Como escolher box para banheiro pequeno?

Decoração

Box para banheiro pequeno é uma necessidade em lares em que a limpeza e a praticidade são importantes, principalmente se o imóvel tiver um único banheiro. Saiba mais!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Quando se está montando um apartamento, certos itens não devem ser considerados como gastos, mas sim investimentos. Móveis planejados, por otimizarem os espaços, e redes de proteção nas janelas, por evitarem acidentes, são exemplos bastante conhecidos. Mas a lista não para por aí. O box para banheiro pequeno é outra necessidade. Acredite: ainda que, por conta da metragem reduzida, possa parecer exagero, instalá-lo facilita, e muito, a rotina de limpeza!

Ainda está em dúvida? Então, confira este post e entenda por que esse tipo de estrutura está há tanto tempo nos lares e continua sendo tão recomendado por arquitetos e decoradores!

Quais são as vantagens de ter um box no banheiro?

O box delimita a área do chuveiro, evitando que o piso de todo o ambiente fique molhado. E caso seja fechado até o teto, impede que o vapor se espalhe, acabando com inconvenientes como papéis higiênicos umedecidos, maquiagens mofadas, espelho embaçado etc.

Além disso, o box otimiza o uso do ambiente, o que é particularmente interessante em apartamentos com um só banheiro. Isso porque, enquanto alguém está tomando banho, outra pessoa pode usar a pia normalmente.

O que deve ser avaliado para escolher um bom box?

Para acertar na escolha do box, considere os fatores listados abaixo.

Materiais

O material mais indicado é o vidro temperado, por ser até 5 vezes mais resistente que o comum. Ainda que o custo seja maior, a segurança da família compensa a diferença.

Outro material bastante procurado, por ser mais acessível, é o acrílico. Porém, a sua resistência é menor e ele apresenta maior tendência a acumular mofo.

Segurança

Em relação ao box de vidro, o modelo mais seguro é com porta de correr, pois não há o risco de, ao abrir, bater em algum objeto, estilhaçando-a. Outro ponto importante: caso idosos morem na residência, o trilho colocado no piso cria um obstáculo perigoso. Por isso, é preciso que cada família avalie as suas necessidades antes de decidir qual modelo instalar.

Formato

O tamanho mínimo recomendado para boxes é de 80 cm x 80 cm. Isso garante que pessoas de diferentes biotipos consigam usá-lo confortavelmente.

Já quem dita o formato é o próprio banheiro. Entender a arquitetura do ambiente é a melhor maneira de escolher um modelo funcional e esteticamente bonito.

Decoração do banheiro

O box deve ser proporcional à área do banheiro e harmonizar com o estilo das louças sanitárias, das torneiras e dos demais acessórios. Uma estrutura clean, com vidro transparente, combina com diferentes tipos de décor.

Já se o intuito for aumentar a privacidade, considere os vidros incolores com texturas (jateado, antílope, astral, pontilhado e o quadrado). O vidro fumê saiu de moda, principalmente em espaços reduzidos, pois dá a impressão de serem ainda menores.

Para deixar o ambiente ainda mais bonito, pode-se colocar pastilhas coloridas na parede interna do box. Se precisar de ajuda, confira algumas dicas para decorar banheiro pequeno. Você verá que é bem mais simples do que parece!

Quais são os melhores modelos de box para banheiro pequeno?

O mercado oferece vários tipos de box para banheiro pequeno. Há modelos prontos, à venda em home centers (cuja instalação, geralmente, precisa ser feita em paredes em L), e sob medida, encomendados em vidraçarias.

Como a escolha impacta na estética e na funcionalidade do ambiente, avalie as opções com atenção. Depois, compare o custo-benefício das suas preferidas e eleja a ideal.

Box com porta de correr

Esse modelo é muito procurado, exatamente por otimizar o espaço do banheiro. A porta pode ser bifásica (mais comum) ou trifásica (quando há necessidade de ampliar o vão da passagem).

Na hora da instalação, uma lâmina de vidro fica fixa na parede. E para a porta correr, é preciso colocar um trilho no piso e uma barra com roldanas na parte superior.

Box com porta de abrir

Esse modelo é contraindicado para banheiros pequenos, por limitar ainda mais a área. A porta pode abrir para dentro ou para fora do box, conforme a instalação das dobradiças. O bom desse formato é que ele dispensa o trilho no piso.

Box de quina

Trata-se do formato mais fabricado pelas empresas que comercializam boxes prontos. O box de quina (ou de canto) pode ter tanto portas de correr quanto de abrir. Mas em cômodos pequenos, as de correr são mais indicadas.

Esse modelo é encontrado em versões quadradas, geralmente com duas portas, e arredondadas, com facetas que se encaixam e permitem uma abertura em curva. Se a ideia for ter praticidade na limpeza, prefira menos facetas.

Cortina de vidro

Esse tipo de box semiaberto ajuda a conter os respingos do banho. Sem porta, a estrutura precisa apenas de uma lâmina de vidro fixa na parede, perto do chuveiro. Para quem quer economia e praticidade, trata-se de uma ótima opção.

Box sanfonado

Modelo indicado para banheiros extremamente pequenos, por permitir uma maior abertura da porta. Como a maioria dos boxes, a estrutura também precisa de trilhos superiores e inferiores. Porém, a manutenção deve ser realizada com maior frequência, por conta do sistema de funcionamento mais delicado.

Cortina plástica

Quem está com o orçamento apertado para investir em um box, pode solucionar o problema dos respingos (e da privacidade, caso não seja transparente) instalando uma cortina plástica na área do banho. O acessório necessita apenas de um varão e pode ser instalado pelo próprio morador, em paredes paralelas, com ferramentas simples.

Assim, quando for escolher um box para banheiro pequeno, não esqueça das orientações mostradas neste post. Lembre-se de que a melhor opção é um modelo resistente, que colabore para a amplitude do ambiente e tenha design atemporal, para que não precise ser trocado por ficar ultrapassado.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para curtir o nosso Facebook. A fanpage é atualizada, constantemente, com o que há de mais bacana em matéria de decoração para apartamentos pequenos!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.