domingos, o que importa é acomodar — de maneira prática e organizada — todos os eletrodomésticos, utensílios e alimentos.

Neste post, saiba como ganhar espaço na decoração de cozinhas pequenas e entenda por que, neste caso, tamanho não é documento!

Por que vale a pena caprichar na decoração de cozinhas pequenas?

Planejar cada etapa — da distribuição dos móveis aos itens decorativos — é essencial para tornar as cozinhas pequenas mais práticas e bonitas.

Mas, além de questões funcionais e estéticas, deixar os ingredientes bem organizados ajuda a evitar desperdícios, diminuindo, inclusive, a conta no supermercado.

Um ambiente agradável também colabora para o aprimoramento dos dotes culinários dos amantes da gastronomia e incentiva quem antes era avesso às panelas a colocar as mãos na massa.

10 Dicas incríveis para a decoração de cozinhas pequenas

1. Misture móveis planejados com nichos e prateleiras

Móveis planejados são necessários para aproveitar o espaço até o teto e armazenar objetos menos usados.

Ao mesmo tempo, boa parte da organização pode ser feita em prateleiras e nichos mais baixos, ideais para deixar os objetos de uso habitual sempre à mão e fáceis de alcançar.

2. Compre móveis grandes com tonalidades discretas

Os móveis maiores devem ter, preferencialmente, cores claras e neutras. Algumas partes podem ter revestimentos translúcidos, o que evita que o ambiente fique sufocante.

3. Deixe eletrodomésticos de grande porte embutidos

Na hora de escolher os móveis, prefira modelos modulares, os quais permitem deixar os eletrodomésticos maiores, como geladeira, fogão e micro-ondas, embutidos.

4. Prefira uma bancada de apoio móvel

A bancada colocada entre a cozinha e a sala de jantar —        formando uma ilha, usada como apoio para a preparação dos pratos —, deve ter rodízios, o que permite deslocá-la em dias de casa cheia, como aniversários, e abrir espaço para as pessoas circularem.

5. Use organizadores dentro das gavetas

Ao menos uma gaveta do gabinete da pia deve conter um organizador bem dividido, pois talheres e pequenos objetos separados ocupam muito menos espaço do que quando estão bagunçados.

6. Deixe alguns utensílios propositadamente à mostra

Use-os como parte da decoração: pouco a pouco, compre xícaras decoradas (existem peças lindas e baratas em brechós), panelas coloridas, potes para mantimentos bonitos, panos de prato com estampas divertidas, entre outros.

7. Tire proveito da beleza dos temperos

Temperos também fazem bonito na decoração da cozinha e podem ficar armazenados em pequenos potes enfeitados, dispostos em um suporte fixo em algum cantinho da parede.

8. Aposte na tendência do faça você mesmo

Use a criatividade e crie acessórios personalizados para sua cozinha: é possível, por exemplo, transformar um caixote de madeira em uma fruteira; usar latas com ímãs para montar mini-hortas e grudar na lateral da geladeira; fazer uma luminária com um ralador etc.

9. Tenha moderação na escolha dos revestimentos

Em relação às paredes, prefira um azulejo em tom claro e neutro (para dar sensação de amplitude) e aplique pastilhas de vidro coloridas ou, se preferir uma sugestão mais econômica, adesivos decorativos, apenas na faixa horizontal sobre a pia.

10. Escolha uma luminária bonita e funcional

Para não ter que recortar o gesso e evitar quebra-quebras, opte por um modelo de luminária de sobrepor com luz branca ou fria (indicada para o setor), preferencialmente com lâmpadas LED — que são mais duráveis e iluminam com eficiência e economia.

Como acertar na distribuição dos móveis e objetos em cozinhas lineares?

Para começar, o fogão sempre fica próximo à saída do gás. Outra regra básica é não o colocar junto à geladeira. Também é importante que a pia e o fogão fiquem na mesma altura, para prevenir acidentes quando estiver cozinhando.

Além disso, deixe um espaço de, pelo menos, 90 cm no corredor de circulação, para permitir a abertura completa das portas dos eletrodomésticos — o que muitos moradores de apartamentos pequenos costumam esquecer.

Por fim, sempre que possível, verticalize! Além de armários e prateleiras, instalar ganchos e organizadores suspensos, como porta-temperos e escorredores para louças e talheres, permite organizar com estilo!

Qual é o melhor local para montar a despensa em apartamentos pequenos?

O ideal é reservar algum compartimento e guardar os ingredientes no armário da própria cozinha. Porém, se não houver espaço suficiente, é possível dividi-los: enlatados podem ficar dentro do gabinete da pia; alimentos frescos, como legumes e tubérculos, sob a bancada de apoio; e as frutas, sobre a mesa da sala de jantar.

As bebidas, por sua vez, costumam ir para a área de serviço, por serem muito pesadas e ocuparem um volume muito grande. Uma boa dica para separar a lavanderia — sem perder espaço — é instalando uma porta de correr.

Por que é importante tirar todas as medidas antes de começar o projeto?

Conhecer as medidas da cozinha com precisão permite aproveitar cantos e vãos, evita desperdiçar espaços valiosos ou acabar comprando móveis e eletrodomésticos que não cabem no ambiente — os quais dão o maior trabalho para serem trocados.

Por isso, o planejamento em apartamentos pequenos é tão importante: meça todos os espaços, verifique onde se encontram as tomadas e, só então, inicie o projeto! Se achar necessário, faça um esboço e coloque item por item no papel.

Entendeu como um pouco de conhecimento sobre decoração de cozinhas pequenas é importante para deixar o setor muito mais espaçoso e aconchegante? Além disso, o emprego de soluções simples e econômicas faz diferença, até mesmo, na rotina da família!

Se você gostou deste post, siga as nossas redes sociais e encontre outros conteúdos interessantes! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Envelopamento de geladeira: o que é e por que usar na decoração?

Envelopamento de geladeira: o que é e por que usar na decoração?

Dicas Decor Tenda

Quer inovar na decoração do seu apartamento novo? Já pensou em aderir ao envelopamento de geladeira? Essa é uma técnica que está sendo muito usada e pode ser uma ótima opção para deixar a sua cozinha ainda mais estilosa. Continue lendo nosso texto e confira o passo a passo!

Como utilizar espelhos na decoração de ambientes pequenos?

Como utilizar espelhos na decoração de ambientes pequenos?

Dicas Decor Tenda

O uso de espelhos na decoração de ambientes pequenos é uma ótima estratégia para ampliar e sofisticar o ambiente, aliando elementos funcionais a características que trazem muita personalidade ao apartamento. Não é novidade que os espelhos criam a ilusão de que os ambientes são mais amplos. Mas a técnica pode ser ainda mais bem aproveitada se você entender que ela vai além do que simplesmente colocar qualquer espelho em um lugar aleatório do cômodo. É conveniente planejar e decidir quais características do ambiente serão ressaltadas. Para ajudar você nesse processo, vamos explicar como esses objetos criam a impressão de amplitude, quais são as técnicas que geram esse efeito e como usar espelhos na decoração dos diversos cômodos da casa. Acompanhe!

Confira este checklist antes de comprar os móveis para apartamento

Confira este checklist antes de comprar os móveis para apartamento

Dicas Decor Tenda

Providenciar os móveis e a decoração para um apartamento pode ser uma tarefa exaustiva, especialmente quando não há planejamento prévio. Saiba como fazer um checklist para mobiliar os ambientes do seu lar.

Piso para apartamento: você sabe como escolher o ideal?

Piso para apartamento: você sabe como escolher o ideal?

Dicas Decor Tenda

A escolha do piso para apartamento vai além de combiná-lo com a decoração de cada cômodo. É preciso escolher o tipo adequado para cada ambiente e levar em conta fatores como conforto, segurança e atenuação de ruídos. Você sabe como escolher piso para apartamento? Conhece os diversos tipos de pisos disponíveis no mercado e sabe qual é o mais adequado para cada ambiente? É importante que o piso harmonize com a decoração — ele pode até mesmo ser o protagonista da composição. Mas esse não é o único ponto a considerar. Por isso, criamos este post para explicar qual é a importância de fazer a escolha correta, o que deve ser levado em consideração nesse processo e como utilizar os principais tipos de pisos. Confira!

Nada de pânico: 8 dicas para ajudar você a mudar para o apartamento

Nada de pânico: 8 dicas para ajudar você a mudar para o apartamento

Dicas Decor Tenda

Antes de começar a encaixotar os pertences, saiba que mudar para apartamento exige alguns preparativos para que o novo lar se torne prático e confortável — mesmo quando sua metragem, comparada ao anterior, for consideravelmente reduzida. Quando chega a hora de organizar a ida para a casa própria, a alegria de se livrar do aluguel, ou da casa de algum parente, só não é maior por conta da ansiedade. Além da preocupação se o novo lar será suficientemente espaçoso para a família, há dilemas como saber o que levar, como embalar objetos, quais são as normas do condomínio para receber a mudança etc. Para facilitar o processo e acabar com as dúvidas, confira oito dicas sobre como se mudar para apartamento sem estresse nem aperto!

Tamanho não é documento! Aprenda a decorar um banheiro pequeno com estilo!

Tamanho não é documento! Aprenda a decorar um banheiro pequeno com estilo!

Dicas Decor Tenda

Descubra como decorar um banheiro pequeno com bom gosto e dê mais charme ao ambiente!
Todos os direitos reservados Tenda
CPNJ: 09.625.762/0001-58