Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Como fazer papel de parede com jornal: veja aqui o passo a passo

Casa e Decoração

14/02/20

Nem sempre precisamos recorrer a revestimentos tradicionais para atualizar a aparência dos ambientes. Saiba por que o jornal é uma ótima alternativa para obter um belo papel de parede!

Os revestimentos são excelentes recursos para transformar o visual de um cômodo. Com tantos produtos disponíveis no mercado, muita gente esquece que é possível reaproveitar materiais comuns para ter um efeito interessante. Você já se perguntou, por exemplo, como fazer papel de parede com jornal?

Essa proposta é fácil de colocar em prática porque funciona de maneira semelhante à aplicação dos modelos tradicionais. O diferencial estará na estética das paredes, que terão uma mistura de padrões e estampas para destacar a composição.

Portanto, se você gosta de estar por dentro das principais tendências ou pretende inovar na decoração do apartamento, pode aproveitar essa ideia sem muito esforço. Fique conosco e acompanhe o passo a passo dessa transformação!

Providencie os materiais

O protagonista dessa técnica é o jornal, por isso, você precisará de várias folhas. Se não tiver nenhum exemplar em casa, vale procurar com amigos e familiares ou comprar edições novas nos principais pontos de comercialização.

Também é importante definir se a composição será em preto e branco ou colorida para selecionar apenas jornais que tenham a tonalidade desejada. Em seguida, providencie as folhas em quantia suficiente para cobrir a superfície que você escolheu.

Veja abaixo outros tipos de materiais necessários para fazer esse trabalho:

  • cola branca;
  • recipiente plástico;
  • rolo ou pincel;
  • massa corrida;
  • fita adesiva;
  • tesoura;
  • espátula;
  • lixa;
  • pano.

Importante: alguns jornais são impressos com tinta a jato, um produto que pode borrar em contato com colas e outras substâncias. Se for o caso dos modelos que você adquiriu, a dica é aplicar uma camada de verniz spray sobre cada uma das folhas antes de fazer a colagem na parede.

Matérias jornalísticas feitas com impressão a laser, por outro lado, não apresentam o risco de formar manchas. Então, fique de olho na procedência e no tipo de produto para saber como agir em cada caso.

Limpe e prepare a parede

O próximo passo é verificar as condições da superfície que receberá o material. Afinal de contas, para ter sucesso com qualquer papel de parede na decoração, é fundamental que a parede esteja devidamente limpa e livre de buracos, relevos ou rachaduras.

Uma boa forma de avaliar o local de aplicação é passar a mão sobre toda a região. Assim, se você observar imperfeições ou sentir alguma textura diferente, precisará corrigi-las antes de qualquer procedimento. Para furos na parede, por exemplo, algumas camadas de massa corrida são suficientes.

Deixe esse produto secar e, em seguida, use a lixa para raspar os excessos de massa corrida. Faça isso até sentir que a superfície ficou completamente lisa e homogênea. Depois, para finalizar, passe um pano umedecido sobre toda a parede, a fim de remover poeira e outros resíduos.

Esses cuidados simples vão deixar a região pronta para receber as folhas de jornal, já que, sem a presença de sujeira e de defeitos, o papel consegue aderir melhor à superfície.

Marque o local de aplicação

Outra prática importante no processo de fazer papel de parede com jornal é delimitar a área de aplicação. Isso porque você não precisa colar o produto em uma parede inteira. Caso queira um efeito mais discreto, por exemplo, a saída é limitar o material a uma pequena superfície.

Opções divertidas incluem a criação de um painel para TV ou de uma cabeceira no quarto infantil. Perceba que ambas sugestões envolvem o uso do jornal em apenas uma parte da parede, de modo a destacar o novo elemento em relação à pintura ou outro revestimento.

Assim, no caso de querer aplicar o papel de parede apenas em áreas menores, você precisará demarcá-las com alguns pedaços de fita adesiva. Para isso, vá colando algumas tiras no local, fazendo uma espécie de contorno ao redor da região que receberá as folhas de jornal.

Aplique as camadas de jornal

No recipiente plástico, adicione uma parte de cola para duas partes de água e mexa bem, até obter uma mistura homogênea. Siga sempre essa proporção quando precisar fazer um novo preparo.

Depois, mergulhe o rolo (ou pincel) no recipiente e comece a aplicar a mistura de cola e de água em toda a parede ou região escolhida. Comece de cima para baixo, pois isso facilita os movimentos e evita o excesso de produto concentrado na base da parede.

Assim que a superfície estiver coberta pela mistura de cola, você já pode começar a cortar e a colocar as tiras de jornal, uma de cada vez. O posicionamento das folhas dependerá do efeito desejado para a composição. Confira algumas sugestões que podem ficar bem atrativas:

  • linhas e colunas: nessa técnica, os jornais são colocados lado a lado, de modo a compor faixas horizontais e verticais. Por deixar o material alinhado, facilitando a leitura dos textos, é a escolha perfeita para valorizar o conteúdo das matérias impressas;
  • sentido diagonal: nessa proposta, as folhas são dispostas como se seguissem linhas inclinadas (para a direita ou esquerda). É uma opção que traz movimento, sendo ideal para ambientes que precisam de um toque alegre e ousado;
  • irregular/abstrato: nesse caso, as tiras de jornal são posicionadas de forma livre, sem muito planejamento. São combinadas folhas dispostas em diferentes sentidos e ângulos, com bordas que se sobrepõem. Ótima opção para contrastar com espaços monótonos.

Após definir o posicionamento das folhas e colocá-las na parede, passe mais uma camada da mistura colante sobre os jornais. Se perceber a formação de bolhas ou amassados, vá passando a espátula com um pouco de pressão sobre essas áreas, a fim de regularizar a superfície.

Remova as sobras

Sua parede já está coberta de jornal e devidamente seca? Agora, é a hora de finalizar o acabamento para deixá-lo impecável. Para isso, use a tesoura ou um estilete e vá cortando as sobras que possam ter ficado perto das sancas, dos rodapés ou nas laterais da superfície.

Dica: é possível colar jornais sobre caixas de tomadas e interruptores. Basta que, após a secagem, você realize um corte em torno desses componentes para remover o excesso de material. Se preferir, também pode aplicar uma camada de verniz sobre o novo papel de parede para protegê-lo e deixá-lo brilhante.

E então, o que achou dessa possibilidade para repaginar o visual da sua residência? Agora você sabe como fazer papel de parede com jornal e pode adicionar um toque de personalidade a qualquer cômodo. A proposta cai muito bem em ambientes descolados e contemporâneos.

Quer mais dicas estilo de Faça Você Mesmo (DIY)? Acesse o nosso artigo repleto de ideias e escolha a solução favorita para transformar a sua casa!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.