Blog da Tenda Blog Fri, 15 Mar 2024 12:47:48 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.9.5 SFH E SFI: ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE OS SISTEMAS DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO https://www.tenda.com/blog/trilha-da-conquista/sfh-e-sfi-entenda-as-diferencas/ https://www.tenda.com/blog/trilha-da-conquista/sfh-e-sfi-entenda-as-diferencas/#respond Fri, 15 Mar 2024 14:00:38 +0000 https://www.tenda.com/blog/?p=17431 Você sabe o que são os sistemas de financiamento imobiliário SFH e SFI? Se você tem essa [...]

O post SFH E SFI: ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE OS SISTEMAS DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
Você sabe o que são os sistemas de financiamento imobiliário SFH e SFI? Se você tem essa dúvida, não se preocupe. O post de hoje é para te ajudar a entender as diferenças entre eles. Pensando nas suas dúvidas, a Tenda vai explicar o que são esses sistemas e como funcionam, para que você possa escolher a melhor opção na hora de financiar a sua casa própria. Vamos lá!

SFH: o que é?

SFH: o que é? | Foto de um homem sorridente usando o notebook | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

O Sistema Financeiro de Habitação (SFH), criado pelo governo federal em 1964, nada mais do que a facilitação do acesso da população ao financiamento imobiliário. Isso porque ele engloba a construção, compra ou reforma de imóveis e tem como principal finalidade reduzir o déficit habitacional no Brasil. Por exemplo, uma das vantagens do SFH é que ele geralmente oferece taxas de juros mais baixas.

Inicialmente, o programa era destinado à população de baixa renda. No entanto, hoje em dia, contempla diversos grupos, independente da renda mensal recebida.

O enquadramento no SFH é determinado por outras características, e todo o processo de financiamento é supervisionado pelo Banco Central.

Sistema financeiro de habitação: como funciona?

O Sistema Financeiro de Habitação (SFH) é um sistema que opera a partir dos recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Isto é, o SBPE é um fundo composto pelos saldos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e da caderneta de poupança.

Dessa forma, quando alguém busca um financiamento habitacional através do SFH, o dinheiro usado para custear essa operação vem desse fundo composto pelos recursos do FGTS e da caderneta de poupança. Por fim,  esse dinheiro é emprestado para as pessoas que desejam ter a casa própria. Ele vai sendo devolvido de forma gradual através do pagamento das parcelas do financiamento.

Assim, o SFH funciona como uma forma de facilitar o acesso à moradia própria. Isso porque permite que mais pessoas tenham a oportunidade de realizar o sonho da casa própria. É um sistema que beneficia tanto os mutuários, que podem realizar o financiamento de suas casas, quanto os trabalhadores que têm seus recursos do FGTS aplicados de forma segura e rentável.

Portanto, o SFH é uma importante ferramenta do mercado imobiliário brasileiro, possibilitando que mais famílias possam realizar o sonho de ter um lar próprio, graças aos recursos provenientes do SBPE. É uma forma de estimular o desenvolvimento do setor e contribuir para o crescimento do país.

SFI: o que é?

SFI: o que é? | Foto de uma mulher mexendo no celular | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Por outro lado, o SFI é uma alternativa para quem precisa financiar imóveis de alto valor ou propriedades que não se encaixam nos critérios do SFH. Com regras mais flexíveis e taxas de juros mais altas, esse sistema é uma opção para investidores e pessoas que desejam ter imóveis de luxo ou de alto padrão.

É importante ressaltar que, ao optar pelo SFI, é fundamental analisar todas as condições do contrato e comparar as diferentes modalidades de financiamento disponíveis no mercado. Dessa forma, é possível tomar a decisão mais adequada às suas necessidades e garantir um investimento seguro e rentável.

Sistema Financeiro Imobiliário: como funciona?

Diferente do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que possui regras mais rígidas e taxas de juros mais baixas, o SFI é voltado para financiamentos de imóveis a partir de R$1,5 milhão.

Por isso, os recursos do SFI são de instituições privadas, como bancos, financeiras e investidores. Dessa forma, a taxa de juros tende a ser mais alta, podendo variar entre 12% e 16% ao ano, de acordo com a análise de crédito e as regras da instituição financeira.

Cuidado! É importante lembrar que não há um limite estipulado para o comprometimento da renda mensal no SFI. Isto é, significa que o cliente pode optar por pagar parcelas mais altas, mesmo que ultrapassem os 30% do seu rendimento.

Uma das vantagens do SFI é a possibilidade de financiar até 90% do valor do imóvel, com prazo de pagamento de até 420 meses, ou seja, 35 anos. No entanto, é importante destacar que a operação ocorre mediante a alienação fiduciária. O que significa que, em caso de não conseguir finalizar o financiamento, a instituição credora pode retomar o imóvel e leiloá-lo para quitar a dívida.

Portanto, o Sistema de Financiamento Imobiliário é uma alternativa interessante para quem busca adquirir um imóvel de alto valor e possui condições de arcar com parcelas mais altas. É essencial avaliar com cuidado as condições do contrato e as taxas de juros. Além disso, garantir que o pagamento das prestações seja feito de forma pontual, a fim de evitar a perda do imóvel. 

Qual a diferença entre SFH e SFI?

Qual a diferença entre SFH e SFI? | Foto de uma pessoa segurando uma casinha, com um notebook e documentos sobre a mesa | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Quando o assunto é financiamento imobiliário, é comum surgirem dúvidas sobre as diferenças entre SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e SFI (Sistema Financeiro Imobiliário). Mas afinal, qual é a distinção entre esses dois sistemas?

A principal diferença entre SFH e SFI está na fonte dos recursos e nas características de cada um. No SFH, por exemplo, não existe uma regulamentação específica, o que significa que as definições são feitas pelos próprios bancos e instituições financeiras. Isso dá aos bancos uma certa autonomia na negociação de financiamentos dentro desse sistema.

Já no SFI, os recursos são do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) e do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Essa fonte de recursos específica torna o SFI um sistema com algumas limitações, em principal com as condições de financiamento.

Por isso, é importante lembrar que todos os casos não enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação estão contemplados pelo Sistema Financeiro Imobiliário. Ou seja, as diferenças entre SFH e SFI mostram que alguns tipos de financiamento não se enquadram no segundo sistema, o que pode impactar nas condições e requisitos para o financiamento imobiliário.

Portanto, ao buscar um financiamento para a compra de um imóvel, é fundamental entender as diferenças entre SFH e SFI para escolher a melhor opção de acordo com suas necessidades e possibilidades. 

Principais características do SFH?

Principais características do SFH? | Foto de uma moça concentrada usando o notebook e segurando um caderno | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Para facilitar sua decisão, conheça as principais características do SFH:

  • Destina-se à compra da casa própria para uso residencial.
  • Os recursos são provenientes do FGTS, poupança e recursos próprios do mutuário.
  • Possui limite de valor do imóvel a ser financiado.
  • Exige comprovação de renda e análise de crédito.
  • Pode ser financiado em até 35 anos.
  • As prestações são decrescentes, ou seja, diminuem ao longo do tempo.
  • O mutuário dá o imóvel como garantia do empréstimo.
  • É regulamentado pela Caixa Econômica Federal no Brasil.

Quais são os requisitos para solicitar o SFH?

Para se beneficiar do SFH é necessário atender a alguns requisitos. Primeiramente, é necessário ter três anos ou mais de carteira assinada com recolhimento do FGTS. Além disso, não se pode ter nenhum outro financiamento imobiliário pelo SFH e não ser proprietário de outro imóvel urbano, seja ele concluído ou em construção.

Outro requisito é o imóvel desejado para financiamento deve custar até R$ 1,5 milhão e o financiamento não pode ultrapassar 80% do valor do imóvel. Além disso, é necessário morar ou trabalhar na mesma localidade do imóvel por um ano ou mais, sendo que a propriedade precisa estar cadastrada no Cartório de Registro de Imóveis (CRI).

É importante lembrar que não ter usado o FGTS nos três anos anteriores para o financiamento e a construção de outro imóvel.

Portanto, se você se enquadra nesses requisitos e está em busca da casa dos seus sonhos, o SFH pode ser a melhor opção para realizar seu desejo. Não deixe de buscar mais informações e verificar se você se encaixa nos critérios estabelecidos pelo programa.

Principais características do SFI?

Principais características do SFI? | Foto de uma miniatura de prédio, com duas pessoas apertando as mãos ao fundo | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

  • Custo mais baixo em relação a outras formas de financiamento imobiliário, devido à garantia do imóvel como forma de pagamento;
  • Possibilidade do uso do FGTS como parte do pagamento;
  • Prazos mais longos para pagamento, facilitando a aquisição do imóvel;
  • Taxas de juros fixas ou variáveis, de acordo com a modalidade escolhida pelo mutuário;
  • Flexibilidade na escolha do tipo de imóvel a ser financiado: novo ou usado, residencial ou comercial;
  • Aprovação de crédito mais rápida do que em outros tipos de financiamento;
  • Possibilidade de financiar até 90% do valor do imóvel, dependendo do perfil do mutuário;
  • Seguro obrigatório contra danos ao imóvel, garantindo a segurança para o mutuário e para a instituição financeira.

Quais são os requisitos para solicitar o SFI?

Para começar, é importante lembrar que pessoas que estão fora do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) são as que se enquadram no SFI. Mas, afinal, o que isso significa na prática? No SFI, bancos e instituições financeiras negociam diretamente, sem regras padronizadas estabelecidas.

Isso quer dizer que, ao optar pelo SFI, você não precisa ter carteira assinada nem recolher o FGTS, a menos que deseje usá-lo. Além disso, você pode ter outro financiamento imobiliário em seu nome, ser titular de outro imóvel urbano, adquirir uma propriedade com valor superior a R$ 1,5 milhão e até mesmo não precisar trabalhar nem morar no mesmo local por um ano ou mais.

O SFI oferece mais flexibilidade e possibilidades para quem deseja adquirir um imóvel, sem as restrições do SFH. Portanto, se você se encaixa em alguma das situações mencionadas acima, o SFI pode ser a melhor opção para você realizar o sonho da casa própria.

Qual opção é a melhor?

Qual opção é a melhor? | Foto de uma moça concentrada em escrever | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Para saber qual a melhor opção, é preciso analisar com cuidado as características de cada sistema de financiamento imobiliário mencionados acima para tomar a melhor decisão. Isso porque, o SFH pode ser mais vantajoso para quem busca um limite máximo de comprometimento de renda e um planejamento mais seguro, enquanto o SFI pode oferecer mais flexibilidade, mas exige maior atenção e organização financeira.

Com isso em mente, você estará mais preparado para fazer um bom negócio e garantir a realização do seu sonho da casa própria. Lembre-se sempre de avaliar todas as opções e buscar esclarecer todas as dúvidas antes de fechar o contrato de financiamento.

Quais as vantagens e desvantagens do SFH e SFI?

A realização do sonho da casa própria pode ser alcançada por meio de diferentes modalidades de financiamento imobiliário, como o SFH (Sistema de Financiamento da Habitação) e o SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário). Cada um desses sistemas possui suas próprias vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas pelos interessados em adquirir um imóvel por meio de financiamento.

Continue lendo para explorar as características de cada um desses sistemas, para que você possa tomar a melhor decisão na hora de realizar o seu investimento imobiliário.

Vantagens do SFH

Uma das principais vantagens desse sistema é a liberação rápida dos recursos financeiros, o que facilita a aquisição do imóvel de forma mais ágil.

Além disso, o SFH oferece taxas de juros mais baixas em comparação com outras modalidades de financiamento. O que torna o sonho da casa própria mais acessível para muitas pessoas. Isso permite que o comprador tenha condições de pagamento mais vantajosas e, consequentemente, menores despesas com a aquisição do imóvel.

Vantagens do SFI

Com o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) você tem a possibilidade de ser dono de mais de um imóvel, seja ele residencial ou comercial. Isso significa que você pode investir no seu patrimônio, tendo imóveis para locação ou revenda.

Além disso, o SFI oferece diversas vantagens, como a ausência de limitações e regras específicas para a aquisição de imóveis. Isso facilita o processo de compra e amplia as opções disponíveis no mercado. Isto é, permitindo que você escolha o imóvel que melhor atenda às suas necessidades e interesses.

Outro benefício do SFI é o uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para o financiamento do imóvel. Este recurso pode ser utilizado como entrada ou para abater o saldo devedor, facilitando o pagamento das prestações e tornando o processo de aquisição mais acessível.

Com todas essas vantagens, o Sistema de Financiamento Imobiliário se mostra como uma excelente opção para quem deseja realizar o sonho da casa própria, investir em imóveis ou expandir seu patrimônio de forma segura e rentável. Aproveite as oportunidades oferecidas pelo SFI e garanta a realização dos seus projetos e objetivos imobiliários.

Desvantagens do SFI

Desvantagens do Sistema Financeiro Imobiliário | Foto de uma casinha, com uma pessoa usando a calculadora e notebook ao fundo | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Uma das principais desvantagens do SFI são as taxas de juros mais altas em comparação com o SFH. No SFI, os bancos não têm limites estabelecidos para as taxas que podem cobrar, o que resulta nessa situação. O que pode resultar em um financiamento mais caro para o cliente.

Além disso, o SFI também costuma ter exigências mais rigorosas em relação à comprovação de renda e garantias para o empréstimo. Por sua vez, pode dificultar a obtenção do financiamento para algumas pessoas.

Outro ponto a ser considerado é que, visto que as taxas de juros são mais altas, os financiadores podem aumentar o valor total do financiamento.

Dessa forma, o cliente pagará mais ao longo do tempo.

Portanto, é importante avaliar todas as opções disponíveis antes de optar pelo Sistema de Financiamento Imobiliário, levando em consideração não apenas as vantagens, mas também as desvantagens que ele pode trazer.

Desvantagens do SFH 

Por fim, o Sistema de Financiamento de Habitação (SFH) é uma opção comum para quem busca realizar o sonho da casa própria, porém, é importante estar ciente das desvantagens que esse sistema pode trazer.

Uma das principais desvantagens do SFH é a cobrança de várias taxas, desde o momento do cadastro. Essas taxas podem encarecer o valor total do financiamento e impactar no valor das parcelas mensais.

Além disso, o SFH possui a impossibilidade de financiar 100% do valor do imóvel. O que pode requerer um valor significativo de entrada por parte do comprador. Isso pode dificultar o acesso à moradia própria para quem não possui uma reserva financeira suficiente.

Outra desvantagem do SFH é a limitação no valor máximo do imóvel que pode ser financiado, o que pode restringir as opções disponíveis no mercado imobiliário e dificultar a aquisição de um imóvel mais caro ou em uma localização privilegiada.

É possível usar o FGTS no SFH?

É possível usar o FGTS? | Foto de uma mulher segurando um celular e usando a calculadora e notebook | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Outra vantagem do SFH é o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como parte do financiamento.

Os titulares podem utilizar o FGTS para abater o saldo devedor, reduzir o valor das prestações ou até mesmo pagar parte das parcelas. Isto é, tornando o financiamento mais vantajoso e facilitando a compra da casa própria.

No entanto, fique atento! O SFH possui regras rígidas para o uso do FGTS no financiamento. O que pode limitar o uso desse recurso para entrada ou pagamento de parcelas. Isso pode dificultar a negociação do financiamento e tornar mais burocrático o processo de compra do imóvel.

Sobre a Tenda

A Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.   

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.    

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.   

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.   

 Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.    

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

O post SFH E SFI: ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE OS SISTEMAS DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
https://www.tenda.com/blog/trilha-da-conquista/sfh-e-sfi-entenda-as-diferencas/feed/ 0
O QUE É FGTS FUTURO E COMO PODE TE AJUDAR A COMPRAR UM IMÓVEL? https://www.tenda.com/blog/trilha-da-conquista/fgts-futuro/ https://www.tenda.com/blog/trilha-da-conquista/fgts-futuro/#respond Wed, 13 Mar 2024 14:00:57 +0000 https://www.tenda.com/blog/?p=17067 Você ficou sabendo do FGTS Futuro? Essa novidade é uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal para auxiliar [...]

O post O QUE É FGTS FUTURO E COMO PODE TE AJUDAR A COMPRAR UM IMÓVEL? apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
Você ficou sabendo do FGTS Futuro? Essa novidade é uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal para auxiliar a população de baixa renda a conquistar o sonho da casa própria.

A partir daí, visando apresentar a você todas as funcionalidades, vantagens e outras características desta nova ferramenta, nós preparamos um conteúdo especial.

O que é FGTS futuro?

O que é FGTS futuro? | Foto de um casal conversando, enquanto usa-o notebook | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) representa uma quantia destinada pelo empregador para a conta pessoal do funcionário, totalizando 8% do salário. Agora, o montante acumulado pelo trabalhador tem novas possibilidades de aplicação na aquisição da casa própria, apresentando três cenários distintos: como entrada; para o pagamento de 12 mensalidades (anualmente, limitado a 80% do valor das parcelas); ou ainda para a redução do saldo devedor do contrato (a cada dois anos).

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, a intenção por trás dessa atualização é dinamizar a comercialização dos imóveis parados no âmbito do programa Casa Verde e Amarela. 

Atualmente, uma parcela significativa das solicitações de financiamento é recusada devido à insuficiência de renda por parte dos requerentes. Com a inclusão do FGTS nos pagamentos das parcelas, espera-se que mais famílias possam se beneficiar do programa habitacional.

Importante notar que já era possível utilizar o saldo disponível no FGTS para abater as prestações do financiamento imobiliário. No entanto, com essa nova medida, os bancos consideram os depósitos futuros como mais uma fonte de renda para os solicitantes.

Qual será o objetivo do FGTS futuro?

O Ministério das Cidades apresentou uma projeção sobre a utilização do FGTS Futuro, exemplificando seu impacto para famílias com renda de até R$ 2,2 mil que adquirem imóveis através do programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo essa simulação, é permitido que a família comprometa até 25% de sua renda, equivalente a R$ 550, com o pagamento da prestação.

Considerando o depósito de R$ 180 feito pelo empregador na conta vinculada do FGTS, o trabalhador teria a oportunidade de financiar um imóvel de valor superior, arcando com uma prestação mensal de R$ 680. 

Teoricamente, também seria possível adquirir o imóvel originalmente planejado e diminuir a prestação para R$ 320, mas essa possibilidade ainda está sujeita à regulamentação governamental.

Essa medida visa proporcionar mais flexibilidade aos trabalhadores de renda mais baixa, possibilitando-lhes o acesso a moradias de melhor qualidade ou a uma redução significativa nas parcelas mensais, conforme suas necessidades e objetivos de habitação.

Como vai funcionar o FGTS futuro?

Como vai funcionar o FGTS futuro? | Foto de uma moça fazendo anotações em um caderno | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

A cada mês, o empregador destina 8% do salário do funcionário com registro em carteira para o FGTS. Mediante o FGTS Futuro, essa parcela adicional de 8% poderia ser utilizada para comprovar a renda. 

Ao considerar o Fundo de Garantia como parte da renda mensal, o indivíduo que busca um empréstimo habitacional poderia financiar um imóvel mais caro ou adquirir o imóvel originalmente planejado. Desta forma, reduz o valor da prestação mensal.

Na prática, a Caixa Econômica Federal, que atua como agente operador do FGTS, repassaria automaticamente os futuros depósitos do empregador no FGTS para o banco que concedeu o financiamento habitacional. O trabalhador ainda seria responsável pelo pagamento do restante da prestação.

Entretanto, a implementação dessa novidade para o trabalhador demandará tempo. Se o Conselho Curador regulamentar a medida em março, a Caixa Econômica Federal terá que estabelecer uma série de normas operacionais. 

Essas diretrizes explicarão como o banco transferirá os depósitos equivalentes a 8% do salário para o agente financiador do Minha Casa, Minha Vida. Assim, logo após contribuição do empregador ao FGTS for creditada na conta do trabalhador. Somente após 90 dias da publicação dessas normas, as transações envolvendo o FGTS Futuro poderão ter início.

Quem poderá utilizar o FGTS futuro?

Quem poderá utilizar o FGTS futuro? | Foto de uma pessoa usando o celular | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

De acordo com as diretrizes estabelecidas pela regulamentação do Ministério do Desenvolvimento Regional, apenas os participantes do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida serão os beneficiários diretos das novas medidas. Esse grupo específico terá a prerrogativa de utilizar o FGTS Futuro como uma ferramenta para ampliar o limite de aquisição de suas moradias próprias.

Inicialmente, as mudanças propostas têm como alvo as famílias pertencentes aos grupos 1 e 2 do programa. O grupo 1 é composto por famílias com renda mensal de até R$ 2.640 mil. Enquanto isso, o grupo 2 inclui aquelas com renda mensal de até R$ 4.400 mil. Ambos os grupos já usufruem de algum tipo de subsídio ao financiamento, caracterizado por descontos concedidos no valor total do contrato, custeados pelo fundo de garantia. Atualmente, o limite para esse subsídio é fixado em R$ 55 mil.

Quando irá entrar em vigor?

Neste mês de março de 2024, o governo busca a aprovação dos detalhes da recente normativa no âmbito do Conselho Curador do FGTS.

Quais serão as vantagens de usar o FGTS futuro?

O FGTS do futuro proporciona diversas vantagens aos beneficiários. A principal delas é o aumento da capacidade de pagamento para as famílias que, através de suas rendas básicas, não alcançariam parcelas como através do programa.

Além disso, o projeto beneficia os inscritos através do impulsionamento de outras vantagens que fazem parte de programas habitacionais já existentes.

Parcelas mais baixas

Ao optar pelo FGTS Futuro, o beneficiário desfruta de parcelas mais acessíveis, pois a diferença é coberta de forma automática pela Caixa Econômica Federal, em um processo mensal. 

No entanto, é crucial notar que esse montante é proveniente do saldo que seria destinado à conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) do trabalhador. Essa modalidade oferece um alívio financeiro significativo, pois as despesas mensais são reduzidas, permitindo uma gestão mais equilibrada das finanças. Essa estratégia proporciona uma abordagem inovadora para aqueles que buscam formas de facilitar o pagamento de seus financiamentos habitacionais, ao mesmo tempo em que garantem o uso inteligente dos recursos disponíveis. 

Dessa forma, o FGTS Futuro emerge como uma alternativa vantajosa para os mutuários que buscam maior flexibilidade financeira sem comprometer a estabilidade de seu investimento imobiliário.

Facilidade na compra

Facilidade na compra | Foto de um casal sorridente olhando o notebook | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está destinando consideráveis recursos para o ano corrente, com um orçamento expressivo de R$ 97,15 bilhões reservado para novas contratações no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida, além de mais R$ 8,5 bilhões destinados aos beneficiários que possuem conta no Fundo. 

As taxas de juros oferecidas variam entre 4% e 8,16% ao ano, com um prazo de pagamento estendido de até 35 anos. Este programa abrange a financiamento de imóveis de até R$ 350 mil em todo o território nacional.

Uma vantagem significativa proporcionada pelo FGTS é a concessão de descontos no valor total do crédito no momento da assinatura do contrato, podendo alcançar até R$ 55 mil para famílias com renda de até R$ 2.640. Para o ano de 2024, está previsto um volume total de R$ 9,85 bilhões para tais iniciativas.

Além disso, o programa Minha Casa, Minha Vida contempla famílias de baixa renda, incluindo aquelas beneficiárias do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinando recursos da União para a doação de imóveis. O orçamento previsto para esta finalidade em 2024 é de R$ 9,4 bilhões.

Aumento da capacidade de pagamento

Uma das principais vantagens desse método reside na sua capacidade de aumentar a habilidade financeira das famílias para adquirir financiamentos imobiliários. Essencialmente, ele possibilita que as famílias adquiram propriedades mais caras sem aumentar o valor das parcelas mensais. Dessa forma, evita comprometer uma parte maior da renda familiar

Isso se dá pelo fato de que os fundos depositados pelo empregador na conta do FGTS são automaticamente direcionados para reduzir o valor total das parcelas. Atualmente, o montante máximo que pode ser comprometido com as prestações é de 25% da renda do trabalhador. Sendo assim, proporciona assim uma margem de segurança financeira considerável. 

Esta estratégia não só amplia as opções habitacionais disponíveis para as famílias, mas também proporciona uma maior estabilidade financeira ao evitar o comprometimento excessivo da renda com as despesas habitacionais.

Cuidados com o FGTS futuro

Cuidados com o FGTS futuro | Foto de um homem usando o notebook com um caderno ao lado | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

É essencial sublinhar que a escolha de adotar esta alternativa é de sua exclusiva responsabilidade, pois não será compulsória. Assim, é crucial ressaltar que esta medida não está isenta de potenciais riscos. Com isso, ao invés de manter o saldo do FGTS intacto e utilizar os fundos para amortizar ou quitar o financiamento, como já é permitido. Optar por esta nova modalidade implicará na indisponibilidade dos depósitos futuros.

O principal perigo reside no caso de uma demissão. Se porventura perder o emprego, você ficará responsável pela dívida, a qual, por conseguinte, passará a impactar as parcelas de maior valor. Em situações onde o desemprego perdure por um longo período, conforme reportado pela Agência Brasil, além da possível perda do imóvel, você também perderá o direito ao FGTS.

Em uma declaração oficial, o Ministério do Desenvolvimento Regional afirmou que os riscos das operações serão suportados pelos bancos. A regra atual de suspensão do pagamento das prestações por até seis meses para quem estiver desempregado permanece válida. O montante não pago será incorporado ao saldo devedor, conforme acordo estabelecido entre a Caixa Econômica Federal e o Conselho Curador do FGTS.

Se o beneficiado for demitido, o que acontece com as prestações?

A partir do momento em que o mutuário assume integralmente o ônus da prestação, desvinculando-se do apoio do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), ele se vê obrigado a suportar a parcela que anteriormente era coberta pelo aporte do empregador no referido fundo. 

Em outras palavras, ele se torna responsável pelo pagamento total da prestação sem contar com os recursos do FGTS. Caso ele atrase o pagamento ou se torne inadimplente, enfrenta o risco de perder a propriedade para o banco, que pode tomar posse do imóvel como forma de garantir o cumprimento das obrigações financeiras. 

Sendo assim, essa mudança implica uma maior responsabilidade financeira por parte do mutuário, que precisa arcar com o compromisso de forma integral, sem contar com subsídios ou benefícios que antes estavam disponíveis.

A prestação da casa própria vai ficar mais barata com o FGTS futuro?

A prestação da casa própria vai ficar mais barata? | Foto de uma moça usando o notebook na sala de estar | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Quando se opta pelo emprego do FGTS Futuro, o devedor desembolsa uma quantia inferior em sua prestação mensal. Essa diferença é coberta de forma automática pela Caixa Econômica Federal. A partir daí, em um processo regular de repasse mensal, contudo, utilizando os recursos provenientes do saldo do trabalhador destinado originalmente à sua conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). 

Assim, essa modalidade oferece aos mutuários uma alternativa viável para gerenciar suas finanças, especialmente em momentos em que o orçamento pode estar mais apertado. Afinal, em vez de arcar com uma parcela integral, o indivíduo pode usufruir de um alívio financeiro temporário. Desta forma, sem incorrer em atrasos ou desequilíbrios no seu planejamento econômico. 

Assim, o FGTS Futuro se configura como uma estratégia facilitadora. Isso porque ela permiti aos tomadores de empréstimos imobiliários uma gestão mais flexível e adaptável às suas realidades.

O governo pode ampliar o acesso a esse programa?

Uma iniciativa em análise prioriza a renda familiar de até R$ 2.640, compreendida na Faixa 1 do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, como uma etapa preliminar. No entanto, esta medida está em fase de teste e sujeita a revisão. 

O governo está considerando estender essa ação para abranger outras faixas de renda, chegando até a faixa de R$ 8 mil. Contudo, tal expansão requer a aprovação do Conselho Curador do FGTS, onde o governo detém maioria. Esta decisão poderá ser significativa, pois afeta não apenas a política habitacional, mas também tem implicações econômicas e sociais mais amplas. 

Portanto, qualquer ampliação deve ser cuidadosamente ponderada, levando em conta não apenas os aspectos financeiros, mas também as necessidades e demandas da população. O papel do Conselho Curador do FGTS torna-se crucial nesse contexto. Isso porque ele é responsável por garantir a viabilidade e a eficácia das políticas públicas relacionadas ao setor habitacional.

Sobre a Tenda

A Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.   

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.    

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.   

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.   

 Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.    

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

O post O QUE É FGTS FUTURO E COMO PODE TE AJUDAR A COMPRAR UM IMÓVEL? apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
https://www.tenda.com/blog/trilha-da-conquista/fgts-futuro/feed/ 0
HABITE-SE: SAIBA O QUE É E COMO FUNCIONA https://www.tenda.com/blog/tenda-explica/habite-se-saiba-o-que-e-e-como-funciona/ https://www.tenda.com/blog/tenda-explica/habite-se-saiba-o-que-e-e-como-funciona/#respond Wed, 06 Mar 2024 14:00:31 +0000 https://www.tenda.com/blog/?p=16286 Muitas pessoas possuem diversas dúvidas em relação a todas as documentações ligadas a construção e compra de [...]

O post HABITE-SE: SAIBA O QUE É E COMO FUNCIONA apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
Muitas pessoas possuem diversas dúvidas em relação a todas as documentações ligadas a construção e compra de um imóvel. Pensando nessas dúvidas, preparamos um conteúdo super especial para mostrar a você todas as questões relacionadas ao Habite-se.

Este é um documento fundamental para a entrega de um empreendimento. Portanto, fique por dentro de como ele é solicitado e todas as suas informações importantes.

Habite-se: o que é?

Habite-se: o que é? | Foto de um homem concentrado em ler um documento, com um notebook a sua frente | Tenda Explica | Blog da Tenda

O documento conhecido como Habite-se desempenha um papel crucial na legalidade e regularização de imóveis, sendo essencial para sua habitação ou ocupação de maneira legítima. Emitido apenas após a conclusão da obra, esse certificado atesta que a edificação está em conformidade com as normas de segurança, habitabilidade e infraestrutura, garantindo a proteção dos ocupantes.

Por vezes denominado de diversas maneiras, como auto de conclusão de construção, auto de vistoria, certificado de conclusão de obra, alvará de utilização ou carta de habitação, o Habite-se é um documento multifacetado que reforça o cumprimento das exigências legais para a ocupação de um espaço. Sua obtenção é um passo crucial no processo construtivo, assegurando que o imóvel está devidamente regularizado perante as autoridades competentes, proporcionando tranquilidade aos proprietários e ocupantes. Portanto, trata-se de um instrumento indispensável para a segurança jurídica e qualidade habitacional.

Como funciona o Habite-se?

Como funciona o Habite-se? | Foto de uma pessoa escrevendo em um documento | Tenda Explica | Blog da Tenda

O habite-se, apesar de variar entre municípios, possui regras gerais cruciais. A continuidade da obra conforme aprovada na prefeitura é essencial, pois qualquer alteração requer nova comunicação. Na entrega, a emissão do habite-se depende da análise da execução do projeto pela prefeitura, visando garantir a segurança, especialmente na área topográfica. A fiscalização do corpo de bombeiros e a regularização de ligações de energia e água são critérios indispensáveis.

As vistorias, etapas cruciais para aprovação, variam entre municípios e envolvem a equipe da prefeitura e do corpo de bombeiros. Problemas no planejamento ou na avaliação podem resultar no indeferimento do habite-se, exigindo melhorias para cumprir critérios de aprovação.

Especificidades municipais devem ser consideradas, e é essencial que construtores, reformadores e proprietários busquem informações junto aos órgãos competentes. A falta de regularização pode acarretar problemas. Portanto, para esclarecimentos sobre habite-se, documentos necessários e agendamento de vistorias, é crucial contatar a prefeitura local.

Quem deve solicitar?

O processo de obtenção do Habite-se pode ser iniciado tanto pelo proprietário do imóvel quanto pelo responsável pela construção. Ao lidar com uma construção realizada por uma empresa especializada, é crucial atentar-se ao contrato de prestação de serviços. Algumas construtoras assumem a responsabilidade pela emissão da documentação necessária para a regularização do imóvel, enquanto outras delegam essa tarefa ao proprietário.

Independentemente da abordagem adotada, é essencial compreender que a construção só estará apta à venda após a devida emissão do Habite-se. Portanto, se a intenção da obra é a comercialização futura, é importante garantir a obtenção desse documento, mesmo no caso de construções térreas ou aquelas que seguem as diretrizes estabelecidas pela CCJ em seu parecer de 2019. Cumprir esse requisito é fundamental para assegurar a legalidade e a comercialização eficiente do imóvel no mercado.

Em que momento é preciso ser solicitado?

Em que momento posso solicitar? | Foto de uma pessoa mostrando onde assinar para outra pessoa, enquanto segura uma casinha | Tenda Explica | Blog da Tenda

É imprescindível que o pedido seja formalizado no início da obra, destacando claramente o prazo estimado para a conclusão. Essa notificação se revela essencial, especialmente nos momentos em que os representantes municipais programam inspeções ou vistorias do imóvel em questão. 

A antecedência na comunicação contribui para uma gestão eficiente e transparente, permitindo a adequada coordenação entre as partes envolvidas. Ao fornecer o prazo de conclusão, os agentes municipais conseguem planejar suas atividades de fiscalização de maneira mais efetiva, promovendo assim um ambiente de cooperação construtiva entre os empreendedores e as autoridades locais.

Quais documentos necessários para fazer a solicitação?

A obtenção do Habite-se envolve seguir regras específicas que variam de acordo com as normas municipais, e alguns documentos são padrão nesse processo. Para se organizar adequadamente, é crucial reunir uma série de documentos, tais como o projeto assinado por um profissional qualificado, como arquiteto ou engenheiro, contendo CREA e Inscrição Municipal; IPTU; escritura de compra e venda do terreno; alvará de construção; matrícula do imóvel; comprovante de quitação do Imposto sobre Serviços (ISS); RG e CPF do requerente, ou CNPJ para Pessoa Jurídica; cópias do projeto aprovado; atestados das concessionárias de energia elétrica, esgoto e água; e declaração do Corpo de Bombeiros (AVCB) para certificar a funcionalidade das instalações sanitárias, elétricas, hidráulicas e de combate a incêndios. Essa documentação abrangente assegura a conformidade e agiliza o processo de obtenção do Habite-se.

Quanto custa um Habite-se?

Quanto custa? | Foto de uma mulher usando o celular | Tenda Explica | Blog da Tenda

O mercado imobiliário é marcado por uma ampla gama de variáveis que influenciam os custos associados à regularização de propriedades. Os preços podem oscilar consideravelmente, situando-se entre R$ 1.000,00 e R$ 7.000,00, sem uma previsão exata de quando ultrapassarão esses limites ou se tornarão mais acessíveis.

O Certificado de Regularidade Fiscal (CND), mencionado anteriormente, pode atingir até R$ 2.000,00, sendo seu valor passível de alterações. Por sua vez, a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) varia entre 2% e 5% do montante referente ao serviço prestado para a emissão da documentação legal.

Diante de tantas variáveis, a certeza desaparece, tornando a previsão precisa uma tarefa desafiadora. Em muitos casos, a decisão acertada é contratar uma empresa especializada no setor imobiliário. Essa escolha proporcionará a certeza de que toda a documentação necessária será devidamente providenciada, aliviando o proprietário do estresse e trabalho associados à regularização de seu patrimônio.

Como calcular o valor do Habite-se?

As prefeituras, responsáveis pela aplicação de alíquotas, apresentam variações conforme o município, sendo crucial consultar a Secretaria Municipal de Urbanismo ou o órgão competente da cidade para informações precisas. A diversidade é notável, podendo alguns locais oferecer isenção de taxas. 

Portanto, ao lidar com questões tributárias e regulamentações urbanísticas, é recomendável buscar orientação local para compreender os detalhes específicos e garantir conformidade com as normativas vigentes. Essa abordagem proativa permite uma interação mais eficaz com as políticas municipais, promovendo uma compreensão aprofundada das nuances que influenciam as alíquotas e isenções tributárias em cada jurisdição.

Quem deve pagar?

Após a conclusão da obra, é imperativo que a construtora libere a documentação do habite-se, cujos custos administrativos são suportados por ela. Esse processo envolve a assinatura de documentos essenciais para a legalização do imóvel. 

Acima de tudo, é crucial destacar que o valor associado a essa documentação deve ser previamente estipulado no contrato de compra do novo imóvel, proporcionando transparência e clareza sobre os encargos envolvidos nessa fase crucial do processo imobiliário.

Quanto tempo demora para sair o Habite-se?

Quanto tempo demora para sair o Habite-se? | Foto de uma moça pensativa na frente do computador | Tenda Explica | Blog da Tenda

A obtenção do Habite-se, assim como os valores associados, está sujeita a uma variação que depende não apenas da prefeitura, mas também das circunstâncias específicas do órgão no momento da solicitação. O tempo de espera pode ser influenciado significativamente pelo porte da obra, sendo que construções maiores e mais complexas, com design arrojado, tendem a demandar um processo mais demorado de aprovação.

Uma estratégia para acelerar o processo é agendar a vistoria da prefeitura com antecedência, contornando possíveis congestionamentos de trabalho e limitações de disponibilidade dos servidores públicos. No entanto, é crucial realizar uma cuidadosa gestão dos prazos da obra, assegurando que esteja concluída na data marcada para evitar a necessidade de reagendamentos e esperas adicionais.

Além disso, é aconselhável que se evitem alterações no planejamento estrutural após a marcação da vistoria, pois submetemos o projeto no momento do primeiro requerimento à prefeitura. Qualquer modificação exigirá uma nova solicitação, incluindo o projeto atualizado. O cuidado com esses aspectos contribui para um processo mais eficiente e ágil na obtenção do Habite-se.

Como saber se o Habite-se foi aprovado?

Consultar o Habite-se pela internet é uma prática conveniente, embora nem todas as prefeituras ofereçam essa facilidade aos cidadãos. Caso o seu município não disponha dessa opção online, uma alternativa é dirigir-se ao cartório de registro de imóveis. Ao fornecer a matrícula do imóvel e seus dados pessoais, é possível verificar se o Habite-se foi emitido.

Para realizar a consulta online, o primeiro passo é verificar se a prefeitura local oferece essa possibilidade através de seus portais oficiais. Em geral, municípios que permitem a emissão online do alvará de construção também disponibilizam a consulta do Habite-se pela internet. Outra abordagem é buscar informações nos sites das secretarias de habitação, infraestrutura, urbanismo ou obras, pois alguns municípios confiam a emissão e consulta do Habite-se a esses órgãos, que podem ter sistemas específicos.

Vale ressaltar que os procedimentos e informações solicitadas podem variar entre os sistemas, sendo comum a necessidade de realizar um cadastro e fornecer detalhes do imóvel.

Qual a importância do Habite-se?

Qual a importância? | Foto de uma mão assinando escrevendo em um papel | Tenda Explica | Blog da Tenda

O Habite-se desempenha um papel crucial na legalidade de um imóvel, sendo um documento essencial para a obtenção do registro no Cartório de Registro de Imóveis (CRI). Sem esse procedimento, mesmo que o imóvel exista, ele permanece em situação irregular perante o município, acarretando diversas implicações. Uma delas é a insegurança habitacional, pois a ausência do Habite-se levanta dúvidas sobre a conformidade da estrutura do imóvel, aumentando o risco de problemas como desabamentos devido a falhas na construção.

Além disso, a obtenção de financiamento para a aquisição do imóvel torna-se praticamente impossível, uma vez que as instituições financeiras exigem a apresentação do Habite-se como parte dos requisitos. 

A falta desse documento dificulta significativamente as negociações e a transferência de propriedade, limitando as opções disponíveis para quem busca adquirir ou vender um imóvel. Dessa forma, a regularização do Habite-se não apenas assegura a conformidade legal, mas também abre portas para transações imobiliárias mais seguras e facilitadas.

Quais os problemas gerados pela falta do Habite-se?

A ausência do registro imobiliário pode acarretar uma série de complicações além das já mencionadas. Primeiramente, entre os problemas adicionais, destaca-se a imposição de multas pela prefeitura devido à irregularidade da construção. Além disso, a falta de registro pode resultar no embargo e, em casos extremos, na demolição da edificação por ordem municipal. 

A ausência desse documento também abre margem para possíveis golpes, pois sem o devido registro no Cartório de Registro de Imóveis (CRI), a propriedade pode ser transacionada diversas vezes. Situações podem surgir nas quais o vendedor vende a propriedade a outra pessoa em um ‘contrato de gaveta’, enquanto o comprador acredita ser o legítimo proprietário. Consequentemente, há o risco de perda financeira significativa. Adicionalmente, a falta de registro pode impactar a valorização do imóvel e dificultar a sua comercialização no mercado imobiliário. 

Portanto, a importância do registro vai além da regularização legal, estendendo-se à proteção do investimento e à garantia da segurança nas transações imobiliárias.

Como saber se o imóvel tem Habite-se?

Como saber se o imóvel tem Habite-se? | Foto de uma mulher com uma expressão pensativa na frente do notebook | Tenda Explica | Blog da Tenda

A importância da regularização imobiliária não pode ser subestimada. Em especial, quando se trata da obtenção do Habite-se, um documento essencial para atestar que uma propriedade está em conformidade com as normas municipais e pode ser habitada de maneira segura. Embora eventos relacionados à falta desse documento sejam mais comuns entre aqueles que adquirem propriedades irregulares. A verdade é que mesmo compradores conscientes podem se deparar com essa situação.

Ao adquirir uma casa, é fundamental verificar na prefeitura se o imóvel possui a documentação adequada. Esse processo torna-se ainda mais crucial ao considerar a opção de financiamento. Isso se dá pois, já que muitos bancos recusam financiar propriedades sem o devido Habite-se, devido ao seu potencial impacto negativo no valor de revenda.

Imobiliárias, cientes das complicações envolvidas, geralmente lidam apenas com propriedades regularizadas. Desconfiar de uma venda sem alertas prévios pode indicar irregularidades. Além disso, a consulta da matrícula em cartórios de registro de imóveis ou pela internet é uma prática conveniente para verificar a regularização.

Não apenas uma questão burocrática, a ausência do Habite-se pode resultar em multas para o proprietário, destacando a importância de uma diligência cuidadosa ao investir em imóveis.

Como tirar o Habite-se de um imóvel já construído?

Como tirar o Habite-se de um imóvel já construído? | Foto de uma pessoa com diversos papeis na mão | Tenda Explica | Blog da Tenda

Para obter informações sobre como proceder para a obtenção do Habite-se de um imóvel já construído ou verificar se o mesmo está regularizado com o auto de conclusão da obra, o primeiro passo é ter em mãos o número da matrícula do imóvel. Com esse dado em mãos, é possível dirigir-se ao Cartório de Registro de Imóveis (CRI) e solicitar a Certidão de Inteiro Teor, a qual fornecerá um histórico detalhado das certidões relacionadas à propriedade.

Em diversos municípios, há também a opção de consultar o status do Habite-se pela internet. Muitos sites oficiais disponibilizam uma seção específica com essa informação, permitindo aos proprietários acessarem esses dados de maneira mais ágil. Recomenda-se verificar junto à prefeitura local para confirmar se o portal oficial oferece essa facilidade de consulta online. Dessa forma, é possível garantir a regularização do imóvel de forma eficiente e em conformidade com as normas estabelecidas.

Qual é a diferença entre o Habite-se e o alvará da obra?

O alvará de obra é um instrumento essencial no processo de construção de um imóvel. Ele representa a autorização oficial concedida pela prefeitura para a execução da obra em um local específico. Ele assegura que a construção seguirá as regulamentações urbanísticas e padrões estabelecidos pela municipalidade. Ao obter o alvará, o responsável pela construção demonstra seu compromisso em realizar o projeto de acordo com as normas vigentes, contribuindo para a segurança e ordenamento urbano.

Por outro lado, o habite-se é uma etapa subsequente e crucial no ciclo de construção. Esse documento atesta que a edificação foi concluída conforme as diretrizes municipais, estando apta para ser habitada. Sendo assim, é uma confirmação oficial de que o imóvel está em conformidade com os requisitos legais. Desta forma, atesta que técnicos de segurança, conferiram aos proprietários a permissão para ocupar o espaço construído. Assim, o alvará de obra e o habite-se desempenham papéis complementares, garantindo a legalidade e a adequação das construções ao ambiente urbano.

Sobre a Tenda

A Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.   

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.    

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.   

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.   

 Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.    

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

O post HABITE-SE: SAIBA O QUE É E COMO FUNCIONA apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
https://www.tenda.com/blog/tenda-explica/habite-se-saiba-o-que-e-e-como-funciona/feed/ 0
6 VANTAGENS DOS MÓVEIS PLANEJADOS PARA APARTAMENTO https://www.tenda.com/blog/casa-e-decoracao/6-vantagens-dos-moveis-planejados-para-apartamento/ https://www.tenda.com/blog/casa-e-decoracao/6-vantagens-dos-moveis-planejados-para-apartamento/#respond Wed, 28 Feb 2024 14:00:00 +0000 https://www.tenda.com/blog/?p=16975 Mobiliar o seu novo apartamento é um desafio muito grande, principalmente na questão da adequação dos espaços, [...]

O post 6 VANTAGENS DOS MÓVEIS PLANEJADOS PARA APARTAMENTO apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
Mobiliar o seu novo apartamento é um desafio muito grande, principalmente na questão da adequação dos espaços, evitando a perda de metros que possam fazer a diferença na decoração final dos ambientes. Com isso, a compra de móveis planejados para apartamento é uma forma extremamente eficiente para montar o conjunto de móveis do seu lar.

Para que você possa entender melhor todas essas vantagens, preparamos um conteúdo especial sobre como os móveis planejados para apartamento podem te ajudar.

O que são móveis planejados?

O que são móveis planejados? | Foto de um casal imaginando os futuros móveis planejados do seu apartamento | Casa e decoração | Blog da Tenda

Os móveis planejados para apartamento são peças personalizadas feitas sob medida para se adequarem ao espaço disponível, oferecendo uma variedade de materiais e estilos. Assim, com foco na funcionalidade e integração visual, esses móveis são ideais para qualquer ambiente residencial, proporcionando organização e praticidade. Podem ser instalados em quartos, cozinha, banheiro e despensa, sendo especialmente úteis em espaços pequenos. Sua versatilidade e atenção ao conforto dos usuários fazem deles uma escolha popular para quem busca personalidade e utilidade na mobília.

Qual a diferença entre móveis planejados e móveis modulados?

Móveis planejados, modulados e sob medida diferem na personalização e produção. Planejados oferecem opções de modelo, cor e tamanho, adaptando-se a qualquer espaço. Enquanto isso, os modulados são pré-fabricados com acabamento personalizável, porém menos exclusivos. Móveis sob medida são totalmente personalizados, com detalhes como frisos e molduras, preenchendo o espaço de forma única. Todos podem ser feitos de MDF, MDP ou madeira.

6 vantagens dos móveis planejados para apartamento

Vantagens desse tipo de mobília para apartamento | Foto de uma família feliz aproveitando a sala de estar | Casa e decoração | Blog da Tenda

Móveis planejados oferecem vantagens sobre modelos prontos, sendo feitos sob medida para cada cliente e espaço. Com acabamento superior e durabilidade, justificam o investimento. Testes prévios garantem a conformidade com as expectativas do cliente, reduzindo falhas no projeto.

Sendo assim, preparamos uma lista com seis dicas principais da importância de contar com móveis planejados para o seu apartamento. Veja abaixo:

1. Melhor aproveitamento do espaço

Adquirir móveis prontos pode resultar em subutilização do espaço da casa, enquanto os armários planejados garantem aproveitamento máximo. Em residências pequenas, essa personalização é crucial, otimizando cada centímetro. Além disso, os armários planejados facilitam a circulação e garantem acesso fácil aos itens, além de oferecerem mais espaço de armazenamento.

2. Qualidade e durabilidade

Os principais aspectos que contribuem significativamente para otimizar a relação entre custo e benefício dos móveis planejados incluem sua durabilidade, que resulta da adaptação precisa às demandas do ambiente, como exemplificado por uma bancada de cozinha sob medida. Além disso, a resistência é garantida pela escolha criteriosa de materiais, evitando assim o desgaste prematuro. Por fim, a flexibilidade desses móveis permite que um mesmo item desempenhe múltiplas funções simultaneamente, ampliando as possibilidades de uso do espaço.

3. Possibilidade de personalização

Possibilidade de personalização | Foto de uma arquiteta fazendo um projeto para apartamento | Casa e decoração | Blog da Tenda

Uma das vantagens dos armários planejados reside na capacidade de personalizá-los de acordo com suas preferências. Além das dimensões, é viável conceber peças genuínas que expressem sua identidade, gostos e harmonizem com a decoração residencial. Desse modo, o projeto se torna singular, assegurando uma criação exclusiva e ajustável. 

Isso implica na liberdade de escolher os acabamentos, cores e demais elementos estéticos da mobília. A precisão em cada detalhe facilita a integração das novas peças com as existentes, permitindo uma personalização completa e uma estética que se alinha perfeitamente com sua personalidade e ambiente doméstico.

4. Funcionalidade e praticidade

A funcionalidade que os móveis planejados proporcionam ao ambiente é essencial para garantir eficiência. Sendo assim, a arquitetura do espaço também deve refletir essa característica. Mesmo que a distribuição do espaço seja um desafio, os móveis sob medida ajudam a minimizar essa questão. Afinal, eles têm a capacidade de otimizar ambientes pequenos, ampliando sua sensação de espaço, ou de preencher áreas excessivamente grandes, conferindo-lhes vida e funcionalidade. 

Portanto, os móveis planejados representam uma alternativa valiosa para ambientação. Mais do que um custo, são um investimento de longo prazo, oferecendo qualidade duradoura, versatilidade de montagem e desmontagem, entre outros benefícios. Desse modo, considerar a integração de móveis planejados pode significar uma melhoria significativa na qualidade do seu espaço.

5. Custo-benefício

Custo-benefício | Foto de uma moça sorridente pesquisando no celular | Casa e decoração | Blog da Tenda

Muitas pessoas podem inicialmente considerar os móveis planejados para apartamento como uma opção dispendiosa. No entanto, embora esses projetos possam parecer ter um custo maior à primeira vista, os ganhos que oferecem superam em muito o investimento inicial. Isso pois, por serem concebidos especificamente para um determinado espaço, os móveis planejados podem reduzir os custos de maneira inteligente. 

Profissionais especializados nesse tipo de mobília conseguem criar soluções completas que são surpreendentemente acessíveis, muitas vezes com um custo semelhante ao de uma configuração com várias peças prontas de loja. Além disso, a qualidade superior dos móveis planejados proporciona inúmeros benefícios a longo prazo. 

Portanto, comparar simplesmente os preços pode ser injusto, já que é improvável encontrar um projeto pronto que se compare em elegância e funcionalidade aos móveis planejados para apartamento adaptados às necessidades individuais dos usuários.

6. Assistência profissional

Muitas pessoas têm receios quanto aos móveis planejados para apartamento, especialmente o medo de perder o investimento caso precisem mudar de local de trabalho ou residência. No entanto, é viável desmontar e remontar esses móveis sem perder sua integridade original. Essa possibilidade deve ser considerada desde o início da negociação com a empresa responsável pela fabricação, pois ela poderá planejar soluções adequadas. Assim, essa flexibilidade é vantajosa tanto para quem planeja se mudar quanto para os que gostam de renovar a decoração e até mesmo para quem pretende vender os móveis no futuro.

7 dicas de como escolher os seus móveis planejados para apartamento

7 dicas de como escolher os seus móveis planejados para apartamento | Foto de uma cozinha com móveis planejados | Casa e decoração | Blog da Tenda

Optar pelos móveis planejados para o seu recém-adquirido apartamento pode parecer menos complicado do que se pensa. Isso se deve à simplificação proporcionada pelos elementos fundamentais que, quando aplicados, simplificam a escolha dos móveis. O conceito estético, a paleta de cores, a excelência construtiva e a consideração dos espaços disponíveis são todos componentes essenciais na concepção dos móveis que irão habitar o seu lar. Assim, ao integrar esses aspectos, você pode garantir uma escolha mais informada e harmoniosa para o seu espaço residencial.

1. Conheça as suas necessidades

Antes de decidir sobre os móveis ideais para sua casa, é crucial analisar minuciosamente sua rotina no espaço. Considere as atividades frequentes, os utensílios mais utilizados e o trânsito das pessoas na área. Este exercício proporciona uma visão clara das necessidades diárias, facilitando a escolha de móveis planejados que oferecem vantagens como a personalização completa de cada componente. Portanto, determine a quantidade e o tipo de compartimentos necessários para acomodar todos os itens, garantindo também uma divisão interna eficiente que aproveite cada espaço disponível.

2. Pesquise por uma empresa confiável

Ao ter em mãos o levantamento prévio, a comunicação com os profissionais encarregados do projeto de armários planejados para seu apartamento se torna consideravelmente mais fluida. Isso pois, essa preparação permite uma compreensão mais profunda de suas preferências, capacitando-os a sugerir a solução mais adequada. Além disso, antes de qualquer compromisso, é crucial assegurar-se da reputação sólida e bem-sucedida da empresa selecionada no ramo. Tal reputação pode ser verificada nos principais canais de comunicação com o público, incluindo seus sites oficiais e registros que destacam sua trajetória, realizações e diferenciais. 

Como mostramos, os benefícios dos armários planejados para apartamento abrangem desde a estética personalizada até a funcionalidade adaptada, alinhada às suas exigências individuais. Portanto, ao optar por uma empresa de renome, é possível contar com produtos duráveis que superam todas as suas expectativas.

3. Entenda qual estilo de móveis você prefere

A aparência desempenha um papel crucial na seleção de novos móveis, podendo realçar ou desviar a atenção dos outros elementos do ambiente. Portanto, para evitar confusão no projeto, é essencial definir claramente o estilo desejado. Por exemplo, uma cozinha rústica pode se beneficiar da instalação de armários de madeira planejados, com diversas opções de texturas e acabamentos. 

As técnicas de aplicação sobre materiais como MDF ou MDP oferecem flexibilidade, permitindo ajustes na forma e nos detalhes. A estética final é determinada pelas cores, acabamentos e acessórios escolhidos, podendo seguir uma paleta harmônica ou optar por contrastes interessantes entre cores neutras e vibrantes.

4. Defina um orçamento

Antes de firmar qualquer acordo com a empresa encarregada da produção e montagem dos seus armários planejados, é essencial solicitar um orçamento minucioso. Este deve conter todas as informações pertinentes, desde as especificações técnicas até os prazos de entrega e as modalidades de pagamento. Além disso, recomenda-se uma análise comparativa entre as propostas apresentadas por diversas empresas, optando-se pela que apresentar a melhor relação entre custo e benefício.

5. Pense na otimização do espaço

A dimensão do espaço disponível é crucial na definição do arranjo viável para o seu apartamento planejado. Em ambientes compactos, opte por disposições lineares ou em formato de L, minimizando a ocupação de área. Entretanto, para espaços amplos, os layouts em U ou com ilha são preferíveis, otimizando o uso do espaço e proporcionando uma área de trabalho mais expansiva e funcional.

6. Priorize móveis que forneçam praticidade

Na concepção de um apartamento planejado, a praticidade desempenha um papel crucial. Sendo assim, é fundamental considerar a disposição dos armários, eletrodomésticos e conexões de água e gás para otimizar a eficiência do espaço e garantir uma circulação fluida. 

Uma estratégia recomendada é adotar o conceito do triângulo de trabalho, onde a pia, o fogão e a geladeira são distribuídos de forma estratégica, formando uma configuração triangular que promove uma operação mais eficaz.

7. Fique atento a escolha dos materiais

É fundamental que os armários planejados sejam construídos utilizando materiais que resistam eficientemente à umidade, altas temperaturas e gordura. Opte por elementos como MDF ou MDP, os quais podem ser revestidos com laminado ou fórmica para garantir uma proteção adicional. 

Por outro lado, evite utilizar madeira maciça ou aglomerado sem qualquer tipo de revestimento, pois esses materiais podem não oferecer a durabilidade e a resistência necessárias para suportar as condições do ambiente. 

Móveis planejados para sala: como escolher?

Móveis planejados para sala: como escolher? | Foto de uma sala de estar com móveis planejados | Casa e decoração | Blog da Tenda

Ter uma sala esteticamente atraente é insuficiente se ela não for funcional para manter a ordem. Contudo, é crucial antecipar quais eletrodomésticos e acessórios serão utilizados no ambiente. Desse modo, recomenda-se optar por móveis planejados, equipados com prateleiras, nichos, superfícies úteis, painéis, gaveteiros e uma iluminação adequada. 

Isso assegura que todos os itens necessários estejam organizados e facilmente acessíveis quando estiver na sala. No entanto, se houver espaço suficiente, considerar investir em um aparador, mesas de centro e de canto também é uma excelente ideia. 

Defina o estilo do ambiente

Evitar comprar móveis de forma impulsiva, considerando o estilo do ambiente como um todo, é crucial. Após planejar a sala, escolha um estilo de móveis que reflita sua personalidade e preferências, como minimalista para uma estética clean ou rústica para materiais naturais. Mantenha a coerência de estilo entre os ambientes da casa para uma sensação de unidade. Além disso, leve em conta o conforto e a impressão que deseja transmitir, como investir em móveis acolhedores para acolher seus amigos e familiares com receptividade.

Escolha móveis versáteis

Ter uma sala bonita, porém pouco prática, não ajuda na organização. É essencial planejar os eletrodomésticos e acessórios disponíveis, optando por móveis planejados com prateleiras, nichos, painéis, gaveteiros e iluminação adequada. Assim, os objetos ficam arrumados e de fácil acesso. Em espaços maiores, é vantajoso investir em aparadores, mesas de centro e de canto.

Selecione uma paleta de cores

O papel das cores na decoração, especialmente ao se considerar móveis planejados, é de suma importância, influenciando significativamente o ambiente. Sendo assim, a harmonização das cores desempenha um papel vital na criação de salas que transmitem alegria, serenidade, conforto e elegância, ao mesmo tempo em que podem ser divertidos, tranquilos ou discretos, dependendo da combinação escolhida. 

Assim, a seleção cuidadosa das cores se torna fundamental para a atmosfera e o estilo desejados ao ambiente.

Móveis planejados para cozinha: como escolher?

Móveis planejados para cozinha: como escolher? | Foto de uma cozinha planejada | Casa e decoração | Blog da Tenda

A importância da mobília planejada vai além da mera estética, representando um elemento crucial de valorização e requinte para qualquer imóvel. Essa abordagem oferece benefícios tanto imediatos quanto a longo prazo, proporcionando não apenas a satisfação inicial pela qualidade superior das peças, mas também vantagens contínuas ao longo do tempo. 

Optar por armários planejados na cozinha não só maximiza o espaço disponível, mas também simplifica significativamente a rotina dos residentes, especialmente considerando a frequente utilização desse ambiente central na vida doméstica.

Foque na praticidade

Atualmente, a praticidade tornou-se imprescindível na concepção de um projeto de cozinha planejada. Adaptando-se às demandas dos residentes, a mobília pode ser projetada com recursos que simplificam a organização e a utilidade cotidiana. Em meio à agitação da vida moderna, essa consideração pode ser determinante, pois a presença de móveis funcionais, que promovem acesso fácil, movimentação fluida e eficiência no espaço, se revela verdadeiramente vantajosa.

Faça uso dos espaços altos e espaços pequenos

Ao optar por móveis prontos, há o risco de não otimizar completamente o espaço da sua cozinha. Certos cantos podem ser negligenciados e as dimensões das peças podem não se adequar à disposição do ambiente. 

No entanto, ao escolher armários planejados, é possível maximizar cada centímetro disponível, tornando-se crucial em espaços reduzidos. Além disso, a instalação de armários planejados facilita a circulação e o acesso a todos os itens, garantindo a funcionalidade diária. Adicionalmente, proporciona mais espaço de armazenamento, melhorando significativamente a organização.

Defina a iluminação e cores do ambiente

A cozinha é um espaço central na vida doméstica, onde a iluminação desempenha um papel crucial. Optar por tons neutros e claros, como branco, cinza e bege, é essencial para garantir uma luminosidade adequada. No entanto, não se deve descartar completamente tonalidades mais escuras, especialmente ao integrá-las nos móveis planejados, o que contribui para um equilíbrio visual harmonioso dentro do ambiente. Encontrar o equilíbrio certo entre luminosidade e profundidade nas cores é fundamental para criar uma cozinha acolhedora e funcional.

Móveis planejados para quartos: como escolher?

Móveis planejados para quartos: como escolher? | Foto de um quarto infantil com móveis planejados | Casa e decoração | Blog da Tenda

Optar por móveis planejados para apartamento representa uma estratégia inteligente para maximizar a funcionalidade de ambientes residenciais, independentemente de seu tamanho. Sendo assim, essa escolha permite a personalização de espaços, ampliando as opções de armazenamento, incrementando o apelo estético do local e simplificando as tarefas de manutenção. 

Com a marcenaria sob medida, é possível adaptar cada elemento às necessidades específicas do ambiente, conferindo praticidade e estilo à decoração dos quartos, seja para otimizar áreas espaçosas ou para aproveitar ao máximo espaços reduzidos.

Priorize o conforto

Os móveis planejados para apartamento oferecem um conforto excepcional, graças à sua ênfase na usabilidade para os ocupantes. Ou seja, com um encaixe personalizado em todo o ambiente, há uma maximização do espaço de armazenamento. 

Dentre as opções disponíveis, encontram-se portas equipadas com amortecedores, gavetas automatizadas, divisórias inteligentes e compartimentos específicos para cabides, prateleiras e gavetas. 

Esses recursos adicionais contribuem significativamente para a criação de uma atmosfera acolhedora e funcional no quarto, elevando o nível de conforto do ambiente.

Busque formas de otimizar o espaço

A utilização de móveis planejados proporciona uma otimização inteligente dos espaços disponíveis. Essa abordagem personalizada garante que cada centímetro do ambiente seja aproveitado ao máximo, conferindo-lhe não apenas beleza, mas também funcionalidade e elegância. Especialmente em áreas compactas, como quartos, encontrar mobiliário adequado pode ser um desafio. No entanto, os móveis planejados para apartamento destacam-se ao oferecer maior conforto e praticidade em comparação com opções tradicionais. Além disso, eles ajudam a manter o ambiente organizado, evitando a sensação de desordem e a ampliação visual do espaço.

Selecione móveis multifuncionais

Os móveis planejados, conhecidos por sua multifuncionalidade, desempenham um papel crucial na valorização dos espaços. Desse modo, os móveis planejados são projetados para atender às necessidades específicas dos moradores, cada elemento é cuidadosamente planejado, garantindo que nada seja deixado ao acaso. 

Essa abordagem se reflete especialmente nos móveis planejados para quartos, que oferecem uma adaptação excepcional. Sua versatilidade permite uma variedade de aplicações, desde estantes que se convertem em camas até mesas de centro que se transformam em mesas de jantar, proporcionando possibilidades infinitas de aproveitamento e personalização do ambiente.

Sobre a Tenda

A Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.   

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.    

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.   

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.   

 Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.    

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

O post 6 VANTAGENS DOS MÓVEIS PLANEJADOS PARA APARTAMENTO apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
https://www.tenda.com/blog/casa-e-decoracao/6-vantagens-dos-moveis-planejados-para-apartamento/feed/ 0
SIMULADOR DE SUBSÍDIO DA TENDA: DESCUBRA COMO FUNCIONA https://www.tenda.com/blog/minha-casa-minha-vida/simulador-de-subsidio-da-tenda-descubra-como-funciona/ https://www.tenda.com/blog/minha-casa-minha-vida/simulador-de-subsidio-da-tenda-descubra-como-funciona/#respond Wed, 21 Feb 2024 14:00:32 +0000 https://www.tenda.com/blog/?p=16855 Está precisando de ajuda para descobrir qual o valor de subsídio que você tem direito no programa [...]

O post SIMULADOR DE SUBSÍDIO DA TENDA: DESCUBRA COMO FUNCIONA apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
Está precisando de ajuda para descobrir qual o valor de subsídio que você tem direito no programa Minha Casa, Minha Vida? A partir de agora, a Tenda oferece a você uma ferramenta especialmente desenvolvida como Simulador de Subsídio para que você possa consultar sua situação em relação ao principal benefício do maior programa habitacional do Brasil.

O que é o Simulador de Subsídio da Tenda?

O que é o Simulador de Subsídio da Tenda? | Foto de um homem sorrindo enquanto usa o celular | Minha Casa Minha Vida | Blog da Tenda

O simulador de subsídio do Minha Casa, Minha Vida, desenvolvido pela Tenda, é uma ferramenta acessível pela internet, proporcionando uma estimativa do valor de subsídio ao qual se tem direito no programa. Assim, com essa funcionalidade, torna-se mais simples planejar a compra de um imóvel, oferecendo uma visão clara do comprometimento financeiro envolvido. 

Além disso, é uma excelente ajuda para aqueles que estão ponderando sobre o impacto financeiro a longo prazo desse investimento significativo. Desse modo, o Simulador de Subsídio desempenha um papel crucial ao determinar se o indivíduo é elegível para subsídios e qual seria o montante. Ao fornecer essas informações de forma acessível, o simulador contribui para uma tomada de decisão mais informada e consciente em relação à aquisição de imóveis.

Como funciona o Simulador de Subsídio da Tenda?

Para usar o simulador de subsídio do Minha Casa, Minha Vida, é preciso preencher dados como: estado de moradia, valor da renda familiar e região de interesse da compra. Assim, o simulador de subsídio informa se você tem ou não direito ao desconto do governo, e calcula uma previsão do valor de subsídio. Portanto, preste atenção aos dados adicionados no simulador, para que o benefício seja calculado de forma correta. 

O subsídio pode ser de até R$ 55 mil, tornando o financiamento da casa própria mais acessível. Para ter uma visão ainda mais completa sobre a compra de um imóvel, você também pode utilizar a ferramenta Simulador de Financiamento da Construtora Tenda. Assim, do mesmo modo que o Simulador de Subsídio, com o fornecimento de informações básicas, você pode ter informações sobre o seu financiamento.

Entretanto, é importante lembrar que, a ferramenta Simulador de Subsídio e Simulador de Financiamento são simulações, e não uma proposta. 

Portanto, contate a Caixa Econômica Federal para detalhes exatos. Preencha seus dados para simulação completa e aguarde contato da Tenda. Prepare a documentação para compra do apartamento.

Vantagens de utilizar o Simulador de Subsídio da Tenda?

Vantagens de utilizar o Simulador de Subsídio da Tenda? | Foto de uma pessoa usando uma calculadora, com uma casinha em miniatura ao lado | Minha Casa Minha Vida | Blog da Tenda

O simulador de subsídio do Minha Casa, Minha Vida simplifica a compra de imóveis, calculando uma previsão do valor de desconto que cada um poderá receber para a compra de um imóvel. 

Agora acessível no site da Tenda, o simulador de subsídio faz todos os cálculos automaticamente. Desse modo, essa ferramenta é essencial para quem planeja conquistar a casa própria, facilitando a tomada de decisão e garantindo transparência no processo de financiamento.

O que é o Minha Casa, Minha Vida?

O Minha Casa, Minha Vida é o principal programa habitacional do Brasil, gerido pelo Ministério das Cidades. Iniciado em março de 2009, oferece subsídios e taxas de juros reduzidas para facilitar a aquisição de imóveis populares em áreas urbanas e rurais. 

Descontinuado em 2020 para o lançamento do Casa Verde e Amarela, foi reativado em fevereiro de 2023, com novas diretrizes. Espera-se que beneficie a compra de cerca de 2.745 unidades habitacionais até 2026.

Como funciona o Programa Minha Casa, Minha Vida?

Faixas de renda | Foto de uma pessoa usando calculadora, com moedas e uma casinha ao lado

O financiamento Minha Casa, Minha Vida, operado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), foi reformulado com novas diretrizes a partir de 2023, visando melhorar o acesso à moradia para os brasileiros. Compreender seu funcionamento implica, primeiramente, conhecer as faixas de renda estabelecidas, as quais determinam os critérios de elegibilidade para participação no programa. 

Destinado a residentes urbanos e famílias rurais, o programa oferece seis modalidades distintas, adaptadas às necessidades e capacidades financeiras dos beneficiários. Na Faixa 1, por exemplo, os participantes podem ser contemplados com unidades habitacionais subsidiadas, construídas com recursos do Orçamento Geral da União ou através de financiamentos habitacionais com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

Para aqueles que se enquadram como beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou do Bolsa Família, o imóvel disponibilizado pelo programa é totalmente gratuito, representando um importante apoio para a habitação digna e o desenvolvimento socioeconômico das famílias brasileiras, promovendo assim uma melhoria significativa na qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o país.

Faixas de renda

Conforme discutido anteriormente, a segmentação das faixas de renda constitui um dos aspectos cruciais para a elegibilidade no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Nesse sentido, as faixas de renda foram objeto de considerável atenção durante o planejamento do programa, sofrendo revisões e ajustes em seu formato. No âmbito do Minha Casa, Minha Vida 2024, as faixas de renda foram definidas da seguinte forma:

Grupo 1

Para aqueles com renda mensal de até R$ 2.640,00 ou anual de até R$ 31.680,00, a busca por moradia acessível e serviços básicos é uma prioridade essencial. Essa categoria abarca uma parcela considerável da população urbana, incluindo famílias e indivíduos de diversos contextos socioeconômicos. 

Para muitos nessa faixa de renda mais modesta, encontrar habitação acessível não é apenas uma questão de preferência, mas uma necessidade crucial para garantir um padrão de vida digno. Além disso, o acesso a serviços básicos como saúde, educação e transporte torna-se ainda mais vital para promover a inclusão e o bem-estar desses grupos socioeconômicos. Portanto, políticas e programas que visam atender às necessidades desses segmentos populacionais desempenham um papel fundamental na promoção da equidade e no combate à desigualdade urbana.

Grupo 2

A faixa intermediária de renda, compreendida entre R$ 2.640,01 e R$ 4.400,00 mensais ou entre R$ 31.680,01 e R$ 48.000,00 anuais, é alvo de políticas específicas. Essa categoria visa atender indivíduos cujos ganhos se situam entre os extremos, proporcionando suporte financeiro adequado às suas necessidades. 

Compreendendo uma vasta parcela da população, essa faixa demográfica representa um importante segmento econômico e social. Programas e incentivos direcionados a esse grupo visam promover a inclusão financeira e reduzir desigualdades, oferecendo oportunidades de crescimento e estabilidade. Ao abranger essa fatia da sociedade, políticas públicas podem ter um impacto significativo na melhoria do bem-estar e na promoção de uma sociedade mais equitativa e próspera.

Grupo 3

O segmento mencionado engloba indivíduos com uma faixa de renda mensal entre R$ 4.400,01 e R$ 8.000,00, ou anualmente entre R$ 48.000,01 e R$ 84.000,00, abrangendo uma parte da população com uma capacidade de pagamento relativamente maior. No entanto, é importante ressaltar que esse grupo também inclui aqueles que continuam em busca de opções de habitação acessível em áreas urbanas. 

Isso reflete a complexidade do mercado imobiliário, onde as necessidades e capacidades financeiras dos indivíduos se entrelaçam com a disponibilidade e os preços das propriedades. Nesse contexto, políticas habitacionais e programas governamentais desempenham um papel crucial em fornecer soluções adequadas e acessíveis para todas as camadas da sociedade. 

Quem pode participar do Minha Casa, Minha Vida?

Quem pode participar do Minha Casa, Minha Vida? | Foto de notebook, com casinhas em miniatura ao lado | Minha Casa Minha Vida | Blog da Tenda

O programa Minha Casa, Minha Vida atende às necessidades habitacionais em áreas urbanas e rurais. Para residentes urbanos, é acessível a famílias com renda mensal de até R$8.000. Entretanto, em áreas rurais, o limite é de R$96 mil anuais. Isso garante acesso à moradia de forma equitativa em todo o país, reduzindo disparidades sociais.

Quais os requisitos para participar do programa

Para se inscrever em programas habitacionais governamentais, é preciso atender a requisitos específicos, como limites de renda e não possuir imóvel em nome próprio. Na Faixa 1, a renda bruta mensal não deve ultrapassar R$ 2.640, e nenhum membro da família pode ter propriedade residencial. 

Além disso, não ter recebido benefícios habitacionais anteriores do governo ou do FGTS também é necessário. Documentos de identificação são exigidos na inscrição, além de comprovantes de renda, se solicitados. Para as Faixas 2 e 3, com renda de até R$ 8 mil, o processo varia, podendo incluir simulações de financiamento e aprovação pela Caixa Econômica Federal.

Documentos necessários para participar

Para garantir uma inscrição no Minha Casa, Minha Vida, prepare seus documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho para vínculos empregatícios, Certificado do FGTS para investimento, certidão de casamento ou nascimento para estado civil, comprovante de residência recente, declaração de Imposto de Renda para avaliação financeira, e comprovante de renda para capacidade de pagamento. Com esses documentos, inicie seu cadastro com tranquilidade e eficiência.

O que é o subsídio do Minha Casa, Minha Vida?

O que é o subsídio do Minha Casa, Minha Vida? | Foto de um casal utilizando o notebook | Minha Casa Minha Vida | Blog da Tenda

Você pode ter encontrado o imóvel dos seus sonhos, mas pode estar preocupado com o valor, que pode estar acima do seu orçamento. Não se preocupe, o programa Minha Casa, Minha Vida está aqui para ajudar! 

Além das vantagens já mencionadas, o MCMV oferece um auxílio financeiro, conhecido como subsídio, para que você possa adquirir seu novo lar com tranquilidade. Esse subsídio pode chegar a até R$ 55 mil, dependendo da sua renda familiar. Na Faixa 1 do programa, o subsídio pode cobrir até 90% do valor do imóvel. 

Além disso, o melhor de tudo é que você nem precisa sair de casa para descobrir quanto de subsídio pode conseguir. Basta acessar o site da Caixa Econômica Federal e fazer uma simulação online. Com essa facilidade, você poderá planejar sua aquisição com mais segurança e tranquilidade, sabendo exatamente quais são as suas opções dentro do programa.

Como funciona o subsídio do Minha Casa, Minha Vida?

Inicialmente, é importante compreender que o subsídio representa uma quantia concedida pelo governo com o intuito de reduzir o montante das parcelas do financiamento. Vale ressaltar que este valor não necessita ser reembolsado ou quitado posteriormente. 

Para se qualificar ao subsídio do programa Minha Casa, Minha Vida, é imperativo estar enquadrado nos grupos 1 ou 2. Na categoria 1, famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640,00 têm acesso a um subsídio de até R$ 55.000,00, enquanto na categoria 2, famílias com renda mensal bruta entre R$ 2.640,01 e R$ 4.400,00 também podem receber o mesmo subsídio. 

Por outro lado, no grupo 3, famílias com renda mensal bruta entre R$ 4.400,01 e R$ 8.000,00 não têm direito ao subsídio.

Quem tem direito ao subsídio do Minha Casa, Minha Vida?

O subsídio do Minha Casa, Minha Vida reduz o valor do financiamento. Grupos 1 e 2 são elegíveis. Grupo 1: Renda até R$ 2.640,00, subsídio até R$ 55.000,00. Já para o Grupo 2: Renda de R$ 2.640,01 a R$ 4.400,00, mesmo subsídio. Grupo 3: Renda de R$ 4.400,01 a R$ 8.000,00 não é elegível para o subsídio.

Quais são as outras vantagens do Minha Casa, Minha Vida?

Quais são as outras vantagens do Minha Casa, Minha Vida? | Foto de uma moça sorridente usando o celular | Minha Casa Minha Vida | Blog da Tenda

A atualização do programa Minha Casa, Minha Vida para 2024 trouxe mudanças significativas, implementadas desde julho passado. Destacam-se a revisão dos subsídios, taxas de juros, faixas de renda e limite máximo de valor das unidades habitacionais para este ano. 

Tais alterações podem beneficiar milhares de famílias, tornando a moradia mais acessível. Sendo assim, com subsídios atrativos e juros mais baixos, o programa visa alcançar mais brasileiros que necessitam de apoio para adquirir suas casas. Assim, essas medidas representam um avanço rumo à realização do direito à moradia para todos os cidadãos.

FGTS

O FGTS oferece formas de uso para pagar o financiamento Minha Casa, Minha Vida, seja quitando as parcelas integralmente ou reduzindo o saldo devedor. Ele também permite a diminuição de até 80% das parcelas por 12 meses seguidos, ótimo para quem precisa aliviar as obrigações financeiras.

É vital que o empréstimo seja feito no formato do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), garantindo condições favoráveis e segurança jurídica. Assim, o FGTS se mostra um recurso valioso para resolver dívidas de forma estratégica e acessível.

Composição de renda

Quando a renda é insuficiente para comprar um imóvel desejado, a composição de renda é uma opção, unindo rendas de diferentes pessoas. Entretanto, ao escolher essa opção, considere a idade do mais velho, que define o prazo para pagar o financiamento. 

No programa Minha Casa, Minha Vida, o limite de idade para amortização é 80 anos. Por exemplo, se o membro mais velho tiver 60 anos, o prazo máximo para quitar o financiamento é de 20 anos.

Quem pode compor renda no Minha Casa, Minha Vida?

A composição de renda oferece uma solução viável para aqueles que almejam adquirir um financiamento imobiliário. Nesse processo, indivíduos têm a possibilidade de incluir uma variedade de pessoas, como pais, mães, irmãos, tios, namorados e até amigos próximos. 

No entanto, para que essa estratégia seja eficaz, é crucial que todos os envolvidos estejam desprovidos de quaisquer restrições financeiras e não possuam outros compromissos de financiamento em seus respectivos nomes. 

Dessa forma, a composição de renda se apresenta como uma alternativa flexível e colaborativa, possibilitando que diferentes fontes de renda se unam para alcançar o objetivo comum de conquistar a casa própria.

Taxas de juros menores

Taxas de juros menores | Foto de uma pessoa usando o notebook e calculadora | Minha Casa Minha Vida | Blog da Tenda

O funcionamento de um financiamento imobiliário assemelha-se ao de um empréstimo convencional. Após uma análise de crédito do solicitante pela instituição financeira e aprovação, o imóvel é adquirido do vendedor pela instituição. Posteriormente, o requerente assume uma dívida com a instituição, pagando-a em parcelas mensais que incluem taxas e juros sobre o valor original.

Os encargos do programa variam conforme a faixa de renda familiar. Famílias de menor faturamento desfrutam de tarifas reduzidas, tornando os custos do financiamento mais acessíveis. Enquanto outros modelos podem apresentar taxas de juros de até 10%, os custos do financiamento governamental oscilam entre 5% e 8,66%, estimulando assim a população a investir e concretizar o sonho da casa própria. Essa medida busca tornar a aquisição de imóveis mais acessível e alcançável para um maior número de pessoas, promovendo a estabilidade e o crescimento no setor imobiliário.

Grupo 1

Na mais recente atualização do programa, as famílias cuja renda se insere na faixa um experimentaram mudanças nas taxas. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, a taxa foi ajustada de 4,25% para 4%, visando facilitar o acesso ao programa habitacional. Enquanto isso, para os residentes nas demais regiões do país, a taxa foi reduzida de 4,50% para 4,25%, buscando proporcionar condições mais favoráveis para a aquisição da casa própria. Essas alterações refletem o compromisso em promover oportunidades de moradia digna em todo o território nacional, contribuindo para a redução das desigualdades regionais e para o bem-estar das famílias brasileiras.

Grupo 2

Além disso, as taxas de juros oferecidas nas Faixas 2 do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida são altamente competitivas, posicionando-se como as mais vantajosas no cenário atual, com uma taxa máxima fixada em 7% ao ano. 

Essa política de juros acessíveis tem como objetivo promover o acesso à moradia digna para uma parcela significativa da população, incentivando a realização do sonho da casa própria. 

Através dessas condições favoráveis, o programa busca não apenas proporcionar habitação adequada, mas também estimular o desenvolvimento socioeconômico, contribuindo para a estabilidade e o bem-estar das famílias brasileiras.

Grupo 3

Além disso, vale ressaltar que os juros oferecidos para os beneficiários enquadrados nas Faixas 3 e 2 do programa habitacional Minha Casa Minha Vida são notavelmente competitivos, destacando-se como os mais baixos disponíveis no mercado. 

Essas taxas, com um teto fixado em 8,16% ao ano, contribuem significativamente para tornar a aquisição da casa própria mais acessível e viável para uma parcela maior da população, promovendo assim a inclusão social e o desenvolvimento econômico.

Sobre a Tenda

A Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.   

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.    

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.   

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.   

 Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.    

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

O post SIMULADOR DE SUBSÍDIO DA TENDA: DESCUBRA COMO FUNCIONA apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
https://www.tenda.com/blog/minha-casa-minha-vida/simulador-de-subsidio-da-tenda-descubra-como-funciona/feed/ 0
LISTA DE COMPRAS PARA CASA NOVA: VEJA COMO ORGANIZAR https://www.tenda.com/blog/casa-e-decoracao/lista-de-compras-para-casa-nova-veja-como-organizar/ https://www.tenda.com/blog/casa-e-decoracao/lista-de-compras-para-casa-nova-veja-como-organizar/#respond Wed, 14 Feb 2024 14:30:14 +0000 https://www.tenda.com/blog/?p=16410 Já durante o processo da aquisição da sua nova casa própria, é fundamental incluir em seu planejamento [...]

O post LISTA DE COMPRAS PARA CASA NOVA: VEJA COMO ORGANIZAR apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
Já durante o processo da aquisição da sua nova casa própria, é fundamental incluir em seu planejamento as necessidades da compra de mobílias e utensílios que são vitais para que você possa se mudar com bem-estar. Então, para auxiliar você nessa lista de compras para casa nova, nós preparamos um conteúdo especial com diversas dicas.

O que comprar para a casa nova?

O que comprar para a casa nova? | Foto de um casal segurando uma caixa de mudança na casa nova | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Mudar-se para uma nova casa marca um momento de transição repleto de significado. Seja pela busca de independência saindo da casa dos pais ou pela necessidade de mais espaço para a família em crescimento, a mudança representa uma oportunidade de novos começos. 

Este período é caracterizado por felicidade e expectativas, pois se abre um capítulo emocionante na vida. No entanto, não se pode ignorar a necessidade de adquirir itens essenciais para a nova residência. Desde eletrodomésticos, como geladeira, até detalhes práticos, como a cesta de lixo do banheiro, a lista de compras é extensa. 

Faça uma lista de compras para casa nova

Ao direcionar seus recursos financeiros para compras pessoais, é fundamental fazer escolhas ponderadas. Portanto, priorize itens que realmente agreguem valor e atendam às suas necessidades essenciais. 

A administração financeira é crucial, pois permite a criação de reservas para futuras despesas, como mobiliário ao adquirir um imóvel na planta. Assim, ao investir mensalmente nesse fundo, você garante uma transição suave para seu novo lar, sem comprometer suas finanças de uma vez. 

Ainda mais, vale ressaltar que, ao alugar um espaço, muitos móveis podem vir inclusos, proporcionando economias iniciais. Além disso, ao decorar sua residência, não há necessidade de buscar qualidade excepcional imediatamente. Afinal, a transformação do lar é um processo contínuo, permitindo que você ajuste e aprimore seu ambiente ao longo do tempo, de acordo com suas preferências e necessidades.

Lista de compras para casa nova: cozinha

Ao planejar a lista de utensílios para a casa nova, é essencial dar prioridade à cozinha, o centro das atividades culinárias. Dentre os cômodos, é aquele que exige uma gama diversificada de ferramentas para garantir eficiência e praticidade no dia a dia. Sendo assim, organizar cuidadosamente os itens essenciais é crucial para assegurar que a cozinha esteja equipada com tudo o necessário, desde panelas e talheres até eletrodomésticos indispensáveis. Assim, ao considerar cada detalhe, você cria um espaço funcional e acolhedor, facilitando as tarefas cotidianas e promovendo um ambiente propício à criatividade culinária e ao convívio familiar. Veja os principais itens:

  • Eletrodomésticos; 
  • Talheres, copos e pratos;
  • Utensílios de cozinha (espátula, tábua de corte, espremedor, abridor de lata);
    Panos de prato;
  • Panelas e assadeiras;
  • Potes/tigelas;
  • Escorredor de louça;
  • Suporte para esponja de louça.

Lista de compras para casa nova: sala de estar e jantar

A sala, marcante e repleta de personalidade, desempenha um papel crucial ao ser o primeiro espaço que as visitas encontram. Nesse sentido, é fundamental investir em acessórios decorativos que funcionem como expressões tangíveis de seu estilo e preferências pessoais. Assim, a sala torna-se um palco privilegiado para traduzir a singularidade de sua identidade, refletindo quem você é através do design e da disposição cuidadosa dos elementos.

Por sua vez, a sala de jantar emerge como um ambiente concebido para acolher momentos à mesa, seja em refeições rápidas em família ou ao impressionar convidados com uma decoração envolvente e elegante. Portanto, esse espaço, além de funcional, adquire um caráter social marcante, transformando cada refeição em uma experiência memorável e esteticamente agradável. Veja os principais itens:

  • Sofá e almofadas;
  • Estante/rack;
  • Televisão;
  • Cortina;
  • Mesa e cadeiras;
  • Toalhas de mesa.

Lista de compras para casa nova: quartos

O quarto, entre todos os espaços domésticos, destaca-se como o refúgio mais íntimo e pessoal. Além de ser um santuário de descanso, é um ambiente propício para momentos de relaxamento e intimidade. Sendo assim, decorá-lo vai além da simples escolha de cores e móveis; é uma expressão de individualidade e estilo de vida. Então, ao considerar a decoração do quarto, é essencial contemplar elementos que promovam tranquilidade e harmonia. Portanto, detalhes como a disposição dos objetos, a iluminação e a escolha de têxteis desempenham papéis cruciais na criação de um espaço que não apenas reflete a estética pessoal, mas também fomenta um ambiente propício para o descanso e a serenidade. Veja os principais itens:

  • Cama;
  • Travesseiros; 
  • Guarda roupa;
  • Roupa de cama; 
  • Tapetes;
  • Mesa de cabeceira;
  • Luminária.

Lista de compras para casa nova: banheiro

O local não exige tantos itens quanto outros cômodos da casa, e pode ser mobiliado de maneira mais prática e funcional, otimizando tempo durante a higienização pessoal diária. Entretanto, o banheiro também pode ser beneficiado com toques pessoais de decoração. Assim, ao dar uma atenção a mais a esse ambiente, que muitas vezes é deixado de lado na hora da decoração, você pode transformar o seu tempo reservado a higiene, em um momento de relaxamento. Afinal, todo mundo aprecia um banho relaxante e acolhedor no final do dia.

  • Suporte para itens de higiene pessoal;
  • Chuveiro; 
  • Porta escova de dentes;
  • Suporte para papel higiênico e sabonete;
  • Assento sanitário;
  • Toalha de rosto e toalha de mão;
  • Espelho.

Lista de compras para casa nova: lavanderia

A área de serviço, sem dúvida, representa o coração pulsante da casa. Embora muitas vezes considerada como os “bastidores”, é nesse espaço que a limpeza e a manutenção do lar se desenrolam. 

A funcionalidade é a chave aqui e manter os produtos organizados e prontos para uso faz toda a diferença. Portanto, investir em soluções práticas, como potes para sabão em pó, organizadores empilháveis e suportes para vassouras, é uma dica valiosa. Assim, ao adotar essas estratégias, a eficiência da rotina doméstica é aprimorada, proporcionando não apenas ordem, mas também praticidade no dia a dia. 

Essa atenção aos detalhes na área de serviço contribui para um lar mais organizado e acolhedor. Veja os principais Itens:

  • Eletrodomésticos;
  • Baldes e panos;
  • Vassoura, pá e rodo;
  • Utensílios de limpeza;
  • Tábua de passar roupa;
  • Varal de roupas.

Outros itens essências para casa nova:

Além dos itens que são necessários para a composição dos cômodos da sua nova casa, existem ainda alguns outros utensílios que são fundamentais para que você tenha bem-estar em casa e, até mesmo, produtos que auxiliam você durante ações e tarefas rotineiras na casa. Veja os principais Itens:

  • Lâmpadas;
  • Ventilador ou ar condicionado;
  • Lixeira;
  • Cesto de roupas;
  • Tapetes;
  • Ferramentas.

Como se organizar para montar a lista de compras para casa nova?

Como se organizar para montar a lista de compras para casa nova | Foto de uma moça no sofá enquanto usa o notebook | Casa e Decoração | Blog da Tenda

É absolutamente comum esquecer detalhes durante a empolgação da felicidade, mas antes que a necessidade de adquirir pequenos itens se torne um inconveniente, preparamos este blog para oferecer listas que facilitarão sua organização antes da mudança! Além disso, vale ressaltar que não é necessário enfrentar essa tarefa sozinho. Uma alternativa inteligente é organizar um chá de panela ou de casa nova, onde amigos e familiares podem contribuir para tornar a transição mais suave. Não há motivo para constrangimento ao aceitar ajuda; permita-se sentir o calor do apoio daqueles que desejam o seu bem. A colaboração e o compartilhamento dessa experiência fortalecem os laços afetivos, tornando a mudança não apenas uma transição física, mas também um momento de união e celebração.

Separe a lista por cômodos

Ao criar a lista para a casa nova, percorra cada cômodo minuciosamente, registrando todos os itens desejados para cada ambiente. Essa abordagem organizada e detalhada ajudará a formar uma lista inicial abrangente. Assim, ao visualizar cada espaço, desde a sala de estar até os quartos, considere suas preferências e necessidades específicas. Essa prática não apenas facilita o planejamento, mas também assegura que nada essencial seja esquecido. A lista inicial servirá como base sólida para começar a organizar e decorar sua nova casa, tornando o processo mais fluido e personalizado.

Veja o que você já tem e não precisa ser comprado

Após essa etapa, é crucial realizar uma análise minuciosa do que já está presente em sua lista de necessidades, avaliando tanto os itens que já fazem parte do seu patrimônio quanto aqueles que podem ser obtidos por meio da colaboração com membros da família. Essa reflexão permite identificar recursos disponíveis, promovendo uma abordagem estratégica na busca por atender às suas demandas. A consideração cuidadosa de possíveis apoios familiares fortalece o planejamento, proporcionando uma visão mais abrangente e eficiente na consecução de metas e objetivos preestabelecidos.

Priorize os itens essenciais para casa

Antes de concretizar sua lista de sonhos, é crucial adotar uma abordagem estratégica no planejamento. Ao abarcar uma extensa variedade de itens, há o risco de conquistar elementos desconexos, como obter um fogão sem a companhia da geladeira, ou adquirir uma mesinha de canto sem o complemento do sofá. Portanto, a estratégia se torna imperativa nesse processo. 

A vida oferece amplo espaço para aquisição de itens supérfluos ao longo do tempo; no entanto, inicialmente, é prudente focar nas necessidades fundamentais. Assim, ao agir com discernimento, garantimos que as conquistas estejam alinhadas e complementam uns aos outros, proporcionando uma base sólida para a realização de sonhos mais abrangentes no futuro. O cuidado na seleção inicial é fundamental para evitar dissabores e construir uma base sólida para futuras aspirações.

Como economizar ao comprar itens para a casa nova?

Como economizar ao comprar itens para a casa nova | Foto de um casal segurando caixas de mudança para a casa nova | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Ao embarcar no planejamento da disposição dos cômodos de nossa casa, começamos a delinear as escolhas que refletem nossa personalidade e necessidades. Entretanto, um passo crucial nesse processo é a pesquisa de preços, considerando a ampla variedade de produtos no mercado, cada um proveniente de diferentes marcas e apresentando diversas qualidades. 

Mesmo diante dessa diversidade, é possível encontrar mercadorias com excelente custo-benefício, permitindo-nos economizar sem comprometer a identidade do ambiente. Afinal, a verdadeira elegância reside na habilidade de poupar, mostrando que é possível criar um lar sofisticado sem gastos exorbitantes. 

Essa abordagem consciente não apenas fortalece a saúde financeira, mas também possibilita a construção de um espaço que verdadeiramente reflete nossa essência, tornando cada aquisição não apenas uma necessidade prática, mas uma expressão autêntica de estilo e funcionalidade.

Faça um orçamento financeiro

Ao iniciar o processo de mobiliar a casa, é crucial abordar o tema do orçamento. Os preços dos móveis podem variar consideravelmente, tornando o planejamento uma tarefa desafiadora. Então, é essencial ter em mente o que deseja adquirir ou substituir em cada ambiente e, principalmente, estabelecer um limite financeiro. Assim, ao documentar essas ideias, é possível criar um guia antes de iniciar as compras.

Embora as lojas ofereçam diversas opções de pagamento para facilitar a aquisição, é vital compreender que isso não necessariamente resulta em economia. A possibilidade de dividir a compra em várias parcelas não altera o custo total. Portanto, é recomendável calcular a porcentagem do salário que pode ser comprometida com prestações, monitorando esse aspecto durante as compras.

Assim, ao priorizar a compra dos móveis mais necessários, é prudente manter controle sobre o orçamento. Além disso, caso haja flexibilidade, considerar o pagamento à vista pode proporcionar descontos vantajosos.

Compare os preços

Compare os preços | Foto de uma moça anotando em um caderno enquanto usa a calculadora | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Ao explorar o vasto mercado de compras para o lar, seja em estabelecimentos físicos ou plataformas online, é notável a disparidade de preços para um mesmo produto. Essa diversidade torna imperativo o exercício da pesquisa antes da aquisição, evitando assim o risco de desembolsar quantias significativamente mais altas do que o necessário. Para aprimorar a organização financeira e otimizar os gastos, não se resume apenas à análise dos produtos, mas também à prática de registrar os valores encontrados. 

Manter um registro sistemático dessas informações não apenas assegura que o consumidor não esqueça os preços pesquisados, mas também permite uma comparação eficaz entre diferentes lojas. Assim, a tomada de decisões informada e a economia financeira tornam-se aliadas, proporcionando uma experiência de compra mais consciente e vantajosa.

Peça por descontos

Ao explorar o universo dos produtos e utensílios, é crucial reconhecer que há sempre uma margem de manobra nos preços, conhecida como “gordura para queimar”. Essa é a reserva destinada à negociação, proporcionando uma oportunidade para obter descontos vantajosos. 

Aqueles que nunca se aventuram a pedir uma redução de preço podem estar perdendo a chance de descobrir ofertas ocultas e economizar. A prática de solicitar descontos não apenas pode resultar em benefícios financeiros, mas também revela a flexibilidade das lojas em acomodar clientes, promovendo uma experiência de compra mais envolvente e econômica.

Fique atento a promoções

Atualmente, o universo digital oferece inúmeras oportunidades para economizar dinheiro ao realizar compras para o lar. Muitas empresas disponibilizam descontos exclusivos em seus próprios sites, bastando que os consumidores se cadastrem para receber cupons vantajosos. Além disso, a praticidade dos aplicativos de cashback tem ganhado popularidade, proporcionando ainda mais benefícios aos compradores.

Explorar a internet em busca dessas ofertas ou baixar aplicativos específicos pode ser uma estratégia eficaz para adquirir produtos essenciais, como sofás, micro-ondas, liquidificadores e televisões, a preços mais acessíveis. Essas práticas não só facilitam a aquisição de itens necessários para a casa, mas também resultam em significativa economia financeira.

Sobre a Tenda

A Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.   

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.    

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.   

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.   

 Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.    

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

O post LISTA DE COMPRAS PARA CASA NOVA: VEJA COMO ORGANIZAR apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
https://www.tenda.com/blog/casa-e-decoracao/lista-de-compras-para-casa-nova-veja-como-organizar/feed/ 0
BENEFÍCIOS DO MINHA CASA MINHA VIDA 2024 PARA COMPRAR UM IMÓVEL https://www.tenda.com/blog/minha-casa-minha-vida/beneficios-do-minha-casa-minha-vida-2024-para-comprar-um-imovel/ https://www.tenda.com/blog/minha-casa-minha-vida/beneficios-do-minha-casa-minha-vida-2024-para-comprar-um-imovel/#respond Wed, 07 Feb 2024 21:46:51 +0000 https://www.tenda.com/blog/?p=16442 Neste início de ano, não podemos deixar de atualizar os benefícios e mudanças do Minha Casa Minha [...]

O post BENEFÍCIOS DO MINHA CASA MINHA VIDA 2024 PARA COMPRAR UM IMÓVEL apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
Neste início de ano, não podemos deixar de atualizar os benefícios e mudanças do Minha Casa Minha Vida 2024. Venha acompanhar as novidades e entender como o maior programa habitacional do Brasil pode auxiliar você na busca pela realização do sonho da casa própria ao longo do ano.

O que é o Minha Casa, Minha Vida 2024?

O que é o Minha Casa, Minha Vida 2024? | Foto de um casal sorridente sentado na sala e usando o notebook | Minha Casa Minha Vida | Blog da Tenda

O Minha Casa, Minha Vida é o principal programa habitacional do Brasil, sob a gestão do Ministério das Cidades do Governo Federal, destinado a fornecer subsídios e taxas de juros abaixo do mercado. Essa iniciativa visa facilitar a aquisição de imóveis populares e conjuntos habitacionais, não apenas nas áreas urbanas, mas também nas regiões rurais.

O programa teve início em março de 2009, com a divulgação de sua primeira versão. Anteriormente, o programa havia sido executado por mais de uma década, sendo descontinuado em 2020 para dar lugar ao lançamento do programa Casa Verde e Amarela.

Em 14 de fevereiro de 2023, o Governo Federal reativou o Minha Casa, Minha Vida, introduzindo novas diretrizes. Com o novo formato, estima-se que o programa possa beneficiar a compra de aproximadamente 2.745 unidades habitacionais até o ano de 2026.

Quais são os benefícios do Minha Casa, Minha Vida 2024?

Quais são os benefícios do Minha Casa, Minha Vida 2024? | Foto de uma casinha, calculadora e moedas | Minha Casa Minha Vida | Blog da TendaInegavelmente, a retomada e atualização do programa Minha Casa, Minha Vida para 2023 trouxeram uma série de novidades significativas que já estão em vigor desde julho do último ano. Para 2024, Destacam-se, entre essas mudanças, a revisão dos valores dos subsídios, mudanças nas taxas de juros, ajustes nas faixas de renda e uma modificação no limite máximo de valor das unidades habitacionais. 

Essas alterações têm o potencial de impactar positivamente milhares de famílias em todo o país, proporcionando maior acessibilidade à moradia digna. Com subsídios mais atrativos e taxas de juros mais baixas, o programa busca ampliar seu alcance e beneficiar um número ainda maior de brasileiros que necessitam de assistência na aquisição da casa própria. Essas medidas representam um passo significativo rumo à concretização do direito à moradia adequada para todos os cidadãos.

Subsídio

Você pode ter encontrado o imóvel dos seus sonhos, mas pode estar preocupado com o valor, que pode estar acima do seu orçamento. Não se preocupe, o programa Minha Casa, Minha Vida está aqui para ajudar! Além das vantagens já mencionadas, o MCMV oferece um auxílio financeiro, conhecido como subsídio, para que você possa adquirir seu novo lar com tranquilidade. Esse subsídio pode chegar a até R$ 55 mil, dependendo da sua renda familiar. Na Faixa 1 do programa, o subsídio pode cobrir até 90% do valor do imóvel. E o melhor de tudo é que você nem precisa sair de casa para descobrir quanto de subsídio pode conseguir. Basta acessar o site da Caixa Econômica Federal e fazer uma simulação online.

Taxas de juros

O funcionamento de um financiamento imobiliário assemelha-se ao de um empréstimo convencional. Desta forma, após uma análise de crédito do solicitante pela instituição financeira, caso aprovado, o imóvel é quitado com o vendedor. Em seguida, o requerente assume uma dívida com a instituição, pagando-a em parcelas mensais, às quais são acrescidas taxas e juros sobre o valor original.

Os encargos do programa variam de acordo com a faixa de renda familiar. Famílias de menor faturamento usufruem de tarifas reduzidas, tornando os custos do financiamento entre os mais acessíveis do mercado. Enquanto outros modelos de financiamento podem apresentar taxas de juros de até 10%, os custos do financiamento governamental variam de 5% a 8,66%, incentivando assim a população a investir e realizar o sonho da casa própria. Essa medida visa tornar a aquisição de imóveis mais acessível e alcançável para um maior número de pessoas.

Composição de renda

Composição de renda | Foto de uma casal concentrado olhando alguns papeis | Minha Casa Minha Vida | Blog da Tenda

Quando sua renda não é suficiente para adquirir o imóvel desejado, surge a opção da composição de renda, onde se agrega a sua renda à de outras pessoas, que podem ou não compartilhar o mesmo espaço residencial. 

Essas pessoas podem incluir pai, mãe, irmãos, tios, namorados ou mesmo amigos, desde que todos estejam livres de restrições financeiras e não tenham outros financiamentos em seus nomes. 

Ao optar pela composição de renda, é importante levar em conta alguns aspectos, como a idade do participante mais velho. Isso é crucial, pois determina o prazo para o pagamento do financiamento imobiliário, lembrando que a faixa etária máxima para amortização no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida é de 80 anos. Assim, se o membro mais idoso na composição tiver 60 anos, o prazo máximo para quitação do financiamento será de até 20 anos.

Valor máximo do imóvel

No âmbito do programa Minha Casa Minha Vida de 2024, houve uma atualização nos valores máximos dos imóveis elegíveis para financiamento. 

Essa revisão reflete os seguintes limites, especialmente delineados para áreas urbanas: Para imóveis da Faixa 1, aqueles que recebem subsídio, o valor máximo estipulado é de R$ 170 mil. Por outro lado, para imóveis das Faixas 1 e 2, destinados a financiamento, o limite foi estabelecido em R$ 264 mil. Para imóveis da Faixa 3, também passíveis de financiamento, o teto foi definido em até R$ 350 mil. 

No contexto rural, as cifras também foram ajustadas: novos imóveis agora podem ser adquiridos por até R$ 75 mil, anteriormente estipulado em R$ 55 mil. Além disso, o valor máximo destinado à reforma de imóveis foi elevado para R$ 40 mil, em comparação aos R$ 23 mil anteriores. 

Essas modificações visam proporcionar acesso mais amplo e eficaz à habitação digna, tanto em ambientes urbanos quanto rurais, promovendo o desenvolvimento e bem-estar das comunidades beneficiadas.

FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) apresenta diversas formas de utilização para auxiliar no pagamento de dívidas. Pode-se empregá-lo diretamente para quitar a dívida por completo ou amortizar uma parte do saldo devedor. 

Ademais, o FGTS possibilita a redução em até 80% do valor das parcelas por 12 meses consecutivos, uma excelente alternativa para aqueles que não se organizaram financeiramente, mas desejam aliviar o ônus das obrigações. 

Em qualquer uma dessas modalidades, é crucial que o empréstimo seja realizado no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), garantindo assim condições mais favoráveis e segurança jurídica para ambas as partes envolvidas. Portanto, o FGTS pode ser um recurso valioso para quem busca solucionar suas obrigações financeiras de forma mais acessível e estratégica.

Maiores prazos de pagamento

Após a definição do empréstimo, há um contrato a ser estipulado contendo as condições que gerenciarão o negócio, como por exemplo, a forma de pagamento, os juros e as taxas atreladas, o valor total da residência e o prazo para o acerto da dívida. 

No acordo da Caixa Econômica Federal, o prazo pode ser estendido a fim de favorecer o solicitante do subsídio e, ainda, evitar que haja a necessidade de renegociação da dívida posteriormente. Dessa forma, existe a possibilidade do subsídio ser pago em até 420 meses, que equivalem a 35 anos. 

Em outros bancos, o prazo costuma ser de até 360 meses, 30 anos. Porém, é importante ressaltar que a idade do requerente impacta diretamente na instauração do prazo de pagamento. Assim sendo, há um limite de idade, com o adicional do prazo, de até 80 anos e seis meses para a efetivação do financiamento, garantindo maior flexibilidade e ajustando-se às diferentes circunstâncias dos clientes.

Minha Casa, Minha Vida 2024: como funciona?

Minha Casa, Minha Vida 2024: como funciona? | Foto de uma pessoa escrevendo em um papel enquanto usa a calculadora | Minha Casa Minha Vida | Blog da Tenda

O financiamento Minha Casa Minha Vida, operado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), foi reformulado com novas diretrizes a partir de 2023. Compreender seu funcionamento implica, primeiramente, conhecer as faixas de renda estabelecidas. 

Destinado a residentes urbanos e famílias rurais, o programa oferece seis modalidades distintas. Na Faixa 1, os participantes podem ser contemplados com unidades habitacionais subsidiadas, as quais podem ser construídas com recursos do Orçamento Geral da União ou por meio de financiamentos habitacionais com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

Para aqueles que se enquadram como beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou do Bolsa Família, o imóvel disponibilizado pelo programa é totalmente gratuito, representando um importante apoio para a habitação digna e o desenvolvimento socioeconômico das famílias brasileiras.

Quem pode participar do Minha Casa, Minha Vida 2024?

Primeiramente, o programa Minha Casa, Minha Vida, visa atender às necessidades habitacionais de famílias em todo o Brasil, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Para os residentes urbanos, o programa é acessível a famílias com uma renda bruta mensal de até R$8.000, proporcionando oportunidades vitais de moradia a uma ampla gama de indivíduos e lares. 

Por outro lado, para aqueles que residem em regiões rurais, os critérios se estendem a uma renda bruta familiar anual de até R$96 mil, garantindo que mesmo em contextos distintos, as necessidades habitacionais sejam atendidas de maneira abrangente e equitativa em todo o país. Assim, através desses parâmetros estabelecidos, o programa Minha Casa, Minha Vida continua a desempenhar um papel crucial na promoção do acesso à moradia digna e na redução das disparidades sociais no Brasil.

Regras do programa Minha Casa, Minha Vida

Regras do programa Minha Casa, Minha Vida | Foto de uma moça usando o celular | Minha Casa Minha Vida | Blog da Tenda

Para se inscrever no programa habitacional do governo municipal, estadual ou federal, a família deve atender a uma série de requisitos. 

Por exemplo, na faixa 1, a renda mensal bruta não pode ultrapassar R$ 2.640. Além disso, nenhum membro do núcleo familiar pode possuir imóvel residencial em seu nome, seja como proprietário, cessionário ou promitente comprador. Também é imprescindível que a família não tenha recebido previamente qualquer tipo de benefício habitacional do governo, nem descontos provenientes do FGTS ou destinados à aquisição de materiais de construção para obras em residências. No momento da inscrição, é exigido um documento oficial de identificação, podendo ser solicitados outros comprovantes de renda, conforme necessário. 

Para as famílias que se encaixam nas Faixas 2 e 3, com renda bruta mensal de até R$ 8 mil, o processo de inscrição é diferente. De tal forma, elas podem optar por se inscrever através de uma entidade participante do programa ou diretamente com a Caixa Econômica Federal. Desse modo, é necessário ter um imóvel em mente e realizar uma simulação de financiamento habitacional no site da Caixa. Desta forma, fornece informações como renda familiar, valor do imóvel e tipo de financiamento desejado. Após a análise e aprovação da documentação pela Caixa, a família assina o contrato de financiamento.

Faixas de renda do Minha Casa, Minha Vida 2024?

Conforme discutido anteriormente, a segmentação das faixas de renda constitui um dos aspectos cruciais para a elegibilidade no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Nesse sentido, as faixas de renda foram objeto de considerável atenção durante o planejamento do programa, sofrendo revisões e ajustes em seu formato. No âmbito do Minha Casa, Minha Vida 2024, as faixas de renda foram definidas da seguinte forma:

Faixa 1

Para aqueles com renda mensal de até R$ 2.640,00 ou anual de até R$ 31.680,00. Sendo assim, essa categoria abrange uma parcela significativa da população urbana, englobando aqueles com rendimentos mais modestos que precisam de acesso a moradias acessíveis e serviços básicos.

Faixa 2 

Destinada a indivíduos com renda mensal entre R$ 2.640,01 e R$ 4.400,00 ou anual entre R$ 31.680,01 e R$ 48.000,00, abrangendo uma faixa intermediária de renda.

Faixa 3

Engloba aqueles com renda mensal entre R$ 4.400,01 e R$ 8.000,00 ou anual entre R$ 48.000,01 e R$ 84.000,00, atendendo a uma parte da população com maior capacidade de pagamento. Por outro lado, atende que ainda busca habitação acessível em áreas urbanas.

Inscrições do Minha Casa, Minha Vida 2024: como funcionam?

Inscrições: como funcionam? | Foto de um corretor de imóveis entregando as chaves de uma cliente | Blog da Tenda

Para se inscrever no programa Minha Casa, Minha Vida em 2024, é crucial iniciar reunindo todos os documentos essenciais para efetuar o cadastro. Isso envolve os dados do futuro comprador do imóvel, como RG, CPF, comprovantes de renda, estado civil e residência atual.

Além disso, para famílias enquadradas nas Faixas 2 e 3 do programa, é necessário organizar os documentos do imóvel desejado, como a matrícula atualizada e os dados do vendedor. No caso das famílias da Faixa 1, a inscrição deve ser feita na Prefeitura local ou em uma Entidade Organizadora. Para famílias das demais faixas de renda, os documentos podem ser reunidos e a contratação pode ser feita através de uma Entidade Organizadora ou diretamente com a Caixa Econômica Federal. 

Contudo, é importante destacar que, para as Faixas 2 e 3, a escolha prévia do imóvel e a simulação do financiamento são necessárias antes da inscrição no programa. Após a inscrição, aguarda-se a aprovação e procede-se com a assinatura do contrato de financiamento.

Documentos necessários para o Minha Casa, Minha Vida?

Para garantir uma inscrição bem-sucedida no programa Minha Casa, Minha Vida, é essencial preparar os documentos necessários. Primeiramente, tenha em mãos seus documentos de identificação pessoal, como RG e CPF. 

Além disso, leve consigo sua Carteira de Trabalho para comprovar vínculos empregatícios. O Certificado do FGTS também é crucial, demonstrando sua capacidade de investimento. Não se esqueça do comprovante do estado civil, que pode ser a certidão de casamento ou de nascimento. Um comprovante de residência recente é necessário para verificar sua atual situação habitacional.

A declaração de contribuição do Imposto de Renda é exigida para avaliar sua situação financeira. Por fim, apresente um comprovante de renda para confirmar sua capacidade de pagamento. Prepare-se com esses documentos e esteja pronto para iniciar seu cadastro de forma tranquila e eficiente.

Como comprovar renda no financiamento do Minha Casa, Minha Vida 2024?

Como comprovar renda no financiamento | Foto de um casal sorridente colocando moedas em um cofrinho | Blog da Tenda

A comprovação de renda no programa Minha Casa Minha Vida é crucial para assegurar sua capacidade financeira de honrar as parcelas do financiamento imobiliário. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na equidade da concessão dos benefícios do programa. Sendo assim, evita que pessoas com rendimentos mais altos sejam favorecidas em detrimento daquelas verdadeiramente necessitadas. 

Agora que todos os documentos necessários estão em posse para a inscrição no programa, é fundamental entender como proceder com a comprovação de renda para o Minha Casa Minha Vida 2024. É importante seguir as orientações específicas e fornecer todos os dados requeridos de forma precisa e completa. Esta etapa é essencial para garantir a elegibilidade e a correta avaliação do seu perfil financeiro.

Sobre a Tenda 

A Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.   

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.    

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.   

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.   

 Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.    

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

O post BENEFÍCIOS DO MINHA CASA MINHA VIDA 2024 PARA COMPRAR UM IMÓVEL apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
https://www.tenda.com/blog/minha-casa-minha-vida/beneficios-do-minha-casa-minha-vida-2024-para-comprar-um-imovel/feed/ 0
6 DICAS PARA CONSTRUIR SUA MARCA PESSOAL E SE DESTACAR NO MERCADO DE TRABALHO https://www.tenda.com/blog/jeitotendadeser/6-dicas-para-construir-sua-marca-pessoal-e-se-destacar-no-mercado-de-trabalho/ https://www.tenda.com/blog/jeitotendadeser/6-dicas-para-construir-sua-marca-pessoal-e-se-destacar-no-mercado-de-trabalho/#respond Mon, 05 Feb 2024 20:00:24 +0000 https://www.tenda.com/blog/?p=16412 Diferente do marketing pessoal, que consiste em um conjunto de ações específicas de autopromoção, quando falamos sobre [...]

O post 6 DICAS PARA CONSTRUIR SUA MARCA PESSOAL E SE DESTACAR NO MERCADO DE TRABALHO apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
Diferente do marketing pessoal, que consiste em um conjunto de ações específicas de autopromoção, quando falamos sobre a construção de sua marca pessoal, isso significa criar uma identidade única, que enfatiza seus valores, experiências e aspectos emocionais, valorizando sua autenticidade e suas características únicas.  

Para se destacar no mercado de trabalho, é preciso ter sua imagem pessoal bem definida. Fazer essa reflexão sobre suas principais habilidades e entender como é possível investir nelas para brilhar em sua área de atuação, pode ser um desafio.  

Pensando nisso, neste conteúdo você encontra algumas dicas para desenvolver sua marca pessoal em sua totalidade, descobrindo como utilizar suas principais características para se destacar entre a concorrência.  

6 estratégias indispensáveis para desenvolver a sua marca pessoal: 

1. Trabalhe seu autoconhecimento 

É muito mais fácil falar de um assunto que dominamos completamente, portanto, invista em se conhecer melhor. Pergunte-se quais são seus sonhos pessoais e profissionais e anote as respostas. Esse é um ótimo exercício para descobrir seus objetivos e traçar rotas, dando o primeiro passo para perceber o que irá te tornar uma pessoa única nessa jornada.  

2. Colha feedbacks 

Pergunte a amigos, familiares e colegas de trabalho como eles percebem suas habilidades, comportamento e contribuições. Receber feedbacks fará você descobrir como as pessoas ao seu redor te enxergam, permitindo que você aprimore sua marca pessoal quando necessário. 

3. Faça uma limpeza digital 

Como somos pessoas em constante transformação, é possível que existam registros virtuais de uma época com a qual você não se identifica mais. Realizar uma limpeza digital envolve revisar suas redes sociais para remover e/ou atualizar conteúdos que não estejam alinhados com sua imagem atual. 

4. Não crie um personagem 

Na busca por tentar melhorar sua marca pessoal, é comum que pessoas caiam na armadilha de mostrar algo que não são. Autenticidade é a chave para construir uma marca pessoal duradoura e significativa. Evite representações superficiais ou exageradas, pois isso pode comprometer a confiança e a conexão genuína com outras pessoas.  

5. Fale sobre seus assuntos preferidos 

Compartilhar seus interesses e paixões não apenas revela aspectos autênticos da sua personalidade, mas cria conexões mais profundas com aqueles que estão ao seu redor. Ao expressar com entusiasmo o que realmente te motiva, além de se destacar como alguém autêntico, você também inspira interações mais significativas e envolventes. 

6. Trace uma estratégia digital 

O LinkedIn, em particular, é uma excelente ferramenta para trabalhar sua marca pessoal. Nele, você pode criar conteúdos que expressem o seu ponto de vista sobre sua área de atuação, compartilhar experiências profissionais e se conectar com pessoas que compartilham interesses semelhantes aos seus.  

Somente você pode ser você! 

Sua história de vida, experiências e personalidade são elementos que te tornam uma pessoa singular. O autoconhecimento e sua autenticidade são características que te destacam no mercado de trabalho.  

Ao construir uma marca pessoal, você abraça quem você é genuinamente e constrói bases sólidas para o sucesso profissional e pessoal. Essa é uma ferramenta poderosa para abrir portas e cultivar relacionamentos significativos ao longo da sua trajetória. 

O post 6 DICAS PARA CONSTRUIR SUA MARCA PESSOAL E SE DESTACAR NO MERCADO DE TRABALHO apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
https://www.tenda.com/blog/jeitotendadeser/6-dicas-para-construir-sua-marca-pessoal-e-se-destacar-no-mercado-de-trabalho/feed/ 0
DECORAÇÃO DE CARNAVAL: 6 DICAS PARA ENTRAR NO CLIMA FESTIVO https://www.tenda.com/blog/casa-e-decoracao/decoracao-de-carnaval-6-dicas-para-entrar-no-clima-festivo/ https://www.tenda.com/blog/casa-e-decoracao/decoracao-de-carnaval-6-dicas-para-entrar-no-clima-festivo/#respond Wed, 31 Jan 2024 15:32:41 +0000 https://www.tenda.com/blog/?p=16304 O Carnaval é uma das festas mais populares e animadas do Brasil. É uma celebração que envolve [...]

O post DECORAÇÃO DE CARNAVAL: 6 DICAS PARA ENTRAR NO CLIMA FESTIVO apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
O Carnaval é uma das festas mais populares e animadas do Brasil. É uma celebração que envolve música, dança, fantasias, alegria e muita diversão. Mas você sabia que também é possível fazer uma decoração de Carnaval na sua casa ou apartamento para entrar no clima festivo e comemorar com os amigos?

Hoje, vamos te dar 6 dicas para fazer uma decoração de Carnaval simples e criativa, sem gastar muito dinheiro. Além disso, vamos te mostrar os cuidados que você deve ter ao fazer uma festa de Carnaval em apartamento, para evitar problemas com os vizinhos e com a lei. Vamos lá?

O que é Carnaval?

O que é Carnaval? | Foto de um grupo de amigos curtindo o Carnaval na sala de casa | Casa e Decoração | Blog da Tenda

O Carnaval é uma festa de origem cristã que acontece antes da Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa. O nome Carnaval vem do latim carne vale, que significa “adeus à carne”, pois é o último dia em que se pode comer carne antes do jejum quaresmal.

Ele é celebrado em vários países do mundo, mas cada um tem suas características e tradições. No Brasil, o Carnaval é marcado pelos desfiles das escolas de samba, pelos blocos de rua, pelos bailes de máscaras, pelas marchinhas e pelos trios elétricos. Assim, o Carnaval brasileiro é considerado o maior e mais diverso do mundo, atraindo milhões de turistas todos os anos.

Quando acontece o Carnaval?

O Carnaval não tem uma data fixa, pois depende do calendário lunar. Entretanto, ele sempre acontece entre os meses de fevereiro e março, sete semanas antes da Páscoa. Em 2024, o Carnaval será entre os dias 10 e 13 de fevereiro.

Como fazer uma decoração de Carnaval simples e criativa?

Como fazer uma decoração de Carnaval simples e criativa? | Foto de um grupo de amigos animados e dançando na sala | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Se você quer fazer uma decoração de Carnaval na sua casa ou apartamento, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. Nós vamos te dar algumas dicas simples e criativas para transformar o seu ambiente em um verdadeiro salão de festas. Veja só:

Faça um orçamento para a decoração de Carnaval

Antes de sair comprando ou fazendo os itens de decoração, é importante que você faça um orçamento para saber quanto pode gastar. Assim, evita desperdícios e imprevistos. Portanto, uma dica é pesquisar os preços dos materiais em lojas de artesanato, de festas ou na internet. Além disso, você também pode aproveitar o que já tem em casa, como tecidos, fitas, papel, tesoura, cola etc.

Busque inspirações de decoração de Carnaval

Uma forma de ter ideias para a sua decoração de Carnaval é buscar inspirações em revistas, sites, blogs, redes sociais ou até mesmo em outros lugares que já estejam decorados. Assim, você pode se inspirar nas cores, nos temas, nos símbolos e nos elementos típicos do Carnaval, como confetes, serpentinas, máscaras, plumas, paetês etc.

Escolha o espaço onde a decoração de Carnaval irá ficar

Após definir o seu orçamento e as suas inspirações, é hora de escolher o espaço onde a decoração irá ficar. Você pode decorar a sala, o quarto, a varanda, o hall de entrada, a cozinha ou até mesmo o banheiro. O importante é que o espaço seja confortável, seguro e adequado para a quantidade de pessoas que irão participar da festa. Desse modo, você garante que a sua comemoração de Carnaval será agradável para todos.

Aproveite 6 dicas para fazer uma decoração de Carnaval criativa

Aproveite 6 dicas para fazer uma decoração de Carnaval criativa | Foto de uma moça usando o celular | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Então, agora que você já sabe como planejar a sua decoração de Carnaval, vamos te dar 6 dicas para fazer uma decoração criativa e divertida. Confira:

1. Use decorações DIY (Faça Você Mesmo)

Uma forma de economizar e personalizar a sua decoração de Carnaval é fazer os itens você mesmo. Desse modo, você pode usar materiais recicláveis, como garrafas PET, latas, caixas de papelão e rolos de papel higiênico. Além disso, também é possível utilizar materiais simples, como papel, EVA, feltro, tecido etc. Assim, com um pouco de criatividade, você pode fazer máscaras, guirlandas, bandeirinhas, flores, pompons e muito mais.

2. Faça uso de máscaras de Carnaval para decoração

As máscaras de Carnaval são um dos símbolos mais tradicionais da festa. Elas podem ser usadas não só para se fantasiar, mas também para decorar o ambiente. Assim, você pode pendurar as máscaras na parede, na porta, na janela, no teto; onde quiser e achar que ficarão mais bonitas! É possível comprar as máscaras prontas ou fazer as suas próprias, usando papel, cartolina, EVA e feltro, por exemplo, e decorá-las com glitter, lantejoulas, penas etc. Dessa forma, não faltarão opções para você fazer a sua decoração de Carnaval e entrar no clima festivo.

3. Aproveite diferentes tipos de papéis coloridos para fazer itens de decoração de Carnaval

O papel é um material barato, fácil de encontrar e muito versátil para fazer itens de decoração de Carnaval. Portanto, você pode usar diferentes tipos de papéis, como crepom, seda, laminado, cartolina etc. Além disso, pode ainda cortá-lo em formas variadas, como círculos, triângulos, quadrados e estrelas, além de também poder fazer confetes, serpentinas, móbiles e cortinas.

4. Use itens metalizados e com brilho na decoração de Carnaval

O Carnaval é uma festa que pede muito brilho e glamour. Por isso, uma dica é usar itens metalizados e com brilho na decoração, como prata, dourado e cobre. Você pode usar esses itens em forma de fitas, bolas, franjas etc. Além disso, também é possível apostar em glitter, lantejoulas e paetês. Esses itens vão dar um toque de luz e de charme ao seu ambiente.

5. Utilize balões e fitas coloridas

Os balões e as fitas coloridas são itens clássicos de decoração de festas, que também podem ser usados no Carnaval. Assim, você pode escolher as cores que mais combinam com o seu tema ou com o seu gosto. É possível encher os balões com gás hélio ou com ar normal e pendurá-los no teto, na parede, na porta etc. Além disso, você pode fazer arcos, colunas, cachos e também usar as fitas coloridas para formar laços e tranças. Dessa forma, você trará ainda mais cor e diversão para a sua decoração.

6. Faça plaquinhas de Carnaval

As plaquinhas de Carnaval são uma forma divertida e interativa de decorar o ambiente e de animar os convidados. Você pode fazer as plaquinhas com papel, cartolina, EVA etc. Assim, vale também decorá-las com glitter e lantejoulas, além de escrever frases, palavras ou expressões típicas do Carnaval, como “Vem ni mim que eu tô facin”, “Beija eu” e “Só vim pela comida”. Depois é só distribuir as plaquinhas para os convidados ou deixá-las em um lugar visível.

Festa de Carnaval em apartamento: veja os cuidados e dicas para organizar a sua

Festa de Carnaval em apartamento: veja os cuidados e dicas para organizar a sua | Foto de dois amigos sorridentes no sofá da sala | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Se você mora em apartamento e quer fazer uma festa de Carnaval, é preciso ter alguns cuidados para evitar problemas com os vizinhos e com a Lei. Por isso, separamos algumas dicas, olha só:

Respeite a Lei do Silêncio

A Lei do Silêncio é uma norma que estabelece os limites de ruídos permitidos em áreas residenciais, comerciais e industriais. Ela varia de acordo com o município, mas geralmente determina que o nível de ruído não pode ultrapassar 50 decibéis durante o dia e 45 decibéis durante a noite. Portanto, se você desrespeitar a Lei do Silêncio pode ser multado ou até mesmo ter a sua festa interrompida pela polícia.

Salão de festas: fique atento às normas de uso

Se você pretende usar o salão de festas do condomínio, certifique-se de conhecer e seguir todas as normas estabelecidas. Isso inclui horários permitidos, procedimentos de reserva e limpeza após o evento. Desse modo, você garante que a sua festa aconteça sem prejuízos futuros.

Respeite os vizinhos

Outro cuidado que você deve ter ao fazer uma festa de Carnaval em apartamento é respeitar os vizinhos. Isso significa evitar fazer barulho excessivo, jogar lixo ou objetos pela janela e bloquear a entrada ou a saída do prédio. Você também deve avisar os vizinhos com antecedência sobre a sua festa, para evitar surpresas ou reclamações. Se possível, convide-os para participar da festa, para criar um clima de harmonia e amizade.

Tenha atenção ao volume da música

A música é um elemento essencial para uma festa de Carnaval, mas você deve ter atenção ao volume que vai colocar. Além de respeitar a Lei do Silêncio, é preciso evitar que a música atrapalhe o conforto dos seus convidados. Uma dica é usar caixas de som portáteis, que podem ser ajustadas de acordo com o ambiente e a ocasião. Você também pode fazer uma playlist com as músicas que mais combinam com o seu estilo e do seu público.

Quer fazer ainda mais? Então aqui vão mais algumas opções para deixar a sua folia memorável:

Mais algumas opções para deixar a sua folia memorável | Foto de uma mãe e filha dançando animadas | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Envolva os convidados na decoração

Uma forma divertida de ampliar a atmosfera carnavalesca é envolver os convidados na decoração. Proponha um espaço “Faça Você Mesmo” durante a festa, em que todos possam criar suas próprias máscaras e enfeites, tornando a experiência ainda mais participativa.

Explore a gastronomia carnavalesca

Não se limite à decoração visual. Inclua elementos gastronômicos que remetam ao Carnaval, como pratos típicos e drinks temáticos. Isso proporcionará uma experiência completa aos seus convidados.

Segurança e organização

Além de toda a alegria, é importante garantir a segurança e a organização do evento. Certifique-se de ter um plano de emergência, especialmente se a festa for grande. Disponibilize áreas de descanso e mantenha os corredores desobstruídos.

Aproveite os recursos tecnológicos

Integre a tecnologia à sua festa de Carnaval. Use playlists online para garantir uma seleção musical diversificada e explore projeções de luzes e imagens para criar efeitos visuais impressionantes.

Pronto para colocar a mão na massa?

Fazer uma decoração de Carnaval na sua casa ou apartamento pode ser uma forma divertida e criativa de entrar no clima festivo. Com as nossas dicas, você pode produzir uma decoração simples, barata e personalizada, usando materiais que já tem em casa ou que são fáceis de encontrar. Você também pode fazer uma festa de Carnaval em apartamento, desde que tenha alguns cuidados para evitar problemas com os vizinhos e com a Lei. Agora é só se fantasiar, chamar os amigos e curtir o Carnaval com muito respeito, responsabilidade e alegria!

Sobre a Tenda 

A Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.   

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.    

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.   

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.   

 Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.    

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

O post DECORAÇÃO DE CARNAVAL: 6 DICAS PARA ENTRAR NO CLIMA FESTIVO apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
https://www.tenda.com/blog/casa-e-decoracao/decoracao-de-carnaval-6-dicas-para-entrar-no-clima-festivo/feed/ 0
ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO: CONHEÇA OS BAIRROS DA REGIÃO https://www.tenda.com/blog/trilha-da-conquista/zona-norte-do-rio-de-janeiro-conheca-os-bairros-da-regiao/ https://www.tenda.com/blog/trilha-da-conquista/zona-norte-do-rio-de-janeiro-conheca-os-bairros-da-regiao/#respond Fri, 26 Jan 2024 14:00:49 +0000 https://www.tenda.com/blog/?p=16136 Se você está pensando em se mudar para o Rio ou deseja conhecer mais a fundo essa [...]

O post ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO: CONHEÇA OS BAIRROS DA REGIÃO apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
Se você está pensando em se mudar para o Rio ou deseja conhecer mais a fundo essa parte da cidade, você está no lugar certo. Hoje, vamos mergulhar nos diversos bairros que compõem a Zona Norte do Rio de Janeiro, destacando suas peculiaridades e motivos que fazem dessa área uma escolha única. Portanto, prepare-se para descobrir um lado autêntico e acolhedor do Rio de Janeiro, que muitas vezes fica fora dos holofotes turísticos. Vamos juntos explorar os encantos e atrativos que tornam a Zona Norte um lugar especial para chamar de lar.

Como chegar na Zona Norte do Rio de Janeiro?

Como chegar na Zona Norte do Rio de Janeiro? | Foto de um casal utulizando o notebook | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Ao planejar sua chegada à Zona Norte do Rio de Janeiro, é crucial escolher a opção de transporte que melhor se alinha às suas preferências. Com dois aeroportos à disposição, a decisão entre Santos Dumont e Galeão dependerá tanto da localização quanto das opções de transporte oferecidas.

O Aeroporto Santos Dumont, localizado na área central, proporciona fácil acesso a uma variedade de transportes, incluindo ônibus executivos, táxis e Uber. Assim, para os que optam pelo transporte público, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é uma opção conveniente, conectado diretamente ao metrô na estação da Cinelândia.

Já o Aeroporto Internacional Tom Jobim, popularmente conhecido como Galeão, oferece uma alternativa mais econômica, embora com menos opções de transporte público. Desse modo, a linha TransCarioca Expressa, ligando o aeroporto à Barra da Tijuca, permite acesso à Zona Norte por meio do BRT, metrô ou ônibus.

Além dos aeroportos, viajar de carro também é uma opção viável, dependendo da sua origem. Vindo de Belo Horizonte, São Paulo, Espírito Santo ou outros estados ao sul do Rio, as rodovias BR-040, Via Dutra e BR-101 proporcionam uma jornada panorâmica até o Rio.

Por fim, para os que preferem o conforto dos ônibus, a Rodoviária Novo Rio, próxima ao Centro da cidade, é ponto de partida e chegada para diversas vias nacionais. No local, é possível conectar-se ao VLT, táxis ou Uber, facilitando o trajeto até a Zona Norte.

O que fazer na Zona Norte do Rio de Janeiro?

O que fazer na Zona Norte do Rio de Janeiro? | Foto de um casal sentado no parque, ao lado de uma bicicleta | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Na Zona Norte do Rio de Janeiro, a vida transcende as fronteiras do cotidiano residencial, oferecendo uma mistura envolvente entre a rotina local e experiências turísticas únicas. Dessa maneira, com uma variedade de bairros acolhedores, como Tijuca, Vila Isabel e Maracanã, a região é um convite a uma vida comunitária rica em cultura e tradição.

Além de ser um lugar ideal para chamar de lar, a Zona Norte reserva surpresas incríveis para os visitantes. Por exemplo, o icônico Maracanã, lar de memoráveis eventos esportivos e culturais, é uma parada obrigatória para os apaixonados por futebol. Além disso, as opções gastronômicas diversificadas e os mercados locais proporcionam uma autêntica experiência culinária carioca.

Ao longo desta leitura, mergulharemos mais profundamente nas atrações e atividades que fazem da Zona Norte uma joia escondida no Rio de Janeiro, explorando desde os encantos residenciais até os destinos turísticos imperdíveis. Então, esteja preparado para descobrir o melhor dos dois mundos na Zona Norte carioca!

Principais bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro? 

Dos bairros vibrantes às comunidades acolhedoras, a Zona Norte tem algo especial para cada morador em potencial. Portanto, vamos explorar juntos esses cantinhos encantadores, revelando o que torna cada bairro único e por que tantas pessoas escolhem chamar essa área de casa. Então, se você está pensando em fazer da Zona Norte do Rio de Janeiro o seu novo lar, chegou ao lugar certo!

Tijuca

Se você está em busca de um lugar que une tradição, mobilidade e uma atmosfera acolhedora, a Tijuca é a resposta. Este bairro nobre da Zona Norte do Rio de Janeiro oferece uma variedade de imóveis, desde residências tradicionais até opções de alto padrão.

A Tijuca se destaca pela sua mobilidade, com estações de metrô da Linha 1, trens da Supervia (Linha 2) e uma extensa rede de ônibus. Dessa forma, facilitando o deslocamento para outras partes da cidade de forma eficiente. Além disso, a região apresenta uma infraestrutura comercial completa, especialmente ao redor da Praça Saens Peña e do Shopping Tijuca. Elas não só enriquecem a vida noturna, mas também valorizam o metro quadrado dos imóveis locais. 

Com uma qualidade de vida notável, a Tijuca é um convite à tranquilidade e ao dinamismo urbano. Então, se considerar fazer da Tijuca o seu novo lar, é possível encontrar apartamentos à venda com o metro quadrado aproximado de R$ 6.700, uma oportunidade única de viver no coração da Zona Norte carioca.

Engenho Novo

Engenho Novo | Foto de uma família feliz sentada no sofá da sala | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Por outro lado, para aqueles em busca de moradia acessível na Zona Norte do Rio de Janeiro, o Engenho Novo se destaca como uma excelente escolha. Com um custo médio de metro quadrado em torno de R$ 3.700, este bairro oferece imóveis à venda com uma proposta mais econômica. Isto é, um ótimo custo-benefício.

Além do aspecto financeiro favorável, o Engenho Novo oferece uma localização estratégica, fazendo fronteira com bairros como Méier, Vila Isabel e Cachambi. Essa proximidade, aliada à presença da Linha 2-Verde do metrô, proporciona deslocamentos tranquilos para o trabalho e outras áreas próximas.

Portanto, escolher o Engenho Novo como seu novo lar não apenas representa uma opção financeira vantajosa, mas também oferece a conveniência de viver em um bairro bem conectado na Zona Norte carioca.

Méier

O Méier, bairro tão querido por seus moradores, é um verdadeiro testemunho da fusão entre história e modernidade. Desde a inauguração de sua estação de trem em 1889, o Méier experimentou um crescimento notável, especialmente na década de 1950, quando se tornou um polo demográfico em ascensão, acompanhado de melhorias em infraestrutura e serviços.

Hoje, o bairro é autossuficiente, oferecendo uma gama completa de serviços, desde supermercados, academias, escolas, faculdades até o renomado Hospital Municipal Salgado Filho. Entretanto, apesar da agitação em sua principal rua, a Dias da Cruz, o Méier mantém um estilo de vida tranquilo e típico do subúrbio carioca em suas ruas adjacentes, com uma vizinhança amigável. Com grande mobilidade, mesmo sem metrô, graças à estação de trem, a presença de grandes avenidas e acesso à Linha Amarela, o Méier é uma escolha atraente para quem busca uma combinação única de história, comodidade e modernidade. Portanto, considere fazer do Méier seu novo lar, onde o metro quadrado para compra está em torno de R$ 5.000.

Vila Isabel

Vila Isabel | Foto de uma família feliz e sorridente no sofá | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Já a Vila Isabel, berço de Noel Rosa, é um bairro charmoso e historicamente rico no Rio de Janeiro. Residencial e vizinho de Tijuca e Maracanã, destaca-se pelo Boulevard 28 de Setembro, epicentro de atividades comerciais e lar do Hospital Universitário Pedro Ernesto e da quadra da Unidos de Vila Isabel. 

Além de preservar suas raízes, Vila Isabel se reinventa como um bairro moderno, oferecendo uma vida noturna agitada e uma variedade de estabelecimentos comerciais, especialmente ao longo da principal via. Assim, com unidades da UERJ presentes, o bairro também se torna atrativo para estudantes, e a presença da escola de samba, a Unidos de Vila Isabel, destaca-se como um ponto de orgulho comunitário.

Por isso, a expansão de apartamentos em condomínios oferece oportunidades de moradia com metro quadrado variando de R$ 5.600 a R$ 6.000, tornando Vila Isabel uma escolha única para quem busca harmonizar tradição e modernidade na moradia carioca.

Maracanã

O Maracanã, bairro nobre da Zona Norte do Rio de Janeiro, é mais do que o renomado estádio que leva seu nome. Abrigando não apenas o icônico Maracanã e o Maracanãzinho, mas também o campus principal da UERJ, o bairro oferece uma vida residencial de classe média com um toque especial. 

Apesar de beneficiar-se da infraestrutura da vizinha Tijuca e das opções de lazer na Quinta da Boa Vista, o Maracanã possui uma identidade única, com sua própria oferta de comércios e serviços. Dessa forma, com localização privilegiada, o bairro é delimitado pelas estações de metrô e trem do Maracanã.

Além das instituições de ensino renomadas, o bairro abriga o CEFET-RJ e o tradicional Colégio Militar do Rio de Janeiro. Por outro lado, com casarões clássicos sendo renovados, o Maracanã está em plena expansão, tornando a busca por um apartamento à venda uma oportunidade de investimento atrativa. 

Os preços variam, e é possível encontrar imóveis com metro quadrado entre R$ 7.000 e R$ 9.000, oferecendo uma experiência única de viver no epicentro da história e cultura carioca.

Grajaú

Grajaú | Foto de uma mulher sentada no sofá, usando o celular | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

O Grajaú emerge como um refúgio histórico impregnado de tranquilidade nos dias atuais. Sua rica herança histórica se reflete em imóveis tombados pela prefeitura, conferindo valor e autenticidade às residências que permanecem. De forma surpreendente, o Grajaú oferece um ótimo custo-benefício, com um atrativo metro quadrado em torno de R$ 5.375.

Isso porque a infraestrutura do bairro é influenciada pela proximidade com a Tijuca, o que proporciona uma ampla gama de comércios essenciais. Além disso, o Grajaú se destaca por seus espaços arborizados, como o Parque Estadual do Grajaú, que oferece uma opção de lazer. 

Seja optando por sobrados tradicionais ou apartamentos de alto padrão, o mercado imobiliário no Grajaú é diversificado. Isso porque o metro quadrado está em torno de R$ 5.600.

Brás de Pina 

Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, Brás de Pina é um bairro que atrai moradores em busca de uma vida tranquila e acolhedora. Com uma atmosfera residencial e ruas arborizadas, o bairro oferece um refúgio sereno, perfeito para quem procura um ambiente pacífico para chamar de lar.

Apesar de sua calmaria, Brás de Pina conta com uma infraestrutura completa, incluindo comércios locais, escolas e opções de lazer. Assim, com um ambiente aconchegante e proximidade de áreas verdes, o bairro se destaca como uma excelente opção para quem busca uma moradia equilibrada na cidade do Rio de Janeiro.

Bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro

A Zona Norte do Rio de Janeiro é um mosaico diversificado de bairros que oferecem experiências únicas para visitantes e residentes. Outros bairros como Bonsucesso, por exemplo, se destacam pela atmosfera comercial e proximidade com o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Dessa forma, tornando-o um local conveniente e movimentado. Por outro lado, Irajá, com suas ruas arborizadas e parques encantadores, proporciona um ambiente tranquilo e familiar, com uma variedade de comércios locais.

Bairros como Penha e Madureira, conhecidos por suas raízes culturais e atividades animadas, oferecem uma rica diversidade gastronômica e opções de lazer, como feiras tradicionais e centros comerciais. Com uma ampla gama de opções imobiliárias e características únicas, esses bairros da Zona Norte apresentam uma oportunidade extraordinária para quem busca uma vida equilibrada entre a agitação urbana e a serenidade local. 

Explorar essas localidades revela não apenas a riqueza cultural da região, mas também as inúmeras possibilidades de encontrar um lar que atenda às diversas preferências e estilos de vida.

8 dicas para aproveitar a Zona Norte do Rio de Janeiro

8 dicas para aproveitar a Zona Norte do Rio de Janeiro | Foto de uma mulher com uma caneca na mão, enquanto usa o notebook | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Agora, se você está pensando em se mudar para essa região cheia de vida e personalidade, continue lendo para um guia repleto de dicas para você aproveitar ao máximo o que a Zona Norte tem a oferecer.

Dos bairros cheios de história aos recantos contemporâneos, vamos explorar juntos as razões pelas quais tantas pessoas chamam essa parte da cidade de lar. Então, prepare-se para descobrir por que viver na zona norte do Rio de Janeiro é mais do que uma mudança, é uma experiência única e vibrante

1. Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã

Se você é apaixonado por futebol, o Estádio Jornalista Mário Filho, popularmente conhecido como Maracanã, é o destino perfeito na Zona Norte do Rio de Janeiro. Este lendário estádio não é apenas um templo do esporte, mas também um palco icônico que viu momentos históricos e eventos memoráveis. Desde as finais de Copa do Mundo até shows de artistas renomados como Kiss, Madonna e Frank Sinatra, o Maracanã é uma verdadeira joia multifuncional.

Além das arquibancadas cheias de emoção, o estádio abriga o Museu de Esportes Mané Garrincha. O estádio proporciona uma imersão na rica história da Seleção Brasileira e dos principais clubes de futebol do país. Por isso, o Maracanã é um convite para vivenciar a paixão pelo esporte e a cultura que o futebol carioca carrega consigo. Não importa se você é um fanático por futebol ou um apreciador de grandes eventos, explorar o Maracanã é uma experiência imperdível na Zona Norte carioca.

2. São Januário

Aninhado no bairro Vasco da Gama, São Januário não é apenas um estádio de futebol, mas um monumento de paixão e história na Zona Norte do Rio de Janeiro. Construído em 1928 com o apoio financeiro da própria torcida vascaína, o estádio é um testemunho vivo do engajamento único entre o Club de Regatas Vasco da Gama e seus fervorosos torcedores.

São Januário transcende o esporte, tendo sido palco de eventos significativos na história do país, incluindo discursos políticos e o anúncio dos direitos trabalhistas. A fachada tombada preserva a arquitetura datada da década de 20, oferecendo aos visitantes uma viagem no tempo. Além disso, o estádio abriga um museu que narra a rica história do clube. Embora o acesso seja um pouco desafiador, São Januário é uma joia cultural e esportiva que merece ser explorada, revelando os laços indissolúveis entre o Vasco e sua comunidade.

3. Quinta da Boa Vista e Museu Nacional

Um verdadeiro tesouro na Zona Norte do Rio de Janeiro, a Quinta da Boa Vista é um convite para uma jornada ao passado real do Brasil. Localizada em São Cristóvão, este parque majestoso foi o refúgio da família real desde sua chegada ao país até a proclamação da república. Assim, com uma área de aproximadamente 155 mil metros quadrados, a Quinta oferece uma variedade de atrações: um zoológico, o icônico Pagode Chinês e o Templo de Apolo em uma ilha no lago.

Além de ser um local perfeito para piqueniques, caminhadas e relaxamento, a Quinta da Boa Vista abriga o Museu Nacional, que, apesar de ter sofrido um incêndio, está passando por uma fase de reconstrução. Quando reaberto, o Museu Nacional promete cativar os visitantes com sua coleção de itens históricos e científicos. Isto é, oferecendo uma oportunidade única para explorar a rica história do Brasil e do mundo. Afinal, uma visita à Quinta é como embarcar em uma máquina do tempo, onde a história e a natureza se entrelaçam de maneira encantadora.

4. Quadra da Portela

Em uma visita à Zona Norte do Rio de Janeiro, uma parada obrigatória para os amantes do samba é a Quadra da Portela. Como berço do samba e lar de uma das mais renomadas Escolas de Samba do estado, Madureira é um ícone da cultura carioca. Afinal, é um lugar onde a musicalidade e a paixão pelo carnaval se entrelaçam.

A Quadra da Portela é palco de eventos vibrantes, desde animadas rodas de samba até tradicionais feijoadas e shows. Destaque para a Feijoada da Portela, que acontece todo primeiro sábado do mês e é uma experiência imperdível. Com tradição, cerveja gelada e a autêntica atmosfera boêmia carioca, a quadra encapsula a verdadeira alma do Rio de Janeiro. Não há como sair de lá sem se encantar pela Velha Guarda, pela energia contagiante do samba e, claro, pelo espírito inigualável da Cidade Maravilhosa. 

5. Floresta da Tijuca  

Localizada no bairro homônimo, a Floresta da Tijuca se destaca como uma verdadeira joia verde em meio à selva de pedras urbana. A floresta oferece uma experiência única de conexão com a natureza. Com uma ampla variedade de trilhas, cachoeiras, mirantes e lagos, a Floresta da Tijuca proporciona um refúgio tranquilo para os amantes da natureza.

Além disso, o parque abriga sítios históricos, possibilitando uma jornada que une lazer, história e contemplação. No entanto, vale ressaltar que essa maravilha natural é o resultado do primeiro grande projeto de reflorestamento do mundo, iniciado em 1861. Portanto, conferindo ainda mais significado a esse tesouro verde dentro da cidade.

Portanto, se você busca uma escapada rejuvenescedora, a Floresta da Tijuca é o destino perfeito. Com entrada gratuita e horário de funcionamento diário das 8h às 17h, essa experiência oferece um equilíbrio harmonioso entre história, natureza e serenidade.

6. CADEG 

Localizada em Benfica, a CADEG (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara) é o coração do comércio e da gastronomia na Zona Norte do Rio de Janeiro. Isso porque este mercado municipal oferece uma experiência única, repleta de cores, sabores e tradição carioca.

Ao percorrer seus corredores, você se depara com uma variedade incrível de bares, restaurantes, floriculturas e estabelecimentos diversos. Seja para comprar especiarias locais ou explorar as opções gastronômicas, a CADEG é o lugar carioca por excelência.

7. Igreja da Penha

A Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha de França, ou Igreja da Penha, é um tesouro religioso e cultural na Zona Norte do Rio de Janeiro. Situada no bairro da Penha, essa igreja católica é célebre não apenas por sua importância espiritual, mas também pela deslumbrante vista panorâmica que oferece.

Com os 382 degraus que conduzem ao alto do morro, os visitantes são recompensados com uma visão espetacular da Zona Norte da cidade. O pôr do sol visto a partir da Igreja da Penha é uma experiência única, pintando o céu com tons vibrantes e proporcionando um espetáculo de luz e cor. Mesmo para aqueles que não seguem uma fé religiosa, a inclusão dessa parada no roteiro é mais do que recomendada. Isso porque oferece  uma oportunidade de apreciar uma das vistas mais deslumbrantes do Rio de Janeiro.

8. Feira de São Cristóvão

A Feira de São Cristóvão, ou o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, é um refúgio da cultura nordestina no coração da Zona Norte do Rio de Janeiro. Este local é um dos melhores lugares para vivenciar a riqueza gastronômica, artesanal e cultural desse importante pedaço do Brasil.

Ao explorar a feira, os visitantes se deparam com uma variedade encantadora de barracas oferecendo comidas típicas do Nordeste, além de artesanato local e produtos autênticos. Além disso, a Feira de São Cristóvão é um verdadeiro caldeirão de folclore, bebidas e músicas que ressoam as tradições da região. Com entrada acessível, esse ponto de encontro é uma celebração da diversidade cultural e uma experiência única para comer, comprar e se divertir. 

Motivos para morar na Zona Norte do Rio de Janeiro

Motivos para morar na Zona Norte do Rio de Janeiro | Foto de um casal sentado na sala, enquanto usa o notebook | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

De bairros repletos de história a pulsantes pontos culturais, passando por delícias gastronômicas e uma variedade de opções de lazer, a Zona Norte é um mosaico fascinante de experiências. Se você leu até agora, está pronto para explorar e descobrir por que morar na Zona Norte é mais do que uma escolha.  

Comércio na Zona Norte do Rio de Janeiro

Ao escolher a Zona Norte do Rio de Janeiro como lar, você está abrindo as portas para uma experiência de vida onde o comércio local se destaca como uma joia essencial. Os bairros da região são verdadeiros polos comerciais, oferecendo desde tradicionais mercados a modernos centros comerciais.

Com ruas movimentadas e avenidas repletas de lojas variadas, supermercados, restaurantes e opções de lazer, a Zona Norte proporciona um ambiente dinâmico e pulsante. 

Transporte público na Zona Norte do Rio de Janeiro

Com uma infraestrutura bem desenvolvida, a região conta com estações de metrô, terminais de ônibus e uma extensa malha ferroviária. Isso porque a presença do metrô, trens e ônibus articulados agiliza o deslocamento diário e conecta os moradores a pontos-chave.

Essa conveniência não só economiza tempo, mas amplia as opções de lazer, trabalho e estudo. Assim, a Zona Norte se destaca como uma escolha inteligente para aqueles que valorizam um sistema de transporte público que funciona.

Lazer na Zona Norte do Rio de Janeiro 

Morar na Zona Norte do Rio de Janeiro é estar imerso em um cenário de opções de lazer. Com parques como o Quinta da Boa Vista e a Floresta da Tijuca, a região oferece o equilíbrio perfeito entre a natureza e a diversão urbana. Além disso, eventos como os shows no Maracanã e o tradicional desfile de Carnaval na Sapucaí, transformam a vida na Zona Norte em uma celebração constante.

O Carnaval, em especial, é um motivo para se apaixonar pela Zona Norte, com suas escolas de samba icônicas, como Portela e Mangueira. Se você busca um lugar onde o lazer é parte integrante do estilo de vida, a Zona Norte do Rio é o destino ideal!

Sobre a Tenda

A Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.   

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.    

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.   

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.   

 Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.    

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

O post ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO: CONHEÇA OS BAIRROS DA REGIÃO apareceu primeiro em Blog da Tenda.

]]>
https://www.tenda.com/blog/trilha-da-conquista/zona-norte-do-rio-de-janeiro-conheca-os-bairros-da-regiao/feed/ 0