Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Saiba o que faz um zelador

Viver em Condomínio

02/12/19

 

Você sabe que ele existe, mas será que sabe o que ele faz? Enquanto algumas pessoas acham que o papel do zelador é simplesmente lidar com burocracia, outras acreditam que ele é como um faz-tudo do condomínio. No final das contas, pouco fica claro sobre o assunto. Afinal, quais são as funções de um zelador?

Na prática, ele desempenha um papel fundamental no condomínio. Neste post, vamos contar para você um pouco sobre o trabalho do zelador, desde as suas atribuições mais comuns até a rotina no dia a dia com os moradores. Então, continue lendo!

Atribuições legais

Como o próprio nome já diz, a função desse profissional é zelar pelo condomínio e pelas atividades realizadas nesse ambiente. Na prática, isso significa que ele é o líder dos demais funcionários e deve prestar contas sobre aquilo que eles fazem. Para entender melhor essa questão, é interessante dar uma olhada no que dizem as normas.

As atribuições legais nada mais são do que as responsabilidades que o zelador tem de acordo com as organizações trabalhistas e as convenções sindicais. Apesar de variar um pouco entre as regiões, alguns pontos costumam ser comuns. O zelador deve, por exemplo:

  • manter a comunicação com a administradora do condomínio;
  • repassar para o síndico quaisquer informações importantes na sua ausência;
  • transmitir aos funcionários do condomínio as ordens dos superiores;
  • fiscalizar as áreas comuns do prédio;
  • verificar periodicamente o funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas;
  • zelar pelo sossego do ambiente.

Vale destacar que, ainda que haja uma relação de trabalho entre eles, o zelador não é uma espécie de vice-síndico. Da mesma forma, os moradores não podem demandar do seu tempo ou ordenar que ele execute qualquer atividade sem a autorização do síndico.

Por fim, se ele tiver alguma dúvida, deve saber a quem recorrer na administradora do condomínio.

Mas, afinal, quais são as suas atividades mais comuns? É o que explicamos a seguir!

Manutenção do condomínio

O zelador é o responsável direto pelo acompanhamento das atividades de manutenção dos prédios e das áreas comuns. Cabe a ele manter uma rotina de fiscalização dos ambientes de uso coletivo para identificar algo que eventualmente possa precisar de um reparo.

Para isso, ele deve contar com um cronograma de tarefas fornecido pelo síndico. Entre as atividades mais comuns, podemos destacar a checagem do relógio de água, a verificação do funcionamento dos elevadores, a qualidade da limpeza etc.

Além de fiscalizar as áreas comuns, ele precisa garantir que as instalações estão funcionando. Isso inclui, por exemplo, iluminação, casa de máquinas (se tiver), geradores, central de telefonia, TV e Internet, portões eletrônicos e filtragem da água da piscina.

Quando um serviço de manutenção é solicitado, o zelador deve estar presente no momento da execução para garantir que tudo seja feito conforme esperado e, é claro, obedecendo ao regimento do condomínio.

Gestão de pessoas

O zelador é peça-chave na hora de organizar e gerir todas as pessoas que trabalham no edifício. Técnicos de manutenção, equipes de limpeza e demais funcionários encontram nele as informações que precisam sobre a organização da rotina de trabalho.

Ele também fica responsável por comunicar ao síndico qualquer irregularidade que eventualmente aconteça. Afinal, faz parte das suas atribuições acompanhar essas atividades de vez em quando para conferir a qualidade do serviço.

Além de distribuir diariamente as tarefas de faxina e fiscalizar se todos estão cumprindo com as suas obrigações, também é papel do zelador controlar os horários de entrada e saída dos funcionários. Em alguns condomínios, isso é feito com relógio de ponto — porém, em geral, o controle é feito diretamente pelo zelador.

Funcionários e moradores

Outro ponto importante é que o zelador gerencia as relações entre essas pessoas. Se um funcionário sugere que seria melhor realizar o serviço de faxina de outra maneira ou em horários diferentes, por exemplo, é o zelador quem deve avaliar a questão. Se necessário, ele pode consultar o síndico e a administração do condomínio.

No mais, é seu papel garantir o sossego de todos os moradores e para que as regras sejam respeitadas por todos os que circulam no condomínio. Não é à toa que quando pensamos em quais são as funções de um zelador, o cumprimento das normas costuma vir em primeiro lugar na nossa memória.

Ele precisa manter uma relação de respeito e cordialidade com todos para que as suas orientações sejam compreendidas. Regras de segurança, de uso dos elevadores ou do carrinho de compras, de recebimento de convidados em áreas comuns e de descarte correto de lixo devem ser seguidas por todos — e cabe ao zelador monitorar se isso está sendo feito.

Isso garante um ambiente mais agradável para todos os que trabalham e, principalmente, para os que moram no condomínio.

Supervisão de reformas e obras

O zelador deve acompanhar e fiscalizar todos os serviços de reparo e reforma que forem feitos no edifício. E, se houver qualquer imprevisto, precisa informar ao síndico para que ele tome as medidas necessárias. Nesse sentido, obras estruturais são os serviços que costumam exigir maior atenção.

Mexer na infraestrutura do prédio — seja estender uma cobertura, seja quebrar uma parede para mexer no encanamento — é uma tarefa sensível. A administração do condomínio geralmente estabelece alguns cuidados a serem tomados para que o projeto dos prédios não seja comprometido.

Por isso, é normal que o zelador receba algumas dicas para ficar de olho se o serviço é feito exatamente conforme o planejado. Cabe a ele repassar à administração ou ao síndico quaisquer desvios em relação ao que foi planejado.

Além disso, é dever do zelador oferecer suporte a todos os moradores e alertá-los quando alguma regra não estiver sendo cumprida.

Recebimento de serviços externos

Uma questão importante sobre o zelador é que ele não pode realizar pessoalmente atividades de manutenção ou serviços técnicos em geral que possam colocar em risco a sua segurança. Entretanto, isso é feito no condomínio por profissionais enviados pela administradora ou contratados pelos próprios moradores (quando o serviço é feito dentro dos imóveis).

Principalmente no segundo caso, o síndico recebe do solicitante (morador) a informação do serviço para colocar no cronograma do zelador. Este, por sua vez, é responsável por autorizar a entrada dos profissionais e acompanhá-los ao longo da execução do serviço.

Reformas em apartamentos

Vale destacar que mesmo reformas realizadas dentro de apartamentos podem exigir ao menos uma checagem do síndico ou do zelador sobre o que está sendo feito. Afinal, ainda que seja totalmente legal a realização de mudanças na decoração, todo prédio tem algumas regras específicas sobre a alteração da estrutura interna.

Alguns não permitem, por exemplo, a abertura de novas janelas ou a derrubada de paredes. Por isso, o serviço deve ser aprovado com antecedência pela administradora e o zelador pode verificar o andamento das atividades para garantir que o serviço está sendo feito corretamente.

São atividades simples e que fazem parte da rotina de qualquer condomínio. Porém, ainda que a presença do zelador às vezes passe despercebida por algumas pessoas, o seu trabalho é fundamental para garantir o bem-estar dos moradores.

Então, quando você se perguntar quais são as funções de um zelador, lembre-se de que ele lida com diversas questões relacionadas à manutenção, à gestão de pessoas, aos cuidados com a infraestrutura e à garantia do sossego no condomínio. Por isso, valorize esse profissional e colabore para que ele realize um trabalho de qualidade. Afinal, os moradores são os principais beneficiados!

Se quer ver mais conteúdos como este, siga o nosso canal no YouTube e as nossas páginas no Facebook e Instagram!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.