MÓVEIS PLANEJADOS PARA APARTAMENTO PEQUENO: VALE A PENA?

Decoração

Para quem mora em apartamento pequeno, decorar os ambientes é uma tarefa muito importante, afinal, cada centímetro conta na hora de escolher as cores, tons e móveis que vão dar a cara que você sonha para o seu lar.  Nesse sentido, existe uma opção muito popular que pode te ajudar com a decoração: estamos falando dos móveis planejados!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Esse tipo de mobília pode ser uma ótima saída, pois são feitos sob medida e para espaços adaptáveis. Se você quer saber tudo sobre móveis planejados e como usá-los no seu apartamento Tenda, confira as dicas do nosso post.  

O que são móveis planejados? 

O que são móveis planejados | Cozinha planejada | Decoração | Blog da Tenda

Os móveis planejados são produzidos para atender todas as necessidades de quem vai usá-lo, seguindo as medidas exatas de cada ambiente. Ou seja, o tamanho dos móveis, cores, formas, tudo é feito pensando na preferência do cliente.  

Em outras palavras, são móveis que são construídos para funcionarem especialmente no ambiente. O marceneiro vai até a sua casa, tira todas as medidas do espaço e inicia a produção do móvel para o cômodo que você escolher. 

Quem nunca se impressionou ao visitar uma unidade decorada e perceber o quanto ambientes integrados e móveis planejados são capazes de otimizar o espaço? Por outro lado, para a maioria das pessoas um projeto completo de marcenaria simplesmente não cabe no orçamento — já comprometido com outras despesas. A boa notícia é que bastam alguns itens planejados para mobiliar o lar sem gastar muito. 

Quais são as vantagens dos móveis planejados?

Vantagens dos móveis planejados | Banheiro com armário planejado | Decoração | Blog da Tenda

O maior benefício dos móveis planejados é o ganho de espaço, por conta do aproveitamento de todo o pé direito e dos cantos entre as paredes.

Para chegar ao projeto ideal, um profissional com olhar treinado tira as medidas pessoalmente e sugere alguns modelos, levando em conta as necessidades da família e o orçamento disponível.

Mas as vantagens não param por aí: existem outras características que agregam valor a esse tipo de mobiliário. Confira!

Qualidade superior

Móveis planejados costumam ser feitos com espécies reflorestadas (pinus e eucalipto) cujo cultivo é sustentável. Delas se originam o MDF (empregado em partes estruturais) e o MDP (usado em prateleiras, portas e gavetas).

Compostos por resina e fibras de madeira compactadas, esses materiais conferem resistência, qualidade e durabilidade superior aos móveis. Isso permite que sejam comercializados, em média, com cinco anos de garantia contra defeitos de fabricação.

Personalização

A variedade de tipos de acabamentos, ferragens e puxadores é bem maior nos móveis planejados do que nos móveis comprados prontos, visto que tudo pode ser personalizado conforme o gosto do cliente.

A superfície, por exemplo, pode ser pintada, laqueada, revestida com fórmica fosca (laminado melamínico) ou brilhante e até com espelhos.

Organização

Como é possível definir o tamanho e a quantidade das divisórias no interior dos móveis, manter a casa organizada se torna mais simples, visto que cada objeto passa a ter o seu lugar. Com isso, até a fluidez e a ventilação dentro dos cômodos melhora.

A customização também é importante para atender às necessidades específicas de cada morador. Se você é apaixonado por moda, por exemplo, pode investir em um guarda-roupas com diversos cabideiros e gavetas. Já quem tem muitos livros pode solicitar um armário mais enxuto e uma estante integrada, por exemplo. 

Descontos

Geralmente, quanto maior o projeto, maior o desconto concedido pelos fabricantes. Por isso, tente encomendar tudo o que deseja de uma vez e negocie a melhor forma de pagamento.

Para baratear o orçamento, evite acabamentos especiais, como vidro, dispense puxadores requintados e escolha tonalidades mais claras, predominantemente brancas.

Outra dica é optar pelos planejados modulados (feitos com peças de medidas padrão), em vez dos sob medida (com as partes fabricadas uma a uma).

Não se preocupe com a estética: graças ao tamponamento (molduras colocadas para dar acabamento entre os armários, tetos e paredes), os modulados têm o mesmo efeito visual dos móveis sob medida.

Harmonia visual

Os móveis planejados padronizam boa parte da decoração, o que deixa os ambientes mais harmônicos. Assim, a combinação com peças prontas, sejam novas ou antigas, se torna mais fácil.

Basta escolher itens que conversem entre si e tomar cuidado na distribuição dos objetos para não atravancar os espaços.

Como usar os móveis planejados em apartamento pequeno? 

Como usar móveis planejados em apartamento pequeno | Apartamento com móveis planejados | Decoração | Blog da Tenda

Em um apartamento pequeno, cada ambiente possui uma função. Por isso, o ideal é que você combine a disposição dos cômodos com o papel que os móveis planejados desempenham. A seguir, veja como fazer isso:

Móveis planejados para cozinha

Antes de mais nada, é muito importante entender qual é a frequência com que você usa a cozinha para que o projeto seja o mais assertivo o possível. Por exemplo, se você não é muito fã de cozinhar e usa pouco o cômodo, alguns itens não são necessários. Agora, se você é quase um chef, vale a pena investir nesse ambiente com detalhes que deixam o espaço mais funcional. 

Armários feitos sob medida, com espaços milimetricamente reservados para o encaixe dos eletrodomésticos e da pia, bem como o armazenamento de panelas, alimentos e louças, garantem a organização da cozinha — algo essencial em ambientes integrados.

Móveis planejados para lavanderia

Para a área de serviço, a escolha da máquina de lavar é muito importante. A nossa dica é se possível opte por uma lava e seca, que vai ajudar a economizar espaço, dispensando o uso de varais. Mas, outra opção também é fazer uma abertura frontal na máquina, permitindo a criação de um balcão funcional sob o eletrodoméstico. 

Móveis planejados para sala de estar e jantar 

Nas salas de estar e de jantar, por exemplo, é bacana poder trocar os móveis de lugar quando quiser, dando uma cara nova aos ambientes mesmo sem ter adquirido nada diferente. Por isso, prefira móveis prontos e multifuncionais — mesa extensível, sofá-cama, entre outros — para a decoração de salas pequenas.

Além disso, também é interessante substituir a mesa tradicional pela famosa bancada de refeições, um móvel menor, mas que aproveita muito mais espaço e pode servir para outras funções. Você também pode investir em ambientes integrados, combinando tons e móveis dos dois cômodos. 

Móveis planejados para banheiro

O banheiro é um dos cômodos mais importantes na decoração de apartamento pequeno, afinal, por se tratar de um ambiente úmido e com algumas restrições, todo o cuidado é pouco. No entanto, o banheiro também tende a ser um dos menores ambientes do apartamento, ou seja, nada melhor do que apostar em móveis planejados para aproveitar cada cantinho e não sobrecarregar o ambiente com peças maiores do que a realidade. 

Nesse sentido, o armário planejado é o móvel mais indicado, mas tudo vai depender das suas necessidades. Além disso, você ainda pode pedir que o seu armário seja espelhado, ampliando o ambiente e trazendo um elemento moderno para a decoração. 

Por fim, você também pode aproveitar espaços vazios, como a parede, para instalar armários ou nichos. 

Móveis planejados para quarto de casal

Se você deseja ter móveis planejados em um quarto de casal, é muito importante levar em consideração dois pontos principais: o espaço disponível e as necessidades de quem vai usar esse ambiente. Afinal, se você planejar móveis muito grandes, o cômodo ficará ainda mais pequeno. Lembre-se sempre: menos é mais. 

Um guarda-roupas planejado oferece espaço suficiente para organizar todas as coisas do casal ­— acabando com o sofrimento de repassar peças amarrotadas por conta do aperto. Também permite armazenar roupas de cama (inclusive edredons mais grossos) e de banho, bem como malas de viagem e outros itens volumosos.

Além disso, há quem consiga montar um pequeno escritório dentro do quarto, usando-o como um home office e/ou cantinho de leitura a salvo da bagunça das crianças.

Móveis planejados para quarto de solteiro

No quarto das crianças, o raciocínio é o mesmo: você deve considerar o tamanho e o que elas precisam. Uma dica é esperar elas crescerem e, só então investir em um mobiliário definitivo, com direito à escrivaninha para estudos embutida. 

Qual é o valor dos móveis planejados? 

Qual é o valor dos móveis planejados | Banheiro com móveis planejados | Decoração | Blog da Tenda

Para saber quanto custa um móvel planejado, antes é muito importante entender quais são os fatores que normalmente são levados em conta pelos fabricantes na hora de montar o orçamento. Entre os principais itens, estão:

  • Tipo de cômodo: um móvel planejado para cozinha não vai custar o mesmo preço de um móvel planejado para banheiro. Tudo vai depender da sua necessidade e das funções do ambiente;
  • Metro quadrado: a metragem também é muito importante na hora de calcular o preço de um móvel planejado;
  • Material: quanto mais sofisticado for o material do móvel, mais caro ele poderá ser. Normalmente, as principais opções são MDF, MDP, compensados e madeira maciça. 

Em resumo, o material, o metro quadrado e o tipo de cômodo são os pontos que vão definir o preço do móvel planejado. Acima de tudo, converse com o marceneiro que vai fazer o projeto para você, buscando condições que além de caberem no seu bolso, vão deixar o seu apartamento com a sua cara. 

Quando vale a pena investir em móveis planejados?

Quarto de apartamento pequeno | Quarto de casal | Decoração | Blog da Tenda

Ainda que o valor dos móveis planejados seja superior ao dos prontos, estamos falando de uma solução capaz de transformar o uso dos ambientes mais importantes do lar, principalmente, em imóveis pequenos. Para quem se preocupa com funcionalidade e quer ter uma decoração moderna e bonita, eles valem o investimento!

O prazo de entrega também costuma ser maior do que para os móveis prontos, visto que são produzidos sob encomenda e não constam em estoque. 

Em relação ao preço, cada pessoa deve avaliar o custo-benefício considerando as necessidades da sua família. Só assim é possível saber se o investimento vale mesmo a pena. Mas, de forma geral, os móveis planejados são uma boa solução para quem mora em apartamento pequeno e quer apostar em novidades na hora de decorar. 

Dicas para escolher os móveis planejados perfeitos 

Decoração em apartamento pequeno | Sala de estar decorada | Decoração | Blog da Tenda

Um dos grandes diferenciais dos móveis planejados é a funcionalidade. Se ele não tiver uma função, a chance de você não ser tão assertivo na sua escolha é maior. 

Por isso, existem muitas formas de usar móveis planejados em apartamento pequeno. Conheça a seguir! 

Aposte em mecanismos retráteis 

Em primeiro lugar, uma boa ideia para quem mora em apartamento pequeno é escolher móveis planejados que tenham a função retrátil, ou seja, que podem dobrar, esticar e mudar de tamanho. Eles são práticos, versáteis e o melhor de tudo: podem ser guardados quando você não precisar usá-los, por exemplo.

Uma forma de usar esse móvel planejado é em bancadas de refeição, estudo ou trabalho, que podem ser encontradas no modelo retrátil, facilitando o uso da cozinha. Já para o quarto, existem camas que se dobram ou reclinam para a parede, deixando um espaço útil nesse cômodo. Por fim, não poderíamos deixar de falar do famoso sofá-cama, que tem a capacidade de se tornar um dormitório. 

Escolha móveis mil e uma utilidades 

Para quem mora em apartamento pequeno, quanto mais funções um mesmo móvel tiver, melhor. Por exemplo: o sofá pode virar cama, a cama pode abrir gavetas, a mesa pode virar uma prateleira com nichos e por aí vai. Acima de tudo, a criatividade deve predominar nesse ponto, sempre considerando a configuração do seu espaço e claro, das suas necessidades. 

Opte por móveis suspensos 

Móveis suspensos ou aéreos são uma ótima forma de economizar espaço e ganhar circulação, o que sem sombra de dúvidas pode fazer muita diferença para quem mora em apartamento. Em outras palavras, se for possível prefira colocar os móveis na parede ao invés de apoiá-los no chão. 

Neste caso, você pode usar racks e criados mudos suspensos, armários aéreos, nichos e prateleiras. 

Faça integração de ambientes 

Sem dúvidas, uma dica que não poderia faltar para você aproveitar o uso de móveis planejados é fazer a integração dos ambientes do seu apartamento pequeno. Nesse sentido, as principais vantagens são ter cômodos mais amplos, sensação de espaço e um visual mais leve e organizado.

Para isso, você pode optar por móveis planejados que valorizem dois ambientes ao mesmo tempo, como bancadas entre a cozinha e a sala, estantes vazadas com nichos, divisórias, entre outros.

Esconda alguns móveis 

Para quem mora em apartamento pequeno, esconder alguns móveis e eletrodomésticos pode ser fundamental para criar um ambiente mais amplo. Por exemplo, você pode usar uma porta de correr para esconder a máquina de lavar na sua área de serviço, que apesar de ser um aparelho fundamental, pode economizar mais espaço, certo?

Por isso, aproveite das funções dos móveis planejados para ganhar espaço. Ainda mais, sempre que possível prefira portas de correr, já que elas não precisam de um espaço para abertura. 

Prefira puxadores 

Seja embutido ou em um modelo padrão, o puxador é um complemento para os móveis planejados em apartamento pequeno, seguindo no conceito de não atrapalhar a circulação, criando um ambiente amplo. 

Em outras palavras, na hora de conversar com o marceneiro responsável pelos móveis planejados do seu apartamento, veja a possibilidade de inserir os puxadores no seu projeto. 

Use espelhos 

Além de serem mais bonitos, os móveis planejados com espelho podem ajudar ainda mais na amplitude e luminosidade dos cômodos. A partir disso, existem diversas opções de uso: em armários de cozinhas, de quartos, bancadas, móveis suspensos, racks, e por aí vai. Acima de tudo, se você está em busca de decorações charmosas e funcionais, os espelhos certamente vão ser uma boa. 

Conheça a parceria da Tenda com a Casa Ybá  

Casa Ybá | Conheça a parceria da Tenda com a Casa Ybá | Decoração | Blog da Tenda

Como vimos, os móveis planejados para apartamento pequeno podem ser uma ótima opção para decorar a sua casa de forma funcional e criativa. Feitos sob medida de acordo com os seus desejos e necessidades, existem muitas opções de móveis planejados para usar em apartamento, desde a cozinha até o banheiro. Sem sombra de dúvidas, é uma opção muito considerável. 

Pensando em te ajudar com a decoração do seu apartamento Tenda, agora nós somos parceiros da Casa Ybá, uma empresa focada em móveis planejados para apartamentos na planta. A Casa Ybá é representante da Unicasa, a maior fábrica de móveis da América Latina.  

Assim, é possível você ter um apartamento pequeno com móveis planejados do jeito que você sempre sonhou, em um processo 100% online e com parcelas flexíveis e diluídas durante a evolução da obra, sem juros e reajustes. Perfeito, né?  

Gostou de entender tudo sobre móveis planejados e quer tirar esse sonho do papel? Então, saiba mais sobre a parceria da Construtora Tenda com a Casa Ybá e conheça todas as suas possibilidades! 

Sobre a Tenda

Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo. Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.

Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um apartamento muitas vezes parece ser algo impossível para muitos brasileiros. Por isso, a nossa missão é colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.

Acredite, com as nossas condições exclusivas somadas a grande parceria que temos com o programa Casa Verde e Amarela, o substituto do Minha Casa Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.

Nós já realizamos o sonho de mais de 120 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para ajudar cada vez mais brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, apartamentos à venda no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.

Além de mais de 50 lojas físicas nos nove estados em que atuamos, também oferecemos a comodidade da Loja Virtual Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel. No nosso site, você também encontra ferramentas como o Simulador de Financiamento e a Calculadora dos Sonhos que te ajudam no planejamento da compra.

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar as suas dúvidas e te acompanhar durante todo o processo.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.