DECORAÇÃO DE QUARTO INFANTIL: DESCUBRA AS MELHORES DICAS E INSPIRE-SE

Decoração

A decoração de quarto infantil é um dos momentos mais aguardados e divertidos quando mudamos para um novo lar. Por isso, é importante decorar o quarto para que seja o mais aconchegante, agradável e prático possível. Quer descobrir como? Confira agora nossas dicas!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Como montar uma decoração de quarto infantil?

Decoração de quarto infantil | Blog da Tenda

Em primeiro lugar, um quarto infantil deve ser funcional. Afinal, é nesse espaço que as crianças irão brincar, estudar, descansar e crescer. Então, não esqueça também de considerar os gostos dos pequenos, suas preferências e opiniões.

Contudo, sabemos que a preocupação de muitos pais é em relação a quanto vai custar a decoração do quarto e ao espaço disponível na casa ou apartamento. Mas a boa notícia é que é possível criar um quartinho dos sonhos mesmo sem um grande orçamento ou espaço.

Decoração de quarto infantil pequeno

Decoração de quarto infantil pequeno | Blog da Tenda

A decoração de um quarto infantil pequeno exige um pouco de planejamento, para que se aproveite todo espaço disponível. Desde o tamanho dos móveis até a disposição dos mesmos, é preciso pensar em cada detalhe. Pensando nisso, criamos uma lista do que levar em consideração ao começar a decorar um quarto pequeno. Veja!

Entenda o espaço

Antes de mais nada, faça a medição do quarto e planeje o que você deseja incluir em cada cantinho. Defina primeiro o que é indispensável para deixar o quarto confortável e funcional.

Atenção aos móveis

É muito importante que todos os móveis sejam escolhidos não só pelo modelo, mas também pelo tamanho. Pense em como ele ficará no quarto, se vai atrapalhar a circulação das crianças e como será usá-los no dia a dia. Escolha móveis versáteis que vão acompanhar seu filho ou filha por muito tempo. Avalie se vale a pena adquirir móveis planejados.

Bicama para quartos compartilhados

Decoração de quarto infantil compartilhado | Blog da Tenda

Duas crianças em quarto pequeno? Sem problemas! Se o quarto for compartilhado, uma boa dica é investir em bicamas. Dessa maneira, o quarto fica com mais circulação e ainda ganha um elemento a mais de diversão na hora do sono.

Economize na decoração de quarto infantil

Para economizar na hora de montar o quarto das crianças, você pode reaproveitar móveis existentes e reformá-los, evitando a necessidade de adquirir novos. Além disso, aposte em almofadas, papéis de parede, quadrinhos ou uma pintura de parede feita por você. Assim, o quarto fica bem decorado sem gastos desnecessários.

Dicas de decoração de quarto infantil

Dicas de decoração de quarto infantil | Blog da Tenda

Agora que você viu como é fácil montar um quarto infantil em um espaço pequeno e sem gastar muito, confira as principais dicas de decoração para deixar esse cômodo ainda mais bonito.

Descubra os gostos da criança

É fundamental levar em consideração o gosto do seu filho na hora de fazer a decoração. Cada criança tem uma personalidade e preferências diferentes. Entretanto, é preciso ter cuidado para não exagerar, colocando tudo e mais um pouco. Assim, não tenha medo de não satisfazer todas as vontades dos pequenos.

Monte uma decoração temática

Decoração de quarto infantil temática | Blog da Tenda

Uma dica bem legal é fazer uma decoração temática para quarto infantil. Para isso, você pode investir em brinquedos, parede pintada com tinta lousa, um jogo de cama divertido ou ainda o papel de parede com o tema favorito da criança. Seja de dinossauros, princesas ou super-heróis, com certeza a criança vai adorar!

Abuse da criatividade

Decoração de quarto infantil desenho | Blog da Tenda

Invista na criatividade para fazer uma decoração simples e barata. Por exemplo, exponha no quarto os desenhos e pinturas feitos pelas crianças. Imagine a felicidade delas ao verem suas obras em destaque. Se quiser, mande emoldurar para deixar ainda mais especial.

Junte funcionalidade e beleza

Opte por itens que decorem o ambiente e ao mesmo tempo tenham utilidade. Um bom exemplo são luminárias e porta livros que, além de suas funções, também servem como itens decorativos.

Use as cores preferidas das crianças

Cores do quarto infantil | Blog da Tenda

Cada criança tem uma cor preferida. Por isso, que tal deixar elas escolherem as cores do quarto? Seja rosa, lilás, azul ou verde, o importante é deixar que a criança escolha sua cor favorita.

Aposte no papel de parede

Outra dica é decorar o quarto com papéis de parede. Além de simples e personalizado, ele gera uma economia pois sozinho é capaz de dar uma cara nova ao ambiente. Escolha aquele que é mais compatível com os gostos da sua criança.

Tenha organizadores

Organizadores | Blog da Tenda

Para manter a organização do quarto e ainda deixar o ambiente customizado gastando pouco, aposte em caixas organizadoras. Aproveite para ensinar às crianças a importância de manter o quarto organizado.

Nichos e prateleiras na decoração do quarto infantil

As prateleiras e nichos são perfeitos para quem quer decorar quarto infantil gastando pouco. Eles também são ideais para decorar um quarto infantil pequeno, pois se encaixam em qualquer lugar sem ocupar muito espaço.

Crie um cantinho de estudo

A decoração de quarto infantil deve ter um espaço para a criança de estudar ou mesmo desenhar. Para isso, monte um cantinho de estudo. Além de lindo, ele é prático e incentiva as crianças a fazerem suas atividades.

Preste atenção na iluminação

Iluminação | Blog da Tenda

É importante não obstruir a janela com móveis ou mesmo com uma cortina muito pesada ou escura. Além disso, invista em uma iluminação direta e outra indireta, usando abajures e luminárias no ambiente.

Deixe tudo ao alcance das crianças

Usar estantes, prateleiras e nichos com objetos como livros e brinquedos no alcance das crianças, para que elas possam escolher o que querem ler, brincar e até mesmo a hora que preferem deitar um pouquinho para relaxar.

Fique atento à segurança

Prateleiras | Blog da Tenda

Nada de peças pontiagudas, de materiais que possam machucar e, principalmente, nada de peças desmontáveis que possam ser engolidas. Uma boa dica é colocar protetores emborrachados nas quinas dos móveis e ficar sempre de olho se a criança não tem o hábito de escalar os móveis, pois pode ser bem perigoso.

Decoração de quarto infantil feminino

Decoração de quarto infantil feminino | Blog da Tenda

A decoração de quarto infantil feminino é muito marcada pelos tradicionais tons de rosa e lilás. Porém, vale ressaltar que isso não é uma regra. Como já dissemos, cada criança tem sua cor favorita e nada deve ser imposto a elas.

Para montar a decoração de quarto infantil feminino, você pode usar bonecas em prateleiras que vão trazer esse toque feminino ao ambiente, mesmo que ela prefira usar tons de marrom na decoração e papéis de parede com estampa floral, por exemplo. No entanto, se você quiser trazer um ar mais infantil, escolha modelos com desenhos como de borboletas e animais.

Por último, você também pode usar a mesa ou escrivaninha do quarto como uma penteadeira. Para isso, só é preciso um espelho e uma luminária ou abajur sobre o móvel. Uma pequena mudança que faz toda a diferença!

Decoração de quarto infantil masculino

Decoração de quarto infantil masculino | Blog da Tenda

As cores azul e verde são as mais utilizadas na decoração de quarto infantil masculino. Aqui, vale a pena investir em nichos e prateleiras para colocar os brinquedos favoritos da criança e decorar o ambiente. O papel de parede também é uma ótima opção de decoração. Você pode optar por estampas de robôs, naves, heróis etc. Se preferir, modelos neutros como os listrados e xadrez também ficam super bonitos.

Organização do quarto infantil

Organização | Blog da Tenda

No quarto das crianças, brinquedos e bichos de pelúcia ficam por todo o lado, mas a organização deve prevalecer. As melhores alternativas para te ajudar nessa tarefa são as caixas organizadoras, cômodas, armários e prateleiras. Isso porque todas são opções perfeitas para guardar os brinquedos de forma rápida e eficiente.

O essencial é ensinar às crianças a importância da organização e limpeza do ambiente. Uma dica é transformar essa atividade em uma brincadeira. Dessa forma, seus filhos saberão desde pequenos a valorizar o espaço e todos os bens da casa.

Curtiu as nossas dicas? Então acompanhe a gente também no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todos os conteúdos!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.