Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Quer saber como fazer uma caixa de brinquedos? Aprenda em 8 passos!

Casa e Decoração

30/09/19

As lojas de decoração estão repletas de objetos multiuso para ajudar na organização do lar. Mas, apesar de lindos, eles costumam custar caro. O lado positivo é que é muito fácil construir um porta-trecos em casa, gastando apenas o valor dos materiais. Sendo assim, banque o artesão e aprenda, passo a passo, como fazer uma caixa de brinquedos! Caso não tenha alguma ferramenta, com certeza algum vizinho mais afeito aos trabalhos manuais poderá emprestá-la.

Veja a relação de materiais e etapas a seguir. Siga-as com atenção e surpreenda os seus filhos com esse presente perfeito para o dia a dia!

Como ensinar as crianças a guardarem os seus objetos?

Por menores que sejam, as crianças aprendem por meio do exemplo, ou seja, imitando os adultos. Por isso, os pais devem deixar que os filhos participem da dinâmica familiar, vendo como cuidam das tarefas e de que modo organizam as suas coisas.

Em relação aos brinquedos, deve-se falar, várias vezes ao dia, o quanto é importante guardá-los após terminar de brincar. Explique, calmamente, que isso é necessário para que a casa fique arrumada.

Dia após dia, recolham os brinquedos juntos, com paciência e muito carinho. Aos poucos, as crianças adquirem o hábito da organização e passam a gostar de ver as suas coisas em ordem, bem como de manter os espaços organizados.

Por que ter uma caixa exclusiva para os brinquedos?

Porque não basta dar exemplo e repetir o quanto é importante ser organizado sem proporcionar as devidas condições para isso. Essa é a função da caixa de brinquedos!

Ter um lugar adequado para armazenar objetos pessoais é importante em qualquer fase da vida, mas principalmente na infância. Se as crianças perceberem, desde cedo, os benefícios da organização, as suas vidas serão muito mais fáceis.

Segundo pedagogos e pediatras, existem tarefas domésticas adequadas para diferentes faixas etárias. Veja alguns exemplos abaixo.

Aos 2 anos de idade

Nessa fase, as crianças podem começar a organizar os seus brinquedos — por serem os objetos com os quais têm mais intimidade. Durante a arrumação, devem ser sempre acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

É importante tornar o momento da arrumação o mais agradável possível: crie um padrão para a organização (por tipo, cor, tamanho etc); faça um jogo do tipo “quem acaba mais rápido” etc. Experimente também cantar músicas que ensinam a guardar.

De 3 a 4 anos de idade

Além dos brinquedos, as crianças podem começar a organizar outros objetos, como as suas roupas e os seus calçados. Mas ainda sob a supervisão constante de um adulto.

De 5 a 7 anos de idade

Nessa faixa etária, as crianças são mais responsáveis. Além de guardar os objetos de uso pessoal, elas podem realizar tarefas simples, como regar vasos de plantas.

A partir dos 8 anos de idade

As habilidades motoras já estão mais desenvolvidas. Por isso, as crianças conseguem arrumar a própria cama, pôr e tirar a mesa na hora das refeições, colocar comida para o cachorro etc.

Quais são os materiais necessários para construir a caixa?

As matérias-primas e ferramentas necessárias para fazer a caixa de madeira são facilmente encontradas em lojas de materiais de construção. Antes de começar o projeto, certifique-se de que não está faltando nada. Você vai precisar de:

  • 5 placas de madeira pinus, sendo 2 para as laterais (28 x 26cm), 1 para a frente e 1 para o fundo (60 x 28cm) e 1 para a base (56,5 x 28cm);
  • 4 quadrados de E.V.A. coloridos (20 x 20cm cada);
  • 4 rodízios (rodinhas) de silicone;
  • cola para madeira;
  • supercola;
  • seladora;
  • 6 parafusos (M42);
  • 16 parafusos (15mm);
  • 1 parafusadeira;
  • pincel largo;
  • lápis;
  • trena.

Como fazer uma caixa de brinquedos que as crianças vão amar em 8 passos?

Faça com que a caixa, em si, pareça um brinquedo. Coloque rodinhas, para que os pequenos consigam levá-la para onde quiserem. Também é importante decorá-la de maneira lúdica. Isso tornará o processo de arrumação muito mais divertido, como se fosse uma brincadeira.

Veja o passo a passo de como fazer uma caixa de brinquedos:

  1. Com o pincel, aplique a seladora nas placas de madeira e espere secar.
  2. Passe a cola nas bordas das placas e cole o fundo na base.
  3. No fundo, marque o meio e 5cm de cada lateral, usando o lápis e a trena.
  4. Com a parafusadeira, introduza 3 parafusos M42 nas marcações.
  5. Cole as laterais e a frente da caixa.
  6. Com a parafusadeira, coloque os parafusos M42 restantes (1 no meio e os outros 2 a 5cm de cada lateral).
  7. Com o lápis e a trena, marque a furação das rodinhas a 3cm de cada lateral. Para fixá-las, use os parafusos de 15mm.
  8. Decore as laterais da caixa com os quadrados de E.V.A., aplicando-os com a supercola. Se preferir, pode usar outro adereço de sua preferência. O importante é combinar com a decoração do quarto do seu filho.

O que fazer se uma só caixa for insuficiente?

Caso o seu filho tenha muitos brinquedos, façam juntos uma seleção de quais ainda estão em uso e quais podem ser doados. Se mesmo assim uma só caixa organizadora não for suficiente para armazená-los, construa outras. Você pode fazer uma versão especial para deixar na sala, com um estilo em harmonia com a decoração do ambiente.

Além das placas de pinus, sugeridas no passo a passo, também é possível usar caixotes de madeira ou caixas de papelão rígido, entre outros materiais. Ainda mais práticos, você nem precisa ter o trabalho de montar. Basta colocar as rodinhas (ou alças) e dar o acabamento na estrutura da maneira que desejar.

Agora que você sabe como fazer uma caixa de brinquedos, ofereça esse presente valioso para o seu filho. Ajude-o a se tornar uma pessoa mais organizada, cuidadosa e independente desde a mais tenra infância. Ao mesmo tempo, esse tipo de objeto permite manter o lar sempre bem-arrumado, evitando brinquedos espalhados por todos os lados e assegurando o bem-estar do restante da família!

Se você gostou dessa ideia e tem amigos com filhos pequenos, compartilhe o post em suas redes sociais!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.