DICAS PARA DECORAR E ORGANIZAR UMA COZINHA PEQUENA

Decoração

Maior nem sempre quer dizer melhor, especialmente quando falamos de cozinhas, não é? Quanto maior esse cômodo, maior o trabalho com a limpeza, por exemplo. Uma cozinha pequena, organizada e funcional é o seu sonho de consumo? Então confira nossas dicas para ter um espaço útil e decorado da maneira que você sempre imaginou!

Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!

Tais, assistente virtual da Alea | Blog da Alea
Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Por que é importante pensar na decoração de uma cozinha pequena?

Cozinha pequena | Decoração | Blog da Tenda

Que a cozinha é o cômodo mais gostoso da casa, todo mundo concorda. Hoje em dia, ela deixou de ser somente um espaço para preparar refeições e se tornou um dos principais ambientes de um lar. Afinal, é ali que acontecem os encontros entre amigos e familiares, principalmente se esse cômodo estiver ligado à sala.

Além da estética, a decoração de uma cozinha pequena deve levar em conta como facilitar o seu dia a dia e proporcionar mais momentos de descontração. Por isso, planejar cada etapa, desde a distribuição dos móveis aos itens decorativos, é essencial.

Acima de tudo, com a decoração a certa é possível aproveitar melhor qualquer espaço, independentemente do tamanho do cômodo. No caso de uma cozinha pequena, existem algumas práticas que dão uma sensação de maior amplitude e deixam o local mais funcional. Descubra!

Dicas para decorar uma cozinha pequena

Armários coloridos | Decoração | Blog da Tenda

Da escolha das cores à colocação de prateleiras, existem muitas ideias boas para decorar esse cômodo. Para te ajudar, separamos abaixo as melhores opções para você se inspirar e criar a sua.

Aposte no estilo de cozinha americana

A cozinha americana tem se tornado cada vez mais popular nas casas brasileiras. Muitos apartamentos inclusive já vêm com esta proposta no projeto. Em resumo, é uma cozinha integrada com a sala de estar. Este estilo proporciona um ambiente mais prático, moderno e amplo, já que abre mão de uma ou duas paredes.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados na decoração para que a estética da cozinha se harmonize com as outras áreas da casa. Aqui, nossa dica é optar por itens “duas faces” no momento de escolha dos móveis ou prateleiras que irão dividir os espaços. Ou seja, móveis que podem ser utilizados tanto na sala quanto na cozinha, como armários e bancadas. Você pode até mesmo procurar acabamentos diferenciados para cada um dos lados!

Opte por cores claras

Cozinha clara | Decoração | Blog da Tenda

Sem dúvida, o uso de cores claras é uma das formas mais clássicas para criar uma sensação de amplitude em um ambiente pequeno. Isso porque esse tipo de tonalidade tende a refletir a luz com mais facilidade, fazendo com que as pessoas se sintam em um espaço maior.

Desse modo, apostar em tonalidades claras na decoração de uma cozinha pequena é um grande acerto. Quer trazer mais personalidade ao espaço? É só incluir elementos decorativos com cores mais vivas e marcantes, como um quadro ou eletrodomésticos coloridos. Assim, é possível deixar a sua cozinha mais alegre até com pequenos detalhes.

Invista em armários suspensos e prateleiras

Com toda a certeza, os armários são alguns dos principais elementos de uma cozinha e fundamentais na otimização do espaço. Juntamente com as prateleiras, é possível criar uma composição cheia de estilo e que consegue transmitir sua identidade e gostos pessoais.

Para deixar a cozinha ainda mais organizada, invista em armários suspensos. Além de charmosos, eles não comprometem a área de circulação e, ainda por cima, aumentam a praticidade do ambiente, já que as louças e panelas ficam sempre à mão.

Instale bancadas

Bancadas | Decoração | Blog da Tenda

Multifuncionais, as bancadas podem ser usadas tanto no momento de preparo quanto na apresentação da refeição, com a função de uma mesa. Ainda mais, ao optar por uma bancada você delimita de forma mais precisa o espaço da cozinha e da sala. Dessa maneira, a sensação é de que esses dois ambientes são maiores do que parecem.

Você também pode aproveitar o espaço livre embaixo da bancada, como uma opção de armazenamento extra na cozinha. Esse é o lugar perfeito para guardar panelas, frigideiras e até livros de culinária, por exemplo.

Embora existam diferentes modelos de bancadas, como o modelo de MDF ou o de alvenaria, o mais importante é que elas sejam fabricadas com um material que combine com o restante da decoração do apartamento. Além disso, é fundamental que ela apresente um tamanho proporcional e adequado ao espaço existente. Então, nada de exageros, ok?

Use a iluminação à seu favor

Para deixar sua cozinha ainda mais bonita, adicione diferentes tipos de iluminação. Lembre-se que uma boa iluminação faz a cozinha parecer maior, independentemente da cor.

Por isso, procure colocar alguma luz sob o gabinete para iluminar a área de trabalho e destacar seus armários. Do mesmo modo, você pode adicionar fitas de com luz de LED embaixo de prateleiras e armários ou optar por luminárias pendentes.

Uma dica importante é substituir as lâmpadas incandescentes pelas versões mais eficientes em termos de energia.

Decore uma cozinha pequena com azulejos

Azulejos | Decoração | Blog da Tenda

Muito utilizado para proteger as paredes da umidade e da gordura, os azulejos são um dos itens que merecem ser escolhidos com bastante atenção. Afinal, se o modelo instalado não combinar com o restante da cozinha, você pode acabar com a decoração prejudicada e com a sensação de menos espaço.

Por outro lado, como existe uma grande variedade de opções no mercado, a escolha desse acabamento é uma das etapas mais divertidas da decoração de uma cozinha. Portanto, fique atento aos modelos e aproveite!

Preste atenção no piso

Pisos | Decoração | Blog da Tenda

Atenção aqui! Se a sua cozinha for integrada à sala, os pisos de cada cômodo devem combinar. Entretanto, não é raro encontrar casas e apartamentos onde a cozinha tem piso de ladrilhos coloridos e sala de estar conta com um piso de madeira, por exemplo. É uma questão de gosto. O ideal mesmo é escolher um revestimento que facilite a limpeza.

Aplique um papel de parede

Quer decorar sua cozinha de um jeito diferente sem gastar muito? Invista no papel de parede! Nossa sugestão é aplicar uma estampa ou desenho que combine com o ambiente e em apenas uma parede. Afinal, menos é mais.

Avalie os eletrodomésticos

Vale a pena pensar bem e procurar escolher modelos que se encaixem na decoração. Caso contrário, a composição do espaço será prejudicada. Se for possível, opte pelo fogão, conhecido também como cooktop. Ele é ideal para uma cozinha pequena, pois ocupa menos espaço e deixa o ambiente com um ar moderno. Como o objetivo é otimizar o espaço, a geladeira e o forno também precisam ter um tamanho compacto.

Pense fora da caixa

Cozinha americana | Decoração | Blog da Tenda

Na hora de decorar a sua cozinha, vale pena a pensar um pouco fora da caixa, em soluções criativas. Muitas vezes uma solução inovadora pode sair muito mais barato. Procurar um bom marceneiro como uma alternativa às grandes lojas de móveis planejados, por exemplo, pode custar menos e ter um resultado mais bonito e personalizado.

Que tal uma parede de lousa riscada com giz? Além de decorativa, ela pode ser utilizada para recados, receitas ou mesmo para montar a lista de compras da casa. Algumas banquetas modernas também são bem-vindas para acomodar os amigos e familiares.

Como escolher os móveis para uma cozinha pequena?

Móveis para cozinha | Decoração | Blog da Tenda

Para que a sua cozinha ofereça a praticidade e a beleza que você deseja, é fundamental considerar alguns fatores ao escolher os móveis desse espaço. Por isso, separamos a seguir uma pequena lista com algumas dicas do que levar em conta nesse momento.

Considere o tamanho de todos os móveis

Um dos maiores desafios para quem tem uma cozinha pequena é conseguir aproveitar o espaço da melhor maneira possível. Portanto, antes de escolher um móvel, é importante verificar exatamente o que cabe nesse cômodo.

Procure por algum destaque

Destaque colorido | Decoração | Blog da Tenda

Decorar a cozinha é uma das melhores partes de se mudar para uma nova casa. Por isso, ao escolher os móveis, avalie bem cada peça, veja se ela combina com os demais elementos decorativos da casa e, é claro, se é do seu gosto.

Avalie as funcionalidades de cada móvel

Dentre os vários ambientes de uma casa, a cozinha é aquele que precisa ser o mais funcional, já que é ali que preparamos as refeições e guardamos diversos utensílios. Dessa maneira, procure sempre considerar a funcionalidade dos móveis na hora da compra. Veja a sua facilidade de limpeza e como o móvel pode facilitar a sua rotina.

Procure móveis planejados para uma cozinha pequena

Como aproveitar o máximo cada área é fundamental, uma boa alternativa são os móveis planejados. Eles se baseiam na produção de um projeto feito exclusivamente para o seu apartamento, e assim deve atender todas as suas demandas.

Além disso, é possível integrar no projeto alguns móveis multifuncionais, que permitem a realização de várias tarefas em uma única peça.

Como deixar uma cozinha pequena mais espaçosa?

Cozinha espaçosa | Decoração | Blog da Tenda

Agora que já sabe a importância de criar uma sensação de amplitude, mesmo em ambientes pequenos, que tal conferir algumas dicas de como deixar a sua cozinha mais espaçosa? É só continuar a leitura!

Considere bancadas móveis

Apesar de não ser muito comum no mercado, você pode recorrer a essa opção se a sua cozinha for muito pequena. Pode ser uma mesa com rolamento ou até gavetas que se abrem em bancadas. Você verá que é possível encontrar maneiras para expandir a área disponível.

Verticalize sua cozinha

Aposte na verticalização da sua cozinha, utilizando prateleiras e organizadores suspensos, opções versáteis e baratas. Neles, você pode colocar potes com alimentos e temperos que você usa no dia a dia, ou ainda louças e outros utensílios. Você também pode explorar essa ideia de verticalização da cozinha de várias outras maneiras, como  prateleiras de correr em armários e organizadores suspensos nas portas dos gabinetes. Use sua criatividade!

Coloque espelhos ou opte por móveis com vidros

Espelhos ou superfícies espelhadas sempre aumentam a sensação de amplitude nos ambientes. Então, que tal tentar incorporá-los na sua cozinha?

Dicas para organizar uma cozinha pequena

Organização | Decoração | Blog da Tenda

Tudo pronto, sua cozinha está decorada e linda. Mas como mantê-la organizada? Descubra!

Priorize o essencial

Geralmente, a desordem e a bagunça acontecem por falta de espaço suficiente para armazenamento. Porém, na maioria das vezes, mais espaço não é a solução. A solução pode estar em simplificar e organizar a sua cozinha.

Passe por armários e gavetas e retire qualquer coisa que você não use há um bom tempo. Depois de limpar os armários, limpe também aqueles itens que estão muito expostos na cozinha e não têm utilidade.

Ao decorar uma cozinha pequena, ter tudo sempre à mão é importante, mas o principal é: tenha apenas o suficiente. Chega de guardar coisas! Viver com o que você realmente usa é a melhor forma de aproveitar o espaço e ter uma cozinha bonita e organizada.

Foque no espaçamento entre os móveis e eletrodomésticos

Espaço otimizado | Decoração | Blog da Tenda

Para aproveitar o ambiente da melhor maneira possível, preste atenção à disposição e ao espaçamento dos móveis. Segundo especialistas, a pia deve ficar entre o fogão e a geladeira. Ou seja, fogão e geladeira nunca podem ficar juntos, para que um não interfira na temperatura do outro. Se o seu espaço for muito reduzido, procure colocar a geladeira na parede de frente para o fogão.

Planeje sua despensa

Uma despensa é um bom lugar para armazenar mantimentos de maneira organizada e prática. As vasilhas plásticas e os potes de vidro transparentes são ótimos para guardar alimentos. A transparência dos frascos permite que vejamos o que tem dentro, assim tiramos do armário apenas o que será usado na hora. Outra vantagem é que os potes com tampa fazem uma boa vedação, assim sua comida fica protegida.

Aproveite cada cantinho

Cozinha organizada | Decoração | Blog da Tenda

A lateral dos armários inferiores é o local perfeito para pendurar itens pesados ou difíceis de guardar, como os coadores de café, escorredores e tábuas de corte, por exemplo. Sua cozinha agradece.

Maximize o espaço do seu armário

Se está faltando lugar para armazenar suas coisas, busque alternativas que fazem o espaço render. Usar uma sapateira presa à porta do seu armário é uma maneira fácil de fazer isso. Nos bolsos do organizador você pode colocar borrifadores, esponjas, luvas de limpeza e o que mais for preciso guardar.

Organize de acordo com a frequência de uso

Pode parecer óbvio, mas é importante deixar aquilo que mais usamos mais próximo das mãos. Os pratos e copos de uso diário, por exemplo, devem ficar acima do balcão. Já os itens menos usados, como fôrmas de bolo, devem ir para a parte alta dos armários. Tudo pra facilitar a sua vida!

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de acompanhar nosso Blog para mais conteúdos e de seguir a Tenda também no Instagram e Facebook!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.