Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

COMO AS CORES INFLUENCIAM NOS AMBIENTES? TUDO SOBRE PSICOLOGIA DAS CORES!

Casa e Decoração

20/10/21

Você já percebeu que em determinados ambientes, algumas sensações são despertadas? Isso se dá devido a influência das cores nas emoções e no comportamento humano. E para explicar tal fenômeno, a psicologia das cores estuda o efeito psicológico e emocional das cores no humor das pessoas.

Para esclarecer, você já sentiu aquela sensação de equilíbrio em uma sala de escritório branco e cinza? Já experimentou aquela tranquilidade em locais nas cores branco, verde e/ou azul? Aliás, já notou que estar mais disposto e motivado em ambientes com cores mais vibrantes, como amarelo e vermelho? Esses são exemplos fiéis de como as cores influenciam nas sensações e nos comportamentos humanos.

Psicologia das cores: Como as cores influenciam nos ambientes | Blog da Tenda

Todavia, as cores são elementos essenciais na decoração de ambientes. Justamente, porque elas são capazes de causar diversas sensações e ao mesmo tempo harmonizam, ampliam, além de dar um toque especial aos ambientes.

Então, se você está pensando em renovar ou decorar os ambientes da sua casa ou apartamento, e não sabe quais cores utilizar, confira tudo sobre a influência das cores na decoração da sua casa.

O que é psicologia das cores?

Antes de mais nada, a psicologia das cores é o estudo que analisa a influência das cores nas sensações e comportamento humano. As primeiras teses sobre as cores iniciaram-se nos séculos XVII e XVIII, com Isaac Newton, através da criação de uma teoria para as cores.

Em seguida, os estudos sobre a teoria das cores foram aprimorados através do artista alemão Johann Wolfgang von Goethe, que passou a explorar o impacto psicológico das cores no humor e nas emoções. Segundo Goethe, as cores não dependem somente da luz, mas sim da nossa percepção com relação aos objetos e ambientes.

Da mesma forma, a psicologia das cores analisa como nosso cérebro associa as cores às situações. Ou seja, a pesquisa é baseada nos diferentes sentimentos que são gerados ao enxergamos determinadas tonalidades de cores em relação às circunstâncias. Outro ponto importante é que essas sensações podem variar de acordo com a idade, fatores culturais, localidade, entre outros fatores.

Sendo assim, quando você entra num ambiente e percebe algumas sensações, saiba que são as cores utilizadas no espaço que estão provocando essa experiência. Então, confira quais são as melhores cores para utilizar em cada cômodo da sua casa e proporcionar bem-estar de acordo com a psicologia das cores.

O efeito da psicologia das cores na decoração

Acima de tudo, as cores são um ponto importante para a arquitetura e decoração de interiores. Em outro sentido, mais do que um fator estético, as cores possuem um grande poder de influenciar as emoções e percepções na criação dos ambientes. Sendo assim, saber qual clima você quer proporcionar para cada espaço da sua casa é de suma importância.

O efeito das cores na decoração | Blog da Tenda

De igual modo, as cores utilizadas em determinados espaços agem como ativadores de sentidos. Por exemplo, se você quer estimular a diversão, aumentar sua criatividade, potencializar a produtividade, ou trazer mais conforto e aconchego, as cores são fatores determinantes para chegar ao resultado. Para saber como escolher as cores ideais para cada ambiente, confira as melhores paleta de cores para cada cômodo da sua casa.

Cores para cozinha

Para começo de conversa, a cozinha é o coração de qualquer lar, independentemente do tamanho. É o espaço onde acontece a movimentação, a comunhão entre os moradores da casa.

Cozinha com a cor amarela são vibrantes | Blog da Tenda

O tom de cor amarelo desperta sensações estimulantes e otimistas.

Sobretudo, não existe uma regra definida, e como a cozinha é um ambiente que tem muito movimento, é um lugar que acolhe bem cores vibrantes.

Em outras palavras, cores que carregam muita energia como o amarelo, despertam sensações estimulantes e otimistas  e é uma ótima opção para a cozinha. Além disso, o vermelho também é interessante para colocar em pontos focais do cômodo, como em eletrodomésticos, alguns móveis, entre outras opções. O vermelho estimula a confiança, paixão, entusiasmos e impulso.

Cozinhas brancas inspiram leveza e limpeza | Blog da Tenda

Ambientes brancos são versáteis e transmitem leveza.

E para concluir, se você quer gerar uma sensação leveza, limpeza e luminosidade em sua cozinha a cor indicada é o branco. Além de ser a cor coringa para qualquer espaço, o branco ajuda dá um toque de amplitude ao ambiente.

Melhores cores para o quarto

Primeiramente, o quarto é o santuário de descanso. Nesse sentido, as principais sensações que é preciso estimular é a tranquilidade e o bem-estar. Para isso, uma das cores indicadas para esta missão é o azul.

Quarto azul claro transmite bem-estar e tranquilidade | Blog da Tenda

Para estimular mais tranquilidade no quarto, utilize cores mais frias como azul claro.

Além do mais, o azul é considerado uma cor terapêutica, pois causa um clima de equilíbrio, segurança e confiança. Ademais, é um tom que tem o poder de acalmar e trazer uma sensação de relaxamento.

Entretanto, caso você queira criar um ambiente com tom de sobriedade e amplitude, o azul-escuro é a opção certeira.

Quarto azul-escuro é sóbrio e elegante | Blog da Tenda

Para criar um ambiente confiante e sóbrio, o azul-escuro é a escolha ideal.

Bem como o azul, o verde também é uma cor que proporciona uma sensação de renovação, calma e esperança. Além disso, a tonalidade ajuda a aliviar o estresse, remete a positividade e estimula a criatividade.

Sob o mesmo ponto de vista, as cores indicadas para quartos infantis são os tons pastéis ou candy colors. Exemplos dessa paleta de cores são: azul clarinho, amarelo claro, verde, rosa, areia, palha, branco, entre outras. Todas essas tonalidades transmitem calma, harmonia, segurança e serenidade, sensações ideais para os pequenos.

Quarto Infantil Estilo Romântico | Blog da Tenda

Tons pastéis para quarto infantil proporciona aconchego e tranquilidade para as crianças.

Cores para a sala de estar

Normalmente, a sala de estar é o ambiente para diversão e bem-estar. Além disso, é o local perfeito para imprimir a personalidade dos proprietários da casa.

Sala de estar brancas são versáteis e aconchegantes | Blog da Tenda

Sala de estar branca transmite leveza e aconchego.

Acima de tudo, o importante é definir qual a proposta que você deseja para este ambiente. Se você quer criar um espaço que transmite confiança, o azul-escuro é a sua escolha.

Sobretudo, se você quer um ambiente com mais positividade, esperança e frescor, o verde vai garantir uma sala de estar mais tranquila e convidativa. Agora, se sua escolha é ter uma sala de estar mais aconchegante, a cor areia e tonalidades próxima dos tons terrosos são os mais indicados.

Sala de estar verde-hortelã cria um ambiente aconchegante | Blog da Tenda

Crie um ambiente aconchegante e com frescor natural com verde claro na decoração.

 

Paletas de cores para sala de jantar

Para criar uma sala de jantar acolhedora, versátil e com uma energia especial, o rosa é a cor ideal. O tom promove sentimentos de gentiliza e amor, emoções perfeitas para se ter quando está à mesa com sua família.

Entretanto, se você opta em criar um ambiente mais clássico, calmo e elegante, o bege é uma cor neutra e versátil que atende a proposta.

Sala de jantar nas cores bege ou palha estimulam leveza e acolhimento | Blog da Tenda

Tons como bege ou palha estimulam tranquilidade e acolhimento no ambiente.

Todavia, para se ter uma sala de jantar luxuosa e sofisticada, o roxo é uma cor ousada que está associada a riqueza nas emoções, a fantasia e a nobreza. Escolha aplicar este tipo de tonalidade em pontos focais como nos estofados das cadeiras e peças decorativas.

Sala de jantar com a cor roxa são luxuosas | Blog da Tenda

Para criar um ambiente luxuoso e elegante, utilize a cor roxa na decoração.

Cores para Home Office ou escritório

O home office é o espaço que teve uma atenção especial nos últimos anos. Além disso, é o ambiente que é preciso ter concentração, produtividade e a criatividade. Assim, as cores mais indicadas são cinza, branco e laranja.

Home-office laranja estimula a criatividade | Blog da Tenda

Utilize cores quentes como o laranja para criar um ambiente que estimule a criatividade.

Se você deseja que seu escritório em casa, independentemente do tamanho, estimule sua criatividade e que seja um local que traz muita energia, o laranja é a escolha ideal. Ambientes alaranjados tendem a ser acolhedores e que proporcionam um estímulo especial a criatividade.

Home office na cor cinza é perfeito para concentração | Blog da Tenda

Para ter um home-office moderno e que estimule sua concentração, escolha a cor cinza.

Entretanto, para ter um home office mais elegante e moderno, um ambiente que estimule sua concentração e produtividade, o cinza é a cor ideal. Além disso, por ser uma cor versátil, o cinza gera percepções de segurança, inteligência e solidez, despertando a calma e a atenção.

Cores para banheiro

Por outro lado, um ambiente que nem todo mundo pensa na decoração é o banheiro. Da mesma forma que nos demais cômodos da sua casa, é preciso definir qual estilo de decoração vai ser utilizado para este espaço.

Banheiro preto e branco é a combinação clássica | Blog da Tenda

A combinação clássica de cores, preto e branco, confere um ambiente versátil e moderno.

Nesse sentido, se você prefere ter um banheiro mais discreto e elegante, aposte nas cores cinza, branco com dourado, preto e branco, azul-escuro com branco, verde e rosa claro, enfim uma paleta de cores neutras. Normalmente, são essas cores que remetem a tranquilidade, modernidade, amplitude e elegância.

Banheiros amarelos são vibrantes | Blog da Tenda

Para ter um ambiente vibrante e com personalidade, o amarelo é a opção certeira.

Sobretudo, se a sua escolha é ter um ambiente mais ousado e cheio de personalidade, que provoque alegria, a sugestão é utilizar cores vivas e quentes. Geralmente, os tons como o laranja, rosa-escuro, amarelo e vermelho, são os que levantam o ânimo.

Melhores cores para área externa

A decoração da área externa de uma residência deve ser pensada da melhor maneira, principalmente devido às ações climáticas, como chuva, sol, etc.

Contudo, as cores mais utilizadas para a área externa são neutras como branco, bege, cinza, marrom e Off White (derivação do branco). Normalmente, são cores versáteis e que causam uma sensação de leveza, amplitude e elegância.

Áreas externas na cor bege cria uma sensação de aconchego | Blog da Tenda

O tom bege é muito utilizado nas áreas externas e faixadas de casas.

Porém, se a escolha é criar um ambiente ousado e moderno, a aposta será em uma paleta de cores mais vibrantes como amarelo, azul turquesa, azul-escuro, verde oliva, tons terrosos, preto, entre outros.

Como escolher as melhores cores para decoração

Acima de tudo, ao escolher as cores que vão compor os ambientes de uma residência, é importante decidir quais emoções e sensações os moradores e visitas vão sentir ao entrar naquela casa ou apartamento.

Aliás, é possível utilizar diversas cores em elementos decorativos , que vão complementar o estilo do ambiente e atingir o objetivo de provocar sensações diferentes.

A psicologia das cores vai te ajudar a compor a decoração da sua casa | Blog da Tenda

Além disso, vale ressaltar que não existe regra para a escolha das cores da sua residência. Sobretudo, o que determina a escolha das melhores paleta de cores é o estilo de decoração que será adotado nos cômodos, e quais as sensações que se deseja estimular nas pessoas ao entrarem naquele espaço.

Por fim, leve em conta as suas preferências, porque sua casa deve refletir sua personalidade, e principalmente que você se sinta bem em casa sempre.

Se você ainda não tem um cantinho para chamar de seu para decorar com as inspirações da psicologia das cores, confira na Loja Virtual da Tenda nossos empreendimentos e escolha o seu! A Tenda está presente em nove estado do Brasil, confira mais em nosso site.

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.