Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Aprenda como fazer cabeceira de cama com almofada

Casa e Decoração

30/09/19

Ao montar o apartamento, alguns itens são deixados de lado, quase sempre para não estourar o orçamento. Muitas vezes, eles não fazem mesmo falta. Outras, no entanto, podem comprometer o conforto da família. É o caso da cama box, cuja cabeceira é vendida separadamente.

Esse modelo é tendência em apartamentos pequenos, pois permite guardar toda a roupa de cama e de banho da família. No entanto, se você sente falta de um lugar aconchegante para encostar, acompanhe este artigo e aprenda como fazer cabeceira de cama.

Providencie os materiais e as ferramentas indicadas e siga os nossos passos para ter uma cabeceira charmosa. Se você nunca fez nenhum trabalho manual para a sua casa, essa é uma ótima maneira de começar!

Vantagens de ter uma cabeceira de cama almofadada

A primeira vantagem é referente à apresentação. A ausência da cabeceira deixa a sensação de que alguma coisa está faltando, mesmo em cômodos com inspiração minimalista. Afinal, trata-se de um acessório capaz de dar personalidade ao quarto.

A segunda vantagem diz respeito ao conforto, ainda mais quando se trata de uma versão almofadada. A cabeceira faz toda a diferença na hora de assistir a um filme ou ler um livro, acabando com a dor nas costas provocada pelo contato direto com a parede.

A terceira vantagem é para quem tem filhos. Quando os bebês estão começando a engatinhar, a cabeceira evita que batam a cabeça na parede. Já quando estão maiores e decidem usar a cama dos pais para virar cambalhotas ou outras estripulias, a proteção continua.

Materiais para fazer cabeceira de cama com almofadas

Para facilitar, compre as madeiras cortadas nas medidas certas. Você pode ir a um marceneiro conhecido ou em algum home center. Para fazer uma cabeceira de cama com almofada, você vai precisar de:

  • chapa de compensado (180 x 60cm);
  • tecido de sua preferência (300 x 150cm, aproximadamente);
  • chapa de madeira com 3mm de espessura (180 x 60cm);
  • espuma de 3cm de espessura (180 x 60cm);
  • régua grande (de metal);
  • lápis;
  • tesoura;
  • estilete;
  • fita dupla face (ou cola quente ou cola para madeira);
  • buchas;
  • parafusos;
  • furadeira;
  • chave Philips;
  • cola spray;
  • grampeador de tapeceiro.

Passo a passo: como fazer cabeceira de cama

Confira os passos a seguir para fazer uma cabeceira de cama com almofadas e deixe o seu quarto muito bem decorado. A montagem é bem mais simples do que você imagina!

  1. Meça a parede e marque onde ficará a cabeceira. Fixe a chapa de compensado, colocando buchas e parafusos com a furadeira.
  2. Prepare as almofadas. Mande cortar 18 retângulos (30 x 20cm cada) na chapa de madeira de 3mm.
  3. Corte a espuma com um estilete, usando o retângulo de madeira como base.
  4. Limpe a mesa de trabalho e estique o tecido. O suede em tom neutro é uma boa opção.
  5. Atenção: o tecido sempre precisa ser um pouco maior do que a base, para dar o acabamento (prender atrás). Corte-o em 18 pedaços (45 x 35cm cada).
  6. Cole as espumas cortadas nas chapas de madeira, usando a cola spray.
  7. Coloque as chapas (com a espuma para baixo) sobre o avesso dos tecidos e fixe-os na madeira, com o grampeador de tapeceiro. Dica: faça o acabamento nas laterais como se estivesse embrulhando um presente.
  8. Conforme for revestindo as almofadas, olhe como está ficando, para corrigir possíveis pregas e outros defeitos. Repita o processo mais 17 vezes, para produzir todas as almofadas necessárias.
  9. Passe fita dupla face nas 4 laterais de cada almofada, para fixá-las na chapa de compensado parafusada na parede. Você também pode usar cola quente ou cola para madeira.
  10. Cole as almofadas na chapa de compensado. Comece pelo canto superior esquerdo, deixando que a almofada passe alguns milímetros para fora, escondendo totalmente a base. Por fim, centralize a cama no centro da cabeceira.

Outros modelos de cabeceiras almofadadas

Você pode se inspirar com esse passo a passo e criar a sua própria versão de cabeceira fofinha. Em vez das diversas almofadas retangulares, revista três ou quatro tábuas largas e use-as na horizontal, seguindo o mesmo processo.

Se preferir, revista uma única chapa de madeira inteiriça, na medida da cabeceira. Nesse caso, obtém-se um efeito mais clean, fácil de combinar com o restante da decoração do quarto.

Já se optar por um tecido como veludo ou camurça e fizer uma aplicação de capitonês, a proposta muda. A chapa inteiriça deixa de ser minimalista e passa a ser clássica, em uma versão mais luxuosa.

Também é possível usar almofadas prontas, deixando-as suspensas. Para isso, é preciso:

  • escolher 3 ou 4 almofadas;
  • costurar 2 alças em cada almofada ou colocar fitas para fazer a amarração;
  • encaixá-las ou amarrá-las em um varão preso à parede (como se fosse o topo da cabeceira).

Em vez de almofadas, pode-se fazer o mesmo processo com um ou mais futons. Trocando o varão convencional por um de bambu, é possível dar um toque oriental à decoração.

Outra opção: use um edredom grosso, faça algumas amarrações (para deixá-lo suspenso) e prenda em um varão. Nesse caso, corte o edredom na altura desejada, para não arrastar no chão, atrás da cama.

Se quiser ainda mais facilidade, deixe o edredom apenas pendurado no varão (bem no meio, como se fosse no varal). Assim, não é preciso fazer as amarrações nem cortá-lo.

Agora que você viu como fazer cabeceira de cama é fácil, não pare por aí. Os materiais usados nesse passo a passo servem para muitos outros projetos, o que ajuda a economizar ainda mais no décor do seu apartamento. Por isso, pense o que mais está faltando no seu lar e mãos à obra!

Se você gosta de conteúdos sobre decoração, especialmente pensados para apartamentos pequenos, aproveite e curta a nossa página no Facebook!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.