DECORAÇÃO DE NATAL: COMO DECORAR SUA CASA PARA CEIA DE NATAL

Decoração

O último mês do ano chegou, juntamente com a contagem regressiva para as festas de fim de ano, o Natal e o Ano Novo. Sobretudo, as preparações para organizar a ceia e fazer a decoração de Natal estão a todo vapor. Se você precisa de inspiração para decorar sua casa na época mais festiva do ano, confira as dicas para fazer uma decoração natalina criativa e encantadora.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

E mais, neste artigo você também vai descobrir a origem do Natal, o motivo do Natal ser comemorado no dia 25 de dezembro, entre outras curiosidades sobre essa data.

Como surgiu o Natal?

A princípio, o Natal é uma comemoração de tradição cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. Em particular, é um período que se comemora também a fraternidade e o amor ao próximo. Apesar disso, a origem do Natal é mais antiga que se parece.

Origem do Natal | Decoração de Natal | Blog da Tenda

A teoria mais aceita entre os historiadores é sobre as comemorações pagãs relacionadas com o solstícios de inverno. Esses povos antigos celebravam com festividades o início da estação mais fria do ano no hemisfério norte. No entanto, no período do Império Romano, a celebração também era dedicada ao deus romano Saturno, deus da colheita e do tempo (conhecido também como Cronos). Depois de muito tempo, a data foi apropriada pelos primeiros cristãos e utilizada para celebrar o nascimento de Cristo.

Por que comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro?

De antemão, o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro por causa do Papa Julius I (337-352). No ano 350 d.C., um decreto do Papa Julius I, determinou a substituição da veneração ao deus romano Saturno pela data que teria nascido Jesus Cristo. Posteriormente, a data foi decretada como feriado pelo Imperador Justiniano, em 529 d.C..

Por que comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro? | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Assim, o Natal é celebrado todos os anos no dia 25 de dezembro. Todavia, algumas pessoas comemoram o Natal na virada do dia 24 para o dia 25; e outras realizam a festa somente no dia 25. De qualquer maneira, o Natal, no ponto de vista religioso, comemora o nascimento de Jesus Cristo. Por outro lado, do ponto de vista laico, é uma data comemorativa que celebra a fraternidade, além de ser muito atrativa para o comércio.

O que significa Natal?

Primordialmente, a palavra Natal tem origem no idioma latino, que faz referência à palavra “natalis”, que significa nascer, nascimento. Hoje em dia, a palavra Natal tem dois significados, um relacionado ao dia de nascimento; o dia em que alguém nasce. Já o outro significado é relacionado a data comemorativa de final de ano.

Como surgiram os símbolos de Natal?

Para começar, como toda e qualquer celebração, os símbolos definem o significado do que será comemorado. Sobretudo, os símbolos natalinos são utilizados tanto com sentido religioso, como para determinar o início das comemorações de fim de ano.

Significado dos símbolos natalinos | Decoração de Natal | Blog da Tenda

No entanto, durante as comemorações de Natal, vários símbolos são utilizados com significados distintos e com origem pagã ou religiosa. A seguir, confira os principais objetos e rituais da grande celebração natalina.

Presépio

O presépio é um dos principais enfeites de Natal com significado religioso. Principalmente, porque é o símbolo natalino que representa a cena do nascimento de Cristo, retratando todo o cenário da manjedoura. Na sequência, confira as figuras principais do presépio:

  • A Sagrada Família – José, Maria e o Menino Jesus;
  • Os três Reis Magos;
  • O anjo Gabriel;
  • Os animais;
  • E a Estrela de Belém.

O presépio é a representação do nascimento do Menino Jesus | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Nesse sentido, o presépio surgiu por volta do século XIII, na Itália. São Francisco de Assis quis recriar a cena do nascimento de Jesus com a intenção de explicar ao povo como teria acontecido o evento. Depois disso, a montagem do presépio tornou-se uma tradição forte e passou a ser feita nas casas, igrejas e em diversos locais no período do Natal.

Em particular, o presépio simboliza a união do divino com o terreno, pois a cena do nascimento de Jesus reúne pessoas, animais e a figura de Deus. Além disso, os anjos utilizados nas decorações de Natal remetem ao anjo São Gabriel, o arcanjo que anunciou à Maria que ela seria mãe de Jesus.

Da mesma maneira, a tradição de dar presentes no Natal surgiu por conta dos três Reis Magos. Justamente, porque eles foram à procura de Jesus para adorá-lo e dar-lhe presentes. Assim, se justifica o costume de trocar presentes nessa época com um fator religioso, porém, também aumenta o furor do comércio nessa altura do ano.

E por fim, as estrelas que são colocadas nos topos das árvores de Natal são uma representação do sinal da Estrela de Belém, seguido pelos Reis Magos para encontrar o lugar onde Jesus teria nascido.

Árvore de Natal

Com toda a certeza, a árvore de Natal é um dos símbolos mais importantes e populares da celebração. Mesmo que nem todo mundo monte o presépio, a árvore de natal, normalmente, está presente na maioria dos lares e lugares no fim de ano.

Origem da tradição de árvore de Natal | Decoração de Natal | Blog da Tenda

 

No entanto, a tradição de montar a árvore de Natal nasceu com os povos pagãos que enxergavam as árvores como um símbolo da fertilidade. Entretanto, devido algumas culturas antigas, as árvores que ficavam verdes o ano todo, eram símbolos de prosperidade. Justamente porque, muitos povos que habitavam em locais com inverno mais rigoroso, essas árvores eram marcantes por permanecerem verdes mesmo durante às baixas temperaturas.

Contudo, a ideia também de colocar árvores com folhas permanentemente verdes dentro de casa, passou a ser associada à crença da garantia de fertilidade. Por isso, com o passar do tempo e à medida que a Europa era cristianizada, a árvore que era um símbolo pagão, foi aos poucos integrada aos costumes cristãos. Especialmente, por Martinho Lutero, o principal nome da Reforma Protestante, que montou a primeira árvore de Natal em casa.

Por que a árvore de Natal é um pinheiro?

Em particular, o pinheiro é uma árvore que simboliza a vida. Isso porque, é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno rigoroso, enquanto a maioria das árvores perdem as folhas.

Pinheiro de Natal | Decoração de Natal | Blog da Tenda

De acordo com a origem da tradição, os povos da região dos países bálticos, cortavam pinheiros, levavam para suas casas e os enfeitavam da mesma forma que fazemos atualmente. No entanto, outra parte da história da popularização da árvore de Natal foi com a expansão do cristianismo na Europa. O monge São Bonifácio, na tentativa de acabar com a crença pagã, cortou com um machado o pinheiro sagrado e associou o formato triangular da árvore à Santíssima Trindade, e as folhas perenes dos pinheiros à eternidade de Jesus.

Não obstante, por volta de 1530, Martinho Lutero caminhava por uma floresta na Alemanha e encantou-se com a imagem de um pinheiro coberto de neve. Ao chegar em casa, ele fez uma reprodução da imagem vista na floresta.

Quando montar a árvore de Natal?

De acordo com a tradição cristã, a árvore de Natal deve ser montada no domingo Advento, geralmente, quatro semanas antes do Natal. Contudo, o Advento é um momento de preparação, um período em que os fiéis, além de celebrar o nascimento de Jesus, se arrependem de seus pecados e promovem a fraternidade entre a igreja.

Quando desmonta a árvore de Natal?

Da mesma forma que na montagem do símbolo natalino, a árvore de Natal é desmontada no Dia de Reis, normalmente, em 06 de janeiro. Conforme a tradição cristã, o dia de desmontar a árvore de Natal é uma homenagem aos três Reis Magos que foram visitar e conhecer o menino Jesus em Belém, levando seus presentes: ouro, mirra e incenso.

Tipos de árvore de Natal

Atualmente, as árvores de Natal são produzidas em diversos tamanhos e cores. Existem diversos modelos, desde árvores naturais até às artificiais. Bem como, árvores modernas que são feitas nas paredes, até o clássico pinheiro de Natal. Porém, o mais importante é ter em mente o local que você vai acomodar a árvore de Natal e complementar a decoração natalina em sua casa.

Tipos de árvore de Natal | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Depois de definir o local onde vai ficar a sua árvore de Natal, agora é o momento de você escolher o modelo. Seja a árvore artificial ou uma árvore de Natal natural, defina o tipo que mais combina com seu estilo. Na sequência, confira alguns modelos de árvores de Natal.

Árvore de Natal natural

Antes de mais nada, se você optar em ter uma árvore natural, um pinheiro de Natal, lembre-se que é uma planta que requer cuidados especiais. A primeira dica é, se você for comprar a árvore natural, a data ideal é após o dia 5 de dezembro, para que ela dure no período das festividades sem apresentar folhas ou galhos ressecados.

Árvore de Natal natural | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Depois disso, compre apenas árvores que apresentam raízes. Além do mais, verifique os buraquinhos na parte inferior do vaso, que auxiliam na vasão da água que rega a planta. Isso quer dizer que, é preciso regá-la para que a árvore continue verdinha durante um bom tempo. Por isso, é importante saber todos os detalhes ao fazer a escolha do pinheiro de Natal.

Ademais, por se tratar de uma árvore de verdade, coloque-a em um local que receba bastante sol e ventilação. Vale lembrar que será preciso trocar de vaso conforme a árvore foi crescendo. Acima de tudo, ao tomar os devidos cuidados, é possível manter a árvore no vaso por até três anos. E por fim, não é possível colocar enfeites natalinos muito pesados, porque pode afetar na resistência dos galhos.

Árvore de Natal artificial

Sem dúvidas, as árvores de Natal artificiais são as mais comuns durante as festividades de fim de ano. Justamente, porque são mais práticas para decorar e para guardar após as festas. A seguir, selecionamos os principais modelos de árvores de Natal para que você possa escolher a que mais combina com seu estilo de decoração.

Modelos de árvores de Natal artificiais | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Árvore de Natal tradicional

Para começo de conversa, o modelo de árvore de Natal tradicional é um dos principais símbolos natalinos. Especialmente, devido aos elementos decorativos que complementam a decoração, como enfeites vermelhos e dourados que dão o tom clássico natalino.

Árvore de Natal clássica | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Árvore de Natal Branca

As árvores de Natal brancas remetam as árvores cobertas de neve. Como o branco é uma cor neutra, este tipo de árvore combina com ambientes que possuem um estilo minimalista, clean e moderno.

Para dar mais charme na decoração da sua árvore de Natal branca, utilize os pisca-pisca de Natal bem distribuídos pela árvore e enfeites com cores intensas como o vermelho, dourado e verde.

Árvore de Natal branca | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Árvore de Natal Dourada

Se você quer uma decoração natalina mais luxuosa, a árvore de Natal com enfeites dourados é uma opção para dar aquele toque grandioso e sofisticado no ambiente. O tom dourado carrega significados especiais como sabedoria, poder, felicidade, prosperidade, iluminação, riqueza e sofisticação. Aliás, são felicitações perfeitas para serem compartilhadas nesse momento entre a família e amigos.

Árvore de Natal dourada | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Árvore de Natal Rosa

Para criar um ambiente delicado e feminino, a árvore de Natal cor de rosa é a opção certeira. Contudo, você pode utilizar na decoração enfeites de Natal cor de rosa, e sair do padrão das decorações natalinas tradicionais; ou escolher por uma árvore de Natal artificial com todas as folhas rosadas.

Independente da sua escolha, utilizar a cor rosa na decoração de Natal, cria um ambiente rico em personalidade e delicadeza na noite de Natal.

Árvore de Natal rosa | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Árvore de Natal Azul

A árvore de Natal azul é ideal para quem quer inovar na decoração natalina. Uma opção é criar uma decoração com enfeites natalinos azuis, e harmonizar com outros elementos nas cores prata, dourado e branco. Porém, se a sua escolha for uma árvore com as folhas azuis, complemente a decoração com enfeites no tom azul escuro e prata, que vão proporcionar mais equilíbrio ao ambiente. E por fim, não esqueça de investir nas luzes de Natal para dar o toque final na sua decoração natalina inovadora.

Árvore de Natal azul | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Árvore de Natal DIY

Ideais para quem ama artesanato e manualidades, as árvores de Natal artesanais ou DIY (do-it-yourself, ou seja, faça você mesmo) são altamente criativas e inovadoras. Entretanto, saiba escolher bem os materiais para o seu projeto. Por exemplo, você pode criar uma árvore de Natal com diversos materiais como: garrafa pet, papeis, livros, galhos secos, feltro, tecidos, cordas, entre outros elementos.

Árvore de Natal DYI | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Árvore de Natal de parede

As árvores de Natal de parede estão conquistando cada vez mais adeptos. Especialmente, porque elas dão o toque de criatividade e praticidade na decoração natalina. Além disso, é o modelo perfeito para ambiente menores, como apartamentos pequenos.

Se você quer criar uma árvore de Natal de parede, utilize materiais como:

  • Festão;
  • Galhos secos;
  • Pisca-piscas;
  • Fotografias;
  • Quadros;
  • Madeira;
  • Papeis;
  • Adesivo de parede;
  • Entre outros materiais.

Árvore de Natal de parede | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Enfeites de Natal

De antemão, os enfeites de Natal são os elementos mais graciosos do período. Basicamente, por existir uma variedade de peças decorativas, os enfeites dão o toque final para aquela decoração natalina cheia de personalidade e afeto. A seguir confira o significado de cada enfeite natalino.

Bolas de Natal

Assim como a árvore de Natal, as bolas de Natal representam os frutos que as elas produzem. Logo, os enfeites representam a vida e a prosperidade.

Bolas de árvore de Natal | Decoração de Natal | Blog da Tenda

A princípio, a origem da tradição diz que as frutas das árvores naturais serviam como decoração. Quando elas ficavam maduras, eram comidas pelas crianças. Porém, de acordo com uma lenda, em um ano que não houve frutas por conta de um inverno rigoroso. Então, um artesão fez bolas de vidro para imitá-las. Desde então, devido a beleza da sua arte, as bolas se tornaram uma tradição e hoje estão presentes na maioria das casas em diversas cores, tamanho e modelos.

Velas e Luzes de Natal

Um dos principais sinais de que o Natal está chegando, é a presença das luzes de Natal. Sejam elas brancas, amarelas, azuis e de todas as cores, as luzes trazem todo o encanto e o clima natalino para os mais diversos ambientes.

Velas de Natal | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Porém, de acordo com uma lenda, as luzes de Natal tiveram origem na Alemanha, onde um senhor costumava colocar velas para iluminar o caminho dos viajantes no período do inverno. Posteriormente, as primeiras luzes de Natal foram inventadas por Edward H. Johnson, amigo e sócio de Thomas Edison.  Entretanto, hoje em dia as velas e luzes representam a luz do nascimento do menino Jesus e a fé.

Sinos

Os sinos de Natal anunciam a chegada da época mais festiva e cheia de harmonia do ano. Essencialmente, a origem da tradição do uso dos sinos durante o Natal se deu, porque, usualmente os sinos eram utilizados desde a antiguidade para fazer grandes anúncios importantes.

Sinos de Natal | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Por isso, os sinos representam o anúncio do nascimento de Jesus. Isso porque, além de sinalizar as horas (até hoje), o toque dos sinos avisa as pessoas para se reunirem, por conta de algum acontecimento importante.

Estrelas

As estrelas utilizadas nas decorações natalinas rementem a Estrela de Belém que anuncia o nascimento do Menino Jesus. A Estrela de Belém, de acordo com a tradição cristã, guiou os três Reis Magos para conhecer e presentar o Menino Jesus na manjedoura em Belém.

Estrela na árvore de Natal | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Guirlanda de Natal

As guirlandas são aqueles círculos de galhos secos, entrelaçados com folhas, flores, pedrarias e outros elementos. Todavia, a tradição de usar as guirlandas nas portas surgiu com os povos pagãos que colocavam o enfeite nas portas para darem boas vindas aos deuses.

Em meados do século XIX, com a chegada do cristianismo na Europa, as guirlandas foram incorporadas como parte da celebração do Natal. Naquele período, as guirlandas eram conhecidas como Coroa do Advento (período de quatro semanas que antecede o Natal).

Diz a tradição cristã que a coroa do advento deveria ser adornada com quatro velas coloridas, além dos ramos e das flores. Cada uma das velas possuem um significado e eram acessas aos domingos durante as quatro semanas, uma vela por vez.

Nos dois primeiros domingos, acendem-se as velas roxas que simboliza a Vigília e Preparação. No terceiro domingo, a vela rosa era acesa simbolizando a esperança e alegria pela chegada do Menino Messias. E por fim, no quarto domingo, a vela branca era acessa para anunciar o nascimento de Jesus.

Já na Idade Média, as guirlandas eram utilizadas durante todo o ano nas portas das casas. Isso porque, muitas pessoas acreditavam que esses enfeites protegiam suas casas contra a má sorte, livrando de demônios e maus espíritos.

Guirlandas de Natal | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Outro significado, é que as guirlandas representam a festa do nascimento de Jesus. Por isso, as guirlandas são decoradas com diversos adornos, como fitas, frutas, bolas, ramos de pinheiro, todos os símbolos e enfeites que representam tal festividade.

Especialmente, usar guirlandas para portas dos apartamentos ou das casas de condomínio, pode ser uma opção simples e elegante de começar a decoração da sua casa para o Natal.

Papai Noel

Se a árvore é o símbolo mais emblemático, o Papai Noel é o personagem mais importante da festa. Contudo, a origem histórica do Papai Noel está totalmente relacionada com São Nicolau de Mira, também chamado de Nicolau Taumaturgo, um bispo cristão que viveu entre os séculos III d.C. e IV d.C.

A origem do Papai Noel | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Diz a história que São Nicolau viveu na Ásia Menor (região da Turquia) e era conhecido por sua generosidade. Isso porque, o religioso era filho de uma família muito rica, e após a morte prematura de seus pais, herdou a riqueza de sua família. Passou, então, a utilizar a herança para distribuir presentes entre os pobres, principalmente para as crianças órfãs. Ele costumava deixar moedas próximas às chaminés das pessoas mais necessitadas também.

Devido aos atos de São Nicolau, a generosidade é muito evidente nesta época natalina. Todavia, com o passar do tempo, através de campanhas publicitárias, São Nicolau se tornou popular e deu lugar ao personagem do Papai Noel. Hoje, ao invés de deixar moedas, Papai Noel entrega presentes às crianças que se comportam bem ao longo do ano.

Por que a roupa do Papai Noel é vermelha e branca?

A imagem atual que temos do Papai Noel tem origem em um poema publicado por Clement Clarke Moore na primeira metade do século XIX. O poema conhecido como “A Visit from Saint Nicholas” (Uma Visita de São Nicolau) ou “Twas the Night Before Christmas” (É Véspera de Natal), conta que São Nicolau visitou a casa do narrador do poema com muitos brinquedos e alegre.

Contudo, a imagem do Papai Noel de vermelho e branco foi resultado de uma campanha publicitária realizada pela Coca-Cola nas décadas de 1920 e de 1930. Tais propagandas fizeram tanto sucesso, que consolidaram a imagem atual do Papai Noel como um velhinho, barrigudo, barbudo e grisalho que se veste de vermelho.

Papai Noel da Coca-Cola | Decoração de Natal | Blog da Tenda

 

O que não pode faltar na decoração de Natal?

O Natal é uma época tão especial, repleta de decorações incríveis e uma energia de fraternidade que paira no ar. Vale lembrar que para a decoração, além dos símbolos tradicionais natalinos como a árvore de Natal, guirlandas, presépio, luzes de Natal, entre outros enfeites; o mais importante é a personalidade de quem está preparando a casa para receber amigos e familiares para o Natal.

Decoração natalina | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Na sequência, preparamos várias dicas de decoração de Natal para te inspirar e deixar sua casa com um ar natalino que todo mundo ama no fim de ano!

Dicas de decoração de Natal

O espírito natalino já está batendo à porta, e não tem nada melhor que começar a temporada de fim de ano com uma decoração de Natal para entrar no clima. Confira as dicas incríveis para você comemorar o Natal em grande estilo junto à sua família e amigos.

Árvore de Natal | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Como decorar a árvore de Natal?

Para muitas pessoas, decorar uma árvore de Natal parece ser uma missão impossível, porém, é mais simples do que se imagina. Com isso, separamos seis passos práticos para você decorar sua árvore de Natal, deixando sua casa com o elemento central do Natal cheio de charme e elegância. Confira o passo a passo:

  1. Escolha qual tipo de árvore de Natal você deseja;
  2. Defina as cores que você vai utilizar;
  3. Separe os enfeites;
  4. Comece colocando primeiros as luzes;
  5. Coloque os enfeites maiores e depois os menores;
  6. Faça o acabamento com festão ou fitas decorativas.

Montar árvore de Natal | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Por fim, agora é só preparar outros detalhes da ceia de Natal, o amigo-secreto, os presentes, e celebre a vida e a fraternidade na sua noite de Natal.

Decoração natalina simples ou minimalista

Se você prefere uma decoração natalina mais simples ou minimalista, a dica é escolher elementos chaves que vão levar o toque mágico do Natal para sua casa sem gastar muito.

Decoração de natal simples | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Em primeiro lugar, para uma decoração de Natal simples, utilize as cores tradicionais do Natal como vermelho, branco, dourado e verde. Você pode usar essas cores nos enfeites de Natal, no jogo de mesa para ceia, peças decorativas como flores e velas, entre outros pontos.

Em segundo lugar, opte por enfeites mais simples. Por exemplo, no lugar das guirlandas de pinheiros e folhagem artificial, utilize pinhas naturais com fitas vermelhas ou brancas para dar o toque natalino.

Outra dica mais ousada e moderna é, abra mão da árvore de Natal. Sim, foi exatamente isso que você leu! Hoje em dia, está em alta criar árvores de Natal na parede com festão, luzes pisca-pisca, entre outras maneiras que já falamos neste artigo.

E por fim, invista em almofadas de Natal e outras peças decorativas com a temática natalina, distribua nos ambientes para dar o toque natalino em sua casa ou apartamento.

Decoração natalina elegante

Agora, se você ama o Natal e quer fazer uma decoração sofisticada, invista em diversos elementos decorativos natalinos. Em primeiro lugar, distribua tudo de forma equilibrada nos ambientes. Na sequência, escolha uma bela guirlanda de Natal para recepcionar seus convidados com a magia do Natal desde o início.

Decoração de Natal elegante | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Em seguida, como a árvore de Natal é a estrela central do ambiente, aposte nos enfeites natalinos como as bolas douradas, vermelhas, pratas e brancas, entre outros. Sobretudo, utilize fitas decorativas e outros enfeites natalinos para dar o toque sofisticado que você deseja na sua casa. Se você preferir, inclua na sua decoração de Natal o presépio ou distribua meias natalinas em pontos focais do espaço.

Por fim, acomode velas natalinas e luzes pisca-pisca em pontos estratégicos do ambiente para criar um clima natalino e mágico.

Decoração de Natal para cada cômodo da casa

Não tem nada melhor do que as decorações de Natal para entrar no clima mágico de fim de ano. Por isso, para te ajudar a personalizar diferentes cômodos da casa e deixá-los temáticos, separamos algumas dicas para te inspirar.

Decoração de Natal para sala

A sala de estar é o cômodo principal para a recepção de familiares e amigos para a noite de Natal, principalmente para a troca de presente do amigo-secreto. Se você quer uma decoração natalina para sua sala mais minimalista, confira os passos a seguir:

  • Escolha uma mini árvore de Natal;
  • Outra opção de árvore são as de parede feita com luzes ou festão;
  • Dê um toque com velas e as luzes pisca-pisca;
  • Aproveite os itens decorativos da sua sala como almofadas e coloque capas natalinas.

Decoração de natal para sala | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Entretanto, se você quer uma sala com uma decoração de natal mais sofisticada, invista na peça central da decoração natalina, que é a árvore de Natal. Adquira uma árvore grande e abuse dos enfeites natalinos dourados, pratas, vermelhos e brancos. Aposte também em velas decorativas, meias natalinas, decoração com galhos secos, e demais elementos decorativos natalinos para criar uma bela sala de estar natalina e elegante.

Decoração de Natal para sala de jantar

A sala de jantar é o local em que a família e os amigos se reúnem ao redor da mesa para a ceia de Natal. Bem como, a decoração natalina para sala de jantar é importante para complementar o clima da festa.

Decoração de natal sala de jantar | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Como a decoração de Natal na sala de jantar é concentrada na mesa, invista em toalhas e guardanapos com tema natalino ou com cores clássicas da época. Inclua também castiçais e velas, e além disso, faça um arranjo para ser a peça de destaque, ele pode ser artificial ou com flores e folhas naturais.

Decoração de Natal para varanda e sacadas

Para começo de conversa, se você mora em apartamento, sabe que é preciso consultar o regimento interno do seu condomínio para saber se existe alguma regra ou restrição no que se diz a respeito de decorações de fim de ano.

Decoração natalina para varandas e sacadas | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Depois de consultar o regimento do seu condomínio, fazer uma decoração de natal para varanda ou sacadas pode ser simples como também pode ser muito ousada. A dica para uma decoração natalina simples de varanda é o uso das luzes pisca-piscas distribuídas uniformemente pela sacada.

Porém, se você quer impressionar com uma decoração natalina criativa na sua sacada, utilize festão, guirlanda e luzes de Natal.

Decoração de Natal para área externa, jardim ou quintal

Para decorar a área externa da sua casa, lembre-se de escolher itens de decoração que são resistentes aos imprevistos do clima, como chuvas ou até mesmo altas temperaturas que o verão brasileiro nos proporciona.

Decoração de natal para área externa | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Sobretudo, escolha utilizar folhas artificiais que são bem resistentes as mudanças climáticas. Coloque pinhos decorados, bolas de Natal, fitas e enfeites pelo jardim ou quintal de forma harmoniosa. Além disso, você pode montar também uma árvore de Natal externa e aproveitar as plantas que você tiver no seu quintal. Coloque luzes piscas-piscas pelo ambiente que vai proporcionar o clima natalino que você deseja.

Ceia de Natal

Antes de tudo, um dos momentos mais aguardados no Natal é a ceia. Para muitas famílias, é um momento que se tornou tradição com pratos típicos da festividade como o peru de Natal, as frutas secas, o panetone, entre outras receitas. Além disso, em outros países os pratos natalinos variam de cultura para cultura.

Ceia de Natal | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Todavia, a ceia de Natal teve origem na Europa, local onde as pessoas costumavam deixar a porta aberta das casas para receber viajantes. A ceia de Natal simboliza a união e a confraternização das famílias, por isso que na véspera, os familiares e amigos se reúnem à mesa para a tradicional ceia de Natal.

Dicas para decoração de mesa de Natal

A ceia de Natal é um dos momentos mais importantes da festividade. É na mesa que acontece a comunhão entre os familiares e amigos, a troca de felicitações, e o incrível banquete da ceia. Para tanto, confira alguns estilos de mesas posta natalinas que você pode se inspirar para sua ceia de Natal.

Itens que compõem uma mesa posta

Mesa posta de Natal | Blog da Tenda

Acima de tudo, uma mesa bonita e organizada demonstra muito carinho e atenção aos seus convidados. E o Natal é a ocasião perfeita para criar uma elegante decoração natalina para o jantar de ceia. A seguir, conheça os principais itens que compõem uma mesa posta completa:

  • Roupa de mesa: tolha de mesa, jogo americano, guardanapos, porta-guardanapos e souplast;
  • Aparelhos de jantar: pratos fundos, pratos de sopa, pratos de sobremesa ou entrada;
  • Talheres: faca padrão, faca de sobremesa, garfo principal e de sobremesa, colheres de sobremesa, chá e de café;
  • Taças e copos: ao todo são três taças, sendo uma para vinho tinto, outra para vinho branco e a última para servir água.

Como montar uma mesa posta?

Itens da mesa posta | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Agora que você já sabe quais são os itens essenciais para compor aquela mesa posta natalina sofisticada, vamos ao passo a passo de como montar a mesa:

  1. Em primeiro lugar, posicione a tolha, o jogo-americano e o souplast. Coloque a quantidade de peças para cada convidado. Vale lembrar que ao usar a toalha de mesa, fique atento ao comprimento para que ninguém tropece na mesma;
  2. Organize os pratos de acordo com o cardápio da ceia de Natal. Os pratos maiores ficam debaixo dos pratos menores. Ou seja, o primeiro prato a ser posicionado é o de salada, depois o prato principal e por último o prato de sobremesa. Caso o menu tenha alguma entrada, adicione um prato menor sobre o prato de sobremesa;
  3. Posicione os talheres de acordo com a regra. Coloque os garfos do lado esquerdo, seguindo a ordem do menor para o maior e de fora para dentro. Já do lado direito, posicione as facas e as colheres de sopa no mesmo sentido, de fora para dentro, começando pela colher de sopa e depois as facas. Por último, a colher de sobremesa deve ficar posicionada acima do prato;
  4. Coloque o guardanapo no lado esquerdo, ao lado dos garfos;
  5. A seguir, organize as taças e copos no canto direito superior, começando da ponta da última faca ou colher. A primeira taça a ser posicionada é a de vinho tinto, depois vem a taça de vinho branco e por último a taça de água.

Tipos de Mesa Posta para o Natal

Mesa posta para ceia de Natal | Decoração natalina | Blog da Tenda

Montar uma mesa posta elaborada parece uma tarefa complicada, mas não é. Para te ajudar a criar uma decoração bonita e aconchegante para o seu jantar de ceia, separamos dois tipos de mesa posta de Natal.

Mesa posta natalina simples

Para você que gosta de decorações natalinas mais simples, a mesa posta natalina minimalista é composta por elementos únicos que fazem referência ao Natal de forma mais delicada e suave.

Mesa posta natalina simples | Decoração de Natal | Blog da Tenda

Primeiramente, invista em um jogo americano natalino, use guardanapos e louças brancas. Para os porta-guardanapos, use fitas vermelhas, douradas ou verdes, que vão dar o toque especial para sua composição.

E para finalizar, o arranjo central da mesa pode ser feito com flores artificiais, ou uma composição com pinhas decoradas, ou até mesmo usar algumas bolas de Natal. Além disso, utilize vasos transparentes ou aquelas taças (que não estão em uso), como castiçais e coloque velas para completar a decoração da sua mesa posta de Natal.

Mesa posta natalina sofisticada

Mesa posta natalina sofisticada | Decoração natalina | Blog da Tenda

Para uma mesa posta natalina elegante, invista nas cores clássicas natalinas como vermelho, prata, dourada, branco e verde. Crie ou compre um arranjo com flores e folhas naturais para a peça central da mesa. Além disso, complemente a decoração com castiçais, e coloque as velas para dar o aquele toque de elegância.

Utilize também o conjunto de louças brancas ou até mesmo temáticos. Já para os talheres, podem ser prata ou dourado, além dos jogos de taças que vão completar com sofisticação o jantar da sua ceia de Natal. E por fim, que tal surpreender seus convidados com um mimo quando ele sentar à mesa.

Lembre-se, o mais importante do Natal é celebrar mais um ano de vida e ter aquela comunhão especial com seus familiares e amigos.

E mais, se você quer conquistar a casa própria, a Construtora Tenda pode te ajudar a realizar esse sonho. Confira os apartamentos à venda da Tenda e conheça as condições especiais na Loja Virtual.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.