Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Bricolagem: arte de personalizar a decoração da sua casa

Casa e Decoração

17/06/19

Você já ouviu falar em bricolagem? A verdade é que provavelmente sim, mas talvez não tenha sido com esse nome. Isso porque, atualmente, essa prática é mais conhecida como “Faça Você Mesmo”. Sim, o texto de hoje é sobre a famosa arte do “Do It Yourself”, ou DIY, que encontramos tanto pelas redes sociais!

A bricolagem é uma prática muito ampla, que pode contemplar as mais diversas áreas e atividades. Em alguns casos, o seu principal objetivo é facilitar uma tarefa ou resolver um pequeno problema em casa. Em outros, o seu foco é a decoração, a estética ou mesmo os cuidados de beleza e saúde.

Seja como for, essa ideia pode ter muito a acrescentar e trazer coisas positivas para a sua casa e o seu estilo de vida. Por esse motivo, neste post vamos ajudar você a entender melhor esse conceito, além de apresentar as suas vantagens e algumas das situações em que ele se enquadra. Por fim, apresentaremos alguns exemplos de técnicas e produtos feitos a partir da bricolagem. Se despertamos a sua curiosidade é só continuar lendo!

Afinal, o que é bricolagem?

Sabe quando alguém decide fazer um pequeno reparo em algum objeto, criar uma peça de artesanato ou mesmo colocar em prática uma nova receita? Esses são apenas alguns exemplos do que chamamos de bricolagem.

Assim, podemos dizer que esse termo se refere, basicamente, à prática do Faça Você Mesmo, que está tão em alta ultimamente. Mas a ideia de colocar a mão na massa em determinados momentos, em vez de recorrer a recursos prontos, não é uma particularidade dos dias de hoje. Vamos entender melhor sobre a história desse conceito?

Onde essa ideia começou?

Durante os anos 50, período entre a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, as indústrias e os serviços de diferentes partes do mundo estavam muito afetados ou focados fortemente nas demandas militares. Foi o caso, por exemplo, dos Estados Unidos e da França.

Nesse contexto, começaram a aparecer ferramentas mais intuitivas e as pessoas passaram a criar o hábito de colocar determinadas coisas em prática por conta própria, sem recorrer tanto a algum profissional. Na América, isso recebeu o nome de “Do It Yourself”, o famoso DIY (ou Faça Você Mesmo). Os franceses, por sua vez, denominaram a ideia como Bricolagem. Desde então, essa prática foi ganhando espaço e conquistando muitos adeptos, até chegar onde está hoje.

Como anda a bricolagem nos tempos de hoje?

Atualmente, com os blogs, sites e canais do YouTube, a bricolagem vem se tornando cada vez mais comum e conhecida — a Construtora Tenda, inclusive, tem um canal incrível sobre o assunto! A única diferença é que, devido talvez à grande influência americana, ela se tornou mais conhecida pelo nome de DIY.

Muitas lojas e marcas, atualmente, vêm apoiando esse movimento, seja por meio da criação de ferramentas adequadas, seja pelo incentivo dessa prática de alguma forma. A indústria de biscoitos Óreo, por exemplo, começou a acrescentar ideias de receitas em suas embalagens, enquanto a Leroy Merlin passou a oferecer cursos para quem quer fazer algumas coisas em casa por conta própria.

Com isso, é possível ter uma ideia do quanto a bricolagem vem sendo reconhecida. Ela pode ter, de fato, muitas vantagens e ser bem interessante para a sua casa! Para saber como, continue com a gente.

Quais são as vantagens da bricolagem?

Se adaptando a diferentes estilos, habilidades e funções, a bricolagem é uma ideia que vale a pena ser conhecida. Por esse motivo, vamos contemplar, a seguir, algumas das suas vantagens!

Economia

A bricolagem contribui para a sua economia de diferentes formas. Você pode, por exemplo, comprar peças mais simples, que saem por um preço menor, e customizá-las à sua maneira, em vez de adquirir tudo pronto. Outra opção, também, é produzir por conta própria alguns utensílios. Claro que, dependendo do objeto, é preciso considerar a complexidade da produção e a sua segurança, mas em muitos casos o DIY vale a pena.

Fazer receitas em casa e a própria decoração, assim como estilizar as suas roupas também são formas de economizar. Além disso, em muitas fontes voltadas para a bricolagem é possível conseguir dicas de organização financeira e utilização de dinheiro. Alguns canais do YouTube citam, inclusive, sugestões de atividades de lazer que saem bem em conta. Dessa forma, as alternativas são bastante variadas e você pode verificar quais serão mais adequadas para o seu caso.

Personalização

A bricolagem possibilita que você deixe tudo com a sua cara. Existem muitas ideias e opções de práticas para personalizar peças de roupas, objetos decorativos, ambientes, entre outras coisas. Com o Faça Você Mesmo, tudo ganha um ar único e especial, afinal fica do seu jeito e com o seu estilo. Ao optar por alguma forma de bricolagem, você encontra um jeito fácil e econômico de deixar a sua casa com um toque ainda mais pessoal.

Transformações simples e práticas

Mudar e renovar é sempre bom, mas às vezes bate o desânimo quando pensamos que esse tipo de coisa pode acarretar um alto custo financeiro. Bom, com a bricolagem esse problema fica bem mais fácil de ser resolvido!

Como já falamos, as maneiras de aderir a essa prática são as mais variadas possíveis, o que inclui a utilização de objetos simples, o reaproveitamento de materiais e outras pequenas ações, que podem ser bem tranquilas de desenvolver. Assim, com o DIY você consegue fazer mudanças na sua casa e nas suas peças gastando muito pouco. O que conta mais é soltar a sua criatividade!

Hobby

Sim, a bricolagem é uma excelente opção de hobby. Aliás, nesse conceito estão envolvidas diferentes atividades, que podem agradar aos mais variados estilos, gostos e habilidades. Tudo isso porque o Faça Você Mesmo abrange áreas diversas, que vão desde as artes visuais até a costura e a culinária. É possível pesquisar ideias e buscar inspirações para achar a prática que mais combina com você.

Forma de expressão e relaxamento

Indo além de um hobby que proporciona diversão, a bricolagem ainda é uma ótima maneira de se expressar. Como mencionamos, com ela você deixa tudo com um pouco mais do seu estilo, então também pode ser uma forma de colocar alguns sentimentos e a sua personalidade para fora. Afinal, todo tipo de arte tem esse poder!

Além disso, a prática da bricolagem também pode ajudar a liberar o estresse acumulado no cotidiano, sendo uma forma de relaxamento. Com ela, você tem um momento para soltar a imaginação e fazer algo que goste.

Fonte de renda extra

Sim, muitas pessoas aderiram à bricolagem como uma fonte de renda, seja para complementar o seu salário, seja como a sua atividade principal, dependendo das circunstâncias de cada um. Com essa prática, você pode oferecer produtos exclusivos e objetos fáceis de fazer, além de ter a vantagem de conseguir adaptar os seus horários de produção à sua rotina.

Estímulo para a lógica e a coordenação motora

A bricolagem também é uma maneira de exercitar a mente e os movimentos. Dependendo da atividade a ser desempenhada, será preciso usar a lógica ou ter cuidado com a coordenação motora. Com o tempo, a prática ficará mais fácil e você até poderá ter desenvolvido novas habilidades!

Sustentabilidade

A bricolagem envolve, muitas vezes, a reutilização, a reciclagem e o reaproveitamento de materiais. Sabe aqueles objetos que você jogaria fora, como caixas e garrafas velhas? Eles podem ser transformados e ganhar uma função totalmente nova na sua casa!

Procure se lembrar: você já deve ter visto jarros feitos com garrafas PET ou organizadores feitos de caixas de papelão. Essas são apenas duas das diversas possibilidades que o Faça Você Mesmo oferece em relação à sustentabilidade.

Onde e como o faça você mesmo pode ser a melhor opção?

Agora que já falamos sobre algumas das vantagens do Faça Você Mesmo, chegou a hora de abordar algumas das situações em que essa prática pode ser empregada. Lembrando que a bricolagem é adaptável, podendo ser desenvolvida de acordo com as suas habilidades. Vamos lá!

Decoração

A bricolagem traz diversas possibilidades para a decoração. Você pode tentar práticas que variam desde a pintura de uma parede até a elaboração de um enfeite diferente, por exemplo. Solte a criatividade e aprenda a fazer artesanatos, como porta-retratos, ou personalize algo que você já tem em casa: borde as capas das almofadas, cole coisas na moldura do espelho, crie uma montagem com as suas fotos preferidas e por aí vai!

Outra ideia bem legal é reaproveitar um objeto, transformando-o em algo completamente diferente. Uma porta pode se transformar em um belo tampo de mesa ou um pneu pode virar um puff, por exemplo. Deixe a imaginação ir longe e se divirta!

A bricolagem contribui, ainda, para o aproveitamento do espaço. Afinal, você pode descobrir como adaptar a sua decoração ao tamanho do seu ambiente.

Além disso, vale lembrar que um quarto de criança pode ser um ótimo espaço para a utilização do DIY. Por já ser, por si só, um ambiente lúdico e descontraído, a decoração pode ser composta por muitos objetos criativos, feitos com a bricolagem. Você pode, inclusive, deixar que o pequeno dono do quarto ajude ou utilizar as próprias criações dele, como desenhos e pinturas, para decorar.

Organização

Você também pode encontrar muitas ideias de bricolagem para ajudar na sua organização, seja da sua casa, do seu quarto ou das suas finanças. É possível, por exemplo, conferir dicas para arrumar o seu espaço de forma prática, utilizar caixas organizadoras ou criar um mural de notas adesivas para lembrar das suas metas e tarefas.

Dicas de limpeza para a casa também são bastante populares. Muitas pessoas criam, por exemplo, tutoriais com receitas caseiras de removedor de manchas. A grande vantagem é que, na maioria dos casos, as sugestões são fáceis de serem preparadas e aplicadas.

Pequenos consertos

A área do DIY está cheia de dicas sobre limpeza e pequenos consertos, variando de reparos em roupas até alguns ajustes simples em seus móveis ou paredes.

Muitas das sugestões são até bem inusitadas, como utilizar pasta de dente para tapar aqueles buraquinhos nas paredes. Assim, confirmamos mais uma vez o quanto a bricolagem pode ser algo criativo!

É importante lembrar, no entanto, que algumas atividades necessitam de cuidados e atenção especial. Não mexa com ferramentas elétricas, parte hidráulica e outras coisas complexas se não tiver certeza e experiência com isso. Além disso, tome as precauções necessárias, busque sempre tutoriais confiáveis e não tenha vergonha de pedir ajuda.

Customização

A customização envolve diferentes fatores, como corte, costura, tingimento e outras modificações de tecido. É possível, também, apenas colar certos materiais nas peças, como pérolas e contas, ou aplicar técnicas como o patchwork.

O importante é que você tem inúmeras alternativas para deixar as suas roupas, sapatos e acessórios do jeitinho que quiser! Uma outra vantagem da bricolagem, nesse aspecto, é que dá para transformar a mesma peça muitas vezes. Assim, você solta a criatividade e ainda economiza!

Presentes personalizados

Um presente feito à mão tem muito significado, concorda? Você pode utilizar a bricolagem para surpreender alguém especial! Uma das opções é produzir algum objeto com o estilo de quem será presenteado. Além disso, dá para focar em algum tema que essa pessoa goste para se inspirar ou, ainda, pensar em algo que represente o vínculo de vocês, como frases ou fotografias, por exemplo.

Vale lembrar também que o presente pode ser um momento, em vez de um objeto. Existem muitas sugestões legais sobre como montar um jantar ou planejar um passeio, entre outras ideias. Reflita sobre o que combina com a pessoa, o que você tem mais facilidade para fazer e vá atrás de inspirações!

Receitas e gastronomia

Como já mencionamos, a bricolagem também está presente no mundo da culinária! Dá para colocar em prática os mais diferentes tipos de receitas, agradando todos os gostos.

Atualmente, entre as diversas opções de pratos, as comidinhas artesanais encontram-se bastante em alta. São docinhos, sanduíches e muito mais. Além disso, também existem várias dicas para uma alimentação saudável e sobre como adquirir esse hábito de uma maneira prática, que pode ser facilmente adaptada ao seu dia a dia.

Tratamentos e cuidados de beleza

A prática do Faça você Mesmo tem trazido cada vez mais dicas de beleza. São tutoriais de maquiagem, penteados, cuidados com a pele e o cabelo, entre muitos outros materiais.

Você também encontra, nesse segmento, receitas caseiras bastante criativas para diversos objetivos, como dar mais brilho e volume aos fios ou reduzir os cravos e espinhas. Há, ainda, os conteúdos de spa day, que servem de inspiração para criar um dia de beleza na sua própria casa, o que pode ser muito relaxante e divertido ao mesmo tempo.

Quais são alguns exemplos de bricolagem?

Bom, agora que você já conferiu algumas funções da bricolagem, que tal falarmos sobre as técnicas mais conhecidas nessa área? Separamos algumas para servir como exemplo, mas lembre-se que existem várias outras, com diferentes características. Assim, vale buscar muita inspiração para encontrar a sua favorita!

Scrapbook

O termo scrapbook se refere à arte de montar e personalizar um álbum utilizando recortes de diferentes tipos de papéis. Essa técnica de bricolagem é uma das mais conhecidas ultimamente e ainda pode ser bastante relaxante.

É possível criar, por exemplo, um álbum de fotografias customizado, assim como convites e cadernos. Além disso, outra opção é montar um álbum apenas de colagens, como um hobby. Basta escolher os materiais a serem usados (adesivos, ilustrações, partes de revistas, papéis de bala e por aí vai) e soltar a sua criatividade!

Estamparia e silk

A estamparia também é uma alternativa famosa de Faça Você Mesmo. Você pode escolher gravuras prontas ou até estampar os seus próprios desenhos, criando peças únicas e criativas.

Muitos utilizam o silk como técnica nessa prática. No entanto, é sempre possível improvisar e descobrir outras maneiras. Pela internet, você vai encontrar diferentes tutoriais com ideias simples e divertidas. Esse é um exemplo de bricolagem que, muito comumente, se transforma em uma fonte de renda.

Jardim vertical

Pendurar plantas no teto ou na parede é uma ótima ideia de bricolagem para a decoração da sua casa. Além de ser uma tendência, essa prática contribui para deixar o ambiente mais tranquilo e acolhedor.

Além disso, uma das grandes vantagens do jardim suspenso é a otimização do espaço, não prejudicando a circulação. Dessa maneira, ele é uma alternativa ideal para a decoração de sala pequena, por exemplo.

Quadrinhos decorativos

Uma montagem de quadros decorativos é outra opção bonita, que também é fácil de fazer e fica bem em conta. Você pode utilizar imagens e fotografias que já tenha ou imprimir da internet desenhos, gravuras e frases que chamem a sua atenção. Depois, é só colocar em uma moldura e pendurar seguindo o seu próprio estilo!

Uma composição com quadros de diferentes formas e tamanhos também fica muito legal. Com certeza essa ideia tem o poder de renovar uma parede.

Patchwork

Sabe aquelas roupas divertidas, que trazem desenhos diferentes costurados nelas? Essa é a técnica de patchwork, que consiste na personalização de pesas a partir do uso de figuras e desenhos variados.

Muitas pessoas gostam, por exemplo, de usar patches de comidas, animais, letras ou formas geométricas. Fique à vontade e escolha o que achar mais interessante para customizar jaquetas, blusas, calças e até sapatos. Essa é outra sugestão de bricolagem que também costuma ser comercializada.

Pintura e desenho

Pintar e desenhar são hobbies famosos há bastante tempo, mas com a ascensão da bricolagem você pode encontrar muito mais inspirações. São diversos tutoriais e dicas práticas, que deixam o aprendizado de novas técnicas mais fácil e acessível.

Você também pode incorporar as suas produções a outras técnicas, criando estampas e quadros, por exemplo. É uma ótima opção para deixar tudo com a sua cara.

Temas favoritos

Hoje em dia também é fácil encontrar ideias de Faça você Mesmo inspiradas em filmes, séries, livros e até jogos. Sabe aquele objeto que marcou a sua história predileta ou aquela comida diferente que o seu personagem favorito ama? Existe um pessoal muito criativo por aí que ensina como adaptar e reaproveitar essas ideias por conta própria.

Se você gosta de uma decoração inusitada ou de preparar algo para surpreender, essa pode ser uma excelente alternativa. É possível, inclusive, buscar inspirações para o quarto das crianças ou adolescentes. Vale ser muito criativo aqui!

Mural de visualização

Essa dica de Faça Você Mesmo é uma ótima alternativa para ajudar com a sua organização, produtividade e motivação. Um mural de visualizações é, basicamente, um espaço para deixar visíveis as suas metas, os seus sonhos e os seus objetivos.

Não existem muitas regras: você pode colocar notas adesivas com anotações e lembretes importantes ou, ainda, colocar algo que lembre onde você quer chegar. Por exemplo, se o seu objetivo é fazer uma viagem, que tal pendurar alguma foto do destino desejado? Essa é uma ideia, mas a verdade é que os propósitos nem precisam ser tão complexos assim: registrar pequenas metas do dia a dia já tem muita importância.

Deixe o mural próximo à sua mesa ou em um local de fácil acesso, para você sempre conseguir visualizar os seus desejos e se motivar a trabalhar por eles. Existem muitos tutoriais com dicas criativas para deixar esse DIY bem especial!

Artesanatos variados

Chaveiros, porta-retratos, acessórios, vasos e muitas outras opções. Tudo isso são formas de artesanato e, consequentemente, de bricolagem. Esse conceito está presente em nosso cotidiano e você sempre poderá encontrar os materiais e inspirações mais adequados para colocá-lo em prática.

A bricolagem oferece uma enorme variedade de possibilidades para a sua casa, seja no quesito estético, seja para solucionar algum pequeno imprevisto de um modo que você nunca imaginou. Se permita explorar essa ideia, busque referências e descubra o que mais combina com você. Com certeza haverá algo no mundo do Faça Você Mesmo que chamará a sua atenção!

Esperamos que tenha gostado de conhecer essa ideia um pouco mais a fundo. Quem sabe agora você não anima de levar a bricolagem para o seu lar? Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de mais dicas e tendências!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.