ESTILO DE DECORAÇÃO: ROMÂNTICO

Decoração

Se você quer que o seu apartamento ou casa tenha uma decoração que crie um ambiente acolhedor, íntimo e único, o Estilo Romântico é a opção ideal.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Antes de mais nada, o estilo não é necessariamente feminino. Para a arquitetura e design de interiores, a decoração romântica remete a ambientes mais íntimos, serenos e elegantes. Inspirado no movimento literário Romantismo (meados 1770 – Século XVIII), o Estilo de Decoração Romântico é delicado, leve e cria um espaço muito aconchegante.

Neste artigo, você vai descobrir como decorar seu apartamento com o Estilo Romântico de maneira simples.

Características do Estilo Romântico

A princípio, o Estilo Romântico possui elementos marcantes que compõem a decoração com leveza e aconchego. Confira abaixo as principais características da decoração romântica para você se inspirar:

  • Flores e estampas florais são essenciais para o estilo;
  • Móveis no estilo provençal, vintage ou com linhas arredondadas;
  • Paleta de cores neutras, tons pastéis e candy colors;
  • Papéis de parede com estampas florais, poás, listras, adamascada, entre outros padrões;
  • Uso de lustres de cristais, abajures e luminárias clássicas;
  • Elementos decorativos com texturas de renda, bordados, crochês, etc.

Por fim, não esqueça de utilizar flores naturais na composição da decoração do ambiente. Com isso, você dará o toque de leveza e conforto do estilo.

Móveis com estilo romântico

Os móveis com estilo provençal ou vintage são predominantes na decoração romântica. Tanto as peças em madeira, quanto em ferro com linhas arredondadas, bem como móveis restaurados com estilo vintage, garantem o ambiente aconchegante e sereno.

Você deve estar se perguntando: “Mas, quais tipos de móveis devo ter para decorar um apartamento romântico?” Calma, para te dar mais clareza do que investir, confira uma lista de móveis que sugerimos para decoração:

  • Mesas redondas ou ovais;
  • Móveis com linhas arredondadas;
  • Peças com pés trabalhados e arredondados;
  • Bancos estofados com tecidos de estampa floral ou no estilo capitonê (com aqueles botões que parecem furos);
  • Móveis de ferro e/ou madeira;
  • Peças brancas, bege, azul claro, amarelo claro.
Sofá Rosa com acabamento em capitonê | Blog da Tenda

Sofá no estilo provençal com acabamento em capitonê (com botões no encosto).

Qual a melhor paleta de cores para o Estilo Romântico?

Em resumo, quando se trata de cores, o Estilo Romântico normalmente conta com tons pastéis, neutros ou candy colors como rosa queimado, verde menta, amarelo e azul clarinho.

Tons suaves como branco, areia, marfim ou palha também compõem a lista de cores da decoração romântica. Contudo, o importante é saber equilibrar as cores em cada ambiente, seja na pintura do espaço, nos móveis e/ou nas peças decorativas.

Quarto de casal romântico com tom pastel | Blog da Tenda

Quarto de Casal Estilo Romântico com cores pastéis.

 

Da mesma forma, é possível utilizar cores mais intensas, para dar um destaque especial ao espaço.

Sala de Jantar com Estilo Romântico com parede rosa | Blog da Tenda

Cores mais intensas ou vivas podem compor a decoração romântica do ambiente.

Estampas e Papel de parede para o Estilo Romântico

Certamente, se existe um recurso decorativo prático que transforma qualquer ambiente é o papel de parede. Para dar o tom romântico e delicado ao espaço, escolha papéis de parede com estampas florais, poás, listras e adamascados.

Sala de Estar com Papel de Parede Adamascado | Blog da Tenda

Crie um destaque especial no ambiente com papel de parede com estampa adamascada.

 

Inegavelmente, as estampas florais são a marca registrada do estilo romântico. Por isso, use a criatividade, utilize os desenhos florais nos papéis de parede ou em outros elementos decorativos. Assim, você conseguirá dar aquele toque único e criar um espaço leve e confortável.

Poltrona vintage com estofamento florido | Blog da Tenda

Móveis com estofamento florido também criam um ambiente romântico.

A Iluminação para criar um ambiente romântico

A iluminação natural é valorizada no estilo de decoração romântico durante o dia. Em contrapartida, para o período da noite, a dica são as lâmpadas com baixa luminosidade, para garantir um ambiente aconchegante e intimista.

Sala de Estar com iluminação com baixa intensidade | Blog da Tenda

A iluminação de baixa intensidade cria um ambiente aconchegante.

Invista também em abajures e luminárias com estilo clássico. Com toda a certeza, são elementos que vão proporcionar mais personalidade aos cômodos. Além disso, use também lustres de cristais para serem o ponto focal da sua sala de estar ou de jantar.

Sala de Jantar Romântica com lustre de cristal e flores | Blog da Tenda

Utilize lustre de cristal na sala de jantar para dar o toque romântico ao espaço.

 

Elementos decorativos românticos

Em primeiro lugar, se você quer trazer a essência da decoração romântica para sua casa, invista em peças e elementos românticos que mudam qualquer espaço.

Ao mesmo tempo, para dar aquele toque delicado, leve e acolhedor à decoração do seu apartamento, aposte em vasos de porcelana ou opções em branco com flores naturais e plantas distribuídos nos cômodos

Da mesma forma, coloque peças decorativas em formato de flores, acessórios de vidro ou cristal, itens metálicas em dourado, prata e cobre. Sem dúvida, são complementos como estes que dão mais personalidade ao espaço.

Além disso, você também pode utilizar texturas de rendas, laços, tricô e crochê, de forma equilibrada para harmonizar o ambiente. Seja nos lençóis da cama, papel de parede, cortinados, sofás, poltronas etc.

Invista também em quadros com imagens do campo, da natureza ou de flores, pois eles dão um toque especial ao cômodo. Por fim, para ampliar o ambiente, use espelhos com molduras em arabesco que também trazem a identidade da decoração romântica.

Sala de estar com decoração estilo romântico e espelhos vintage | Blog da Tenda

Crie uma parede de destaque no ambiente com espelhos vintage.

 

Agora, se você ainda tem alguma dúvida de como decorar seu apartamento ou casa com o estilo romântico, confira a seguir como decorar cada cômodo.

Decoração de Sala Estilo Romântico

A sala de estar ou sala de TV é o ambiente que a família se reúne para ter aquele momento junto para descontração. As salas românticas são conhecidas por serem aconchegantes e suaves, perfeitas para aquelas pessoas que amam ambientes cheios de conforto e personalidade.

Com o intuito de trazer mais equilíbrio e leveza à sua sala, escolha tons pasteis que vão deixar o ambiente leve e delicado. Na iluminação, utilize lustres ou luminárias clássicas para compor a decoração com personalidade.

Já os móveis devem ser no estilo provençal ou vintage, caraterísticos do estilo romântico. Só para exemplificar, o uso de estampas florais em peças estofadas, como almofadas e até mesmo em puffs e poltronas, garantem uma sala altamente romântica.

Sala de Estar com estilo romântico | Blog da Tenda

A sala de estar com estilo romântico é serena e acolhedora.

Nesse sentido, escolha sofás, que possuam estofamento com tecido macio (como suede) e acabamento em capitonê. Assim, você dará um toque de charme  e um brilho especial ao ambiente.

Sala de Estar Romântica com sofá em capitonê vintage | Blog da Tenda

Para ter uma sala de estar com estilo romântico, utilize elementos de decoração vintage e vasos com flores distribuídos no ambiente.

E para complementar o cômodo, distribua de forma harmoniosa vasos com flores, quadros com molduras antigas, velas, tapetes felpudos, mantas para sofá com rendas ou em crochê.

Afim de adicionar mais cor a sua sala de estar romântica, escolha pontos focais (como quadros, vasos, almofadas, peças decorativas, etc.) e aplique cores vivas.

Quarto de Casal com Estilo Romântico

Os quartos de casais com o estilo romântico possuem um toque de acolhimento e suavidade, além de oferecerem muito conforto. Por isso, no cantinho do casal, aposte em tons claros como areia, marfim, azul clarinho, amarelo claro, entre outras opções.

Ao utilizar o papel de parede, a estampa adamascada é uma excelente escolha para adicionar um ar sofisticado ao ambiente.

Quarto de Casal com papel de parede estampa adamascada | Blog da Tenda

Utilize papel de parede com estampa adamascada e cores neutras para criar um quarto de casal com estilo romântico.

Além disso, uma das principais dicas para compor a decoração do quarto romântico é ter objetos que combinam com a personalidade do casal. Por exemplo, objetos com apego afetivo, espelhos com molduras clássicas, entre outros elementos, dão o toque leve e romântico que todo casal almeja.

Visto que a cama é o ponto central do quarto, é possível expressar o estilo romântico tanto na estrutura do móvel, com uma cama de madeira ou ferro, quanto na roupa de cama, com uma colcha e lençóis com estampas desse universo.

Quarto de Casal com estilo romântico e cama com dossel | Blog da Tenda

O dossel (armação de madeira forrada com tecidos) sobre a cama de casal dá um toque intimista ao ambiente.

Uma dica bônus: o dossel é perfeito para quartos altamente românticos, garantindo mais privacidade e beleza ao quarto do casal.

Quarto infantil romântico: delicado e acolhedor

Garantir um espaço agradável, funcional e acolhedor para as crianças parece ser um grande desafio. Entretanto, o quarto infantil romântico é a aposta perfeita para criar um espaço aconchegante, confortável e prático para os pequenos.

O design gracioso dos móveis no estilo provençal, com linhas arredondadas, garantem segurança e muito charme ao ambiente.

Quarto Infantil Estilo Romântico | Blog da Tenda

O quarto infantil romântico é acolhedor, sereno e gracioso.

No quarto das crianças, use cores claras no espaço e papéis de parede com desenhos delicados e serenos. Por exemplo, estampas como flores, corações, listras, borboletas, desenhos aquarelados e arabescos, dão a sensação de aconchego que as crianças precisam para o dia a dia.

Quarto de Princesa Romântico com penteadeira vintage | Blog da Tenda

Para criar um quarto de princesa estilo romântico, complete a decoração com penteadeiras vintage.

Com a finalidade de criar um quarto de princesa, invista em uma penteadeira no modelo provençal, esse móvel é perfeito para compor o quarto para meninas com estilo romântico.

Cozinha Romântica

Com toda a certeza, a cozinha é também um dos lugares mais acolhedores de um lar. Para deixar sua cozinha com estilo romântico, confira abaixo os itens que completam a decoração do ambiente.

  • Aposte em mesas redondas ou ovais no estilo provençal;
  • Cadeiras estofadas com estampas florais ou tecidos macios;
  • Crie um cantinho do café com uma parede de destaque com canecas decoradas;
  • Para os fãs de chá, utilize os blues e jogos de chá para completar a decoração da cozinha;
  • Use panelas, caldeirões, pratos decorados, bandejas de prata para complementar a decoração.
Cantinho de canecas para cozinha com estilo de decoração romântica | Blog da Tenda

Crie um cantinho de canecas para deixar sua cozinha mais romântica e acolhedora.

Em resumo, para criar um ar mais romântico na sua cozinha, invista em flores naturais com vasos, luminárias clássicas, toalhas de mesa com estampas apropriadas para o estilo como florais, arabescos, adamascadas, listras e poás.

Cozinha com Estilo de decoração Romântico | Blog da Tenda

Utilize texturas de rendas na roupa de mesa para deixar a cozinha com toque romântico.

E para iluminar o ambiente, escolha cores com tons pasteis e frescos, pois são infalíveis para dar o tom de aconchego na cozinha romântica.

Cozinha com decoração romântica com flores | Blog da Tenda

Vasos com flores distribuídos pela cozinha é a marca registrada do estilo romântico.

Banheiro com estilo romântico

O banheiro é um ambiente que também podemos investir numa decoração mais romântica.

Antes de mais nada, crie uma parede de destaque com espelho com moldura antiga. Essa peça combinada com um papel de parede com estampa romântica e uma bancada com estilo vintage é o combo perfeito para o banheiro.

Banheiro decorado com estilo romântico | Blog da Tenda

Para deixar seu banheiro com estilo romântico, coloque vaso com flores e invista em pias arredondadas.

E para completar, coloque prateleiras com vasos de flores para deixar seu banheiro confortável e com personalidade.

Sala de Jantar Romântica

A sala de jantar também é um espaço que pode expressar toda a leveza e graciosidade do estilo romântico na decoração. Use lustres clássicos de cristais como a peça central do ambiente.

Para os móveis, a mesa de jantar provençal com cadeiras estofadas, é essencial para deixar sua sala de jantar mais romântica e única.

Sala de Jantar com Estilo Romântico | Blog da Tenda

Aposte em vasos com flores, velas e roupa de mesa com estampas florais para deixar a sala de jantar com estilo romântico.

E para finalizar com personalidade, vasos com flores da estação sobre a mesa são um verdadeiro charme.

Agora, é só aproveitar as dicas do artigo para decorar seu apartamento ou casa com estilo romântico, e dar todo o toque de aconchego, leveza e personalidade ao seu lar.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Uma resposta para “ESTILO DE DECORAÇÃO: ROMÂNTICO”

  1. Roberto Frias disse:

    Excelente Artigo, as vezes achamos que decorar é absurdo de difícil, mas esse artigo nos trouxe um leveza de entendimento e com belos exemplos e lindas imagens, que mostram como precisamos aprender que a sofisticação e simplicidade andam de mãos dadas, inspirador, amei. :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(1) Comentários
  • Roberto Frias

    Excelente Artigo, as vezes achamos que decorar é absurdo de difícil, mas esse artigo nos trouxe um leveza de entendimento e com belos exemplos e lindas imagens, que mostram como precisamos aprender que a sofisticação e simplicidade andam de mãos dadas, inspirador, amei. :)

Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.