MÓVEIS PARA APARTAMENTO PEQUENO: COMO ESCOLHER?

Decoração

Os apartamentos pequenos são um grande desafio para decorar e mobiliar. Cada centímetro é importante na hora de organizar o ambiente. Contudo, encontrar o móvel perfeito para os cômodos com medidas limitadas parece ser impossível, mas não é. Por isso, confira as dicas para fazer uma boa escolha de móveis para o seu apartamento pequeno.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Tenha em mãos as medidas do seu apartamento

Foto de medidas de planta de apartamento | Imóvel compacto | Blog da Tenda

O primeiro passo para escolher bem os móveis e itens de decoração para apartamentos pequenos é ter as medidas da planta. Isso porque, é muito frustrante comprar um móvel e descobrir que a peça não cabe no apartamento. Então, para evitar esse tipo de problema, medir cada parte da sua residência é fundamental antes de comprar a mobília e as peças decorativas.

Além disso, cada centímetro aproveitado é importante para não afetar na circulação e decoração do lugar. Logo, procure medir a altura e a largura de cada parede. Não se esqueça também de medir a distância do teto até o chão e as lacunas entre cada cômodo. Assim, você conseguirá comprar os móveis ideais com o tamanho adequado para cada cômodo.

Saiba qual é o espaço real disponível

Foto de um casal medindo o espaço dos móveis | Decoração para espaços reduzidos | Blog da Tenda

A princípio, para escolher bem os móveis para um apartamento pequeno é preciso saber qual é a área que tem disponível. Por exemplo, se o seu imóvel tem 45m², não adianta pensar em fazer uma decoração baseada numa casa que seja o dobro desse tamanho.

Vale ressaltar que escolher os móveis errados para sua casa pode comprometer a circulação. Além disso, você pode criar uma casa “Frankstein”, cada cômodo de um jeito sem harmonia na decoração. Lembre-se, o mais importante é criar uma ambientação adequada para você e sua família.

Pense nas escolhas de acordo com o dia a dia da sua família

Foto de uma família afrodescendente se divertindo na sala | Decoração para espaços enxutos | Blog da Tenda

 

O dia a dia de cada família varia, porque cada uma tem sua rotina. Existem famílias com criança, sem criança, com pets, pessoas que moram sozinhas, enfim são diversos formatos familiares. Contudo, esses pontos precisam ser avaliados na hora de escolher o mobiliário.

Ao eleger os móveis do seu apartamento pequeno, leve em consideração o dia a dia da sua família. Principalmente se a casa possui crianças, porque, é preciso ter certos cuidados com relação à segurança. Saiba que não adianta ter móveis bonitos, se não forem seguros.

Outro ponto a ser levado em conta é o comportamento das pessoas da sua casa. Analise se é preciso ter determinados móveis que, de fato, serão utilizados com frequência pelos moradores. Por exemplo: sua família costuma beber socialmente todos os dias? Será preciso ter um bar no seu apartamento? Ou será necessário ter um rack na sala de estar?

Além disso, ao escolher os móveis, verifique se não há nenhum comprometimento da área, como uma mesa de jantar gigante ou um sofá enorme, etc. Sobretudo, o mais importante nos locais pequenos é a proporcionalidade e funcionalidade que os móveis vão oferecer para sua família no dia a dia.

Crie espaço integrado no apartamento

Foto de um apartamento pequeno por dentro | Como decorar um espaço enxuto | Blog da Tenda

 

Dividir os cômodos é coisa do passado! Mas cuidado, não é seguro sair derrubando as paredes do seu apartamento, pois alguma pode ser a sustentação do edifício. Caso você queira fazer alguma reforma maior, não se esqueça de solicitar as autorizações necessárias e contratar profissionais da área, engenheiros e arquitetos.

Uma solução bacana é aproveitar bem os espaços. Para isso, escolha móveis que proporcionem uma dinâmica entre a sala de estar e sala de jantar, e até mesmo com a cozinha.

Procure itens mais compactos, práticos e confortáveis. Escolha móveis que unifiquem os ambientes, além de permitir acomodar mais pessoas no cômodo. A opção é ter uma mobília que integre a sala de estar com a sala de jantar, ou até mesmo ter o home office no quarto, entre outros.

Outro ponto importante, analise se cada móvel está cumprindo com seu papel dentro da casa. Por isso, posicione cada mobília de maneira estratégica para criar ambientes diferentes no mesmo local.

Então, opte por móveis que sejam multiuso, os famosos 2 em 1. Um exemplo claro são os pufes e baús, que podem ser utilizados como mais um assento na mesa de jantar ou acomodar mais uma pessoa na sala de estar. Além disso, você pode guardar o que precisar nos baús.

Faça testes de onde ficarão os móveis do apartamento pequeno

Antes de sair comprando todos os móveis que te agradam, faça testes antes de ir às compras. A dica é usar jornais ou fitas adesivas para simular o tamanho dos móveis nos locais definidos. Assim, você terá uma visão mais clara de como ficará acomodado o móvel naquele cômodo.

Faça uma lista dos móveis que serão colocados em cada cômodo

Foto de um checklist, de uma lista | Espaços compactos | Blog da Tenda

Após descobrir qual espaço disponível, comece a listar os móveis maiores e fundamentais como: sofá, cama, guarda-roupa, armários, etc.

Depois disso, pense nas peças complementares, os itens e acessórios de decoração, como: espelhos, quadros, prateleiras, nichos, etc. Assim, fica mais fácil você definir as prioridades e o que usar nos lugares que sobrarem. Por fim, não se esqueça de considerar os locais de circulação.

Utilize os espaços aéreos

Foto de uma cozinha pequena branca | Decoração para imóvel reduzidos | Blog da Tenda

 

É preciso ter muito jogo de cintura para tornar funcional um apartamento pequeno. Para isso, ocupe ao máximo as regiões superiores dos ambientes, como: armários, prateleiras, ganchos, suporte e nichos. Lembre-se que para ter um local funcional, a organização é fundamental.

Então, para deixar tudo em ordem, utilize caixas organizadoras e cestos. Além de acomodarem bem tudo o que você precisa guardar, dão um toque de personalidade ao local. Eles são ótimos para arrumar as louças na cozinha, livros, toalhas, cobertas, produtos de higiene no banheiro, materiais de limpeza na lavanderia, etc.

Aposte na multifuncionalidade

Foto de dentro de um apartamento pequeno | Como decorar imóvel compacto | Blog da Tenda

 

A multifuncionalidade dos móveis é essencial para que ambientes pequenos se tornem práticos. Um espaço enxuto tem que ser multifuncional e privilegiar os locais que você e sua família mais utilizam. Não adianta investir muito nos quartos, sendo que você e sua família ficam 90% do tempo na sala de estar e cozinha, por exemplo.

Além disso, aproveite os móveis que desempenham mais de uma função e integrem ao máximo os recintos. Só para ilustrar, um banco serve como assento na sala de jantar ou para as pessoas integrarem na sala de TV. Já os pufes podem ficar debaixo da rack ou nicho de TV, outra hora eles acrescentam mais lugares à mesa de jantar.

Assim, ao dar mais de uma função ao mesmo móvel, diminui a quantidade de peças no cômodo, proporcionando mais leveza e espaço livre para circulação. Por fim, o mais importante é conseguir extrair todas as possibilidades de ter ambientes multifuncionais no seu apartamento pequeno.

Móveis multifuncionais

Foto de um sofá-cama aberto | Mobile um imóvel com espaço reduzido | Blog da Tenda

Conhecidos como móveis dois em um, a mobília multifuncional é essencial para locais menores. Alguns exemplos de móveis multifuncionais são: baús que viram mesinhas, banquinhos que se transformam em mesas laterais, poltronas da sala de estar que se tornam mais assentos na mesa de jantar. Além desses, o sofá-cama que pode ser montado e desmontado de acordo com a necessidade, cama box baú, estantes com painel de TV giratória que permitem que o aparelho atenda mais ambientes, entre outros.

Também, não podemos esquecer dos móveis dobráveis ou retráteis que são uma excelente alternativa para otimizar o espaço do seu apartamento pequeno.

Móveis para apartamentos pequenos com linhas retas

Os móveis com linhas retas são ideais para apartamentos pequenos. Pois, eles oferecem uma sensação de continuidade e amplitude. Além disso, o design mais retilíneo funciona melhor, porque oferece o encaixe perfeito de outros itens e facilita a locomoção dentro do ambiente.

Crie ambientes reversíveis

Em apartamentos compactos, a melhor estratégia é explorar ao máximo os móveis multifuncionais para criar ambientes reversíveis. A dica é apostar em móveis dobráveis ou retráteis, que se adaptam às necessidades do momento. Eles podem transformar uma sala em quarto, ou quarto em home-office rapidamente.

Um bom exemplo é o sofá-cama, perfeito para locais pequenos. Quando o móvel está fechado, dá o toque perfeito para sala de estar. Quando aberto, ele transforma o local em dormitório. Além disso, quando você não tem mais quartos disponíveis para receber visitas e hóspedes, um sofá-cama confortável vai acomodar bem qualquer um.

Além do sofá-cama, a cama retrátil é uma excelente opção para áreas menores. Por exemplo, caso você tenha um home office no seu quarto, a cama dobrável pode servir como assento. E quando necessário, ao desdobrá-la, é possível utilizá-la como mesa ou aparador. Incrível, não é mesmo?

Cama suspensa

A cama suspensa é ideal para decorar ambientes pequenos. Na parte superior, onde fica a cama, você pode descansar tranquilamente. Já na parte debaixo, você ganha local extra para criar um home office ou uma área de brincadeiras para as crianças. São diversas possibilidades para usar uma área de estar de forma inteligente, prática e confortável.

Uso da parede

Foto de quarto infantil com prateleira e cama | Mobília ideal para imóveis compactos | Blog da Tenda

As paredes são grandes aliadas para compor uma decoração funcional em apartamentos pequenos. Elas podem substituir divisórias e estantes. Além disso, delimitam cômodos, decoram e também ganham a função de armazenamento. Por fim, os armários e móveis suspensos nas paredes liberam mais locais de circulação e proporcionam leveza ao ambiente.

Escolha bem as cores

A escolha das cores é muito importante para criar um ambiente amplo e aconchegante. Se você quer dar uma sensação de amplitude no seu apartamento pequeno, utilize móveis com cores claras e neutras para deixar o local mais leve. Agora, para dar o toque de personalidade à sua casa, invista em cores mais vibrantes nos itens de decoração, como: almofadas, roupas de cama, objetos decorativos, quadros, colchas, cortinas, etc. Aposte também em móveis com cores claras, que proporcionam um lugar leve e amplo.

Espelhos: o coringa da decoração

Foto de sala de estar e cozinha de apartamento pequeno com espelho na parede | Itens para imóvel compacto | Blog da Tenda

 

Os espelhos são uma das peças mais coringas para a decoração. Eles dão aquela sensação de que o local é mais amplo e mais profundidade. Além disso, os espelhos refletem a iluminação, distribui a luminosidade e tornam mais leves e claros os ambientes escuros.

A dica é utilizar móveis espelhados, como mesinhas, portas de guarda-roupa ou armários, que não deixam de transmitir a sensação de amplitude, dependendo do tamanho e posição do móvel, claro. Lembre-se, use com moderação os espelhos em pontos estratégicos do cômodo, como: entrada do apartamento, corredores e na parede atrás do sofá. Saiba que o excesso de espelhos pela casa pode deixar os cômodos desconfortáveis e confusos.

Portas de correr

Foto de uma porta de correr branca | Como escolher móveis para imóvel compacto | Blog da Tenda

As novas queridinhas da decoração, as portas de correr são ótimas apostas para banheiros e quartos. Elas garantem a separação eficaz dos cômodos, sem ocupar o espaço que uma porta convencional consome. Além disso, invista também em portas de correr nos armários, pois otimizam ainda mais a circulação do ambiente.

Móveis planejados para apartamentos pequenos

Foto de uma cozinha e sala de jantar com móveis planejados em apartamento pequeno | A mobília ideal para imóvel compacto | Blog da Tenda

 

A mobília planejada é uma das melhores soluções para a decoração de um apartamento pequeno. Os projetos garantem o melhor aproveitamento da área disponível no cômodo, respeitando todas as características do lugar em que será instalado os móveis.

Normalmente, móveis planejados costumam ser mais caros que os convencionais. Contudo, vale a pena ter cada canto aproveitado ao máximo no seu apartamento pequeno. Além disso, garante um ambiente mais organizado e funcional. E mais, os projetos aproveitam bem até as paredes e liberam mais locais para a circulação.

Sobretudo, avalie seu orçamento e se puder invista em móveis feito sob medida. Pesquise as empresas que fazem marcenaria planejada, analise o custo-benefício e faça esse investimento.

4 vantagens de ter móveis planejados no seu apartamento

Uma alternativa para decorar e mobiliar um apartamento pequeno é investir em móveis planejados. É uma boa oportunidade de utilizar o mesmo material na casa toda, além de garantir um visual bacana para sua residência. Confira, a seguir, as vantagens de investir em marcenaria planejada para seu apartamento:

  • Organização: os móveis planejados são um projeto personalizado de acordo com as suas necessidades. Eles permitem organizar tudo o que quiser da melhor forma possível, aproveitando cada cantinho do apartamento!
  • Sofisticação: móveis planejados contam com acabamentos de primeira, quando feitos por bons  profissionais. Assim, eles se tornam parte da decoração da casa e valorizam o imóvel!
  • Custo-benefício: mesmo que inicialmente o investimento seja alto, os móveis planejados acompanham os moradores do apartamento por um bom tempo.
  • Resistência: de acordo com as funções de cada móvel, é possível escolher o tipo de material que será usado para cada tarefa. Assim, os móveis planejados  são feitos para suportar eletrodomésticos pesados como cooktops, fornos embutidos, etc.

Na sequência, confira como a nossa cliente Daiane decorou todo o seu apartamento Tenda com estilo e muita personalidade dos móveis planejados.

Móveis para apartamentos pequenos 

Escolher os móveis e itens de decoração para imóveis pequenos é um desafio. Por isso, cada peça deve ser escolhida com cuidado para aliar design e funcionalidade. A seguir, listamos os móveis ideais para apartamentos pequenos que garantem os ambientes multifuncionais e práticos.

Móveis para sala de estar pequena

Foto de uma sala de estar de apartamento pequeno com painel de tv | Marcenaria planejada para imóvel compacto | Blog da Tenda

 

A sala de estar é um ambiente especial, onde as famílias se reúnem para ter seus momentos de entretenimento e diversão. Hoje em dia, um dos maiores aliados para a decoração de sala de estar pequena são os painéis para TV’s.

Os painéis acomodam facilmente a TV Smart e muitos deles contam com prateleiras e nichos. Esses são locais ideais para colocar itens de decoração, plantas, tudo o que você quiser para criar uma decoração harmônica. Além disso, são muito práticos de serem instalados na parede da sala, sem ocupar o espaço do cômodo. É uma boa opção para substituir, por exemplo, o rack da sua sala de estar.

Outro móvel que é muito versátil e que transforma uma sala de estar em quarto é o sofá-cama. Durante o dia, o móvel é a peça central da sala, garantindo conforto e um ambiente moderno. À noite, pode oferecer um lugar bem confortável para que alguma visita durma bem.

E para fechar, a mesa de centro podem ser um grande empecilho para a circulação de uma sala de estar pequena. Então, troque por baús que funcionem também como mesinhas laterais.

Móveis para sala de jantar pequena

Foto de sala de jantar de apartamento com mesa redonda | Itens ideais para imóvel compacto | Blog da Tenda

 

Geralmente, a sala de jantar de um apartamento tem uma área muito limitada. A dica para ter uma mesa de jantar funcional e bonita é investir num canto alemão.

É um móvel que permite que mais pessoas fiquem acomodadas no banco, enquanto outras utilizam as cadeiras. Além disso, o ideal é ter uma mesa com pé central, que oferece mais comodidade para as pessoas sentarem à mesa. Outro ponto importante é usar cadeiras sem braços ou aproveitar as poltronas da sala de estar.

Uma outra alternativa para aproveitar todos os cantinhos num apartamento pequeno, é substituir a mesa de jantar por um balcão de refeições. Por ser um móvel menor, o balcão de refeições também pode integrar a sala de jantar e a cozinha, além de proporcionar um maior aproveitamento do ambiente.

Mas, caso você queira uma mesa de jantar convencional, aposte nas mesas redondas. Além de acomodar bem as pessoas, ocupa menos espaço no cômodo.

Móveis para cozinha pequena

Foto de uma cozinha pequena de apartamento | Como mobiliar um imóvel | Blog da Tenda

 

A cozinha é o coração de todo lar e escolher móveis para um apartamento pequeno é preciso muita sabedoria. Justamente, para quem usa bastante a cozinha é preciso investir em funcionalidade. A melhor sugestão é adquirir os gabinetes que ficam abaixo da pia, além dos armários modulares que ajudam a otimizar o espaço do cômodo.

Uma possibilidade de economizar a área limitada de uma cozinha de apartamento é embutir os eletrodomésticos. Para os casos de móveis planejados, tenha em mente o quanto você usa cada lugar da cozinha. Por exemplo, se você não cozinha muito, talvez os elementos para a área do fogão não sejam essenciais para o projeto.

Móveis para quarto de casal pequeno

Foto de cama de casal com prateleiras na cabeceira | Como escolher a mobília certa para imóvel enxuto | Blog da Tenda

Para mobiliar um quarto de casal de um apartamento pequeno, priorize os locais disponíveis no cômodo. Especialmente, porque no dormitório do casal, normalmente, contam com dois móveis grandes, a cama de casal e o guarda-roupa. A dica é colocar apenas os móveis necessários.

Então, invista em cama box baú, pois na parte inferior da cama você ganha mais um local de armazenamento. Assim, poderá acomodar suas roupas de cama e banho como: edredons, cobertas, lençóis, colchas, toalhas, etc.

Já para os guarda-roupas, opte pelos modelos que tem uma boa altura e que ofertem muitas prateleiras. É dessa maneira que você terá mais um lugar para acomodar suas roupas de forma organizada.

Agora, se você quer dar um toque de personalidade na decoração, utilize prateleiras para acomodar livros e itens decorativos. As prateleiras são muito versáteis, os modelos maiores podem se transformar em mesas de cabeceira embutidas ou até mesmo em uma mesa lateral, transformando parte do seu quarto em home-office.

Outro ponto importante é fazer o bom uso da iluminação indireta do local. Aproveite para usar espelhos e luminárias embutidas, para garantir mais amplitude e complementar a iluminação do cômodo.

Móveis para quarto infantil pequeno

Foto de quarto infantil com beliche e mesa para estudos | Mobília perfeita para espaços enxutos | Blog da Tenda

Criar um ambiente confortável e divertido para as crianças em um apartamento pequeno é uma tarefa desafiadora. Para o quarto infantil que tem mais de uma criança, a melhor opção de móvel é o beliche.

Um grande aliado na otimização do espaço dos pequenos, o beliche não perde o foco decorativo. Além disso, disponibiliza mais locais no cômodo para as crianças brincarem ou estudarem. Já um beliche feito sob medida se ajusta facilmente ao quarto e mantém a funcionalidade sem prejudicar a movimentação para subir e descer. Aproveite as laterais das camas para colocar acessórios e crie um ambiente lúdico para a criançada.

Agora, para manter a organização dos brinquedos, os baús são peças coringas na decoração de quartos infantis. Além de serem mais um local de armazenamento, os baús podem ser utilizados como assento para as crianças estudarem no quarto. Aposte também em nicho para acomodar os livros e peças decorativas.

Móveis para banheiro pequeno

Foto de um banheiro branco pequeno de apartamento | Móveis para espaços reduzidos | Blog da Tenda

O menor cômodo de um apartamento, o banheiro precisa de móveis que aproveitem muito bem cada centímetro. Inicialmente, o banheiro não precisa de muitos móveis, mas é preciso pelo menos um bom gabinete para acomodar os produtos de higiene pessoal.

A opção de fazer um armário planejado é bem interessante para otimizar a área disponível. Mas, para ter mais um  local de armazenamento, é possível instalar um armário pequeno aéreo na parede, nichos ou prateleiras que podem atender às suas necessidades.

Móveis para lavanderia pequena

Foto de uma lavanderia pequena de apartamento | Móveis para imóveis enxutos | Blog da Tenda

 

Para garantir o máximo de funcionalidade de uma lavanderia pequena, os maiores móveis aliados são: as prateleiras, os nichos suspensos, balcões e armários aéreos. Os balcões são perfeitos para aproveitar bem o local abaixo do tanque. Assim, você pode colocar todos os seus produtos de limpeza.

Contudo, se escolher fazer um projeto de móveis planejados, na área da lavanderia invista numa máquina que lava e seca embutida. Assim, é uma forma de dispensar o uso de varais nesse local. Além disso, os modelos desse tipo de máquina, normalmente contam com uma abertura frontal, que permite você instalar um balcão sobre a mesma. É uma forma de ganhar um lugar extra para organizar tudo adequadamente!

Uma dica simples também é comprar aquelas tábuas de passar que são armários multifuncionais. Assim, conforme você fecha, a tábua vira um armário sem ocupar muito o ambiente.

Móveis para escritório pequeno ou home-office

Foto de sala de estar com home office de apartamento | Como mobiliar imóveis com pouco espaço | Blog da Tenda

O home office é uma realidade de muitas pessoas. É essencial criar um ambiente prático para trabalhar em casa com conforto e funcionalidade. Nem sempre em um apartamento pequeno tem um cômodo disponível para criar um escritório em casa. Então, fazer o home office na sala ou no quarto é uma boa alternativa.

Aqui, a escolha certa é colocar uma prateleira na parede para transformá-la em uma mesa. Prateleiras com uma boa largura e espessura vão permitir otimização do cômodo de maneira inteligente. A dica é instalar em uma parede ou numa pequena área na varanda, no quarto, na sala de estar, e assim você cria o seu mini home-office.

Dica de ouro: desapego para ter mais espaço para os móveis para apartamento pequeno

A lista de móveis para apartamento pequeno é composta pela mobília necessária que sua família precisará no dia a dia. Contudo, é preciso abrir mão de algumas coisas, escolher móveis que realmente serão fundamentais no cômodo. Por exemplo, optar entre um sofá ou uma poltrona. Se o sofá será a peça chave da sua sala de estar e não ter espaço para a poltrona, desapegue.

É inviável ter muitos móveis em ambientes pequenos. Além de deixar os cômodos carregados visual e fisicamente, um cômodo abarrotado é menos prático para o dia a dia e mais difícil de limpar.

Então, prefira investir no estilo minimalista. Essencialmente, este estilo de decoração defende que o importante é ter à nossa volta somente o que de fato tem um significado e uma funcionalidade para nossas vidas. O minimalismo é um estilo de vida que acaba rendendo uma decoração mais clean e com propósito. E mais, você também pode aplicar essa regra do minimalismo em seu guarda roupa, na sua casa, no seu dia a dia.

Sendo assim, com essas dicas e uma dose de criatividade, você poderá decorar e mobiliar seu apartamento pequeno com a área que estiver disponível. Lembre-se de optar por móveis compactos e que vão se integrar aos ambientes, contribuindo com a decoração e sua rotina.

Por fim, se você ainda não escolheu um apartamento para chamar de seu, confira os apartamentos à venda da Construtora Tenda. Estamos prontos para te ajudar nessa conquista!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.