Quer saber como fazer parede de tijolos falsos? Aprenda aqui!

Decoração

Veja como personalizar o seu lar com uma das tendências de décor mais criativas e econômicas do momento. Descubra como fazer uma parede de tijolos falsos!

“Como fazer parede de tijolos falsos e renovar a decoração do meu apartamento?” — essa é uma pergunta que cada vez mais pessoas compartilham. Afinal, essa é uma das grandes apostas do design de interiores nos últimos anos, devido ao fato de ser algo que você mesmo pode fazer sem ajuda de terceiros, sem necessidade de gastos com obra e o principal: livre para customizar conforme preferir.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Por essa razão, preparamos este post que vai responder às suas dúvidas a respeito do assunto e, de quebra, apresentar o passo a passo de como reproduzir essa técnica no seu lar para deixá-lo ainda mais bonito. Acompanhe!

Onde usar a técnica de parede de tijolos falsos?

Se você tem dúvidas de onde é possível fazer uma parede de tijolos falsos, saiba que não é preciso se preocupar. Por ser uma técnica tão versátil e com uma estética visualmente agradável, ela vai bem em diferentes cômodos, como a sala, a cozinha, os quartos e até mesmo o banheiro. Porém, o grande segredo dos arquitetos e designers é usá-la com sabedoria para não poluir a decoração da residência.

Ou seja, o que esses profissionais fazem é eleger um único ambiente, escolher uma das paredes dele e repaginá-la com a técnica. Assim, isso valoriza o espaço, torna o recinto exclusivo e cria um ponto de destaque no imóvel.

Quais materiais comprar antes de começar?

“Certo, eu já entendi em que ambientes posso fazer uma parede de tijolos falsos. Porém, quais são os materiais necessários para isso?”, você deve estar se perguntando — e com razão. Portanto, preste atenção a este tópico, pois nós vamos listar todos eles. Confira!

Itens para uma parede de tijolos brancos

Quando se fala em parede de tijolos falsos, a esmagadora maioria das pessoas prefere que ela seja branca, já que esse é um tom neutro que combina facilmente com diferentes estilos de decoração (do rústico ao cottage). Além disso, ele ajuda a deixar os espaços mais claros, pois reflete melhor a iluminação natural e artificial.

Outro ponto que pesa na escolha dessa cor é que o branco provoca as sensações de limpeza e tranquilidade, o que estimula o bem-estar dos moradores e das visitas que você eventualmente receberá. Dito isso, veja quais são os itens necessários para criá-la:

  • bandeja de pintura;
  • massa corrida de 27 kg;
  • fita adesiva (do tipo crepe) de 12mm x 50m;
  • desempenadeira;
  • espátula (do tipo lisa);
  • pincel grande;
  • trena;
  • estilete.

Itens extras para uma parede de tijolos coloridos

Embora o branco tenha lugar cativo no coração das pessoas, sempre há quem gosta de inovar e dar um toque de originalidade na decoração do lar. Se esse é o seu caso, saiba que é fácil criar uma parede de tijolos coloridos, viu? E o melhor: dá para deixar a criatividade correr solta!

Você pode, por exemplo, reproduzir aquele tom de barro típico dos tijolos ou investir em tonalidades mais chapadas, como o cinza e o preto. Para isso, basta acrescentar duas coisas aos materiais já citados. São elas:

  • corante líquido (na cor desejada);
  • misturador.

Qual é o passo a passo para fazer paredes de tijolos falsos?

Já reuniu todos os materiais necessários e está com tempo livre para se dedicar à tarefa? Então, é hora de saber o passo a passo de como fazer parede de tijolos falsos. Para começar, você deve medir com a trena as dimensões da superfície escolhida.

Isso é importante, pois você vai dividir a área total dela em listras horizontais — com distância de 10cm entre elas — e colunas verticais — com distância de 6cm entre elas — feitas com a fita crepe, como se fosse uma grande tabela, sabe?

Depois que a parede estiver completamente coberta, será a hora de pegar o estilete e cortar porções alternadas das colunas. Esse é um passo essencial, pois é o que confere aquele efeito estético de tijolos empilhados, porém, propositalmente desalinhados. A próxima etapa é abrir a lata da massa corrida e despejar parte dela dentro da bandeja de pintura.

Lembrando que, caso o seu interesse seja ter uma parede de tijolos coloridos, esse é o momento de incluir o corante líquido e, com o auxílio do misturador, mexer os dois produtos até que a massa fique com a tonalidade desejada. Em caso negativo, desconsidere essa parte, certo?

Com a massa corrida pronta para ser usada, pegue a espátula e colete parte dela para preencher os retângulos formados com a fita crepe. Repita esse processo até revestir toda a parede. Uma dica bastante útil para facilitar essa tarefa é usar um pincel grande e de cerdas maleáveis para espalhar o produto no pé direito, nos cantos da parede e no espaço do rodapé — que são locais em que a espátula não funciona muito bem por ser um acessório rígido e pouco (ou mesmo nada) flexível.

Feito isso, use a desempenadeira para nivelar a massa por toda a superfície e, dessa forma, garantir que um canto não fique muito mais volumoso ou torto do que o outro. Ao todo, o revestimento feito deve ter até 1cm de altura, não mais do que isso.

Ao terminar, deixe a massa passar por um intervalo de secagem de duas horas, pois esse é o prazo necessário para que, mesmo ainda úmida, ela fique firme e não se desfaça ao toque.

A partir daí, você pode retirar com cuidado as fitas que, ao serem puxadas, vão criar o formato preciso dos tijolos falsos e dar a textura necessária nos espaços entre eles como se houvesse argamassa unindo-os. Maravilha, né? Por fim, deixe o revestimento que ficou na superfície secar por cinco horas e você concluirá o trabalho.

Agora que você já sabe como fazer parede de tijolos falsos, não perca mais tempo. Defina o ambiente que vai recebê-la, reserve um dia de folga para colocar, literalmente, a mão na massa e personalizar o seu apartamento de maneira simples, econômica e principalmente criativa. O resultado, sem dúvidas, ficará incrível e será o grande destaque da decoração!

Gostou do post? Pois compartilhe a nossa dica de decoração nas suas redes sociais. Quem sabe os seus amigos não se inspiram e também mudam os próprios lares, não é mesmo?

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.