Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

10 DICAS DE COMO DECORAR UM QUARTO DE APARTAMENTO PEQUENO

Casa e Decoração

17/05/24

Tem quarto de apartamento pequeno ou em breve terá o seu, mas não sabe como criar um ambiente aconchegante e com muita personalidade? Saiba que existem maneiras de unir essas duas questões com sucesso.   

Mesmo parecendo bem desafiador, com escolhas inteligentes e muita criatividade, o ambiente pode ganhar um resultado incrível.  

Portanto, para te ajudar, separamos algumas ideias para você aplicar aí no seu Tenda.  

Então, siga a leitura e confira as nossas dicas!  

10 dicas de decoração para quarto de apartamento pequeno  

10 dicas de decoração para quarto de apartamento pequeno | Foto de um quarto de casal decorado em branco, preto, cinza e com detalhes em madeira | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Pensar em uma decoração para espaços pequenos exige uma dose a mais de criatividade e atenção às peças que farão parte do espaço. Sendo assim, além de escolhas certas em relação à iluminação, cor e móveis, cada item desse também precisa conversar com o ambiente para a melhor otimização do ambiente disponível. 

Então, para isso, vale adotar técnicas que permitam a ampliação visual do local.  

No caso do quarto de apartamento pequeno, a mesma regra é necessária e precisa de atenção. 

Portanto, deixar o espaço aconchegante, funcional e com a personalidade do proprietário exige um cuidado a mais desde a fase do planejamento. 

Desse modo, estratégias que comportem bem todos esses detalhes são fundamentais. Afinal, em cômodos com tamanhos reduzidos cada centímetro deve ser levado em consideração.  

Antes de mais nada, o ideal é definir e escolher cada componente do projeto de maneira que traga harmonia ao local. Portanto, você pode reunir tudo em um bloco de anotação ou montar um projeto com um profissional que estará disposto a indicar os melhores caminhos e soluções. 

1. Defina uma paleta de cores 

Para espaços com tamanhos reduzidos, o indicado é a escolha de cores mais claras, como branco, bege ou cinza claro. Isso pois, a paleta mais clara, além de trazer um aspecto mais arejado, cria a sensação de amplitude.  

Exatamente o que espaços compactos pedem para se tornar visualmente maiores e mais aconchegantes, principalmente quando esse espaço é um dormitório.  

Além disso, outra estratégia é usar uma parede de destaque. Afinal, um tom mais forte cria um ponto focal de profundidade e traz aquele toque especial de personalidade. 

2. Escolha o estilo do cômodo 

Antes de iniciar a etapa de obras efetivamente, durante o momento de planejamento, defina qual o estilo que deseja colocar no ambiente. Alguns estilos de decoração são:  

  • Vintage; 
  • Clássico; 
  • Moderno; 
  • Rústico; 
  • Industrial; 
  • Romântico; 
  • Escandinavo; 
  • Pop Art; 
  • Eclético. 

Para um quarto de apartamento pequeno, também é possível montar uma identidade visual que traga ao mesmo tempo tranquilidade e que seja a cara do morador. Afinal, a conexão entre esses dois pontos é fundamental para a comunicação geral.  

Desse modo, ter um espaço de descanso aconchegante promove momentos de bem-estar e relaxamento. Portanto, isso precisa ser levado em consideração no momento de planejar como será esse cômodo.  

Imagina extrapolar com a escolha de cores vibrantes, usar uma iluminação mais forte e com objetos mais extravagantes? Isso com certeza deixará o quarto distante de ser um local tranquilo e que não permitirá um descanso restaurador.  

3. Utilize móveis versáteis

Em seguida, outro ponto que merece atenção é a escolha dos móveis que irão compor o ambiente. Com o quarto de apartamento pequeno, vale levar em consideração itens que sejam funcionais e que ao mesmo tempo ocupem menos espaço possível.  

Dessa forma, colocar prateleiras e optar por um modelo de cama que tenha box baú podem ser as escolhas mais corretas. Assim, garantindo a organização do quarto e trazendo, ao mesmo tempo, possibilidades de decoração.  

Além disso, o tamanho da cama também precisa ser pensado. De acordo com as medidas disponíveis, escolha o tamanho que não ultrapasse e inviabiliza andar com tranquilidade na área.   

Caso também tenha uma televisão, a ideia é investir em um painel suspenso ou colocá-la diretamente na parede.  

Por fim, sem móveis diretamente no chão, você mantém os espaços de circulação que precisa e ganha um visual mais “limpo”. 

4. Utilize espelhos 

Os espelhos são peças coringas para entregar essa sensação de amplitude e profundidade ao espaço. Essa ilusão de um ambiente maior se dá pelos reflexos das luzes que entram ou estão no local.  

Portanto, para um quarto de apartamento pequeno, invista em modelos horizontais. Isso pois, eles também ajudam a dar ideia de um ambiente com mais espaço por meio da ampliação lateral do lugar. 

Em algumas opções de guarda-roupas, existem variações que já vêm com espelhos acoplados ou que têm a possibilidade de instalação na peça. Então, pesquise essa condição para ter mais de uma alternativa.

5. Prefira cortinas e tapetes claros

Para as cortinas e tapetes, a dica é a mesma: prefira opções de tons mais claros.  

Modelos que trazem leveza, conforto e que permitem a circulação de ar no espaço deixam o ambiente mais confortável.  

Mesmo que seja um quarto de apartamento pequeno, o ideal é a construção de um local harmônico e que propicie boas noites de descanso. Portanto, evite peças que entreguem um ar mais pesado e que não complemente o bem-estar do ambiente. Cores e tecidos muito fechados tendem a sobrecarregar o espaço.  

Isso é tudo que você não busca para o seu quarto, não é mesmo? 

6. Busque inspirações 

Está sem ideias do que fazer no seu quarto de apartamento pequeno? Então, que tal pesquisar inspirações para encontrar as soluções que precisa e que se adaptam ao seu estilo?  

Existem diversas páginas e perfis na internet especializados em designer de interiores que oferecem muitas ideias e que podem ser usadas de acordo com a sua necessidade. Entretanto, se quiser se inspirar na decoração feita por clientes Tenda, pode conferir a página Meu Decorado.

Lembre-se, um espaço menor não é limitador para criar adaptações que garantem excelentes resultados. Além disso, criatividade e planejamento podem ser as chaves para encontrar o seu melhor espaço.  

Por isso, já repetimos essa afirmação algumas vezes :) 

Ainda mais, trocar ideias com os seus vizinhos ou pessoas conhecidas que compartilham desse mesmo desafio também pode ser levado em consideração nesta fase.  

Assim, quanto mais opiniões ouvir, melhor para montar a sua própria convicção do que compete ou não aderir. As trocas são igualmente sempre válidas no momento das obras ou melhorias.  

7. Prefira um guarda-roupa com portas de correr

Como aqui a ordem é aproveitar cada centímetro do seu ambiente, dê preferência a modelos de guarda-roupa que tenham portas de correr.  

Isso te fará ganhar espaço entre o móvel e a cama, por exemplo. Assim, permitindo você adicionar uma mesa de apoio, uma cabeceira que tenha a extensão por toda a parede ou um lustre  sem perder o espaço que precisa. 

Além disso, contribui na ampliação do ambiente, deixando o visual mais proporcional.  

8. Invista em uma boa iluminação

Você pode imaginar que sendo um quarto de apartamento pequeno não seja possível pensar no detalhe da iluminação, mas aí que se engana.  

Isso pois, a iluminação tem um papel primordial para tornar o ambiente mais acolhedor.  

Afinal, ela distribui a luz de forma adequada ajuda a ampliar o espaço. Portanto, evite deixar alguns pontos sem iluminação, pois o escuro ajuda a diminuir esteticamente o ambiente.  

Então, adicionar luminárias, abajures ou até pendentes é uma opção que contribui para deixar o cômodo mais íntimo e iluminado.

9. Aproveite os espaços nas paredes 

Como dito anteriormente, as prateleiras ajudam a compor a decoração de um quarto de apartamento pequeno e, de quebra, são locais a mais para adicionar objetos como: 

  • Enfeites; 
  • Vasos de plantas;  
  • Porta-retratos. 

Além disso, quadros e espelhos também podem ser combinados de forma estratégica para trazer mais equilíbrio à estética do seu quarto.  

Assim, essa harmonia deve ser projetada para que todos os elementos conversem entre si e o efeito se torne um visual satisfatório. Unindo os detalhes em uma temática que no resultado se destaque. 

10. Cama box no estilo baú é uma ótima opção

Ter mais espaços para guardar tudo que precisa e ainda deixar de uma maneira visualmente agradável não é uma tarefa impossível, isso pois, o baú em camas box ajuda nesse sentido.  

Atualmente existem diversas opções de materiais e cores para esse móvel, seja qual for o tamanho escolhido da sua cama.  

Nele, você consegue armazenar peças maiores ou de grandes volumes como: 

  • Edredons; 
  • Cobertores; 
  • Lençóis; 
  • Travesseiros;  
  • Almofadas. 

Dessa forma, isso te fará ganhar espaço e ainda permitirá desafogar espaços no guarda-roupa. Assim, deixando a sua funcionalidade apenas para acomodar as suas roupas.  

Como escolher os móveis certos? 

Como escolher os móveis certos? | Foto de uma mulher escolhendo itens de decoração para quarto de apartamento | Casa e Decoração | Blog da Tenda

O que vale no momento da escolha dos móveis para um quarto de apartamento pequeno são as necessidades do morador junto às especificidades das medidas disponíveis.  

A definição de qual opção é mais viável também muda de acordo com os gostos pessoais, os valores monetários, as necessidades e as funcionalidades.  

Portando, faça orçamentos para entender quanto custa cada uma dessas variações, peça a opinião de outras pessoas ou profissionais. Por fim, veja resultados e só após tudo isso decida o melhor para o ambiente que possui.  

Móveis que nas fotos podem parecer perfeitos para o que procura também têm a possibilidade de virarem um verdadeiro “elefante branco” no seu cômodo.  

Tire as medidas do quarto e dos móveis

Para entender quais dimensões o seu quarto de apartamento pequeno possui é necessário fazer as medições exatas de cada centímetro.  

Desse modo, você tem a dimensão correta do espaço disponível para escolher a disposição de cada item que irá compor o ambiente.  

Ainda mais, é válido entender sobre o espaço para evitar a sensação de local muito apertado ou desorganizado. Assim, além de compreender o que pode ser feito para melhor aproveitamento e circulação.  

Por isso, fita métrica e papel em mãos para um bom projeto são fundamentais e nunca são demais.   

Defina um orçamento  

Defina um orçamento | Foto de um homem escrevendo em um papel e usando o notebook | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Saiba exatamente o valor limite que deseja desembolsar para montar o seu quarto de apartamento pequeno.  

Extrapolar esse teto de gastos pode inviabilizar o resultado que tanto sonhou conquistar,  se tornando até um pesadelo no final com dívidas maiores do que imaginou.  

Sendo assim, tenha uma lista do que será necessário para todas as etapas do projeto, faça orçamentos com mais de um profissional ou empresa e faça escolhas que te ajudem a economizar.  

Além disso, aqui, vale lembrar que nem sempre o que é mais barato é bom, e o que é caro é garantia de entregas com o melhor desempenho.  

Portanto, fique atento!   

Opte por móveis multifuncionais  

Para espaços pequenos, é importante estar atento às escolhas dos móveis já que ajudam na composição do ambiente e ainda na parte funcional, tão necessária no dia a dia.  

Sendo assim, optar por móveis multifuncionais pode ser uma opção ser levada em consideração, como a cama box com baú no caso de um quarto pequeno de apartamento.  

Além disso, o espaço extra de armazenamento de peças contribui também para manter o ambiente mais organizado e longe da bagunça. Por fim, ter móveis com mais de uma função é importantíssimo nesses locais em que o espaço é restrito.   

Tenha atenção à qualidade e durabilidade  

Nem sempre o sinônimo de economia é a opção mais em conta. Desse modo, isso deve ser levado em consideração durante todas as fases do planejamento e de execução do projeto.  

Afinal, a redução de custos de um item pode virar um problema maior se a qualidade e a durabilidade dos materiais estiverem abaixo do ideal.  

Portanto, é importante estar atento à qualidade tanto dos produtos quanto da mão de obra que entregará os serviços. 

Ao contrário, você terá que fazer trocas ou reparos em um tempo menor que o estimado e, consequentemente, desembolsar mais valores. Assim, totalizando quantias que não estavam planejadas no início do projeto.  

Como fazer decoração no estilo faça você mesmo?

Como fazer decoração no estilo faça você mesmo? | Foto de um casal pintando um móvel de verde | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Se a grana tá muito curta e esse não é o momento ideal para gastos que excedam o seu orçamento, uma sugestão é colocar a mão na massa.  

Existem vários tutoriais que podem ajudar você a fazer peças para compor a decoração do seu quarto pequeno de apartamento. Inclusive, temos uma playlist com vídeos de decoração no YouTube, com o passo a passo de alguns desses itens. Então, confira o vídeo e solte a imaginação!   

Use a criatividade

Pegando as dicas que reunimos no vídeo, você pode ter ideias incríveis para deixar o quarto com a sua cara.  

Esse pode, inclusive, ser um diferencial dos outros cômodos do seu apartamento. Afinal, imagina ter uma decoração única e com o seu toque?  

Será muito especial e gratificante saber que você esteve envolvido na transformação do seu espaço de forma tão direta. 

Ideias de decoração faça você mesmo  

Ideias de decoração faça você mesmo | Foto de uma moça reformando um banquinho de madeira na cor azul | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Em nosso conteúdo diverso no YouTube, temos ideias de decoração no estilo faça você mesmo (DIY) e trazemos opções como: 

  • Cabeceira de cama;  
  • Adesivo de parede;  
  • Quadros decorativos;  
  • Abajur; 
  • Sapateira; 
  • Almofada. 

Portanto, caso você não tenha conferido o nosso material, vale voltar um pouquinho a leitura e pegar o link dessas ideias.  

Mas, se preferir não arriscar fazer sozinho ou entender que não tem tantas habilidades manuais para isso, convide o restante da família ou reúna alguns amigos para criar as suas peças.  

Vale talvez chamar as pessoas mais próximas para dar essa força nesse momento e celebrar com aquele lanche da tarde. Que tal?  

Assim, pelo menos a diversão será garantida e boas memórias serão guardadas.  

Decida entre móveis planejados ou modulados

Entre as opções disponíveis no mercado, os móveis modulados e planejados são os mais procurados quando o assunto é um espaço reduzido, como é o caso do quarto de apartamento pequeno.  

Então, caso você prefira móveis modulados, entenda que poderá combinar os módulos de forma mais flexível e com um custo menor.  

Entretanto, os planejados são mais personalizados. Uma vez que é você quem decide todos os detalhes das peças, da cor ao acabamento, do layout a dimensão. Assim, encaixando perfeitamente nos espaços que o cômodo oferece.  

Escolha entre pintura ou papel de parede 

Escolha entre pintura ou papel de parede | Foto de uma família organizando um quarto e escolhendo o papel de parede | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Nessa fase da escolha da cor que o quarto terá é válido entender as opções que você tem para escolher.  

Afinal, seja pintura ou aplicação de papel de parede, é necessário entender o que melhor cabe no espaço e as formas mais adequadas para agregar no resultado. Então, como já falamos neste conteúdo, o quarto pede o equilíbrio de todas as peças para trazer um aspecto que não sobrecarregue o cômodo.    

Portanto, evite cores ou detalhes que pesem no projeto e que tragam resultados na contramão do objetivo desse espaço.  

Sendo assim, tudo precisa ser minuciosamente definido para garantir aquele final tão sonhado, principalmente no apartamento que você tanto sonhou conquistar e que agora se tornou uma realidade com a ajuda da Tenda.  

Gostou desse conteúdo e quer ficar por dentro de mais informações?   

Continue conferindo o nosso blog. Preparamos materiais bem completos, com curiosidades e informações que podem ser um apoio importante para quem está realizando o sonho da casa própria. 

Sobre a Tenda 

A Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.   

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um apartamento muitas vezes parece impossível para muitos brasileiros.  Por isso, nossa missão é colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.    

Então acredite, com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.   

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para ajudar  cada vez mais brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.   

 Além de diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.    

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar suas dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.